Teus Filhos ao Redor de tua Mesa
Fiz Pamonha com
Queijo Coalho
para te mostrar
o que é bom,
Está lá na mesa
do jeito que você
é apaixonado,
Agora é com você,
está dado o recado.
Não me sento à mesa onde a alegria se serve com o tempero da dor dos que amo. Aquele banquete, por mais farto que pareça, tem o gosto amargo das lágrimas escondidas entre risos falsos. Prefiro as cadeiras vazias de honestidade, onde o silêncio reverbera a verdade e a empatia é o prato principal. Sentar-se com quem celebra o sofrimento alheio é como brindar com taças de espinhos; por fora, cristalinas, mas por dentro, a ferida é certa. Minha alma se recusa a partilhar o pão da indiferença, pois sei que cada pedaço é uma lasca do coração de alguém que merece ser amado, não julgado. E assim, escolho a distância, não por desprezo, mas por amor à autenticidade e respeito às feridas que ainda sangram.
Me nego sentar-me a mesa dos que confraternizam a dor dos que amam.
@poeticainterstelar
Estamos formando uma geração de pessoas que esquecem de sentar à mesa e que não falam suas dores com medo de parecer fraqueza e "nós" parecemos perdidos, sem rumo certo, sem sentido.
Estamos vivendo em um barco à deriva, em um mundo imediatista, onde o tempo se perde entre os dedos e a vida passa sem que se sinta o vento, o sol, o cheiro do mar, o abraço, o amar.
Nildinha Freitas
"Estar à mesa reflete um momento de qualidade, onde a conexão se manifesta em sorrisos e olhares. É um espaço que promove o encontro de histórias, a resolução de desafios e o crescimento contínuo, onde a vida revela uma atemporalidade memorável."
Rafael Serradura, 2024
Aqui estou, perdido em meio à multidão, mas completamente sozinho. A mesa que me acolhe, com um copo de whisky como única companhia, parece ser o único refúgio onde posso esconder as lágrimas que não ouso derramar. As pessoas ao meu redor conversam, riem, mas tudo o que vejo são rostos indistintos, como sombras que não podem preencher o vazio que você deixou.
Lembro-me de cada promessa sussurrada, cada sonho que desenhamos juntos no horizonte do nosso futuro. O calendário ainda marca aquele dia, o dia em que você entrou na minha vida, trazendo consigo uma avalanche de emoções que, hoje, se transformaram em destroços.
O que aconteceu com os planos que fizemos? O que restou daquele amor que juramos ser eterno? Agora, sou apenas um homem que tenta se esquecer nas profundezas de um copo, que busca anestesiar a dor que não cessa. Cada dose é uma tentativa vã de apagar a lembrança de um amor que se foi, de um coração que já não bate com a mesma força.
Mas, mesmo assim, a esperança insiste em habitar nas ruínas desse sentimento. O amor, embora machucado, resiste, esperando o impossível. Porque, mesmo que eu finja que já não me importo, que a vida de um coração solitário e frio é o que escolhi, no fundo, ainda espero pelo dia em que você volte.
Até lá, sigo, vivendo essa vida bandida, onde o amor parece um sonho distante, mas onde a memória de nós dois é a única coisa que me mantém de pé.
"A mesa pode ter diferentes formatos, designs, técnicas construtivas e composições. Contudo, a verdadeira qualidade de uma mesa não reside apenas na sua aparência, mas nas pessoas que se reúnem ao redor dela. São essas interações que podem promover construção ou desconstrução, e a qualidade genuína se revela em tudo o que é servido com carácter e transparência."
Rafael Serradura, 2024
"Estar à mesa da sabedoria com conselheiros sábios não só revela o poder transformador do exemplo, mas também demonstra como a sabedoria, quando aplicada na prática, pode mudar vidas, ressignificar histórias e abrir caminhos antes inimagináveis para novos começos."
Rafael Serradura, 2024
"O verdadeiro motivo de estar presente em uma mesa é revelado pelas palavras ditas e pelos gestos realizados. Essas expressões podem refletir apoio ou oposição, construção ou destruição. As intenções, sejam sinceras ou dissimuladas, se desvendam através de perguntas autênticas e transparentes, que expõem qualquer tentativa de mascarar ou distorcer a verdade. Assim, a honra e a dignidade de estar à mesa são protegidas e preservadas."
Rafael Serradura, 2024
A comida feita com carinho tem outro sabor. Mesa bonita só encanta o externo. Alimentos com amor é outra vibração. A raiva que seguramos passamos para a comida. Um gosto desagradável afetando seu segundo cérebro. O irritado azeda tudo ao seu redor.
"Eu acho tão chique quando alguém
briga à mesa de refeições e diz:
Estou sem fome.
- Eu não consigo, vivo com fome!"
Haredita Angel
07.01.2019
Me deixa me embrenhar de incertezas enquanto houver dúvidas sobre a mesa, sou grato por cada acontecimento, de tudo extrai o tesouro da sabedoria do ser que vive sem buscando um porque.
Como você sabe que o livro que esta em sua mesa lhe conta a verdade? O mundo esta cheio de pessoas querendo matar virtudes das pessoas, para tomarem a suas hombridades.
“Para me livrar do pecado”
Vi-me sentando na sua mesa,
De pé descalços e roupas amassadas,
De um lado a tristeza e de outro o desprezo,
Meu prato principal sua negligência;
Os talheres de espinhos me feriam,
Cada garfada como mordida de serpente,
O cheiro deplorável de sonhos sepultados,
Anunciavam o deplorável sabor da minha insignificância;
O lenço encarnado em sangue,
Seria o que me beijaria ao fim do banquete,
Mal sabia da derradeira e última refeição,
Despedindo da sua presença dolorosa;
Sobre a mesa um punhal desembainhado,
E nas mãos o poder de decisão,
No outro canto um lenço dourado dobrado,
Condeno-me ou perdoo para me livrar do pecado;
Juntamente comigo a mesa todos os que feri,
Os que magoei, a quem menti e quem de mal falei,
Os que decepcionei e fiz acreditar e trai,
Sentados aguando eu me punir ou me resgatar...
Deutes Rocha Oliveira (Parauapebas-Pa, 06 de novembro de 2023)
Sentei-me na mesa com meus inimigos e dei de beber e de comer quando estavam com sede e com fome.
O bem nunca se iguala ao mal, ele sempre sobressai.
“Uma hora, a bebida acaba e a saudade aperta.
Uma hora, a mesa lotada, vai te deixar vazia e o que te fazia livre, se tornará sua cela.
Cada gole que dá, ao tentar afogar-me, só faz transbordar, a sua mazela.
Qualé o sentimento, que em seu peito impera?
Ódio, rancor, de amor, uma quirela?
Uma hora, a bebida acaba e a saudade aperta.
O seu abraço, por tantas vezes fora a minha paz, mas agora, parece-me, que o afeto é uma guerra.
Mas tudo bem, deixe estar, no fim são só palavras vazias, que o vento carrega.
A lágrima é fria e quando ela banha a minha face, não só o corpo, mas minh’alma gela.
O coração esfria, o tratamento muda, o carinho some e a indiferença impera.
E aquele amor, que um dia fora uma chama intensa, será somente cinzas, na fogueira dessa nossa novela.
O que tínhamos esfriou, nosso ardor era de causar inveja.
Eu sei que sente falta do abraço, diferente da bebida, a saudade não acaba, aquele abraço não existe, e o peito aperta…”
Quem não determina desejo de destino, aceita estar em qualquer ambiente, se senta em qualquer mesa e se alimenta de qualquer fonte.
Coloquei um colar de amêndoas
de côco para enfeitar a mesa,
Porque devemos colocar
sempre em tudo delicadeza,
Peguei um cordão de fio
de algodão, agulhas e algumas
sementes de Juerana,
Para fazer brincos, pulseiras
e cordões porque inspirações
não podem faltar nessa vida
atrevida com as nossas emoções,
O importante é ser feliz e cantar.
Eu Conheço Cada Palavra, Cada Gesto, Cada Truque e Cada Jogo…
Eu Saio da Mesa e Observo os Insanos Tão Cegos em Seus Jogos Que Não Percebem Que Não Estou Mais em Cena!
Com a Cabeça Raciocinando Aprendi a Acenar, Com Palavras Aprendi a Concordar, Afinal a Gente Aprende Com Que Gastar Palavras Pois de Nada Valem a Quem Não Quer Escutar.
Cegos, Loucos e Insanos Envoltos em Joguinhos Que Massageiam Seus Egos e Vaidade, Não Aprenderam a Ler Nos Nossos Lábios, Traços a Nossa História ao Qual Não Fazemos Questão de Esconder oi Apagar.
Cegos, Loucos e Insanos São Ensurdecidos Pela Sua Mente Obcecada em Tabuleiros de Pessoas Como Opções em Peças em Jogos.
Não Ouvem, Não Veem e Não Sentem.
Simpatia Para Estes é Facilidade
Atenção é Rastejar
Respeito é Medo
Alguém Apostar e Se Entregar é Tolice, a Pedra do Jogo Destinada a Prateleira.
Não Tente Mostrar ou Ensinar, Eles Traduzem Errado, Eles Te Rotulam Como Louca e o Que Eles Não Enxergam, é a Loba Que Ronda, Observa e se Afasta Quando é Vista Como Caça. Lobas Correm Com Lobos.
Por Rogéria Cardeal Hta
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp