Tag poeta
É das estrelas por absurdo que seja que se vê a luz ver dos Quasares e do Adão e Eva.
É ver para além do tempo para além do passado, do presente e do futuro.É pressentir, sonhar é concretizar e muitas coisas neste sentido até são fantásticas como, a honra, o orgulho, o prestígio, a glória, a história, a fama de sermos uma lenda vida com garra na vida. É ver com lucidez o outro e ajudar e apoiar e saber escutar, Auscultá-lo, interpelá-lo. Nunca o ver sobranceiro. Mas antes na caminhada e na nossa efectível parceira, amante, amiga colorida ou até esposa.
Viver é finalmente e,
abrir e fechar a janela do tempo e abrir a janela da vida e da aventura e do amor e da felicidade.
PROSA ...
Não demore, venha já, velho estou
Há tanto para relembrar, o passado
Teu olhar no meu, ver o que restou
Apertar tuas mãos, ficar ao teu lado
Quero sonhar afagos do que passou
E não comunique que está ocupado
O amor foi tanto, ainda não acabou
Sorva, que só assim, pra ser amado
O tempo fugaz voou, e tal o alcance
A saudade, de nós, assim, suponho:
- pois, desta prosa ainda há traços...
Não se pode silenciar este romance
Ele decerto faz parte do doce sonho
Pressinto desejar-nos nos abraços!...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06/03/2021, 19’20” – Araguari, MG
AÇÃO DE GRAÇAS
Estimo a minha unção. Posso confiar,
Onde partilho com os entes queridos
Louvores e glórias dos anos já vividos.
E, na aprovação, rezemos algum pesar.
Brotam no peito, vivedouros, ungidos,
Bênçãos; assim, felizes, pomos a cantar,
Libertos do mal, e tão prontos pra amar.
Dádiva prometida aos olhos e ouvidos.
Amo cada um, irmão, plenitude celeste,
E tudo que nos cerca, ó Pai, o clamor.
Na posse, penso viver o que me reste:
— Paz e Bem! Sem na palavra ter rancor,
A virtude desejada, zelo que me deste,
Gratidão, Deus, perdão a este pecador!
De tudo que deixaste espalhado na memória eu digo assim meu anjo sem asas.
Amo-te e desejo-te no meu coração e querer-te, com toda a minha vida e forças.
Com a vontade de viver intensamente novamente para sentir o momento e apreciar as nossas vidas.
Onde a minha memória flui de toda a sensualidade da tua alma e coração puro e belo.
Na tua quando te tenho nos meus braços amor fico congelado como o monte evereste e a explodir como o Kilimanjaro.
E todo o meu desejo fica cheio de esperanças e loucuras e imaginações ardentes e apaixonantes.
Sensações que envolvem-me a alma de silêncios e de alegria.
Desejo as tuas mãos percorendo todo meu corpo, sua boca acariciando minha pele e eu acariciando o teu sorriso contagiante o teu corpo todo dentro do teu coração puro, todo meu e eu tdo teu!Comer devagar contigo ao pequeno almoço, almoço e jantar. Se arrumar ouvindo música com as estrelas por cima de nós meu anjo sem asas juntinhos aconchegados à beira mar ouvindo o som do silêncio e da natureza. Cantar.
Dançarmos sem cansar. Beijar com vontade e prazer de desfrutar a vida juntinho a ti. Abraçar apertado. Amar a noite inteira e o dia inteiro. Ler um livro juntinho a ti e dizer te o quanto és linda como o sol e charmosa como a lua e as estrelas. Copiar na agenda as frases mais lindas.
O músico consegue compor, dar ritmo e melodia ao que nunca viveu. O músico é o poeta que transcendeu!
O poeta mesmo quando não escreve em versos, deixa na suas linhas escritas um pouco de poesia, e não é a vida, ela própria uma poesia?
No dia da mulher meu amor eu te digo, tu és aquela mulher e duquesa que eu amo e admiro e me fascinas com a tua beleza interior e exterior.
A quem o tempo muito ensinou e te tornou a mulher que és meu amor.
Ensinou te a amar a vida
e não desistires da luta e da felicidade
recomeçares na derrota e venceres na vitória,
renunciares a palavras e sabedoria
e pensamentos positivos.
Acreditares nos valores humanos e nos teus valores e seres otimista. Mulher minha duquesa.
Feliz dia da mulher meu amor.
WWE CHAMPION
Ao vivo, desde a costa do golfo! Seja bem vindo.
Ao maior espetáculo do mundo! WrestleMania #felixmania Vamos lá! Esta é a noite em que enfrentamos os nossos inimigos. Vamos lá! Todos os títulos estão em jogo! Mantenham os olhos no prémio! Sou um monstro e guerreiro! Está na hora de fazer-vos acreditar! Ninguém é imbatível esta noite! Ouvi dizer que disseram que tínhamos medo do fogo. Pensa que só sabem é falar. Não nos interessa o que pensam.
Eu serei aquele que te fará caminhar na prancha.
Aquele que derrota o Kraken! Sou um monstro e guerreiro. E estou sempre ao ataque e fazendo crescendo o meu legado que é uma lenda. Vou pilhar tudo e acender o fósforo.
Sou um monstro e guerreiro!
Sou um monstro e guerreiro!
Está na hora de fazer-vos acreditar.
Ninguém é imbatível esta noite. Se tens o que é preciso, Agarra a tua oportunidade! Se queres, tu consegues! Ergue o punho! Pronto para o desafio e para a Glória! Ergue o punho! Pronto para o desafio e para a Glória!
O RELÓGIO...
Na solidão do aposento, moribundo
Na penumbra que, no vai e no vem
Range o tempo segundo a segundo
Neste silêncio, só penso em alguém
Instante que tilinta tão profundo
Fundo, que reverencia ninguém
Tem ou não tem, querer fecundo
Do meu amor, no qual quero bem!
E de ti, “Tic Tac” pulsa o coração
Tudo parece urdir contra mim
Na lira do velho relógio carrilhão
Indago: - infeliz é minha emoção?
O ponteiro circulando diz sim
E o pêndulo balançando diz não...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/03/2021, 14’18” – Araguari, MG
paráfrase Salomão Jorge
Um poeta
é acima de tudo
um Historiador.
Através de suas poesias
do mundo real e imaginário,
O poeta descobre as labaredas
do Universo!
o poeta pode enganar-se
ele é um Homem livre.
aprendeu a não ser vítima
daquilo por que sofre.
sabe que a dor é só um sinal
o acelerador da mudança
que só não vê, nela, esperança
quem desistiu de ser livre
todo o Homem será um poeta
sempre que lute pela liberdade.
e um dia, também eu serei livre
também eu poderei enganar-me
EMOÇÃO COM ASAS ...
Hei de versar, agora e para a frente
Venturas, não mais o poetar sofrido
Pois sempre aperto me tem trazido
Cada soneto, penoso e descontente
Toda a felicidade traz na semente
Ilusão, qual forma for. Tão valido!
Cheio de motivo e variado sentido
Basta ter olhar no olhar da gente
Todo o acaso tem aquela tenção
Aquele coração aflitivo, travesso
Mas cheio de afeto e de sensação
Vale uma razão ardendo em brasas
Esperança, desejos, assim confesso:
- Como é bom a emoção com asas! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/03/2021, 08’18” – Araguari, MG
Que raízes são essas que se arraigam, que ramos se esgalham em
um feixe de imagens fraturadas e amadas, batidas pelo sol,
E as árvores vivas que te abrigam,
Que te consola o canto dos grilos,
E o rumor de água a latejar na pedra seca e adoçar-te. Apenas,
uma sombra medra sob esta rocha escarlate e cintilante.
(Chega-te à sombra desta rocha escarlate),
E vou mostrar-te algo distinto meu anjo meu poeta.
De tua sombra a caminhar atrás de ti quando amanhece e acordamos. Ou de tua sombra vespertina ao teu encontro se elevando e me amando; Vou revelar-te o que é o amor e a felicidade num punhado de pó.
Certo de que uma nova aurora nos enche de amor e energia pura.
Fará auspicioso amanhã. Aí se fará.
Podemos ter defeitos, viver ansiosos e ficar irritados algumas vezes, mas não esqueçamos de que a nossa vida é a maior empresa do mundo é o nosso fruto proibido. E que podemos evitar que ela vá à falência mas sim termos honra, orgulho, criar a nossa própria história, termos prestígio e glória e continuar a fazer a nossa lenda viva crescer e expandir pelo mundo e universo fora e assim a lenda continua.
Ser feliz é reconhecer-mos que vale a pena viver-mos apesar de todos os desafios e complicações e incompreensões e períodos de crise.
A minha história a crescer e se expandir.
Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade nós somos a felicidade e somos a vida.
A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que tu tens e sê feliz.
Até o próximo verão, outono, inverno, até que tu estejas aposentado, até que a sua música toque, até que tu tenhas terminado o teu drink, até que tu estejas sóbrio de novo, até que tu morras, e decidas que não há hora melhor para seres feliz do que agora mesmo...
Lembra-te : Felicidade é uma viagem, não um destino. Porque tu é que fazes o teu destino.
A ALMA DA SAUDADE ...
A alma da saudade é misto de rudeza
De ausência, do vão, pesar e agonia
Tal uma sensação cheia de surpresa
Lágrima, suspiros na presença vazia
Ao reviver, sofrimento, que tristeza!
Uma dor no peito em pranto desfia
E nos sentimentos aquela tal frieza
Que range, inquieta de noite de dia
No silêncio a saudade soluça tanto
Que imagino ser da tristura o canto
Ou, será a solidão sendo um bardo?
Mas, no tempo passa, que contraste!
Sem que nada da lembrança o afaste
A alma da saudade, por certo é fardo!...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/03/2021, 17’34” – Araguari, MG
Ventando
Ventando por todos os dias
Desde o nascer da Vida.
Fechando e abrindo os olhos.
Uns ventam alegrias,
Outros ventam tristezas,
Uns ventam ironias.
Outros hipocrisias.
Mas são tudo vento.
Uns usam a voz.
Outros amplificadores.
Uns usam símbolos.
Outros computadores.
Som, escritas, símbolos.
É um modo de ventar.
O que seria importante.
Vento inconstante , que nasce lá.
Do começo do ser.
E ganha a carne.
Que ganha movimento carregando o corpo.
E tentando carregar outros corpos.
Mas ninguém sabem de esse vento vem.
E para onde ele vai.
Dos elementos. Ele é que infunde Vida.
No condomínio de carnes e ideias.
Tudo é vento.
E; invento das ideias para a carne.
Carne, que segue ventando,
Naquilo ; que sonha ser o tempo.
Engano. É carne se desmanchando todos os dias.
Ao desejar do vento. Que ventania.
E ventando. A criatura segue seu caminho.
Sem saber aonde esse vento principia.
Marcos fereS
SE NÃO FORES...
O alvor com teu perfume acorda o dia
Doce, dócil, grata e prazerosa riqueza
Sedutora, fascinante e criativa poesia
E me deixa todo tomado de gentileza
És meu amor maior, plena harmonia
Aquele despertar com toda nobreza
Tinha beijos, olhares, tinha, fantasia
Em meus braços toda aquela certeza
No delírio nervoso dos sentimentos
A ti ofereço, e não são só momentos
Muito mais, são balsamos de amores
Flores, pra ornar a nossa sensação
Nos olhares nascerão mais emoção
E serei teu poeta... SE NÃO FORES! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
10/03/2021, 05’34” – Araguari, MG
Um mistério que não me deixa calar.
Aos incrédulos de plantão.
Um Deus imortal se transforma em humano...
Para como humano sofrer, morrer e o humano salvar e imortalizar.
Só mesmo Deus!!!
E seu incondicional amor por nós.
O poeta aventureiro viajou por toda a Europa e conheceu todas as personagens relevantes da sua época e figuras Importantes e mediáticas que todos admiravam a forma como ele vivia a sua vida. Era um homem honrado e leal, especial e famoso e poderoso, por sua vez, característico do Iluminismo do século XVIII, aventureiro e Feliz á sua maneira, é recordado sobretudo pelas suas inumeráveis histórias galantes e fascinantes viagens pela Europa fora.
E que escreveu dois livros que foram comprados e lido por milhões de pessoas em todo o mundo, e que deixou inúmeros poemas de amor e da vida, que simplesmente deixava homens e mulheres fascinados e apaixonados pela sua poesia amorosa.
O poeta das poesias.
No mar ondulado em que vivi,
Foi um sertão pantaneiro de coração fértil e bem regado,
Ali nasceu uma família,
Que viviam do seu suor derramado,
Naquele tempo,
Veio em minha imaginação,
E tentei fazer uma canção dedicada,
Buscando em meu mundo de sonhos,
Em uma época cheia de realidades,
As estradas eram turvas,
Mas meu olhar sempre estava aguçado,
No Teatro da vida,
Ainda me lembro,
Nada era e nunca foi premeditado,
Tudo foi ao vivo,
Naquele cenário lindo , alegre e inusitado,
As estrelas guias iam sorrindo,
Pareciam que iam dizendo,
Do seu jeito sereno como garoa fina caindo,
E ao mesmo tempo,
Como um nevoeiro fechado,
Aqueles sorrisos lindos de outrora,
Era de mamãe e papai,
Irmãs ,titias(os) e primos(as) e outras senhoras
Chamado por um destino,
Deixei tudo e fui embora,
Inspirado em minha própria criação,
Fui vivendo e atropelando,
Balançando e caindo,
E levantando quase toda hora,
Sem álcool e sem tequilas,
Em pouco tempo fui aprendendo,
Ser inspirador por dedicação,
Um mero rimador indexado,
Avante em minhas escritas,
Um tropeiro nessa longa estrada,
Varei campos e fazendas,
E vicinais nessa jornada,
Deus sempre em primeiro lugar,
A chinela chiava que até quebrava,
Escolhendo palavras em um alfabeto desconhecido,
Fazia levantar poeiras debaixo de chuvaradas,
Inspirações faceiras,
Heranças de uma infância,
Que trago comigo desde o ventre que nasci,
A luta é batuta,
E o meu coracao é aquebratado,
Sou da terra e sou do ar,
Sou do Mar e desse imenso Sol sagrado,
Não sou indigente,
Sou humano e sou gente,
Que também erra e comete pecados,
Sou do poema,
Sou dessa confraria,
Sou de Deus e sou da lua,
Sou uma vida que está a deriva,
Sou eu mesmo em minha imaginação,
Que inspira no lindo Azul do céu,
Porque foi esse que me deu,
Esse dom de ser,
O poeta das poesias....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
SE A SAUDADE FALASSE...
Talvez, já não mais te lembres, certo dia
Vi tu solidão, recordando ardentemente
Aquela minha sensação tão confidente
Nos momentos outrora de total alegria
No amor. Eu vaidoso, assim, me sentia
Comovido, sincero, simples e inocente
Que por certo do fado o bom presente
No sentimento a emoção, no ter, fazia
Então, silenciosamente num devaneio
Olhei o horizonte de lembrança cheio
Suspirei, comovi, ao notar tudo fugace
Tudo passa, num piscar de olhos, fato!
Deixe tudo andar, não seja um ingrato
- Ah martírio, se essa saudade falasse!...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
12/03/2021, 05’49” – Araguari, MG
AMOR ...
O revirar de calafrio no pensamento
Em tudo que se sente, se transfigura
Que nos invade no limite da ternura
Nos delírios, amor, privado portento
Aos desvarios, o gostoso juramento
Olhares: - felicidade ou desventura
Que perfura, eleva, anseia e tortura
Um afeto dum agridoce nascimento
Contentamento, há, assim consiste
Em um prazer satisfeito que insiste
Alegre ou triste, existe a satisfação
Perde ou ganha, sempre numa boa
Um suspiro, o sonho, aquela pessoa
Que demuda a fascinante sensação! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
13/03/2021, 05’01” – Araguari, MG
Ilógico
Minha querida menina
Ilógico seria
Ser assim, lógica, a poesia.
E não óbvio talvez
Como não se supõe ser
O poeta é louco, e....
Logicamente consente
O que não sente...
E o que sente, desmente
Insistente...
Das suas vidas, contadas no papel
Seu único real confidente.
