Tag solidão

8776 - 8800 do total de 10817 com a tag solidão

⁠"A solidão é um encontro com o nosso eu interior. O que existe por dentro é o que define se a experiência será maravilhosa ou
dolorosa."

Inserida por wallaceavlys

⁠Pena, como um fio de navalha, corta-me o peito,
Palavras como punhais, cravam-se no meu leito.
Não me lamente, não! Para mim, sua dó é vã,
Reserve suas lágrimas para o sofrimento alheio, para a dor que nunca sã.

Dizem que sou feliz, mas é uma farsa sem fim,
Em meu coração, um abismo, um grito sem fim.
Solidão é minha única amiga, minha sina, meu fado,
Seu olhar de compaixão é uma ferida, um fardo desgraçado.

Óh, Pai dos céus, óh, Deus que não responde,
Por que este jogo? Este tormento que me esconde?
Piedade, suplico, em prantos me desfaço,
Minha mente é uma prisão, onde me enlaço, onde me embaraço!

Invisível, me tornei, um eco sem voz,
Ignorado, esquecido, em um mundo atroz.
E agora me pergunto, no vazio e na amargura,
Será que a pena que recusei poderia trazer ternura?

Não sei, não sei, a dúvida me consome,
Mas sei que neste deserto, não há consolo, nem nome.
Assim, no silêncio, na solidão eterna,
Eu me desfaço, sou nada, uma alma frágil e terna.

Inserida por FernandoNobrega7

⁠"Às vezes, a solidão nos visita mesmo em meio à multidão, como se o coração buscasse uma conexão que a presença física não pode preencher." 

Inserida por NaicanEscobar

⁠A sós é quando
as duas solidões
podem se encontrar

Inserida por rizdeferelas

⁠A solidão nos ensina escutar os sussurros do coração

Inserida por OSMANFREITAS

⁠SOLITUDE

A Solidão se torna 
Prazerosa
Quando nos livramos de 
Falsas Companhias 

Mediante os mares, cavernas e muralhas da vida, não se desespere. Não esqueça sua companhia prometida. Jesus é tudo, em todos, em todo momento .

Inserida por FabianoSntos

⁠Homenageio minha solidão, como a um velho amigo fiel, que me oferece sua mão.

Inserida por OSMANFREITAS

Quando clamei por ajuda, o eco foi o único som que ouvi; meu jeito ousado ou, por vezes, gentil e ingênuo, fez com que não notassem o desespero espelhado em meus olhos. Não desejo partir, mas às vezes, a falta de alternativas me faz considerar aquela porta que sei que não deveria abrir, pois sei que não há retorno.

Exploro todas as possibilidades, procuro escapes e tento fazer as pessoas ao meu redor me compreender, mas ainda assim me sinto encurralado, sem opção além daquela que evito. A sufocante sensação de ter que engolir constantemente situações e pessoas tóxicas para manter a paz me dilacera, até o ponto em que explodo sob o peso do desconforto. Nesses momentos, sou inundado por um sentimento de inutilidade, como se minha existência fosse apenas concordar e permanecer em silêncio, mesmo quando minhas convicções discordam da maioria.

Sinto-me ignorado e incompreendido, como se fosse a antagonista na vida das pessoas e na minha própria história.

Inserida por stefany_kerolaine

⁠Em plena madrugada, céu estrelado, abraçado a plenitude da solidão, num vazio esplêndido, o menestrel do Vale do Mucuri, com intensa inspiração poética transborda e exala sua essência com versos poéticos capazes de inundar o mais tenro coração com recheios de lirismo.

Inserida por JBP2023

⁠A solidão pode ser um bem, ou um mal, depende de como a encararmos, de como soubermos vive-la...
Sempre será um encontro com nossa alma...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A SOLIDÃO É UM ESTADO DE ESPÍRITO
Marcial Salaverry

Nos dias de hoje, muito se fala em solidão. Seja provocado por separações familiares, seja por pessoas que procuram se isolar para fazer apenas aquilo de que gostam.
Viver em solidão é viver só. Muito lógico, não? Mas alguém pode sentir-se só, em meio a uma multidão, se não houver um sentido de afinidade, assim como sentir-se em boa companhia sem ninguém ao lado. Isso pode parecer ilógico, mas tem muita lógica. É uma questão de ponto de vista, e de opção, e de algo chamado afinidade...
Diversas pessoas queixam-se da solidão. Contudo, conheço outras que simplesmente adoram viver sozinhas, e para entender esse paradoxo, tentei analisar o que representa o "estar só", tendo chegado a conclusões interessantes, e vamos procurar analisá-las.
Inicialmente, temos um conceito muito interessante de Erich Fromm (filósofo alemão), que diz:
"A capacidade de estar a sós, paradoxalmente, é a condição para se amar."
Na minha opinião, uma grande, uma enorme verdade, pois para que alguém possa conseguir viver só, tem que se amar, e tem que se amar muito, pois amando-se, tem condições de suportar a solidão, pois está na melhor companhia possível, que é a própria.
Ainda mais que todos nós sempre estamos na melhor de todas as companhias possíveis, ou por acaso alguém conhece uma companhia melhor do que a do nosso Amigão... Penso que não, e Ele sempre está presente ao nosso lado...
Sempre considerei a solidão um estado de espírito. Quantas vezes em meio a um monte de gente, nos sentimos inteiramente sós. Por exemplo, numa festa onde não encontramos pessoas "afínicas", nos sentimos deslocados. E incrivelmente isolados. Sentimo-nos a sós, com muita gente à nossa volta. Num caso desses, de que vale a presença de outras pessoas?
Muitos argumentam que precisam sentir presença humana ao lado. Seja quem for, querem ter gente por perto, reforçando assim, a tese de que solidão é um estado d'alma.
Considero mais interessante a companhia de um bom livro, de uma boa música, de um computador funcionando, do que de uma pessoa desinteressante, cuja conversa não é agradável, cuja presença não é "afínica", enfim.
Concordo plenamente que é importante ter alguém com quem compartilhar nosso espaço, nossas idéias, pois não temos vocação para eremitas (só os ermitões). Contudo, não pode e nem deve ser simplesmente uma "presença", deve ser uma presença que nos agrade, que nos traga algum prazer. Caso contrário, é melhor ficar só. Não sei se vocês conhecem, um provérbio novo que diz: Antes só do que mal acompanhado. (dizia a gazela para a leoa...).
Quando a solidão for irremediável, procurem exercitar o auto-amor, que é a melhor maneira que conheço de vivê-la. Não se lamentem por estar só. Aproveitem para fazer coisas que não poderiam fazer se tivessem alguém ao seu lado. Vejam as coisas por um prisma mais colorido. Por exemplo, se quiser ir a um cinema, é só sair e pronto, não precisa saber se mais alguém quer ir ao cinema também. É a sua vontade que impera. Não é uma vantagem, o fato de poder fazer o que lhe der na telha?
Se o problema é a falta de um papo, além de Internet existem muitos locais onde pode se encontrar papos descompromissados. Não chega a ser imprescindível alguém morando junto, só para ter uma companhia. Claro, se encontrar um "alguém" que preencha a solidão e os requisitos, e que possa ser "aquela" companhia que faz a alma sentir-se melhor, vale a pena encarar a encrenca, sim...
Por outro lado, existem pessoas que não reunem absolutamente condições de viver em companhia de ninguém. São pessoas egoístas e exclusivistas, que querem apenas que o mundo gire em torno de seu próprio umbigo. Não percebem que essa maneira de encarar a vida afugenta todos aqueles que podem lhe oferecer algo de bom.
Só conseguem atrair, ou companhias eventuais, ou então pessoas que tenham algum interesse, mas jamais por uma amizade sincera e desinteressada.
Essas pessoas sempre terminam sós, embora sempre estejam procurando companhia, só não percebem que precisam se modificar para que isso aconteça.
Bem crianças, ósculos e amplexos generalizados, e tenham UM LINDO DIA, na melhor companhia possível...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Eu preferiria morrer de amor, mesmo que fosse amando sozinho, do que sucumbir ao tédio, perdido no labirinto escuro e gélido do meu próprio coração vazio.

Inserida por erinaldosilva

Quanto mais observo da janela os outros usufruindo da alegria de viver, mais faz o abismo de tristeza e solidão crescer no meu peito.

Inserida por Sinistro121332

⁠Nada nunca foi certamente certo, o mundo é putrefato de ruim. Somos apenas alusões históricas querendo tudo do nosso jeito, e é isso." 

Inserida por xuxuzinhonordestino4

⁠Sou só um eu sozinho...

Inserida por Cristhian_Dodo

⁠Depois de viver num mundo de extremos, em ciclos intermináveis de violência e abusos, descobrimos uma profunda gratidão pelo silêncio e pela solidão.

Inserida por brunoescritor01

⁠Somos seres tão vulneráveis, e sofrer ainda pode não ser a garantia de evolução. Inventamos coisas arquitetônicas, fomos à lua e mesmo assim choramos por um amor perdido, nos magoamos com meras palavras e, mesmo cercado de um mundo de tecnologias e pessoas, conseguimos ser sozinhos.

Inserida por felipeasantos

Flagelo

Nascer sozinha no túmulo de uma rua fria.

sem colo, sem beijo, sem leite;

flácida, pálida e enrugada;

grata por ter um chão a quem lamber.

Sem pássaro no ar,

sem cão na terra,

nem ventre para voltar.

Nascer sozinha no fim da vida não dói, apenas cansa.

T

Inserida por TerezaDuzaiBrasil

⁠Como são delicadas
as chuvas de outono
e embora se faça
um grande mormaço
o sol já não está
mais tão ofuscante...
no vai e vem das ondas
o aroma de jasmim azuis
fazem meu pensamento viajar
para outras paragens
outras, planícies...
o mar sereno e calmo
molhando a solidão
desta minha tarde de domingo.
Um
distante
silêncio
me
persegue...
estou cansada de fugir.

Inserida por CarlaMarlova

⁠Rabisco 

A solidão chama 
Os poetas,
Para acender 
Uma chama,
Em sua cama,
Se levanta,
Para compor,
Seus traços,
Esse abraço,
Em seu regaço,
Me amasso 
Feito papel rabiscado.

Inserida por WatilasLopes

⁠No mar, calmo a passar 
 Apenas ele a me tranquilizar 
 Mas tão profundo, e lá eu estava 
não pude reter, confiei até demais aponto de meus olhos vendar.
 
 Por um tempo estive com eles, mas com rancor tiraram-me
 A solidão me cercou tendo apenas ele aquele amigo fiel
 Grande foi minha dificuldade, mas compreendi o meu lugar não era realmente alí
 Apenas naquele lugar, o meu fracasso era conversa em primeiro lugar.

 Muito pequeno, por muito tempo me senti
 Como um grupo flores, e eu, uma flor a nunca se desabrochar
 Estrela sem brilhar, era minha luz se apagar.

 Uma criança dentro de mim a gritar uma parte em que a dor estava sempre piorar.

 Era algo besta, mas percebi, estava acabando dentro de mim.
 E só descobri quando o problema não havia solução para mim.
 

Inserida por EuMk

⁠Ninguém é feliz em total liberdade, a não ser que ame a solidão.

Inserida por JessiVal

⁠Observar as árvores, quando se está só, é de fato, um pouco insuficiente, o sentimento gélido, que o clima traz, é de extrema intensidade, os espasmos em meus ossos, o ar frio, que invade o espaço do oxigênio, o instável desequilíbrio emocional que me incômoda. O som da solidão, silenciosamente tedioso, pinta as paredes, erguidas sobre as lembranças, apagadas pela neblina densa, que dança em meio as memórias, falhas, que sobrevivem em minha consciência, desorientada e enfraquecida. As palavras, mergulhando sobre o lago de lágrimas, não são capazes de emergir de volta a superfície, perdendo-se em meio aos fios melancólicos, que traçam os sonhos constantes, de cenários ilusórios, cruelmente distantes, afastados demais, da cinzenta realidade. 

Inserida por Vinagreete

⁠Tornou-se entediante, viver constantemente em fuga, a sensação de estar dançando com o desespero, pisando sobre os resquícios de minha sanidade, em uma eterna sincronia, com as melódicas batidas de meu coração. Os fantasmas, observando-me, o reflexo aparente sobre os olhos vazios, com um intenso brilho melancólico, é um espelho da alma, apagada e incompleta, que tenta descansar sobre meus ombros. A escassez de sonhos, a escassez de expectativa, a escassez de emoções, a escassez de esperança, é desgastante, a sútil e silenciosa, escassez de vida. O limite da dor, é infernal, sua despedida, é excruciante, o incômodo que sua ausência causa, é indescritível, me tornei incapaz de suportar a solidão, sem a sensação dolorosa, de estar só.

Inserida por Vinagreete

⁠O doce, porém, tão pecaminoso, gosto da tentação, apresenta-se como a sobremesa, da loucura, queimando intensamente, sobre minha língua, de forma amargamente, deliciosa, deixa evidente, sua intenção, de entregar-me, o possível, vício, do momentâneo sentimento de força, o veneno, me adormece em profunda calma. O saboroso prazer, em meio a ilusão, da insanidade, da distorcida realidade, regida sobre as nuvens, de sonhos tão distantes, afastados da racionalidade, que me tiram as cores em meio a realidade. A dimensão da irracionalidade, torna os cenários ilusórios, pintados sobre meus intensos desejos por descanso, em uma tentadora esperança, quase em colapso com a razão, em meio a melancolia, tão presente na realidade. O limite da perfeição, quase beirando a insanidade, o vislumbre do paraíso, ilumina minha visão, salvando minha alma, com seus poderosos feixes de luz, o sentimento de paz, avançando sobre meu espírito, é indescritível. Minha constante, e desgastante, fuga das garras, afiadas, da razão, a sensação desesperada de medo, de ser perseguido pela visão da sufocante realidade, que aperta dolorosamente meu peito, com a ansiedade agonizante, e ensurdecedor vazio, repleto do mais profundo, silêncio, que tortura minha consciência em eterna agonia. O sentimento libertador, de ser consumido pela loucura, queimando os pensamentos, corroídos pela razão, as vozes gritando incessantes em minha mente, atormentando e afugentando, a solidão, que costumava me envolver em um vazio excruciante, e o intenso incômodo, de dor. 

Inserida por Vinagreete