Tempos Passageiros
As pessoas dizem que existem amores verdadeiros.
Amores eternos... Amores Passageiros... Amores de diversos sentidos. As vezes paro e me pergunto se realmente existe algo assim?
Eu realmente tive um? Eu realmente terei? Essas perguntas todos nos fazemos, a resposta é o tempo, ele é a voz da razão do seu coração.
Não somos mais do que fugazes passageiros nessa vida e ainda assim em um trajeto onde quem passar frugal de ódios e rancores pessoais, será capaz de desfrutar o caminho com maior serenidade e integridade.
Em um tempo marcado por futilidades e momentos passageiros, ainda resistente sufocados por uma sociedade hipócrita, pessoas que lutam para salvar princípios e valores suprimidos pela modernidade eloquente. Uma “sociedade de poetas mortos”, que perduram no interior de pessoas que se importam para as peculiaridades da vida, como a poesia, a arte, a música e sentimentos verdadeiros, objetos de um apreço descartável pela contemporaneidade, que vagam de prazeres momentos, de satisfação momentânea... Pessoas que saboreiam o verdadeiro néctar da vida.
Passageiros sem hora para voltar...
As histórias de vida de muitos de nossos pais é cercada de conflitos, na memória está guardada a criação difícil que tiveram os nascidos nas décadas de 10, 20 e 30, quando a família, conservadora, girava em torno do pai e a mãe era exclusivamente a dona de casa e procriadora da prole.
Os pais de então receberam de nossos avós uma criação rígida, sem concessões, estavam a passar para as gerações seguintes o que aprenderam, rigidez, austeridade e a cultura do homem macho, que não podia chorar ou demonstrar sentimentos.
Quantos de nós, muito tempo depois, com nossos pais já velhos e cansados, não tivemos a oportunidade ou a sensibilidade de compreender o sofrimento que eles carregavam sem saber ou ter como externá-los.
Revendo esse tempo com um novo olhar, menos emocional, com mais flexibilidade, podemos perdoar e pedir perdão pelas mágoas que carregamos.
Nossos pais repetiam o que aprenderam e, décadas depois, sem esse discernimento, há muitos filhos que abandonam seus pais em precárias “casas de repouso”, a maioria um depósito de velhos.
Faz-se um ciclo vicioso, com heranças genéticas e emocionais, que precisa ser quebrado para se tornar um ciclo virtuoso de perdão e reconciliação. Se, por instantes breves, nos colocarmos no lugar de nossos pais, teremos a chance de ter uma pequena dimensão do que passaram.
Há que se fazer a ressalva aos pais que, visionários para a época, conscientes, faziam diferente e não se impunham pelo medo ou força, na base do rabo-de-tatu, uma espécie de chicote, comum apetrecho com argola de ferro no cabo e duas talas na ponta pra machucar, vital "instrumento de educação".
As memórias, boas e ruins, são uma excelente oportunidade de reconciliação com quem ainda está vivo ou que já morreu, mesmo com Alzheimer, Parkinson ou Demência.
Ao deixar a vida real de lado, em busca de respostas em nosso interior, somos passageiros, sem hora para voltar.
Ousar no amor é abandonar os desafios passageiros e limitados e entrar em comunhão com a pessoa amada, ou com alguém que se possa vir a amar.
Que suas lágrimas sejam para acalmar seu coração em momentos passageiros de tristeza
Que o sol e a lua brilhem em seu belo rosto durante muitos dias e belas noites.
Que haja apenas belas lembranças e bons pensamentos em sua mente.
Que seus olhos vejam o melhor da vida.
Que sua voz seja ouvida em qualquer lugar do mundo.
Que em seus braços estejam apenas pessoas que merecem ser abraçadas.
Que suas pernas o conduzam por bons caminhos.
Que seus pés deixem pegadas que nem mesmo o tempo poderá apagar.
Que suas mãos toquem o céu e busquem as estrelas.
Que nos seus muitos anos de vida, você possa ser sentido e amado verdadeiramente da forma que merece
Enfim eu desejo que você seja esplendidamente feliz.
Ainda agora vi na TV a noticia de um avião que tinha caído, matando vários passageiros. Disse que foi por falta de gasolina, enfim, tudo é motivo quando chega a hora, se e que tem hora, como os outros projetos humanos, hora pra isso, aquilo, a vida não se submete, obedece. Muitos deveriam estar com sua saúde perfeita, taxas dentro do desejado, colesterol, triglicerídeos, glicose.. mas, ai.. E nessas horas me dá uma vontade danada de viver, de não perder tempo, cada vez mais e intensamente, de extravasar toda energia possível, até acabar a bateria totalmente por excesso de uso feito celular na mão de adolescente e recarregar pro outro dia. A vida não se programa, não obedece os nossos projetos, não se sujeita. Viver é agora, ela tá passando lá fora, se arrastando feito uma lesma preguiçosa nesse final de tarde chuvosa, tá passando, não se iluda, feito tartaruga, lesma com seu arrastar gosmento quase não parecendo sair do canto.
Nessa vida somos só passageiros.
Portanto, que possamos abastecer o nosso coração com o bem.
Pois no caminho, enquanto seguimos a nossa jornada, não seremos surpreendidos na primeira parada. E os obstáculos que poderão surgir pela frente serão ultrapassados. Estaremos bem preparados. Pois quem carrega bons sentimentos, enfrenta qualquer contratempo."
30/04/2018
Atenção todos os passageiros, queiram estar cientes que o embarque à viagem se dará a qualquer momento e sem bagagens.
"Os momentos são passageiros e, às vezes, bons ou ruins: a felicidade é eterna, é energia positiva e uma sensação maravilhosa e indescritível !"
"Os momentos são passageiros e, às vezes, bons ou ruins: a felicidade é eterna, é energia positiva e uma sensação maravilhosa e indescritível !"
Momentos difíceis são passageiros ...
E, não precisam, ou melhor: não devem ser solitários ...
... Peça ajuda!
- Relacionados
- Mensagens de solidariedade que inspiram apoio em tempos difíceis
- Tempos difíceis: frases que ajudam a ver a luz no fim do túnel
- Tempos de Criança
- Saudades dos Velhos Tempos
- O futuro é incerto: frases para tempos imprevisíveis
- Somos Passageiros
- Frases sobre chuva para encontrar beleza em tempos nublados
