Texto Comecar o dia
Outro dia, mais uma vez você se despiu de mim, minhas mãos já não se enlaçam com as tuas, meu corpo – agora desvencilhado do teu - sente o ar gélido deste inverno atemporal.
Teu rosto, inundando pelas lágrimas e dúvidas, tornaram-se aversos a minha súplica, aos argumentos ditosos e principalmente à razão do meu sentir.
O medo do futuro faz vívidas apenas as lembranças ruins, enquanto todo o amor parece uma recordação longínqua, quase esquecida, desbotada em suas cores.
Não se entregue ao medo, não se abrigue na escuridão, dá-me tua mão, vamos juntos desbravar os oceanos e viver nossa existência juntos.
Mergulha em mim, lhe clamo, voa mais alto que desejares, adentra meus olhos e veja o quanto és bela e livre, toma posse da tua vida e abandona o medo que lhe paralisa.
Casthoro´C
“Um dia desses, num desses encontros casuais, nunca mais te deixo ir”
O amor tem essas coisas, opera feitos incríveis, encontros sobrenaturais que desafiam a vida e a lógica, pois até aqui eu era feito de escolhas ruins, ao te conhecer, tudo mudou, então eu passei a fazer escolhas, que são melhores, que são boas fluência de uma vida nova, que são verdadeiramente escolhas.
Já faz um tempo que não te dedico algumas linhas, os dias são insanos e as vezes a rotina nós afeta, a distância exige mais do imaginei, mas a sua presença na minha vida é mais forte e intensa que por hora me vejo perdido, a sensação é de que ao chegar você estará em casa me esperando, mas não está.
Levo comigo, iluminando os meus olhos o seu amor, sua cobrança para que seja melhor, sua forma doce de me impor um passo mais ágil na direção de nossos objetivos, sua temperança que me acalma a alma, tudo isso é você ao meu lado.
Desejo você com todos os seus defeitos, do jeito que é, tu és um “pacote perfeito”, um dia de sol com chuva a noite para dormir agarrado, praia vazia e casa lotada, você é assim...um sonho para mim, a mais linda realidade da minha vida tão insólita e fugaz.
Casthoro´C
Você que já acordou!
Não fuja do dia, não fuja da luta
Não fuja da vida, seja como for... Não fuja!
Só tenha fé e entregue nas mãos de Deus...
Acredite na positividade que tudo pode acontecer
Você lutando pelo seu e eu lutando pelo meu;
Mas lute aspirando alegria, o meu incentivo
é te cumprimentando e desejando um bom dia!
Olá? Desculpa, meu querido livro, mais um dia estou aqui escrevendo e chorando… cada palavra que estou poetizando vai uma sensação amarga, junto com um pedaço da minha alma…
ㅤ
— Te prometo que essa são as minhas últimas palavras nesse pedaço de papel.
ㅤ
— Olha meu livro, queria de agradecer todas às vezes que venho-me desabafa, você deixar eu de rabiscar se nenhuma especulação ou muito menos uma reclamação.
ㅤ
— Pois, você mesmo sabe como estou por dentro; como estou acabado e destroçado pelo tal amor, aonde meu coração foi quebrado.
agora a única coisa que me resta é ficar atrás dos pedaços desse meu coração, que caiu aos meios dos ralos.
ㅤ
— Livro: acabou de cair uma lágrima aqui…
eu: desculpa não foi minha intenção.
ㅤ
(Rabiscos, de uma página qualquer).
Entra dia, sai dia outro dia com o mesmo sentido dos outros dias, sofrer mais ainda…
sem medo de ser morto com esses ciclos
— como se fosse um loop temporal sem sentido.
ㅤ
Nesse loop temporal, seria muito egoísmo meu dizer que o meu vazio, é maior que a minha solidão que ocupa uma imensidão com coisas
— que passam apenas para machucar, outros para mim, fazerem chorar.
ㅤ
— Nem aparenta causar nada em vão, apenas um vazio sem explicação, vazio esse que torna a minha paixão de conversar e abraçar essa solidão que traz pedaços do meu coração, pedaços esses que a minha alma recusa de aceitar, sem ao menos me falar quando que eu vou voltar a amar.
ㅤ
ㅤ
(O meu ciclo de amar).
Mas um dia eu nesse escuro, querendo encontrar a escuridão nesse caminho vazio e sem explicação…
— que aos poucos vai acabando com o meu coração.
ㅤ
Quando mais eu andava no escuro mais a minha alma falava ser tudo em vão!
As vozes da minha cabeça avisando…
“Acreditar nessa escuridão, era o próximo passo para o caixão.”
ㅤ
— será tudo apenas uma ilusão ou um caminho para chegar no coração?
ㅤ
Escuridão essa que em todo o lugar que vou, está querendo-me amar ou matar-me, se nesse amor for o sentido de morrer qual seria o sentido de amar?
— Então é nisso que fico-me perguntando será medo de amar ou medo de amar e sair machucado?
ㅤ
ㅤ
(Carta de amor, para minha escuridão).
ENTURVAR NO CERRADO
Esmorece as caliandras no enturvar
É o dia que se despede em partida
Com seu pôr do sol em um versejar
Cá no cerrado, escuridão incontida
Galhos retorcidos, mal desenhados
Sombreiam o chão na cor garrida
Traçando uns detalhes encarnados
O céu estrelado, graça, desmedida
O horizonte com laivos cinzentos
Melancólicos, pardando o sertão
É a noite imbuída no seu manto
Pia a coruja: canto com lamentos
Ritmando o noturno com sensação
Dando ao olhar, o encanto, tanto!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29 outubro, 2022, 18’56” – Araguari, MG
Bom dia. Para cuidarmos de nós mesmos precisamos mais da racionalidade, se quisermos cuidar dos outros precisamos do coração, pois o bravo inimigo das indiferenças é o cuidado. Cuidar transcende o simples ato do amor, é uma atitude que carrega em si a primordial essência do amar: as renúncias. É bem mais que um instante de atenção, cuidar é uma face honrosa de uma ocupação da bondade, é um compromisso da caridosa preocupação, é fortalecimento do sentido espontâneo da responsabilidade afetiva, que alimenta as alegrias. A vida, em si mesma, se inicia e se acaba na necessidade de afetuosidades e zelos é doações, então é sábio e prudente aprendermos o valor das compaixões e os significados das entregas, pois quem ama de alguma forma cuida, não importa o limite ou a intensidade. Zelar pelo outro nos exige excluir tudo que o entristece, não podemos querer bem ao outro segurando espinhos ou envenenando a língua, para cuidar é preciso contagiar-se de purificações que nos permitam as proximidades e dissolva o amargor das feridas. Bons corações carecem de simplicidades que os confortem, de atenção que os acolham, imprescindem de gestos simples que os encantem de maneira profunda, precisam de olhares que abraçam e gargalhadas que os alimentem... Existem tantos bons momentos para serem vividos que não é preciso muito esforço para realizá-los, basta que nos esvaziemos das resistências desnecessárias e conflituosas, e nos empenharmos para encher um bom coração de felicidades. Um importante passo é encontrar algum tempo, por menor que seja, para dedicar nossos bons sentimentos e desapertá-lo da desesperança, pois o bom coração precisa de espaço para se abrigar, de bondades para se encontrar, de vida para viver. Pode ser que, no todo, não consigamos o êxito na plenitude, porém enquanto pudermos temos que mentalizar que existem profundas enfermidades que não são do corpo, mas fazem sofrer do mesmo jeito ou pior, por isso precisamos curará-las enquanto é possível e o tempo permite, abrandá-las constantemente enquanto há forças e, por fim, consolar e cuidar de forma irrestrita, sempre.
John Pablo de La Mancha
O dia convidava a espreguiçar, a esticar o corpo, a apreciar os pequenos gestos da Grande Mãe, uma pequena caminhada lhe fazia bem, e assim novamente a Guardiã fazia; estendia um tecido ao sol, aproveitava o momento para receber a sagrada medicina rapé e também transmutar as energias, ela fazia parte dali, voltava-se mais uma vez em retorno ao lar.
O vento assoviava baixinho, as nuvens anunciava que uma chuva fina em breve cairia. Foi assim, na abundância das águas, um só momento para voltar a tecer!
Ah quantos encontros e quanta alegria, seu Xale a fazia sorrir! Longe estava de ficar pronto, pois a grande sabedoria era nunca deixar de tecer saudando o dia!
A cada dia um Retorno ao lar se fazia, como a Guardiã agradecia a grandiosidade de Renascer!
Xale Sagrado
Giovana Barbosa
Na força da medicina Rapé
outro dia chato compondo minha vida
Eu bebi uma garrafa
Eu tentei ficar sóbrio rumores começaram a se espalhar dentro de mim o dia acordou gritando ,algo me irradia revela-se refinarias de sal cósmico em queda
alguém decidiu que eles viriam passear em outros espaços profundos,e não consigo juntar as palavras quando te encontro.
Era Tarde -
Era tarde eu não senti
meu amor que te perdi
que tormento nesse dia;
ai minha triste saudade
era noite, ansiedade
e a minha boca tão fria.
Era tarde meu Amor
e meu peito num ardor
fez correr a solidão;
foi-se embora com o vento
meu amor quanto lamento
não sentir teu coração.
Ai a dor deste veneno
no meu triste pensamento
que só vai onde eu não for;
ai minha fria madrugada
eu tão só naquela estrada
era tarde meu amor.
Graça -
Mal o dia anoitecia na cidade
lá ia a Graça tão formosa como a Lua
era a fadista do bairro da saudade
e caminhando ia cantando pela rua.
Era bonito o seu andar de moça nova
pelas ruas da cidade de Lisboa
tinha no xaile o encarnado d'uma rosa
diziam ser o Rouxinol da Madragoa.
E numa aurora ao romper de muitas flores
o Sol nasceu e deu à Graça, longo beijo
o azul do Céu foi rasgado por mil cores
e ali ficou como Lisboa à beira Tejo.
e Hora de mudar
Sabe quando você percebe q já deu de TD isso que esta na mesma página TD dia? Pser você tem que perceber q esse livro já acabou que temos que fecha-lo e abrir um novo um que te faz bem, temos que rever nossas amizades, Rever a sua vida por completo! Só assim você irá perceber que se voce tivesse se afastado daquelas pessoas a muito tempo atrás você não estaria assim se chão! Talvez assim você não teria tanta decepção
Somos feitos de recomeços, um novo dia, um novo emprego, um novo amor, um novo desafio. Todos os dias nós temos a chance de tentar de novo e seguir um novo caminho, traçar uma nova meta, ressalto que muitas das vezes é bem difícil, exige tempo e dedicação, exige sair da nossa zona de conforto e ampliar a mente. Viver recomeços e se entregar a eles nos faz rasgar todo e qualquer plano de navegação ao qual vimos trilhando ate agora, recomeços são baseados a principio de coragem e persistência. Muitas vezes permanecer onde se está machuca mais que tentar algo diferente, estacionarmos em situações que não nos cabem mais nos prejudica em nível de alma, geralmente adoecemos ou paramos de nos importar com o que realmente é importante apenas cumprindo rotinas e horários pré-determinados e estipulados muitas vezes por outrem, ou por nos mesmos, sem a mínima consideração se é exatamente aquilo que queremos para nossa vida.
A rotina pode surgir em vários campos de nossa vida de uma única vez, ou em um campo especifico fugir à rotina muitas vezes não é uma missão fácil, devemos encarar processos muitas vezes dolorosos ou instáveis, mas os quais valem muitíssimo a pena no final. Um novo emprego que lhe satisfaça em sua totalidade fazendo o que gosta, porém com um rendimento diferente do que estava acostumado pode ser assustador! Mas fazer o que se gosta é algo glorioso, já dizia uma frase antiga: “trabalhe por amor que não trabalhará nem um único dia em sua vida”, essa frase diz muito sobre recomeçar, assumir o que desejamos e aprender que a satisfação pessoal é muito mais relevante que a financeira que, por muitas vezes, desencadeando doenças laborais principalmente por estreses e a eterna sensação de não estar no seu lugar preferido. Vale muito mais a pena fazer o que se gosta e viver bem e feliz, se este for seu problema que tal repensar o seu emprego e iniciar uma nova jornada, um recomeço pelo que realmente gosta de fazer? A vida é curta demais para viver insatisfeito.
Assim acontece também nos relacionamentos, o amor tem que ser sentido e vivido na sua intensidade, com vontade, desejo e borboletas na barriga! Afinal, onde foram parar as suas? Muitos de nós nos sujeitamos a estar em uma relação única e exclusivamente por comodidade, por estar acostumado àquela rotina, àquela pessoa, àquela segurança de ter um alguém, mas você é feliz ali? Onde foi parar o seu desejo de voltar para casa ou de ir visitar a pessoa que se diz dona do seu coração? O que aconteceu com o seu desejo por estar ali? Aquela vontade de estar com o ser amado não pode se perder, se isso acontecer possivelmente não existe mais o amor. Não permaneça em uma relação na qual não se sente bem e disposta a ser e fazer feliz. Não permaneça em uma relação apenas para não magoar o outro, se você não for feliz como fará o outro feliz? Precisamos entender que em primeiro lugar precisamos nos amar e ter responsabilidade emocional com nos mesmos, soa um pouco egoísta né? Pode ser que seja, mas não quero dizer que deva não se importar com o que o outro sente, apenas que deve tentar faze-lo entender que o seu lugar não é mais ali. Precisamos aprender que se não estivermos felizes não saberemos trazer a felicidade ao outro e assim o amor e o relacionamento adoecem. Sente-se com a pessoa, explique seus pontos de vista e seja sincero e leal. Jamais traia a confiança do outro, não espere gostar de alguém para deixar o relacionamento em que você esta. Na verdade geralmente quando saímos de um relacionamento devemos tomar um tempo somente para nós para aprender a nos entender como individuo novamente, entendendo o que nos faz feliz e o que estamos dispostos a oferecer, podemos chegar saudavelmente em uma nova relação sem machucar ninguém e nem a nos mesmos no processo. Responsabilidade emocional deve ser praticada diariamente e todos deveríamos entender e colocar em pratica a empatia que isso trás, basicamente é entender o que não é legal que façamos com o outro com base o que não gostaríamos que nos fizessem. Não tenha medo de recomeçar no amor quantas vezes forem necessárias,a vida esta ai e devemos vive-la com o único objetivo que nos foi traçado em nosso nascimento: ser feliz.
Recomece quantas vezes forem necessárias, não tenha medo, busque sempre se manter no foco do que te faz feliz e satisfeito e lembre-se: jamais tente se encaixar onde não lhe cabe, seja na profissão, no amor, nas amizades ou quaisquer outros campos em sua vida. Repense e recomece quantas vezes forem necessárias, saiba que mesmo que tudo pareça muito difícil o importante é não ter medo de enfrentar pois fé não é enxergar o melhor caminho, mas sim, confiar e colocar o pé para que Deus coloque o melhor caminho. Tenha fé em você, tenha persistência e resiliência para entender que o maior objetivo das nossas vidas é ser feliz verdadeiramente.
Para o dia das bruxas eu desejo:
Que você tenha ousadia suficiente para ser a mulher que você é, a mulher que você luta pra ser e não a que os outros querem que você seja.
Que você aposte na doçura e permita-se dela lambuzar-se sempre que desejar;
Que no caldeirão da bruxa, você coloque toda a sua competência, força, coragem e determinação e dessa mistura faça poções mágicas para alimentar os teus sonhos.
Que você aposte pesado no teu melhor meio de transporte: a imaginação, a criatividade, a fantasia e a poesia.
Que no patuá do mistério você carregue o encanto que te faz única e linda no meio da multidão.
Desejo-te gostosuras e travessuras.
Uma tentativa de tentar explicar o tal Dia das Bruxas
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, como muitos acreditam, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve", "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Logo, Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro, dia que antecede o dia de todos os santos.
Acredita-se que O Halloween teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, um antigo ritual pagão (Samhain é termo que significa "fim do verão").
O ritual de Samhain começava no dia 31de outubro e durava 3 dias.
A festa era uma forma de agradecer a abundância da colheita do ano e a transição do fim do verão para início do inverno, bem como o início de um novo ano no primeiro dia de novembro.
De acordo com a cultura celta, durante a noite do dia 31 a fronteira entre o nosso mundo e o outro mundo, o dos mortos, podia ser cruzada, que fadas e os espíritos dos que foram tinham acesso ao nosso mundo. Por isso, nessa noite o povo usava máscaras para afastar os espíritos.
Durante a festa fogueiras eram acesas para queimar o joio e também para repelir bruxarias e afastar a peste negra.
Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que vestiam fantasias e iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
Esse costume acabou sobrevivendo e se tornando o ponto culminante da noite de Halloween.
A partir do século 9, com a cristianização das regiões celtas já virtualmente completa, o Samhain e o Dia de Todos os Santos acabaram se fundindo, criando o Halloween.
A rogada proteção dos deuses virou a dos santos. Agora contra as bruxas, que aproveitavam o tal portal do outro mundo para se encontrarem com seu mestre.
Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.
As primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso
A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com os rituais de colheita americanos.
Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.
Foi também nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras".
A partir de 1920, pregar peças tornou-se um hábito dos norte americanos nesta época do ano.
Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, superando o dia dos namorados e a Páscoa.
Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.
O Dia de Finados! Um personalíssimo memorial...
Especialmente nesta data, e bem que poderíamos permitir que nossos mortos povoassem livremente nossas mentes ...
Quem sabe, então, aceitássemo-los natural e completamente, e os aninhássemos definitivamente em nossos corações... Quiçá mesmo assim, postumamente, ouvindo-os com verdadeiro e amoroso interesse e concentração, finalmente acatando suas sempre e sempre amorosas e abalizadas opiniões emitidas a cada circunstância convivida.
Acredito sinceramente que isso não seria em nada algo misterioso ou assustadoramente amedrontador. Afinal, embora mortos, eles continuam sendo nossos familiares... Tomara tenham todos seguido - ou biblicamente recolhidos - no seu tempo certo.
Deveríamos refletir no fato de, com o inexorável passar dos anos, ao atingirem idades avançadas os nossos idosos e anciãos terem diuturnamente mais mortos, que vivos em sua companhia... Será assim também conosco!
Então, que tal seria abrirmos mais, bem mais, os nossos ouvidos e corações para nossos amigos e ente-queridos, mormente os mais velhos, enquanto ainda vivos? Eles todos, e nós também - disso estejamos bem certos - logo, bem logo morreremos.
Até mesmo por que ao longo da vida qualquer um de nós poderemos vir a acumular poderes incríveis uns sobre os outros, mas jamais a ponto de sobrepujar as leis naturais...
Perdoem-me, por favor! Até mesmo porque isso tudo que aqui explicitei desde os mais profundamente amorosos e racionais recônditos deste meu naturalmente umtantoquanto envelhecido, mas jamais endurecido ou ressentido coração, num primeiro momento poderá parecer descarada intromissão minha em assuntos do mais absoluto fôro íntimo de cada um, mas isso me ocorreu porque ainda sou dos bons e saudosos tempos em que uma familia só considerava outra como verdadeiramente amiga, quando todos os seus membros se conheciam amorosa, espiritual e profundamente, inclusive os seus mortos.
Confortemo-nos mutuamente...
Armeniz Müller
...Oarrazoadorpoético.
Um dia Para o Natal
Brindaria nossa loucura amorosa com champanhe e fogos.
Ritual que nosso amor teria que compor em todos aniversário nosso.
Um dia belo onde conheci a fada do meu castelo interior...
Nesse anos desejo só querubins à enfeitar nossos dias de glória...
Amar é respirar sua ausência mesmo assim ocupas toda minha mente.
Bing bem eu também sou uma explosão de felicidade se tu vens...
O eclipse que todos invejam é nossos corpos que o mantem vivo.
Rio prata do seu corpo e o dourado do meu deixa tudo mais vermelho.
Gentilezas onde o desejo só quer fluir do nosso amor angelical.
Esse poço de ternura onde o amor deixa as portas da alma aberta.
Sempre você me acerta quando está disposta a se permitir a amar.
(24 de Dezembro de 2021)
Um lugar
O dia que estava passado no meu profundo jardim
No Nordeste do Brasil que morava-lá
Onde que eu então sei o que é.
O sol estava quase morrendo
Do final do dia.
Mas os bronzes do lugares escuros,
Veio de um amor fora do mundo.
Uma meiga curiosidade
Que luminava a sabia
Mulher que ligou,
A sua vida pra saber
o que era.
Eu já sabia de tudo
Um lugar do meio
do deserto em nada afinal.
Árvores e flores,
Cinzas e uma boa prosa.
Um lugar do coração
Que lucrou um amor.
Carolina d'olhos Doces -
Já nasceu a minha sobrinha Carolina. No primeiro dia da Primavera. No dia mundial da Poesia. Um dia especial. Que ela saiba aprender a aprender a bem-saber viver a vida ...
Carolina d'olhos doces
minha doce madrugada
alegria que nos trouxe
Carolina minha amada.
Do Coração ao seu olhar
vai um riso de Criança
que um dia há-de amar
num bailado que dança.
Coração florido e meigo
embalado em doce leito
nela canto e me revejo
adormeço-a no meu peito.
A verdade e a Esperança
que seu olhar hoje nos trouxe
da poesia é doce herança
Carolina d'olhos doces.
Para Embalar:
Dorme minha linda Carolina
linda Carolina d'olhos doces
dorme minha flor tão pequenina
dorme Carolina d'olhos doces.
Dorme ó menina no teu leito
ouve o meu cantar que recomeça
dorme Carolina no meu peito
deixa que este canto te adormeça.
Dorme minha doce Flor do mar
leve, o sono veio e a ti trouxe
asas por mil anjos d'embalar
dorme Carolina d'olhos doces.
Tio Ricardo
Março de 2015
À minha sobrinha Carolina Louro do Rosário.
- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
