Coleção pessoal de carylson_pedro_gomes_alberto

Encontrados 8 pensamentos na coleção de carylson_pedro_gomes_alberto

*A NOSSA VIOLÊNCIA INVISÍVEL: O MEDO*

Por mais que lutemos...

Amar o próximo ainda continuará a ser uma missão impossível. Porque o medo nos faz desconhecer o amor.

Parece ser um paradoxo, mas todos nós praticamos inconscientemente uma violência invisível (outras violências), pois vivemos o medo todos os dias.

Já dizia Martin Luther King "mais grave que o ruído causado pelos homens maus é o silêncio cúmplice dos homens bons que aceitam a resignação do silêncio". Ou seja, quando nos calamos perante uma injustiça, somos cúmplices do mal. E a cumplicidade reside no medo. O medo obriga-nos a perder os sentidos da fala e da audição.

As circuntâncias da vida obrigam-nos a conviver com o medo. E é através do medo que o ódio entra nas nossas vidas. Pensamos simplesmente em nós (no "eu") e ao mesmo tempo acreditamos que para amar o próximo basta que lhe estendamos a mão.

Na verdade, ficar calado ao ver alguém a ser injustiçado é falta de amor ao próximo também.

Nós crescemos a temer o desconhecido.
Somos educados a conhecer e ter uma relação íntima com o medo.

Até na bíblia, somos educados a temer. As pessoas no fundo não amam Deus, as pessoas têm medo de Deus. Porque querem viver eternamente com a Salvação.

O medo é um dos grandes factores que nos fazem viver presos em nós próprios. A nossa "cadeia" reside em nós próprios.

Quando vencermos o medo de morrer, o medo de arriscar por um BEM PLURAL deixaremos de nos tornar limitados.

A violência maior actua de forma invisível e acreditamos que estamos perante um fenómeno de violência apenas quando se assume ter havido danos visíveis. Há danos invisíveis que fazem mais mal ao próximo que danos visíveis. E o medo é a principal arma deste mal invisível.

A título de exemplo, vemos jornalistas que não conseguem exercer perfeitamente a sua profissão que é ser "porta-voz do povo", porque obedece ordens superiores e porque também tem a sua família para sustentar e o "medo" de ser expulso obriga-o a não exercer a sua profissão com imparcialidade.

Muitos afirmam praticar a filantropia, mas são a favores da negação; calam-se perante injustiças; são contra a diferença; promovem o preconceito, etc.

Nós precisamos de mais escolas; mais investidores; mais projectos económicos; mais hospitais; mais quadros; mais emprego, etc., tudo isso é necessário, tudo isso é imprescindível. Mas, para mim, há uma coisa que é mais importante. Essa coisa tem nome: uma nova atitude, um novo pensamento, a perda do medo.

Se não mudarmos a nossa maneira de pensar e vencer o medo que nos faz desconhecer o amor não conquistaremos uma condição social melhor.

Poderemos ter mais escolas, mais empregos, mais técnicos, mais mercados, menos ambulantes a circularem nas ruas, mais hospitais, etc., se não tivermos atitude e mudarmos o nosso pensamento não seremos construtores do futuro. O amor é a base de todo o sucesso.

A grande resposta para todas as calamidades do mundo é a falta de amor ao próximo que vive preso no nosso medo e ao mesmo tempo abraça o ódio e abre portas para a ganância.

Com medo, é utopia dizermos que temos "amor ao próximo".

O nosso desafio é perder o medo de ter medo.

Carylson Alberto
02.11.2018

Os anos que fomos escravos será tão pouco ao lado dos anos que a nossa mente deixará de ser colonizada.

"Quando deixarmos de falar a língua portuguesa e deixarmos de adorar o Deus que os portugueses trouxeram", será meio caminho andado para a descolonização mental.

Depois dessa reflexão, podem me chamar *Ateu*.




De: *Carylson Alberto*( *RMC* )
Data: 18.06.2018

Reflexão: *Cepticismo ou Dogmatismo?*

O pensamento é o diálogo da alma consigo mesmo. E falando de pensamento, hoje decidi reflectir sobre o Cepticismo (Doutrinadosqueafirmamqueohomemnãopodeatingiraverdadeabsoluta/disposiçãoparaduvidardetudo) e do Dogmatismo (Sistemadosquenãoaceitamdiscussãodoquealegamouafirmam).

Hoje, decidi fazer uma leitura mais profunda sobre essas duas doutrinas.

De acordo com as minhas investigações:

~O cepticismo questiona tudo e reconhece na dúvida a única atitude do sábio. Para o cético, a renúncia a qualquer certeza é condição para a felicidade.
Como corrente doutrinária, o cepticismo argumenta que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento, sobretudo, em relação aos fenômenos metafísicos, religiosos e dogmáticos.

~Dogmatismo é uma corrente filosófica que se fundamenta nas verdades absolutas. Consiste em acreditar em algo, por imposição e de forma submissa, sem questionar a sua veracidade.

1-Será que é possível as pessoas dizerem, que um é o inverso do outro?

*Hora de reflectir*:
Se eu seguir o cepticismo ao pé da letra, eu teria que duvidar do próprio cepticismo. Ao mesmo tempo, não poderia emitir nenhuma opinião sobre o cepticismo.

2- Será que é possível negar tudo que está a nossa volta?

Se negarmos tudo, negaremos a própria negação e a dúvida que nos fez questionar o objeto.

Pensando dessa maneira, em algo devemos acreditar, ainda que tenhamos que contestar as verdades que nos rodeiam.

Por exemplo, os dogmas pregados pelas religiões, são eles que justificam o discurso e a prática religiosa e, por esse motivo, não são questionados pelos seus seguidores.
É o caso do dogma da criação do mundo, segundo o qual Deus criou tudo a partir do nada.

Além de assumir a verdade absoluta como conhecimento, o dogmatismo assume a ingenuidade como característica.

3- É possível seguir as duas doutrinas?


Depois de muito reflectir, cheguei à conclusão de que calhei numa péssima época.

*De :Carylson Alberto* *(RMC)*
Data: 22/04/2018

*Ser Especial é ser diferente*

Se, às vezes, parece que não há lugar no mundo para você, não fique triste por isso. Existe um lugar sim: o seu lugar só pode ser ocupado por você. Talvez você precise se impor para encontrá-lo. Talvez precise parar de abaixar a sua voz - grite! Faça-se ouvir, mostre que você tem força, que importa, que não vai sair daqui. E não se incomode se você é diferente: o que te faz único é o que te faz especial.

Seja tudo aquilo que ninguém nunca acreditou que você seria. Cresça e vá além. Vá mais alto do que qualquer pessoa imaginou que você fosse capaz de ir. O seu brilho será capaz de apagar tudo aquilo que agora quer te fazer mal. Todas as pessoas que te julgam, todas as normas que buscam te aprisionar. Surpreenda o mundo com a sua grandeza.

- Do que adianta seguir regras que a sociedade impõe, se você não se se encaixa nelas? Viva a sua verdade e da forma que julga ser melhor para você. Você não precisa se adequar para fazer parte do mundo. Crie um outro mundo em torno dos seus ideias. Viva a sua individualidade!

O mundo hodierno precisa parar de ser seguidista, porque a imitação, o seguidismo, entorpecem a mente e destroem a criatividade.

É flagrante a falta de um solo de conexão humana que nos conduza à reflexão. E a um significado de vida mais profundo. A mudança é interior, começa no coração. O mundo exterior, reflete o interior.

Como eu disse na minha *reflexão anterior*: " O homem somente evoluirá quando puder livremente praticar o que a sua consciência lhe indica, quando o homem obedece as limitações que o mundo hodierno impõe , de certa forma continuar atar a sua consciência, nunca haverá crescimento" .

-Surpreenda o mundo com a sua grandeza.
-Viva a sua individualidade, de acordo com os seus ideias.

Boa tarde e bom domingo à todos os homens diferentes.

De: *Carylson Alberto* ( *RMC*)
Data:15-04-2018

🧠 *RMC* 🧠

O mundo está a se destruír por falta de amor.
As coisas estranhas que fizemos em Africa já se tornou "nossa cultura", principalmente em Angola

Nos importamos mais com os mortos do que com os vivos.

Gastamos mais a enterrar uma pessoa do que salvá-lo enquanto tinha vida.

Nós não viajamos pra ir ver um parente doente, mas quando ele morrer, nós viajaremos para o enterrar
.

As pessoas raramente vão te respeitar enquanto estiveres em vida mas quando morreres irão prestar suas últimas homenagens no teu caixão e dizer "foi uma boa pessoa"

Uma pessoa pode não receber flores em toda sua vida, mas quando morrer terá um monte de flores em volta da sua campa.

Passaremos noites no óbito do nosso vizinho e será a nossa primeira vez dentro da casa dele.

Nenhum familiar rico se importa em conhecer o seu bairro até você morrer, e eles encherão a sua rua com carros caros e alguns vizinhos dirão: "ele afinal tem grande família."

Levaremos o morto na igreja, mesmo sabendo que enquanto vivo, nunca frequentou ela.

Na nossa cozinha não tem balcão de granito, mas na campa de um morto terá.

Numa aldeia inteira pode não ter nenhuma casa cimentada, mas a campa do morto será de cimento.

-- Nós temos "Reformas culturais". Temos Uma Cultura de "hipocrisia" ... uma cultura que é "Prol Morte " e não "prol vida!"
Precisamos dar valor a vida antes da morte.
Estou cansado de tanta hipocrisia que há nessa terra.




De: *Carylson Alberto*
Data: 27-03-2018 .

*RMC*

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países".

8 de março, dia Internacional da Mulher" , para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

"Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres".

No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.

O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, mas é visto como dia de comércio , onde as vendas nas floriculturas se multiplicam sempre que chega esse dia.

Dia 8 de março, não é comemorado como devia ser, vejo pessoas felizes porque pensam que é um simples dia, mas não, é o dia para fazer lembrar o quanto as mulheres merecem igualdade política e social.

*Feliz Dia internacional das Mulheres*

De: *Carylson Alberto*
Data: 08/03/2018

O que adianta seres tu mesmo se o teu pensamento é o rascunho de outra pessoa?
Reflita.

*RMC*

Eu errei ontem , eu errei hoje e vou errar amanhã, nesse mundo as pessoas estão destinadas a errar , mas nem todos têm a mesma capacidade de aprender com os erros.

Todos temos fracassos e desilusões, entender o real sentido da vida não é fácil. Sei que já tiveste dias com sol e outros dias completamente nublados, não importa a terra gira, o tempo passa, tudo muda . Temos que recomeçar quando erramos, levantar quando caímos , é preciso saber a hora certa de nascer de novo.

Sempre que eu acordo, eu coloco em mente : *meu sonho é tudo e eu precisarei lutar para alcançá-lo* . É difícil , não é algo para qualquer mortal , porque não basta apenas querer, é dar o melhor de ti todos os dias.

*Eu quero isso para a minha vida e vou correr atrás* , isso faz parte de quem eu sou. O segredo da felicidade está dentro nós, as respostas que procuras estão nos livros , na google ,etc.
Nós por enquanto não precisamos das respostas, para precisarmos das respostas , é necessário saber as perguntas .
1- O que eu quero?
2- Por que eu quero?
3- Já paraste para pensar o que tens feito para além de existires?
4- O que Farias se soubesses que hoje é o último dia do teu suspiro?

Chega de culpar o mundo, chega de culpar os outros, assuma o teu papel, assuma a tua responsabilidade, quando realmente queremos algo, ninguém tem capacidade de atrapalhar.
Alguns vão olhar para ti de cima à baixo e te reprovar, outros porém vão ficar a observar o que fazes e pensas e há aqueles que mesmo que sejas pequeno vão acreditar em ti.

A vida é feita de momentos bons e ruins , deves aprender e aceitar isso, tu não és o único que sofre, que chora ou que passa dificuldades , eu não sei o que sentes , o que se pessa contigo , muito menos o que tu vives, mas de uma coisa eu sei : os *problemas* e as *berreiras* foram feitos para serem ultrapassados e derrubados por nós, se não ergueres a cabeça e lutar, ninguém fará isso por ti, chega de reclamar da vida, chega de ser negativo , chegar de pensar em retrocessos , tenha fé em ti e continua a persistir .

E terás de aprender a controlar as críticas de dentro e as críticas de fora. Seja aquilo que pensas, o segredo está na mentalidade.
E não te esqueças, acredita mais em ti.


*Carylson Alberto*
Data: 28/02/2018