Tag poeta
O poeta é inventor
Um poema é ilusão
Expressão de sentimento
Mera imaginação
Distante da realidade
Pura criatividade
Ninguém fala em verso, não
Eu escrevo pra esquecer,
E a vida ignorar,
Só de ilusão viver,
O real esfumaçar!
Num mundo de ficção,
Eu vivo dizendo não
Ao mal pra não se chegar!
NÃO ERA AMOR...
Não era amor aquele amor da gente
Que me fazia achar que era profundo
E que causava sentimento diferente
Tal como se fosse o maior do mundo
Era, então, talvez, amor vagabundo
Breve, em que se sente indiferente
Ligeiro, daqueles de um só segundo
Surgido no olhar, assim, de repente
Creio, que calou no peito sem freio
E que de toda aquela paixão, veio
No anseio e se perdeu, e ali finda!
Ah! Loucura que o destino brota
Rescaldado o coração não esgota
Em palpitar que não amei ainda!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
26/02/2021, 10’49” – Triângulo Mineiro
paráfrase Paulo Fender
Aniversário
No dia do aniversário
Com o passar dos anos
Pensa-se estar solitário
Então, a vida, frusta seus planos
Com beijos, palavras em cortejos e abraços
Tirando este dia do cotidiano
Reatando o viço dos laços
Para nos fazer soberanos
Unindo a felicidade em pedaços
Num todo, nos fazendo vários
Numa corrente de amor e regaço
De lembranças e gestos solidários
Nesta mais uma comemoração
Da vida, de um novo itinerário
De afago e olhares do coração
Em coro desejando Feliz Aniversário!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Fevereiro, 27 – 2016 - Cerrado goiano
Becco do Cotovelo - Sobral!
O Becco é dos poetas, dos jornaleiros, dos amantes de um bom café matinal do Sr. Luiz Torquato e do Sr. Prefeito do Becco - Expedito e Dona Lourdinha. Dos livreiros. Dos pedintes e transeuntes que perambulam por lá.
Dos turistas que visitam nossa terra.
Becco do Cotovelo - Nossa Rua do Ouvidor em Sobral!
Ah! Beco querido que transborda vida, paixão pelos sobralenses. Do salutar e poemas de poetas e escritores da terra. Das palavras e promessas de nossos representantes.
Becco do Cotovelo Silenciou!
Cala-te Becco por um instante, sem murmúrio e sem lamento, mesmo por um tempo, mas, já tornarás o que é e sempre serás.
Meu coração bate forte por tua vivacidade...
AMOROSAMENTE...
Sempre se há de ter arrimo no amor
E se há de encontrar graça e alegria
Cada dia, no encargo de um amador
No afeto, ternura, fantasia e poesia
No fado há inspiração na companhia
Poética para aquele que manda flor
Onde pode extasiar-se, e ter tutoria
Da paixão, do sonho cheio de sabor
Há pelo querer ter e ser, a gentileza
Nas quimeras em prosa, na proeza
Do olhar, pretendido de esperança
E há de sempre existir sentimento
Para quem souber ter sacramento
Na partilha, onde se há confiança!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
02/03/2021, 09’31” – Araguari, MG
Não nego que sou poeta
Nenhum instante da vida,
Que escrever é minha meta
Com minh’alma destemida,
Com puros versos de asceta
Louvando a Deus sem medida,
A minha musa dileta
E minha terra querida!
O AMIGO ...
Amigo, eu só percebo esse que nasce
Sem a gente infligir, os com gratidão
Os que se nota na expressão da face
Que adentra e amplifica no coração
Amigo, eu só percebo em um enlace
De alma com alma, turvo de emoção
Onde o afeto com outro afeto passe
A viver em regular e amigável união
Amigo, eu só tenho os de oferta cheia
Dando flor e frutos no que se semeia
Nos passos dados na mesma estrada
Amigo que é certo, mantém presença
Crença no vínculo, afinal, recompensa
Está no arrimo, laço, aba, mais nada! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Março, 04 de 2021, 09’27” – Araguari, MG
Olho para o dia em que comecei a falar contigo Duquesa de Portugal e descobrimos que beijar uma flor rara e especial do jardim de jasmin é um prazer e um privilégio de poder viver e sentir e apreciar a tua beleza interior e exterior.
Tu não só mexes com o mundo como moves mundos e montanhas eu como pessoa penso e admiro a tua essência e pureza.
Um dia nós percebemos que as mulheres especiais têm instinto caçador inigualável de fazer o mundo sorrir de alegria e felicidade.
Um dia descobrimos que te apaixonares pela vida é inevitável.
Um dia percebemos que o comum não nos atrai mas sim a pureza e a essência pura...
Nunca desistir - Amor próprio
Quem é puro e especial sempre será feliz á sua maneira, pessoas puras e únicas são pessoas com amor próprio, vivem e desfrutem da beleza da vida.
Se te elogiam e te admiram, trabalha mais no duro e vive na vida com garra na vida.
Se te criticam por inveja e ciúmes trabalha mais no duro ainda e vive na vida com garra na vida e simplesmente sorri para o mundo e o mundo sorrindo para ti..
O mundo já foi dos poetas e filósofos
Amei-te e por te amar pensei e olhei para o universo, e disse, és linda, és gostosa, és maravilhoso, és única e especial do jardim de jasmin és uma deusa grega que deixa qualquer poeta e filósofo louco por ti e desejo ardente e apaixonado.
Só a ti eu não via eu queri
Eras o céu e o mar e eu o oceano radiante por ti.
Eras a noite e o dia e eu o sol e a lua te chamando
Só quando te perdi
É que eu te conheci e disse és um anjo sem asas.
Quando te tinha diante
Do meu olhar submerso eu dizia que deusa grega que és flor rara e especial do jardim de jasmin.
Fosforesce a lua sobre as águas certas do amor, amizade e da pureza.
Andam dias, semanas, anos iguais a perseguir-se até que dois corações unificados num só.
Às vezes uma vela. Altas, altas, estrelas pelas galáxias e do universo.
Ou a cruz do amor de um barco.
Só.
Às vezes amanheço, e minha alma está úmida de excitação e amor e alegria e aventura.
Estou a admirar te ainda entre estas frias e calorosas planícies e montanhas de vila franca de xira e de Portugal.
Já me creio esquecido como estas âncoras e te pego e abraço e beijo te.
A lua faz girar sua arruela de sonho até os grilos e corujas cantam de alegria só de te ver todos os dias e noites.
Olham-me com os teus olhos as estrelas maiores.
PECULIAR ...
Se eu suportasse, ah! se eu pudesse
Banir-te totalmente do pensamento
Deixar-te na exortação de uma prece
Na tranquilidade dum esquecimento
Talvez, assim, então, a paz eu tivesse
Suspirando fora deste meu tormento
Mas, nenhum amor assim se esquece
E se desbota do audaz encantamento
E, se ainda no peito arde e tem prosa
O amor, que um dia, te deu uma rosa
Nada diga, pois, dele tudo faz lembrar
E eu, que vivo com este amor visceral
Na sensação, afinal, sempre é especial
Cada qual. E este me foi mais peculiar! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04/03/2021, 14’44” – Araguari, MG
Homens poetas sarados são incríveis. Homens aventureiros galanteadores são inesquecíveis. Homens românticos são imbatíveis.
Meu coração é do tamanho do universo.
Posso comparar meu coração com o tamanho de uma galáxia.
E se posso, qual tamanho escolheria? O tamanho do amor e da felicidade.
Seria uma casinha simples nos montes com esplendor da lua e das estrelas a iluminar as minhas noites, ou uma mansão luxuosa nos alpes suíços para poder ver melhor o universo.
A vida de uma pessoa pode ser uma comédia e uma loucura, uma aventura ou uma história de superação e de glória, sucesso e amor eterno. Mas pode ser também um drama e suspense ou uma tragédia ou a monotonia da não mudança pelo mundo fora.
Porque todos nós meu amor temos tudo isso em nossas vidas. Eu por exemplo eu a lenda o famoso poeta portugues e espanhol com as suas enumeras conquistas, glória e aventuras fascinantes pela Europa fora que até os deuses e os aliens pelo o universo fora se fascinam com a lenda do famoso poeta. O que muda é como editamos as nossas vidas, em quais experiências mantemos o foco e motivação e sobre o que falamos e escrevemos.
VERSO ...
Instante vazio. Um silêncio carrancudo
E a inquietação ativada no sentimento
Tudo é parado, nem mesmo o vento
Cochicha na mansidão, está tão mudo
Eu fico a versar, em um rogo agudo
Vejo, solitário, o vão do pensamento
Que em tal momento é tão sedento
Tão inútil e, que no engano me rudo
Ó divindade desta razão tão bonita
Que dá relevo ao agrado e, acredita
Na consolação das solidões tortas
Cede-me a poética e distinta calma
Para que, no soneto traga pra alma
Fôlego, e não quietas horas mortas...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06/03/2021, 10’10” – Triângulo Mineiro
Pus o meu sonho num navio e comprei o navio do amor e da felicidade e aventura.
E o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos e disse, vamos minha deusa grega, vamos percorrer os oceanos da terra.
Para o meu sonho se tornar realidade. Nós navegamos pela Europa Fora pelas nossas aventuras e desejos ardentes e apaixonantes pela vida.
Minhas mãos ainda estão molhadas de tanta pureza e alegria e excitação por ti, do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre de meus dedos eles ficam inchados de tanta pureza e alegria e excitação por ti.
Colore as areias desertas que ele cresce dentro de ti.
Eu vou fazer isso em qualquer lugar. Porque é a minha cidade velhinha.
Cabe a ti, Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira cheirosa.
Vila Franca de Xira aventureira.
E ainda me lembro quando nos deitavamos no campo nas lezirias e a beber um vinho e festejar-mos e desfrutarmos dos sabores Ribatejanos com as estrelas por cima de nós.
E quando fazíamos festas nas grutas do monte gordo e povos nos tempos antigos, e eramos felizes e caminhávamos pelas colinas de vila franca de xira.
