Texto Educacional

Cerca de 46 texto Educacional

‎Estamos com medo.

nosso sistema educacional nos diz que
podemos ser todos
grandes vencedores.

eles não nos contaram
a respeito das misérias
ou dos suicídios.

ou do terror de uma pessoa
sofrendo sozinha
num lugar qualquer

intocada
incomunicável

regando uma planta.

as pessoas não são boas umas com as outras.
as pessoas não são boas umas com as outras.
as pessoas não são boas umas com as outras.

suponho que nunca serão.
não peço para que sejam.

mas às vezes eu penso sobre
isso.

⁠Há recomeço e oportunidade de fazer diferente...
Há recomeço de olhar o passado como aprendizado, perdão e não como vítima, culpa e arrependimento...
Há recomeço de fortalecer-se e iniciar um novo projeto...
Há recomeço de lutar pelos sonhos e objetivos...
Há recomeço de viver o presente, sem pensar no passado e preocupar demasiado com o futuro...
Há recomeço para cuidar da saúde física e emocional...

Inserida por EducacionalConexao

RECOMEÇAR!
É importante encerrar ciclos...
Iniciar novos desafios...
Devemos nos amar,
Nos valorizar, pois só quem se ama e se valoriza pode retribuir o amor e valor que as pessoas merecem.
Na dor evoluímos, mudamos nossas ações, nossas atitudes, saímos da zona de conforto...
Acreditamos na força de Deus em nossa vida, fortalecemos nossa FÉ acreditamos em nossa FORÇA interior de recomeçar sempre que for necessário!

Inserida por EducacionalConexao

Embate educacional entre Estado e Família: uma Utopia para a contemporaneidade

Cada vez mais tenho percebido que a educação das pessoas tem desaparecido. Você que pega ônibus ou metrô todo o dia, sente na pele isso que estou relatando. Se a disputa para ficar sentado é grande, nem se fala então a disputa por espaços mínimos para poder ficar de pé, ou então para se segurar. Já vi de tudo: empurrões, pontapés, cotoveladas, grandes guerras por espaços curtíssimos. Fica latente perceber a subjetividade exarcebada. A pressa tomou de súbito a gentileza e a subjetividade exarcebada raptou o encontro dos olhares. Não há espaços nem para quem poderia ter a primazia sobre ele, como idosos, gestantes e pessoas especiais. Tudo em nome do Eu, tudo em nome de mim, e tudo vai ficando assim. O que vale é o bem-estar privado em detrimento do bem-estar coletivo. Cada qual olhando para o seu próprio umbigo. Esquecemos a nossa humanidade em um universo muito distante, a bilhões de anos-luz daqui. Lançando um olhar sobre a psicologia contemporânea, constataremos que nenhum ser humano é incoerente, ele é fruto histórico, rede bem encadeada de acontecimentos marcantes. Age de acordo com sua história tecida em sua existência. Fico pensando a trama que há entre o processo educativo em que fomos formados e a realidade em que vivemos. Me questiono sobre as possíveis falhas educacionais da família. É absurdo atribuir ao estado a função de educar, uma vez que a educação é primazia da família. Leve-se em consideração que a célula-mater da sociedade está se decompondo, homens e mulheres que possuem filhos, mas renunciaram a vocação da paternidade e da maternidade. A subjetividade levada até suas últimas consequências, tão em voga, massacra o indivíduo e a própria família. Se o estado não dá conta (seja por vias do inviável, seja por desinteresse) de dar cobertura à aquilo que é de sua competência, como por exemplo, transporte público quallitativo e quantitativo, muito menos devemos esperar milagres no plano educacional do ser humano. Estamos diante de um fenômeno que tomou proporções avassaladoras no nosso tempo. Não sou homem de respostas rápidas e prontas, quero entender, quero aprender, para me posicionar e agir, sem ilusões. Mas isso não me impede de pensar que devemos procurar novos areópagos da educação, da gentileza e da gratuidade. Uma dose de utopia, que em grego, quer dizer um não-lugar, um ideal, um lugar que não possua a condição empírica, não faz mal para um mundo puramente instrumental.

INQUIRIÇÃO EDUCACIONAL

Lavra/Sítio/Tempo: Edson Cerqueira Felix | N. Iguaçu – RJ, BR (08/08/2014).

Preito à: Educação.

Você sabia que a Reserva Biológica Federal do Tinguá de 260 milhões de metros quadrados abrangendo os municípios Duque de Caxias, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Petrópolis e Queimados inclui Mata Atlântica – ecossistema de floresta tropical declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura? Você sabia? Sim ou não?

http://edsoncerqueirafelix.blogspot.com.br/2014/08/inquiricao-educacional.html

Inserida por OficialECF

O preconceito anticatólico está tão profundamente arraigado na mídia, no sistema educacional e em grandes faixas da opinião pública, que qualquer autor católico, só pelo fato de sê-lo, já é considerado "a priori" suspeito de parcialidade quando tenta desmantelar, mesmo com base em sólida documentação, algum mito anticatólico consagrado. Só autores não-católicos têm alguma chance de ser ouvidos quanto a esse ponto. Felizmente, eles são muitos hoje em dia. Três, que recomendo especialmente, são:
Rodney Stark, "Bearing False Witness: Debunking Centuries of Anti-Catholic History", Daniel Dalin, "The Myth of the Hitler's Pope", e Henry Kamen, "The Spanish Inquisition". (texto de Olavo de Carvalho- publicado a meia noite horário Brasilia.. Olavo fez essa publicação direto do seu FB em Richmond - EUA

Inserida por joseaquino777

A falha educacional do governo, a facilidade em ser virtualmente fútil, a decadência do pensamento crítico, a deteriorização dos ambientes escolares, o modismo inútil aliado ao comodismo e ao narcisismo juvenil, o “gosto médio”... Colapso total! A cada dia vemos o Brasil entrar cada vez mais em decadência intelectual, me pergunto sempre quão ridículo deve ter sido o momento em que a ABL concedeu a medalha Machado de Assis, sua maior honraria, ao jogador de futebol “Ronaldinho Gaúcho”, me pergunto por que devo continuar a exercitar minha leitura em um país onde o local que deveria ser o baluarte do bom conhecimento e da valorização literária se torna palco de uma homenagem descabida a um mero esportista que sequer lembra-se do nome de um livro.
Mas percebo que independente do valor dado ao bom pensador, ao articulado e centrado escritor e até ao "crítico criticado por ser crítico", exercitar o intelecto é muito mais importante do que qualquer honraria em decadência .'

Inserida por jorgegarcia0

TRATADO EDUCACIONAL DAS GRANDEZAS DO DESVALORIZADO.
A educação está centrada no ensino – é tudo que eu sei.
Meu fado é o de transmitir quase tudo.
Sobre o mundo eu tenho profundidades.
Tenho conexões com a ludicidade.
Poderoso para mim é aquele que contagia o mundo.
Para mim poderoso é aquele que descobre as peculiaridades (do professor e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de defeitos.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.

Inserida por DiogoDenski

⁠ "O preconceitolinguístico ocorre quando um falante utiliza-se do saber educacional de uma gramática culta para se sentir superior a outro falante que nãofalade acordo com estas normas."
Julgar essas coisas não nos traz nenhum benfeito. A melhor coisa é alfabetizar o coração independente da gramática.
(Mirla Cecília)

Inserida por MirlaSantos

⁠O sistema educacional em Moçambique precisa de uma reestruturação. As práticas dos gestores escolares são enganosas, pois, é triste um pai pensar que o filho vai a escola aprender enquanto não e no fim do ano transita de classe só para embelezar o relatório de um dirigente que está matando a educação dos nossos filhos.
Daniel Perato Furucuto

Inserida por Furucuto

⁠CARICATURAS EDUCACIONAIS. ("O sistema educacional brasileiro é um teatro, que transforma nossas crianças em fantoches da política." — Julian Mamoru Iwasaki)
A teologia do absurdo do Pr. Adélio, personagem do humorista Márcio Américo, é meio parecida com a metodologia (des)construtivista do ensino com a pedagogia moderna. Do macro para o micro confirma-se o regresso. Porque o crescimento é quando se segue para a frente. Do pequeno para o grande. Digo, os grandes homens do passado foram alfabetizados com os grafemas, fonemas, sílabas e palavras. Finalmente o texto, não o contrário. Os que vivem de atalhos alfabetizam com o texto de autores famosos; sem mesmo antes de saber juntar as letras. Há os que adoram as economias, se os professores escolherem qualquer caminho que não o do compromisso com eles e do politicamente correto, fora e dentro da sala de aula, acharão a escravidão e ativarão carrascos acusadores. As câmeras de vigilância, dentro da sala de aula, já estão instaladas em todas as escolas públicas, não oficialmente, mas...: o celular na mão do aluno é bloqueador da aula. Hoje, com 50 anos de educação, descobri que a maioria que passa pelos bancos da escola só tem uma saída: ser mão-de-obra barata. E o sucesso pertence a que denunciar um professor por um motivo qualquer e se não tiver, arranja um, ou fazer comédia sobre os eventos da escola, ou stand up.

Inserida por Kllawdessy

⁠Um sistema educacional de exemplo
Estados Unidos, é uma das potências do mundo atualmente, certo?!
Eles preparam você não só pra educação, ta ligado?!
mas como, lapidam teu dom, tanto pra música, esporte, tv, te ensinam sobre finanças, desde menor e é isso que fazem eles seram os balas nessas paradas, ta ligado?!

Inserida por RapBR

⁠Somos introduzidos no sistema "educacional" (doutrinal) onde somos como esponjas que absorvermos tudo, segundo Locke, quando crianças somos uma tábua rasa- somente muito tempo depois, e algumas galáxias far far away, algumas pessoas se dão conta de que boa parte do que foi ensinado é MENTIRA e meias verdades, mas isso é uma camada pequeníssima da sociedade, a nata somente.

A maior parte irá continuar vivendo suas vidas alheios a tudo isso, são os que inconcientemente ou deliberadamente continuarão com seus espetos enfiados dentro do cérebro, como no filme que usa bem a analogia da caverna de Platão e nada irá convencê-los do que eles veem são apenas sombras na parede.

Não tente mostrar porque a realidade objetiva está distorcida dentre do seu próprio ser, sendo esse ser já totalmente desconectado consigo mesmo. Novamente: Não tente mostrar, é perigoso!

Inserida por KrisKirak

◆ Real face da Gestão Educacional

Em todo grupo social, a autoridade, a liderança, a disciplina, a autonomia e o verdadeiro sentido do valor humano caminham juntos; nisto quando falamos em trabalhar com pessoas.
Aplicar a autoridade e a autonomia como posições resultantes nas tomadas participativas de decisões; e não abusar deste pider, agindo de forma isolada nas decisões, sem ao menos abalisar ideias de outrem. Isto não deve ser confundido com uma gestão de qualidade!
Todos os elementos referidos influenciam nas atitudes no ambiente escolar e sociedade, por isso, manter o equilíbrio entre eles é um grande andamento para a construção de um ambiente próspero.
Portanto, partindo desta afirmativa, podemos identificar uma GESTÃO EDUCACIONAL ATIVA, que valoriza e aproveita o potencial das pessoas e também favorece na boa qualidade nas tomadas de decisões.

PRATIQUEMOS a real função que nos é dada e coloquemos menos culpa no poder político.

Inserida por alineborges78

ALMA EDUCACIONAL


A Educação se mistura ao amor que temos com o próximo.
As mãos não devem serem escondidas,
Mas ser estendida!
Isso nos faz compreender,
A profundidade da alma educacional.
A vida humana tem sua dignidade,
E pelas verdades,
Somos capazes de resgatar,
Os que necessitam de nós.

Inserida por ricardo_oliveira_1

⁠Mercado Educacional

O respeito e educação, não andam de mãos dadas, o respeito é uma tarefa difícil, porquê tem que ser praticado ao vivo, educação não, você não precisa demonstrar, o seu próprio silêncio é capaz de responder sim ou o não.
Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova.É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei.

Inserida por samuelfortes

Quando uma turma de alunos tira notas baixas, geralmente o professor culpa os alunos, alegando que eles não se interessam em aprender.
Em um momento que as informações estão disponíveis de diversas formas, é bom repensar a forma de avaliar, pois, avaliar não é simples e exige domínio de conhecimentos e técnicas além de experiências em processos concretos de avaliação. O professor preocupado com o processo de ensino aprendizagem dará possibilidades para que seus alunos ao longo do decorrer do ano letivo possa desenvolver suas competências de acordo com suas habilidades dentro da sala de aula. Trabalhando a avaliação com os alunos da melhor forma possível e não fazendo desta um objeto de poder e dominação. Assim, competência está relacionada planejar a aula, dar aula e avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do processo educacional.

Inserida por maurawatan

⁠O que aconteceria com o mundo se houvesse, repentinamente, um "apagão" tecnológico? Para onde correríamos a fim de buscar respostas caso não tivéssemos mais acesso ao "doutor" Google? O que faríamos com nosso tempo se não tivéssemos recursos tecnológicos para ocupá-lo?
Como iríamos nos relacionar com as pessoas se perdemos a capacidade da comunicação face a face, olho no olho, preferindo relacionarmo-nos com milhares de "amigos" virtuais e mal conhecemos quem mora conosco ou na mesma rua, no mesmo bairro?

Inserida por Moacir_Garcia

Dizem que nos tornamos a média de tudo que comemos, que lemos e das pessoas que conhecemos.
Se dormimos pouco, se nos alimentamos mal, se nossos programas televisivos e leituras favoritos nada agregam aos nossos objetivos, do contrário, só nos afastam deles, então dificilmente nos empenharemos em conhecer e conviver com pessoas que tenham hábitos melhores que os nossos, e portanto, nos ajude a sair da zona de conforto.

Inserida por Moacir_Garcia

Bullyng escolar ocorre em qualquer ambiente educacional e deve atender a certos critérios, os quais, inclui intenção hostil, desequilíbrio de poder, repetição, angústia e provocação. Respeitar é preciso!! Até pouco tempo atrás, “as briguinhas escolares” não eram reconhecidas como atitudes agressivas, esse conceito mudou e é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, para vítimas e agressores. Eu quando criança sofri com isso, sempre fui gordinha e me chamavam de “elefanta”, produzia uma profunda mágoa que até hoje jamais esqueci e acabava me defendendo da pior forma possível, partindo para a briga, parei algumas vezes na sala da diretoria. Se houvesse conscientização muitas condutas teriam sido diferentes, pois eu não precisaria ter pedido desculpas, por algo que não provoquei e que ao contrário havia sido humilhada. Acredito que são geradas por falta de educação de base familiar, se na sua própria casa não há respeito e exemplo saudável como será levado perante a sociedade, com certeza não será. As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens, ameaças e até a exclusão. Uma crueldade!!! Senhores pais e educadores ao presenciarem e perceberem que isto está ocorrendo, denunciem e procurem o mais rápido possível um apoio profissional, para que recebam as orientações adequadas, afinal de contas, tanto agressor como vítima, requerem tratamento especial psicológico para restabelecerem a estabilidade emocional. Não no sentido de brigar para se defender e sim aprender a interromper a violência que é sofrida, isso requer muita cautela e paciência no ritmo de cada um, para voltar a ter autoestima e superar todas as barreiras impostas.