Tag poeta

5351 - 5375 do total de 9916 com a tag poeta

⁠SONETO DO PERDÃO

O teu não, vergasta a minha fé
Dá-me o perdão como veredito
És a quimera de que necessito
Refreai-me da cilada do mundé
Do coração, o dito não é escrito
O teu fascínio embarga-me até
Eu sou só pra ti e ti pra mim, é
Vou além. Tu me levas ao infinito

E nesta de alma perdida, sofrida
Rasga-me o peito a tua partida
Se, só queria alegria e não dor
Então, aqui na sobra repartida
Lágrimas da saudade escorrida
Murcham com mágoas, o amor!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Abril de 2017 - cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

⁠“Delictum”

No princípio era o homem nu, descansado
O mundo em consoante soberana sinfonia
Sem rudeza, tristura ou quesito desafinado
O céu em perfeita e tão melodiosa poesia
Então veio a presença de amor enamorado
Tudo era luz, e assim, todo o prazer sentia
E no fulgor do sol se tinha o agrado ao lado
E o clarão do luar deu asas à doce fantasia

Deus tudo criou em seis dias, e repousou
Santificou este dia e seguiu no tom maior
O espinho, a flor, a terra, fogo, ar... gerou
E o homem em tentação, coiso, indeciso
Pecou... transgredindo o Verbo Criador...
Perdendo no delito o destinado Paraíso!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
08 abril, 2023, 20’12” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Um dia fui Lirio no seu campo, hoje sou apenas galhos secos.

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Tudo tive nesta vida

Vida de ilusão, onde tudo termina na terra, mais precisamente embaixo do chão!
Tudo tive que me desse prazer… Nunca o dinheiro foi o que eu queria como prioridade merecer!
Tanto que muitas vezes nem cheguei a receber.
Tive casas; tive carros; tive mulheres; tive empresas;
tive prêmio de loteria; tive empregados a me servir;
Tive patroa e patrão, nunca ganhei nada de graça, tudo foi conquistado com o suor de meu rosto e os calos de minha mão.
Mas, não me apeguei a nada disso,
pois era só para usar enquanto satisfazia meu coração,
tive momentos em que por falta de apego deixei escapar pelas mãos,
não choro o leite derramado, pois me fez feliz enquanto estava bom!
Os maiores prazeres que tive, foi ver realizado um projeto a mim confiado,
 com dedicação e amor fiz tendo em mente que o resultado de um trabalho bem feito,
deixaria o outro em paz e eu descansando satisfeito.
Tive amigos de montão, claro que nos momentos em que tudo estava bom, nos momentos de dificuldades contei alguns nos dedos da mão.
Tive oportunidade de plantar um pé de manga, um de goiaba e um de mamão, fazer dois filhos e escrever vários livros que agradaram meu coração.
Nada levarei daqui, a não ser o amor que plantei nos corações, e nas obras que fiz com minhas mãos,
 espiritual e físico, mas de coração.
Deixarei marcas que nunca se apagarão.
JC Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Zé ninguém

Zé sempre quis ser alguém, mas ninguém percebia sua presença nem perto nem mais além.
O que Zé não sabia, é que não se torna alguém somente sendo ninguém.
Mas como deixar de ser ninguém sem se esforçar para ser alguém, será que comprando um título pode-se ser alguém, ou precisa deixar de ser ninguém para que percebam que você é alguém.
Zé indignado ficava a pensar, o que fazer para começarem a notar que ninguém deixa de ser ninguém, só porque assim começou a pensar.
Ah Zé, que fazer para te ajudar, quem sabe muito estudar! Quem sabe na loteria ganhar! Quem sabe a mais linda moça namorar!
Quem sabe um escritor se tornar!
Sim, um escritor vou me tornar e um bestseller lançar e famoso ficar e assim alguém me tornar!
Darei autógrafos e todos vão querer comigo conversar, meus amigos com orgulho vão falar, Zé ninguem se tornou alguém depois de um livro lançar!
Todos terão orgulho de ter conhecido Zé ninguém vendo-o alguém se tornar.
Seu nome para a posteridade vai fixar, nas tábuas da vida para todos de Zé se lembrar!
Com prazer seus familiares vão se orgulhar quando todos apontarem, la vai a família do grande Zé que se tornou alguém depois de muito escrever, e um best seller lançar!
Zé sempre foi alguém, só não dizia isso pra ninguém.
JC Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Amigo de verdade

Tributo ao Bingo antecessor
Tive um que me deixou em um momento de descompreenção de um ato impensado.
Chamei sua atenção quando ele já estava magoado.
Uma palavra mal colocada ou um ato fora de seu tempo mata mais rápido que um tiro de momento.
Virou-se e se foi, procurei-o por toda parte e jamais o encontrei, deixou meu coração em pedaços e minha consciência pesada e até hoje não consegui completar seu espaço esvaziado por nada.
Era um amigo que compartilhava a vida comigo,
me ouvia e não opinava, não me exigia nada, somente meu amor,
se mostrava participante de minhas dores e alegrias,
era educado e carinhoso,
e sempre tinha para comigo muito amor.
Sabe aquele tipo que deixa o outro se satisfazer para só então satisfazer a si,
assim ele fazia aqui no quintal com os outros cães,
doava carinho esperando receber carinho,
não tem nenhum outro interesse a não ser te fazer feliz.
Sua ausência me faz sofrer diariamente, mas Deus na sua sabedoria,
me enviou outro igual exatamente em personalidade e apego, mesmo que em aparência, seja completamente diferente.
Hoje é meu parceiro diário, BINGO era como se chamava o antecessor
e agora é como se chama este também, sua postura e comportamento traz à mente o Bingo carinhoso e educado de antigamente.
Parceiro sincero de todas as horas, hoje faço por este o que não fiz pelo seu antecessor,
gostaria de ter os dois aqui comigo, pois receberia amor em dobro e daria amor aos dois igualmente,
mas isso não é possível, infelizmente.
Como pode um animal nos fazer mais feliz que muita gente.
JC Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Pai pra toda obra

Palavra que representa muito mais do que no sistema foi implantado,
palavra que foi criada lá no início, pelo pai de toda criação, palavra que representa a força de uma nação,
ser pai não é qualquer coisa não!
O Pai de verdade assume seu paternado protegendo sua criação,
não passando a mão pela cabeça, mas segurando em sua mão,
desviando-o dos caminhos tortuosos, ensinando o caminho da retidão.
Pai; quão difícil realmente é ser, pai que sem violência, ensina sem bater,
mostra para o filho que ele é capaz, só necessitando de não se importar com o que ficou pra trás, e sim que o futuro lhe apraz.
Pãe, maior que pai, assume sua cria quando não lhe resta nada mais,
assume o papel de mãe, para que sua cria não sofra demais, aprende as prendas domésticas para dar uma educação para os seus que foram deixados para trás.
Não permite julgamentos, pois não sabem o que lhes esperam no futuro, só porque o elo foi quebrado lá atrás.
Pai; que todos saibam o que Deus, o Criador de todas as coisas pensou quando ao criar o homem,
desejou um mundo de paz, onde todos assumem sua posição e o trabalho da criação continuou na direção de um pai terreno, feito de carne mas no peito o coração orientado pelo Espírito eterno do Criador.
Pai que de tanto amor, se fez carne e no mundo em forma de filho nasceu para mostrar em louvor o amor de um pai de grande valor.
Ser pai não é qualquer coisa não!
JC Gomes

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Apenas uma poesia

Não tenhas receio, leia
É apenas uma poesia
E não uma teia...
De enganos, porfia
Aqui tem viço
Nas rimas, melodia
Compromisso
De encanto, valia
Pode levá-lo, isso!
Ora-lo na sua solidão
Pois, ele é inteiriço
Aos olhos do coração
Aqui se fala de amor
Trás a certeza da paixão
E, nestas rimas sem dor
Terás prazer e emoção
Na certeza de ter alegria
Memorize está inspiração
De afeto, é só uma poesia
De paz e bem, em oração...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Abril de 2016 - cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

⁠REDENÇÃO

Depois que passou, só depois, desta dita fadada
Notei que a sensação e o quesito não têm preço
O melhor agrado, aquela leve emoção encantada
Brota n’alma, se há sentimento igual, desconheço
Aquele gesto manso e casto, ao silêncio confesso
O repouso, a calma, aquele sossego e mais nada
Tudo é poesia, cuja a poética é singular endereço
Hoje vejo quão a intensão não é mais enamorada

Depois que passou e, só depois, desta redenção
Me tive novamente vivente, cercado de aventura
É que o pensamento tem satisfação na libertação
Dei-te o meu eu, com intensão, o exato, e forjavas
Condição que não sentia. Uma desafinada mistura
Pois, nesta gorjeta rala, as tuas restas me davas! ...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Abril 2023, 11, 10’23” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠amor----
"sonhei com você,
com o filho que vamos ter,
com a vida que eu quero viver.
para te protege.

largaria tudo.
viveria, morreria pra te ter.
amor incosequente, rebelde e jovem.
des, dos nove eu te queria.

você foi um anjo na minha vida.
por você trinta kilometros andaria."

Inserida por williamvinicius2

⁠morte-----
"da morte tenho medo.
então não me leve.
vamos fazer uma sopa ferve?
pois, eu não quero sofrer.

não me leve anjo.
nem com varios arcanjos.
nem no melhor lugar.
não quero abandonar

nem sonhando.
não quero sonhar se for morre.
não quero te deixa amor.
mas eles querem me levar."

Inserida por williamvinicius2

⁠saudade-----
"a saudade que me mata no peito
deixa-me só, faz minha alma sofrer
fica mais perto
se não vou morrer

que dor.
fica comigo, fica comigo amor.
você fez o fator.
o fator que leveu a horror.

horror de te perde ò amor.
não quero te perde.

ò saudade.
saudade que me mata por dentro."

Inserida por williamvinicius2


solidão----
"só na noite mais vivida.
um homem descobre a solidão.
um pouco de emoção.
nessa vida,
nada de graça vem.

tudo passa.
nada contem.
a noite faz a solidão.
a vida é só uma pressa,

um sopro.
a solidão é conhecimento.
a solidão é um manto,
que pessoas usam para esqueçer.
e poder crescer."

Inserida por williamvinicius2

⁠mundo----
"mundo que nasce da terra.
não tem nada á espera.
mundo lindo, mas podre.
se humano não fosse tudo.

a beleza do mundo.
teria sentido.
destruirmos nossos lar.
culpamos quem nunca ouviu-se falar.

deus é culpado pela criação?
ou nos pela corrupção.
ò mas que mundo triste.
nada muda o olhar de um crente."

Inserida por williamvinicius2

⁠ser/existência----
"minha existencia, meu ser.
tudo que sou e tudo que poderia ser.
não controlo meu ego nem minha angustia.

não ando sob águas nem multiplico pão.
sou um ser que não existia.
pois, surgi da terra como meus irmãos.

vende meu sentido por pecados.
mudo meu legado de filho por prazer.
falho diate de todos.

falho a ser.
falho a existir.
meu proposito era adorar, mas fui desistir."

Inserida por williamvinicius2

⁠alma----
"minha alma diz.
'vamos!'.
minha alma responde.
'pra onde?'.

alma faz quem somos.
mesmo sendo um alarde.
o alarde responder.
responder nessecidade do ser.

a alma fala e grita.
até alquém poder escuta.
alma é vontade.
alma é poder."

Inserida por williamvinicius2

⁠sonho----
"sonhar não é errado,
é um fardo.
brincar de poder voar é interesante,
mas não poder é exaustante.

viver em um sonho está certo?,
mas acreditar que vive em um é errado?
acreditar em um conto.
brincar de poder voar quando apenas deuses podem?

não posso sonhar, apenas se for um deus, isso me desdém.
um humano só pode voar com trabalho ardo.
eu não sou um feroz trabalhador.
eu sou um nobre sonhador."

Inserida por williamvinicius2

⁠amigos---
"amigo pra toda obra.
em lugares que eu nunca estive.
amigo para vida inteira.

brincar de tudo enquanto vive.
amigo para sonhar, brincar, odiar e amar.
amigos pra fingir ser amigo.

rosto humilde e a face de um meigo.
entro no coração de cada um.
amigos para me ajudar a ser amigo.
um de nos, nos de um."

Inserida por williamvinicius2

⁠vida----
"a vida é um sonho,
quadros brancos.
pintar de cores.

no fim somo todos pintores.
nos nossos quadros vividos.
quadro basicos de cores simples."

Inserida por williamvinicius2

⁠A fórmula do poeta é a solidão.
A fórmula da poesia é o coração. 
 A fórmula da conquista e a dedicação.
Dedicou-se essas palavras do fundo do coração. 

Inserida por LAPYERRE

⁠"O poeta faz e versa poesia...o poeta da vida faz e versa da vida uma poesia."

Inserida por Afonsocelsopucci

⁠Dê um ponto final em quem ilude à sua vida.

Inserida por EscritorErickpereira

⁠Amor

Sofremos! Se de amor for, que seja!
Viver no coração amado de paixão
Quero no afeto estar sem peleja:
- choro, riso, que venha emoção.
Que assim, então, sejamos vigor
Amemos! Na mais doce razão
E no suave desejo, ofertar: - flor
Olhar com beijos, e satisfação...
Pois, o que vale é ser amador
E, no elevo da sede absoluta
Quero afago, quero o dispor
Onde a alma fique na escuta
Com seus suspiros e o ardor
De cada um deste momento
Quero,
- morrer nos braços do amor!

© Luciano Spagnol -poeta do cerrado
17 de julho de 2020, Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

Ser e Amar
Difícil para um poeta não pensar no amor,
Impossível sobre esse dom não escrever,
Num misto de alegria, tristeza, saudade e dor,
As palavras surgem nas linhas com muito prazer.
Por vezes revela por completo o seu autor,
Alguns são só viagens de um sonhador,
Por vezes viram melodias na arte de um trovador,
Poesia, ô poesia não me abandone por favor.
Que cantem minhas palavras, que recitem para multidão,
Que encontre amor nas poucas linhas que ouso poetizar,
Que a poesia não se silencie, pois é alegria para o coração.
Que aumente o brilho no olhar e que entendam que é bom amar.⁠

Inserida por bimquintino

⁠PASSOS SOBRE ESPAÇO 
( Poética Nilo Deyson )

Não, Não sou eu quem escrevo. 
Eu sou a tela oculta da mão que 
colora alguém em mim.
O meu princípio floresceu em fim.

Que importa a congruência da alma que
vela como os sonhados pálidos de cetim?
Disperso... Minha alma é um arco tendo ao fundo o mar, no horizonte um outro universo. 

O que faz de mim ser o que sou é gostar de ir por onde ninguém for, abrindo as asas sobre renovar, a erma sombra do vôo começando pestaneja no campo abandonado...

Narrai-me à sombra e não me ache sentido algum, hoje sei-me o deserto onde Deus teve outrora, houve planícies de céu baixo e neve nalguma cousa da alma do que é meu.
Sou do meu universo e meu universo é meu...

Nilo Deyson Monteiro Pessanha