Tag música
Sou levado, sou enrolado, sou eu até onde bater mais forte. Na encosta me encosto, e fico feito barco parado à beira-mar. Um navio inexistente, apagado, feito arco de harpa velha em depósito alojado à mostra para o que já não é mais. Foi-se o dia, foi-se o som, foram-se notas. O som parou e agora virou plateia.
Milton Nascimento em sua obra prima a música Encontros e Despedidas, resumiu, de forma simples e didática, em uma estação de trem, a vida: “...todos os dias é um vai e vem; a vida se repete na estação; tem gente que chega pra ficar; tem gente que vai pra nunca mais; tem gente que vem e quer voltar; tem gente que vai e quer ficar; tem gente que veio só olhar; tem gente a sorrir e a chorar; ....o que chega é o mesmo trem da partida; ... a hora do encontro é também da despedia....”.
O som toca a pele da gente, penetra a alma e encanta porque tira pra dançar os nossos sentidos. É que sua harmonia vibra como convite do universo reverberando nossas memórias e imaginação. A música é expressão do que temos!
BEIJO-TE
Demétrio Sena - Magé
O talento, a trajetória e ousadia dessa imensa artista foram, por toda a sua vida, um desaforo para uma sociedade machista, racista e patriarcal. Amada por uma multidão, foi também odiada por muitos homens e mulheres, em razão desse amor que o conservadorismo extremo não conseguiu entender. "Como assim, amada, uma mulher negra, oriunda da pobreza extrema e abusada o suficiente para se propor como era?". Para mim, Elza foi só encanto, magia, franqueza e mensagem viva de orgulho pessoal, e de uma imponência que não se rendeu à raiva burguesa nem à tirania política e social de sua época lá atrás e sua época também aqui e agora, nestes tempos de uma tirania bem parecida com a dos anos sessenta e setenta. Eu queria dizer vá com Deus, porque isso é poético, mas como não creio em Deus, com certeza soaria hipócrita. Então vá em paz, e leve o meu beijo em resposta ao seu "beija-me" que fez tanto sucesso e depois se uniu a outros sucessos entre românticos, dançantes e de protesto político-social. Ainda bem que você foi odiada pelos odiadores de plantão. Ser amada por eles/elas não seria um bom sinal. Sorte a sua.
A música está na harmonia, no movimento sincrônico dos astros, no cintilar solene das estrelas... Ela parte de um princípio elementar, que é de natureza divina. Uma obra sem igual, quando traduzida com sensibilidade, emoção e amplitude, na inspiração do ser que transforma a simples sonoridade, na mais célebre “orquestra sinfônica”. Ela é capaz de transmutar o sentimento da criatura, energicamente envolvida na voz dos universos, para uma nova realidade transcendental de beleza e arte...
Somos todos intérpretes da “musicalidade cósmica...
Pra mim não é o fim
Não acabou
E essa dor um dia
Vai me fazer entender
Que eu estou
Perto do que amo
Que quando somo
É pensando em dividir
E mesmo assim
Entendo que só restou
Pra mim o que não quis
Pra você
Portanto fique com o que não se vê
Mas faça de você
O melhor que puder
Siga seu caminho com seus velhos planos
E passe um pano no que passou
Vai ser mais fácil pra você
Compreender quem você é .
Toda história sempre tem outra por trás, e, a felicidade do novo dia, depende da verdade de como ela será contada — pois! Mesmo que suprimamos as pessoas injustas que passaram por nossa vida, só conseguiremos ser livres de fato, quando reconhecemos que somos nossos melhores amigos.
