Tag poeta
Você me acha safado? Me acha um sujeito déspota? Pervertido? Engraçado, livre, mente aberta? Me acha um cara sacana? Parabéns, você conhece o melhor de mim haha
A vida continua a pulsar, o mundo, as coisas, o tempo, tudo continua a mover-se como antes.
Essa pulsão chamada "vida" é a nossa mais absoluta motivação de existência. E isso não pode parar. O que muda talvez (por necessidade ou por acomodação) são as nossas rotinas. E isso, às vezes, é inevitável. Mas mofar, entrar num processo de decomposição, isso nunca!
*texto exclusivo a página @eusoumesmofoda
O BEIJO (soneto)
Adoça-se-lhe os lábios, num afago preciso
E adelgaça-se o olhar em magia verdadeira
De amor, do meu amor, em aflante sorriso
Como para lambear a satisfação por inteira
Esvoaça-lhe o perfume pelo ar num paraíso
De prazer, de amparo, aquecidos na lareira
Do coração, desviando da alma o sério juízo
E alucinando o sentir como a paixão queira
Ternura melhor, a poesia, o maior instante
Meu firmamento ao luar e doce imaginação
E do querer, mais, foste o mais importante
Nesse louco vagar, de carícia e de emoção
Cada gesto, sensação, o toque no ir avante
Teu beijo no meu beijo se fez poética razão!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
09/07/2020, 07’02” – Triângulo Mineiro
Olavobilaquiano
SIM, POETA...
...Em dias bons sou poeta...
Em dias maus sou poeta...
Em dias, apenas dias, sou poeta...
E sou poeta...
os dias não contam...
O poeta sou eu...
...Os dias são meus.
Só poeta por trás dos vidros
das janelas...
no rolar grotesco,
empurrado penhasco abaixo.
E para a calmaria em que a alma
escorrega silenciosa...
E quando mais nada houver
embaixo dos tapetes...
Sim...Quem sabe...
Quem sabe.
Onde nasce a estrada
que traz a madrugada,
tão longa,
onde começa
a escuridão.
Quem responde,
se os monstros são reais,
todavia, se sim, não são iguais
aos monstros de minha imaginação.
Versos lindos, imaginados,
elfos, duendes, lendas, jardins,
noite estrelada, corações apaixonados,
ainda puros, guardados estão.
Esses que me rasgaram a alma
avessos são ...
E quando tiverem os braços abertos,
versos apenas serão,
os excessos do coração.
O meio da tempestade,
o último grito do navegante,
o barco que vira na cerração...
O POETA E A VIDA
E assim disse a vida ao poeta:
Me leve por onde for – te entregarei
todos os meus versos de amor.
E o poeta respondeu à vida:
Leve-me em teus braços,
Mas quero ir solto,
Em rimas me embaraço.
Assim é que o poeta leva a vida.
E assim é que a vida leva o pobre poeta.
Ele escreve versos sobre a vida
E ela vive os versos que lhe restam.
FIADO (soneto)
Espiando na janela, a sorte vai em bando
E as nuvens levedando o pensamento
E pelo vento a rapidez vai multiplicando
E a poesia urdindo o vário sentimento:
Pranteio, rio, apresso, acalmo.... Ando
Descanso, me cubro, e fico ao relento
Assim, cada tento, tento sem mando
Neste lugar secreto, óbice e fomento
Apressa-te, sonho, amanhã é seguinte
Um novelo em turbilhão e de requinte
Pois, o que mais importa é estar amado
Não te fies da dor nem da arrogância
O destino tem a sua real importância
E a vida, não, e nunca negocia fiado!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
10/07/2020, 07’29” – Triângulo Mineiro
ARRÍTMICO (soneto)
Amar você foi coisa de espaço
A sofrência é mais que uma dor
Foi tão bom ser teu, o teu laço
Trançado ao teu querer, amor!
Aqui num silêncio, falta pedaço
Pouco me resta do que foi, calor
Também falta! Falta o compasso
Abraços, afagos teus, aquela flor!
E aqui neste poetar derramado
A morte é menos que a saudade
E pelos olhos o pesar é vazado...
E ao ver o teu cheiro na solidão
Então, vejo que sou só metade
E arrítmico o matuto coração...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
10/07/2020, 14’35” – Triângulo Mineiro
O que é o Amor, senão aquele estado em que faltam palavras aos poetas e sobram aspirações aos loucos.
Nos meses de Julho e Dezembro o famoso e aventureiro Poeta adorava viajar!! O poeta dizia Para viajar basta existimos e pegar em nós e viajarmos pelo mundo e o universo fora. Seja nos sonhos ou na realidade. Todos os dias acordava às 6h da manhã para sentir o cheiro da neblina com o meu café quente e gostoso e apreciar o monte e a natureza. Vou de dia para dia e de noite para noite, como de estação para estação e nas estrelas pelas estrelas, no comboio do meu corpo e da minha essência especial e pura ou do meu destino porque nós é que fazemos o nosso destino e escolhemos o nosso caminho, debruçado sobre as ruas e os castelos de Portugal e Espanha, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são únicas e especiais.
Se imagino, sim imagino e vejo. Que mais faço eu se viajo pelos céus de Portugal e Espanha. Só a fraqueza extrema da minha imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir ou apreciar e cheirar.
Qualquer estrada, seja no céu, nos mares, ou na mesma estrada de Entepfuhl e Shakespeare, te levará até ao fim do mundo e do universo. Mas o princípio e o fim do mundo desde o tempo dos primários e dos maia, desde que o mundo se consumou dando-lhe a volta, é o mesmo mundo de onde se partiu. Na realidade, o fim do mundo, como o princípio, é o nosso conceito do mundo e de como vemos e apreciamos o nosso universo. À quem diga que vivemos num universo de muitos universos paralelos. Nem os próprios cientistas entendem ou acreditam neste cenário. É em nós que as paisagens têm paisagem e amor e aventura. Por isso, se as imagino, as crio; se as crio, são; se são, vejo-as como às outras. Para quê viajar e amar. Em Lisboa, Madrid, em Berlim, na Pérsia, em Tóquio, Nova Iorque e San Francisco, Philadelphia, Tanzânia coração de África e até na China, nos Pólos ambos, onde estaria eu senão em mim mesmo, conhecendo novas culturas e novas pessoas, e no tipo e género das minhas sensações e desfrutar e viver a vida intensamente.
A vida é o que fazemos dela e do queremos. As viagens são os viajantes e eu sou um viajante nos meus sonhos e na vida. O que vemos, não é o que vemos é o que queremos, senão o que somos e o que queremos.Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais.
Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos verdadeiros e puros que são muito poucos cominicar mais. Quero ver mais filmes e séries e comer mais pipoca, ler mais. Sair mais. Quero um trabalho novo. Quero morar sozinho e acompanhado, quero ter momentos de paz e prazer. Quero dançar mais. Comer mais bacalhau à braz, acordar mais cedo e economizar mais. Sorrir mais, e ajudar mais. Pensar mais e pensar menos. Andar mais de mota. Ir mais vezes aos montes. Quero ser feliz e sou feliz, quero sossego, paz e aventura, quero outra tatuagem. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais com o amor quero viajar mais, quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente e só o necessário para trás. Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais. Experimentar e sentir mais. Quero menos mas. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais. Para mim é Natal 365/6 dias por ano. Eu amo o natal, a minha época favorita, Ah, o Natal. este dia regado de gente na lareira com eggnogs natalícios e músicas natalícias, afetos e comida e filmes! Dia e noite de ficar com a família.
E se tu estás aqui, lendo esta minha obra poética é porque realmente és um amante de livros! Natal para encantar ainda mais esta que é uma das melhores noites do ano:
Comprovei que, quase tudo o que já foi escrito sobre o amor. é verdadeiro.
Shakespeare e Nostradamus disse: as viagens terminam com o encontro dos apaixonados puros. Que ideia minha mais extraordinária! Mas estou convencido de que Shakespeare e Nostradamus, tenha. Suponho que penso no amor mais do que deveria. Admira-me constantemente seu poder esmagador de alterar e definir nossas vidas. Também foi Shakespeare e Nostradamus quem disse que o amor é cego. Pois bem, estou segura de que isso é verdade.
Para algumas pessoas, de forma inexplicável o amor se apaga e acende. Para outras, o amor singelamente se vai. No entanto, existe outra classe de amor mais contangiante.
Aquele que, praticamente conquista. Chama-se amor e paixão no correspondido e nesse tipo... sou experiente. A maioria das histórias de amor e aventura fala de pessoas que se apaixonam entre si. Mas o que acontece com os demais? E as nossas histórias e aventuras Aquelas que nos apaixonamos e adoramos?
Somos aventureiros de uma aventura unilateral. Sou poeta, sou aventureiro dos seres queridos. Somos queridos.
Somos especiais. Viver e morrer como tal.
O poeta dizia Para viajar basta existimos e pegar em nós e viajarmos pelo mundo e o universo fora. Seja nos sonhos ou na realidade. Todos os dias acordava às 6h da manhã para sentir o cheiro da neblina com o meu café quente e gostoso e apreciar o monte e natureza. Em Lisboa, Madrid, em Berlim, na Pérsia, em Tóquio, Nova Iorque e San Francisco, Philadelphia, Tanzânia coração de África e até na China, nos Pólos ambos, desfrutar e viver a vida intensamente.
A vida é o que fazemos dela. Somos aventureiros de uma aventura unilateral. Sou poeta, sou aventureiro. Somos queridos. Somos especiais. Viver e morrer como tal.
Por tudo que a realidade não mostrou, sobraram-me os sonhos. De lá, trago-te pra mim, e nenhum tempo tem a força de arrancar tua presença. As horas se alongam e os dias lentamente atravessam a noite vazia, tomada pelo silêncio da lua. Se a distância faz a rima, tua imagem declama a poesia. Se o amor fosse uma utopia, as estrelas não existiriam e o poeta vagaria eternamente nas frias noites das desilusões. Mas, ainda bem que existem os sonhos. São eles que fazem a lua cantarolar e as estrelas brilharem todas às vezes que me ponho a te amar.
NUNCA DESISTIR - AMOR PRÓPRIO
A vida é isto, reflexão, compaixão, perdão, oportunidade, aconchego, família, amor e... Um caminho livre para seguir e ser poético e feliz.
A lenda do navegador português e espanhol 🇵🇹🇪🇦
Que se apaixonou pela viagem da sua vida no seu navio do amor.
Desde o 1 dia em que te vi, te beije na testa, te abracei, senti o teu cheiro único e cheiroso e o teu coração e te vi a sorrir de alegria e feliz nos céus de Portugal bem juntinhos. Simplesmente sabíamos que íamos viver a vida com paixão ardente e uma aventura apaixonante.
Foi há muitos e muitos anos já, desde que eu apanhei o meu navio num reino ao pé do mar. Eu disse...
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar e desfrutar e fazermos amor no navio com as estrelas por cima de nós.
E vivia sem outro pensamento porque te admira como pessoa e como mulher que és.
Que amar-me e eu a adorar de poder ver te e beijar-te.
Eu era criança e ela era criança, agora homem e mulher apaixonados pela vida.
Neste reino ao pé do mar;
Mas o nosso amor e amizade era mais que amor e amizade. Sangue português e espanhol bem quente que eu te deixava e nunca passas frio...
O meu e o teu a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram a ambos nós invejar e nos felicitar pela alegria que davamos ao mundo e pela paz pura que transmitimos.
E foi esta a razão por que, há muitos anos,
Neste reino ao pé do mar que pensava em ti, no teu olhar, no teu cheiro, no teu coração puro e belo e no teu sorriso contagiante e charmoso.
Um vento saiu duma nuvem, gelando e me aquecendo ao mesmo tempo.
A linda que eu soube amar;
E o seu parente Português e Espanhol veio de longe a me a tirar,
Para a fechar no paraíso para ficar feliz e charmosa como a lua e as estrelas.
Neste reino ao pé do mar.
E os anjos, menos felizes no céu ficavam mais felizes,
Ainda a nos invejar...
Sim, foi essa a razão (como sabem todos que nos adaptar às mudanças da vida.
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite gelando e aquecendo a que eu soube amar.
Mas o nosso amor era mais que o amor, era o universo a conspirar a nosso favor.
Porque não estavamos, mas ao mesmo tempo estavamos juntos porque os nossos corações e desejos eram idênticos como almas gêmeas.
De muitos anos depois mais velhos a amar a gente voltava-se a encontrar na natureza do ribatejo,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar. Éramos e somos iguais em muita coisa, somos fogo quente, somos aventureiros e amamos viver e sentir a vida....
Poderão separar a minha alma da alma da linda que eu soube amar.
Porque os luares tristonhos e únicos só me trazem sonhos e desejos ardentes e apaixonantes...
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares vindos de ti miúda gira e fofa.
Da linda que eu soube amar;
E assim estou deitado toda a noite no navio com as estrelas por cima de mim e vendo a estrela mais cintilante da galáxia que é Vênus ou Marte..
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No amor e na amizade e aventura ao pé do mar,
Ao pé do mar eu sou feliz e navegarei sempre no navio do amor e da felicidade e aventura.
O mundo já foi dos poetas e filósofos...
Amei-te e por te amar pensei e olhei para o universo, e disse, és linda, és gostosa, és maravilhoso, és única e especial do jardim de jasmin és uma deusa grega que deixa qualquer poeta e filósofo louco por ti e desejo ardente e apaixonado.
Só a ti eu não via eu queria…
Eras o céu e o mar e eu o oceano radiante por ti.
Eras a noite e o dia e eu o sol e a lua te chamando…
Só quando te perdi
É que eu te conheci e disse és um anjo sem asas.
Quando te tinha diante
Do meu olhar submerso eu dizia que deusa grega que és flor rara e especial do jardim de jasmin.
Não eras minha amante…
Eras o Universo e todas as galáxias...
Agora que te não tenho,
És só do teu tamanho e adoro o teu dia e a tua noite.
Estavas-me longe na alma,
Por isso eu não te via mas sentia te todinha e aquecer te bem fofinha doce e gostosa És maravilhosa És especial...
Presença em mim tão calma,
Que eu a não sentia mas via.
Só quando meu ser te perdeu
Vi que não eras eu
Não sei o que eras. Creio
Que o meu modo de olhar se ficava atordoado com a tua beleza.,
Meu sentir meu anseio e desejo ardente.
Meu jeito de pensar rebelde e aventureiro.
Eras minha alma, fora e dentro.
Do Lugar e da Hora eu dizia minha nossa…
Pus o meu sonho num navio e comprei o navio do amor e da felicidade e aventura.
E o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos e disse, vamos minha deusa grega, vamos percorrer os oceanos da terra.
Para o meu sonho se tornar realidade. Nós navegamos pela Europa Fora pelas nossas aventuras e desejos ardentes e apaixonantes pela vida.
Minhas mãos ainda estão molhadas de tanta pureza e alegria e excitação por ti.
do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre de meus dedos eles ficam inchados de tanta pureza e alegria e excitação por ti.
Colore as areias desertas que ele cresce dentro de ti.
O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio e te aquece com o meu calor quente como um vulcão a entrar em erupção...
Dbaixo da água vai morrendo de alegria só de te ver.
Meu sonho, dentro de um navio, que loucura...
Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça de prazer e amor,
e o meu navio chegue ao fundo e o meu sonho desapareça e apareça sempre que eu quiser...
Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, cocktails, vinhos, dormir coladinhos na praia ao lado da fogueira com as estrelas por cima de nós, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras e adoçantes como o amor.
E as minhas duas mãos quebradas.lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida, mas não se trata de bater forte. Se trata de quanto tu aguentas apanhar e seguir em frente, o quanto tu és capaz de aguentar e continuar tentando como a força da natureza que tu és. É assim que tu consegues vencer e irás sempre vencer porque tu eu somos campeões da vida, guerreiros, gladiadores insaciáveis pela vida com garra na vida Adoro sentir isto.
E nós sabemos do nossos valores como campeões e amantes da vida. então vamos atrás do que a gente merece conquistar, porque o mundo está louco e radiante com a nossa persistência insaciável com garra na vida.. Somos uma força da natureza....
Deita no meu peito
nessa noite sou seu alento,
aquele que cuida de ti com afeto,
em meus beijos venha buscar repouso
e nesse monto gostoso,
sinta meu abraço forte
e o sabor desse sentimento latente.
de:Resan'per Sorriso.
Poema da vida do poeta vilafranquense e galego
Os teus lábios doces e sensuais são borboletas e flores raras do jardim de jasmin e são corações puros e belos.
Seriam flores de outras ocasiões especiais que têm bondade em tudo na natureza e na vida.
Aventuras, amizades ou amores de certas devoções
dores de prazer e excitação de novas canções.
Seria infeliz o que do amor vive só, ou em harmonia constante da
paixão ardente e vive desamparado de alegria ou
até do mar vive só o poeta apaixonado e insaciável pela vida.
Seria capaz qualquer olhar sedutor, junto ou só
ou em paz e alegre, se sozinho vivesse o amor
que de rosas vivem espinhos e flores e amores e paixões.
Vivem do prazer e da suave sensação do vento cru e gostoso e doce.
Não são loucos ou deuses, são de osso e com língua falam o que
mudos corações sentem e sem tamanho do mundo mas sim do universo.
Sentem quando algo bate mais forte simplesmente pelo prazer de desfrutar a vida.
Sou alguem intenso, a quem emoções a meio termo nunca me satisfazem. Eu não sou um poeta obsessivo,apenas um irônico e despedaçado escritor.
Foi há muitos e muitos anos já, desde que eu apanhei o meu navio num reino ao pé do mar. Eu disse...
Aquela que eu soube amar e desfrutar e fazermos amor no navio com as estrelas por cima de nós.
E vivia sem outro pensamento porque te admira como pessoa e como mulher que és.
Que amar-me e eu a adorar de poder ver te e beijar-te.
Eu era criança e ela era criança, agora homem e mulher apaixonados pela vida.
