Texto de Reflexão de Amor
TEMPO DE REFLEXÃO
MANUAL DAS ILUSÕES.
Seres: invisíveis
Relações : descartáveis
Sentimentos : negados, explicados não sentidos
Passado: de culpas, não de responsabilidade
Futuro : de ansiedades
Presente : o grande desconhecido
Espiritualidade : naufragada no religiosismo
Materialismo: sepultado na visão quântica
Sexo: no colapso das sensações
Crenças e conceitos : desintegrando-se frente a verdade
Os papéis : não se sustentando diante da necessidade de SER
O inconsciente: derramando sobre o consciente
A sociedade : no fim de um ciclo
TEMPO DE REFLEXÃO :
DECIDIR
"Definição : Do Latim DECIDERE, “determinar, definir, decidir”, formado por DE-, “fora”, + CAEDERE, “cortar”. PORTANTO : cortar fora.
Acordei na madrugada com esta palavra estampada em minha mente e no aguardo para o processo de decodificação de suas implicações. Ao buscar o significado no vernáculo, notei que um propósito significativo envolvia este termo.
Decidir então é oriundo da junção de dois vocábulos do latim, como diz acima, que em síntese quer dizer : CORTAR FORA.
Nossa dificuldade em DECIDIR portanto , esta afeta a dificuldade em ESCOLHER, e esta com o medo de ERRAR.
E porque temos medo de ERRAR?
Infelizmente o religiosismo convocado às posturas de humanização e verdadeira espiritualização desde épocas pregressas, não conseguiu prestar a humanidade o papel real da pedagogia do ser integral, sendo assim se utilizou de expedientes como o controle, ou a tentativa dele, através do medo, e a maior força que possuíam sob a mentalidade infantil da humanidade à época era o PECADO subproduto imediato do ERRO.
O pensamento libertador do Cristo já nos convocava a novas posturas e vivências e a visão espiritual e psicológica atual nos arremete às mesmas conclusões.
Assim, quem escolhe tem duas opções: escolher adequadamente ou não, mas não ERRAR E ACERTAR.
Ainda, para tornar mais difícil nossas escolhas, diante da visão ineficaz, taxou-se que quem escolhe acertadamente é BOM, e erradamente é mau.
Para DECIDIR medidas em sua vida você terá necessariamente que CORTAR algo, para ficar com o que lhe parece mais adequado.
Se DECIDIR é cortar fora, temos uma ESCOLHA a fazer e compreender que escolhemos algo em detrimento de alguma coisa.
Desejo a todos felizes ESCOLHAS... E serão, porque aprende-se escolhendo o adequado e também o inadequado .
O mais importante é que as ESCOLHAS sejam suas porque você é responsável por elas.
TEMPO DE REFLEXÃO
A DOR DE CADA UM
Estar triste na alma é uma dor diferente, pois se faz seguir por apatia moral, roubando-nos as energias impulsionadoras do progresso e bem-estar.
Ao nos sentirmos pequenos e ineficazes diante dos embates da vida, impotentes para mudar realidades que se abatem sobre nós, somos tragados para os maiores pontos de conflitos de nosso movimento interno.
A tristeza é uma resposta emocional à fragilidade em que nos reconhecemos .
"Há muitos em dores semelhantes, mas ninguém em dor igual. "
As dores são semelhantes pela origem e pelo contexto em que se apresentam, porém não são iguais, pois cada qual as significa com a percepção e os desgastes internos que já traz.
Julgar a dor alheia não demonstra apenas ignorância espiritual, mas também profundo desconhecimento do movimento psicológico dos seres integrais.
TEMPO DE REFLEXÃO
POR QUE ESTAMOS DOENTES DO AFETO?
Nosso HD, o inconsciente, está abarrotado de memórias mal resolvidas que transcendem tempo e espaço. Nossos medos nos tornam criaturas apáticas frente às experiências reais fazendo-nos fixar Morada em paraísos idealizados onde não precisamos sentir, antes apenas explicar os sentimentos.
A experiência real afetiva nos faz caminhar a busca do outro em qualquer nível ou forma que este afeto se apresente, a idealização deseja até, mas teme a experiência do comprometimento, da entrega, do dar por dar-se, sem nada ou muito pouco esperar.
TEMPO DE REFLEXÃO :
Quem são os esquisitos?
Aquele que tem uma ideia é um tipo esquisito até que a ideia vença.
-- Mark Twain
Segundo Mark Twain, o esquisito é na verdade o "raro" não descoberto, seja na ideia ou no comportamento acima da média da compreensão geral.
Esquisitos em sentido inverso então, são todos os que levantam todos os dias sem saber porque e nem para que, se dirigem para lugares que não sabem onde levam, e ainda assim ditam regras esquisitas que dirigem as esquisitices do mundo.
TEMPO DE REFLEXÃO
Dúvidas
As dúvidas que carregamos não são apenas os motivos de nossas incertezas, também significam que algo em nós busca resposta.
Pense que só existiram respostas e conclusões extraordinárias para dúvidas que geraram questões e buscas igualmente extraordinárias.
Não pense que a fé se estabeleça sem tentativas de aprendizados, uma crença pode ser assim, não a fé que esta longe de ser mais um conceito que temos sobre alguma realidade.
Não tema as dúvidas mas os conceitos e crenças, eles é que aprisionam a inteligência do espírito e divide os seres.
Tempo de reflexão:
O que há em mim que me torna especial?
Às vezes este algo é indefinível, mas é isto que pode torná-lo singular. Os fótons às vezes se comportam como ondas, por vezes como partículas, porém, na singularidade, expressam a luz.
Vá então, nunca deixe de investir em sua autocompreensão, mas, enquanto isso, expresse sua luz.
REFLEXÃO DO DIA
"Sei que não viveremos para sempre. Mas nesse intervalo de tempo, entre viver e morrer, que tal a gente aproveitar cada momento feliz, tornando-os únicos. Faça cada momento da sua vida valer a pena. Não somos eternos, vivemos momentos, mas podemos eternizar os momentos de felicidade, selando-os na memória... e Deus se encarrega de eternizá-los em nossos corações."
Momentos Eternizados
Autor: Lenilson Xavier
REFLEXÃO
Dos teus olhos: o brilho.
Das tuas mãos: a sensibilidade.
Dos teus dedos: o toque.
De tua boca: a melodia.
De teus lábios: o beijo.
De teus modos: a feminilidade.
Da tua vida: uma mulher.
De uma mulher: a paixão.
De uma paixão: o encontro.
Do encontro: o amor.
Do amor: a felicidade.
Da felicidade: nós dois.
REFLEXÃO...
Há Homens, e há moleques...
Há mulheres e há aquelas mulheres que se valorizam.
Nada melhor que o amor próprio em primeiro lugar.
Então, não perca seu tempo com quem não a merece.
Gaste seu precioso tempo apenas com aquele que te fará parar no tempo, não pelo simples fato de existir, mas pelo simples fato de amá-la e valorizá-la pela linda pessoa que tu és.
E acredite! Se não deu certo, é porque não era para ser seu. O que é nosso, permanece com a gente. E mesmo que o mundo, dê a essa pessoa, todos os motivos para ir embora... ela ainda decidirá ficar com você. Isso porque, o mundo que existe lá fora não terá sentido, pois o mundo que essa pessoa decidiu amar... só existe dentro de você.
Tudo tem seu tempo de acontecer. Nada acontece no seu tempo, mas sim no tempo de Deus.
Acredite, ainda vai chegar à sua vez!
Os dias tem sido de aprendizado, muito silêncio e reflexão. Muito trabalho e correria. Muitas respostas: - "pode ser depois?" Mas o que deixamos para "depois" perde-se a oportunidade de amar mais, de rirmos até a barriga doer, de reencontrar as pessoas que amamos... ah de tantas outras bonitezas da vida que deixamos para o "depois"! Mas busco agir de acordo com minha alma para seguir em paz e com o sentimento do dever cumprido. Tenho me dedicado mais à família e aos amigos, aos de perto, aos de longe... Jamais deixarei o ódio corromper meu ser, porque meu Mestre ensinou a amar e perdoar. Mas a vida é dura. Muito dura. Exige. Complica. Nos tira quem amamos. Ensina os filhos o fascínio do voo e os leva do ninho, ensinando-os a voar e cair, mas também a levantar... Como diria Marcelo D2, “a vida é um eterno perde e ganha. Um dia a gente perde. Num outro a gente apanha. Apanha e nem por isso a gente vai fugir da luta”.
Mas de uma certeza tenho: Somos mais fortes quando lutamos de joelhos. Obrigada DEUS, por mais um dia de VIDA junto aos meus!
Reflexão diária 22/08
Todos nós precisamos de alguém para suprir nosso emocional, entretanto chega uma fase que já não queremos viver dessa maneira, pois virou uma dependência, um vício, então Deus vem e nos supre com uma verdadeira estabilidade emocional e nos liberta desse sentimento vazio.
Ale Villela
'REFLEXÃO'
" Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar
os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar
as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as
desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que
são; para que nenhuma carne se glorie diante dEle.”
1 Coríntios 1:27-29 - Bíblia Sagrada
Preciso de um tempo!
Acho que chegou o tempo,
O tempo de reflexão
tenho de tirar um tempo para reflectir como as coisas estão ocorrendo em minha vida,
Tempo para pensar aonde me leva o meu coração
Tenho de tirar um tempo,
porque este momento de reflexão
me ajudará para quando eu me tornar idoso
Sinto-me como se o peso do mundo estivesse sobre os meus ombros,
É chegado o tempo de escalar a montanha sozinho
A procura de uma paz para o meu coração
Tempo de escalar,
até não haver mais montanhas para escalar,
Esta dor profunda que carrego dentro do meu eu,
tem de ser retirada para eu poder voltar a voar
Vejo uma luz do amor lá no céu
Esta luz no céu,
é a esperança de que tudo que tenho sentido,
está a ter um fim,
lembrando no meu doce jasmim
Não sei se voltarei a suportar esta dor que carrego dentro de mim
só sei que preciso de um tempo para pensar mais em mim
Somente o Espírito Santo poderá manter o meu corpo aquecido
Quando o mundo se tornar cada vez mais frio
Somente o Espírito Santo pode ajudar a reencontrar-me
Porque ele está no controlo da minha vida
Ainda tenho esperança de voltar a voar bem alto como a águia,
Porque Deus está no controle,
Somente abrirei o meu coração para que O Espírito Santo Sopre,
Para que o Esírito Santo mande embora esta cruel dor que me corroe até o mais íntimo do meu eu
Preciso do alimento,
Aquele alimento que penetra até as juntas e medulas,
Aquele alimente que discerne até o pensamento
Preciso de ti!
Oh Deus...
Preciso de um tempo para com Deus me reencontrar,
Preciso de Deus para que possa abrir o meu coração para amar.
Preciso de um tempo.
Refuta a teoria Hegeliana de Absoluto.
Inicio essa reflexão a partir da compreensão semântica da teoria fundamentada de Hegel, do sujeito individuo (finito) , sobre um espirito do povo (Absoluto).
Avaliarei então o significado etimológico:
Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quintessência da abstração, a essência e o termo da generalização.
Mas como proposto pelo próprio Hegel há necessariamente um processo imperativo Dialético, onde opõem-se a coisa observada a seu oposto equivalente, neste caso então temos o antônimo de absoluto , o relativo.
Relativo:
Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.
Partindo destes dois conceitos supracitados apresentarei minhas proposições.
1- O absoluto não esta sujeito a mudança, logo o espirito do povo não pode ser absoluto.
2- Tudo está em função do tempo, se tempo é relativo logo tudo que está em sua função também é relativo.
3- Se tudo está em função de tempo, e o tempo é relativo basta saber o em função de que está o tempo, tempo está em função de possibilidade da construção de um futuro, logo tempo esta em função de possibilidade.
4- Se tudo há possibilidade então, tudo é relativo e nada é absoluto.
Partindo das proposições sugeridas, temos um povo relativo as experiencias criada e co-criadas pelo próprio povo, em função na necessidade do povo, em um determinado tempo, logo todo povo é relativo seu tempo.
Reflexão de um dia como outro qualquer;
"Certa vez me perguntei
A razão do porque,
de algumas coisas não terem explicação.
Fechei meus olhos e com fé e adoração
senti uma força forte que tocou meu coração.
Talvez procurava achar explicação, em coisas
fúteis, tudo dava errado, não achava forças em
nada, por isso me apegava ao negativo.
Uma vida negativa cheia de idéias indecisas, por isso andava em círculos,
como sempre no inicio, só pensava no fim.
Foi em tão que juntei o inicio com o fim, a força com a fé
Deus com Jesus, unindo tudo ao agradável surgindo aí uma luz.
Tão divina e linda que me conduz, ao um caminho iluminado
em que fé e crença vive junto lado, lado"..
ERREI, E DAÍ?
Tomamos decisões a todo momento, por hábito (impulso) ou por reflexão (razão).
Quando elas resultam em erros, geralmente temos dois caminhos: admiti-los perdoando e assim tendo a possibilidade de consertá-los, ou negá-los escondendo e com isso perpetuando o erro. Com o primeiro me liberto e com o segundo me aprisiono. Por que então continuamos insistindo em esconder os erros? Ego enfraquecido não suporta olhar os erros, dando a ideia de que o escondendo estaremos resolvendo o problema. Pura fantasia que nos leva para a infelicidade.
Reflexão: *Cepticismo ou Dogmatismo?*
O pensamento é o diálogo da alma consigo mesmo. E falando de pensamento, hoje decidi reflectir sobre o Cepticismo (Doutrinadosqueafirmamqueohomemnãopodeatingiraverdadeabsoluta/disposiçãoparaduvidardetudo) e do Dogmatismo (Sistemadosquenãoaceitamdiscussãodoquealegamouafirmam).
Hoje, decidi fazer uma leitura mais profunda sobre essas duas doutrinas.
De acordo com as minhas investigações:
~O cepticismo questiona tudo e reconhece na dúvida a única atitude do sábio. Para o cético, a renúncia a qualquer certeza é condição para a felicidade.
Como corrente doutrinária, o cepticismo argumenta que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento, sobretudo, em relação aos fenômenos metafísicos, religiosos e dogmáticos.
~Dogmatismo é uma corrente filosófica que se fundamenta nas verdades absolutas. Consiste em acreditar em algo, por imposição e de forma submissa, sem questionar a sua veracidade.
1-Será que é possível as pessoas dizerem, que um é o inverso do outro?
*Hora de reflectir*:
Se eu seguir o cepticismo ao pé da letra, eu teria que duvidar do próprio cepticismo. Ao mesmo tempo, não poderia emitir nenhuma opinião sobre o cepticismo.
2- Será que é possível negar tudo que está a nossa volta?
Se negarmos tudo, negaremos a própria negação e a dúvida que nos fez questionar o objeto.
Pensando dessa maneira, em algo devemos acreditar, ainda que tenhamos que contestar as verdades que nos rodeiam.
Por exemplo, os dogmas pregados pelas religiões, são eles que justificam o discurso e a prática religiosa e, por esse motivo, não são questionados pelos seus seguidores.
É o caso do dogma da criação do mundo, segundo o qual Deus criou tudo a partir do nada.
Além de assumir a verdade absoluta como conhecimento, o dogmatismo assume a ingenuidade como característica.
3- É possível seguir as duas doutrinas?
Depois de muito reflectir, cheguei à conclusão de que calhei numa péssima época.
*De :Carylson Alberto* *(RMC)*
Data: 22/04/2018
Reflexão
"Ainda tenho saudades de tudo que vivi...
de tudo que senti,
de tudo que já sonhei.
Saudades de você...
Mas não entendo o porque a vida prega peças terríveis em nós,
nunca irei concordar com certos destinos.
É preciso amadurecer pra aprender a viver, também preciso viver para sentir todas as emoções causadas pelo amor.
Tenho medo de cometer o mesmo erro, de cair na mesma cilada, de ser novamente uma peça descartável nas mãos do destino.
Medo de me arriscar, e por incrível que pareça tenho medo de amar.
Porque o amor só traz ilusões, acompanhado
de lágrimas de dor.
Eu tenho medo porque sofri demais, quando
amei a dor foi enorme, mas do que poderia imaginar.
Não sei como suportei tamanha tristeza quando perdi meu amor.
Hoje eu sei que tudo que sofri foi para aprender uma lição.
Só não sei o motivo dessa punição que o destino me reservou quando o arrancou de mim.
Não confio mais em ninguém que propor a realizar meu sonho, que tentar entrar em meu coração novamente.
Mesmo porque não há mais vagas disponíveis a outros amores.
Porque nem todos eles têm uma boa intenção, eu não consigo mais passar por tantas decepções.
Só quero seguir em frente e enfrentar a vida sem a ilusão do amor, sem sonhar com romances eternos, porque eterno mesmo está sendo essa dor do vazio que há em mim desde o dia que você me deu adeus."
___Roseane Rodrigues___
Reflexão do outono.
Quantos de nós estão dispostos a soltarem as suas folhas e despir-se completamente de tudo aquilo que já não serve mais?
Que este outono traga a força e a coragem para permitir a renovação da nossa alma,e assim a total expressão do nosso ser.
Sem amarras,
sem medos,
sem julgamentos...
