Superficialidade do Amor

Cerca de 89 frases e pensamentos: Superficialidade do Amor

De que tamanho é à força do amor que nos permite arrancar a máscara da superficialidade para abrir nosso coração aos outros?

Anahí Portilla
107 compartilhamentos

Vivemos numa época de muitos amores e de pouco amor. De muita superficialidade e pouca riqueza interior.

Carlos Afonso Schmitt
66 compartilhamentos

Não quero viver de superficialidades...
ou de mentiras e inverdades
quero viver com autenticidade,
na profundidade do ser
que se revela intenso e verdadeiro
desnudando a alma por inteiro!

Nivia Rodrigues

Dias sombrios...

Vivemos tempos difíceis. Tempos de superficialidade exagerada, ou, como definiu Bauman, de amores líquidos.

Nos dias de hoje, raros são os casos em que se observa uma amizade duradoura e sincera ou um relacionamento intenso e sólido ao mesmo tempo. São tempos de larga mudança nos valores sociais. A sociedade passa por uma de suas mais bruscas mudanças.

A velocidade com que a informação flui no mundo moderno, torna cada dia mais complexa a manutenção do que conhecemos por relações humanas. Pessoas são tratadas como objetos. Ao não terem mais serventia simplesmente descarta-se o supérfluo.

Valores éticos e morais que perduraram por séculos, cito como exemplo a ética kantiana – sintetizada em seu imperativo categórico -, tornam-se cada vez mais inviáveis de serem postos em prática.

Não vemos mais romantismo, o que vemos é a banalização da palavra amor em favor dos vários tipos de experiências superficiais praticadas pelos indivíduos hodiernamente.

Bauman fala de forma brilhante que:

"Para ser feliz há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis [...] um é segurança e o outro é liberdade. Você não consegue ser feliz e ter uma vida digna na ausência de um deles. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos. Você precisa dos dois. [...]

Hoje, o que vemos na sociedade é a valoração excessiva do “o que você é”, no lugar do “quem você é”. Tempos de relações imediatas, pautadas no momento e no que podemos obter com isso. O imediato não existe mais, apenas o agora. Isso se aplica em toda sociedade. Seja no critério profissional, pessoal ou interpessoal.

A cobrança do que se tem ofusca a expectativa do que se poderá ser. O amanhã não mais existe nos dias de hoje, apenas o agora. A fluidez em que o mundo está embebido trouxe consigo uma mudança permanente no modo como a sociedade se desenvolve, e, na maneira como ela se desenvolverá. Um dia, a história lembrará deste momento, de uma época na qual o homem não mais é o lobo do próprio homem – citando Hobbes –, mas o homem tornou-se o fim em si mesmo. Estamos entrando na era do egocentrismo autofágico.

Anderson Ayres Bello

Nós como seres humanso somos tão profundos que nem mesmo nós enchergamos nossa total superficialidade.

Júlio Pattuzzo

"Teu maior inimigo não é o mentiroso, nem o invejoso. Teu maior inimigo não é quem te calunia, nem quem te constrange. Teu maior inimigo não é quem te sabota por despeito, nem quem luta pra te desclassificar. Não é quem tenta te diminuir. Teu maior inimigo é a falta de amor-próprio. Quem não alimenta amor por si mesmo, não se preserva, vive vulnerável e acredita em rótulos. Quando acreditamos em nós mesmos e no que somos capazes, conceitos alheios se tornam descartáveis, e não voltamos nossa atenção para superficialidades."

Jackye Monteiro
114 compartilhamentos

No mundo de "superficiais", na dúvida é melhor não usar o coração.

Simone Bezerra da Silva

Meu amor, quando digo que te amo profundamente, estou descrevendo apenas superficialmente tudo o que sinto.

Gabriel Sparks

Superficialidade

Louco seria se não tivesse amor
Amor ternura e vida

A ilusão seria tudo
A solidão seria amiga
A prisão seria a casa
A dor seria a cura

Louco seria se não tivesse o amor
Amor ternura e vida

A vida seria crua
Viver seria banal
Sonhar seria mortal

Louco seria se não tivesse amor
Amor, amor, amor.

MAYCON TIENGA

O que as rosas podem oferecer além da beleza superficial
Como você eu teimo em amar
E este amor me faz tão mal...
O que tem no olhar distante, no qual morre seu brilho a cada instante.
Não há nada além daquela estrada, senão mais estrada
E além do céu, há mais céu.
E no acreditar é como delirar
Meus ouvidos doem ao saber
Aquilo que meu coração não quer ver...
Onde estão os anjos?
Eram tantos os planos.
Mas estou só aqui.

Maria Cristina Munhoz

Sobre ser superficial

Experimente demonstrar verdadeiramente a alguém todo o amor que você sente. É mágico. Não aquela coisa de tentar fazer com que as pessoas acreditem que você ama alguém. Não essa coisa superficial que a gente vê por aí. Sou das que ama poucos e que não consegue ver sentimento onde não tem. Pessoas têm essa ilusão, essa necessidade de mostrar pros outros que estão felizes. Tem gente que demora pra aceitar a verdade e vive mergulhado em mentiras, ilusões. Felicidade é quando a gente realmente enxerga quem se preocupa de verdade com a gente.

Jullie Alves

Vamos lá amor, uma coisa que na minha perspectiva e muito superficial como uma amizade ,ou como o tempo uma hora acaba , mas e o 'amor eterno' aquilo que os casais prometem um ao outro quando acham que se amam , assim que a relação acaba o 'amor' acaba, mas e todo aquele papo de pra sempre ou então de vamos nos 'amar' para o resto da vida , isso e uma palavra , você diz da boca pra fora o que você sente e apenas felicidade de estar com a pessoa no devido momento ,mas não ao invés de você dizer estou feliz , e melhor massagear seu ego falando para a outra pessoa que a 'ama' , nem sempre fui assim já acreditei no amor assim como creditei em um ser superior que estava no controle de tudo , um ser que eu pensava que iria me ajuda quando e pedisse quando eu tivesse fé , mas aqui estou escrevendo para um blog , obs.: levemente bêbado , com desprezo total da pessoa que me fizeram eu me tornar , essa pessoa descrente e rancorosa que já sofreu tanto que agora não acredita que nada dura para sempre e que o 'amor' não passa de uma palavra tola que falamos para pessoas só para contribuir com a ilusão delas de que no mundo real ninguém realmente acredita em 'amor' ou em quando falamos 'vamos ficar juntos para o resto da vida' .

Thiago Matheus

O amor sempre terá um sentido superficial em corações profundamente rasos.

Cristiano, filósofo

Porque todo amor é eterno em sua passagem. O que troca são os corpos, o superficial. O amor, o profundo, esse não muda na sua essência.

Leandro M. Cortes
Inserida por leandromacielcortes

amo profundamente não compreendo o amor superficial,
amo tanto que nem sei quando amor começou,
amo mesmo que morra na solitude de meus pensamentos,
amo tu que vi tudo que tenho ate que essa vida termine,
amor tudo que quis foi te ter ao meu lado,
amo teu jeito de falar,
amo teu jeito de ser,
amo tudo em você,
mudaria tudo por você,
mesmo assim tudo me deixaria feliz,
pois meu amor é você.
não são simples palavras mais tudo que tenho nessa vida,
meu amor é tudo na minha vida.

Celso Roberto Nadilo
Inserida por celsonadilo

Dizer que o amor é superficial não te fará nunca se apaixonar. Dizer que o amor não é importante te faz um completo otário. E dizer que o amor que sinto por você é falso te faz um belo mentiroso.

Carol Rodrigues
Inserida por Carolmuzz

Nos dias de hoje o “amor” se tornou extremamente superficial, amores eternos que duram semanas, amores por conveniência.
Muito facilmente se “ama” uma mulher quando a mesma se encontra num salto 12, com um sorriso no rosto, uma maquiagem bem feita, um cabelo impecável e uma personalidade “sem defeitos” mascarada e temporária, que a maioria tem mania de se passar.
Escolher quem se ama unicamente e exclusivamente por um estereótipo de características almejadas e aparência física é tão superficial quanto colecionar figurinhas num álbum do seu time de futebol preferido: Seu “amor” dura o tempo em que sua paixão durar, depois você se cansa e troca de figurinha, você estará sempre procurando uma figurinha nova para completar o seu álbum e se tornando tão volúvel á ponto de ser comparado com um sabonete de rodoviária sendo passado de mão em mão.
Um relacionamento perfeito não existe, assim como pessoas perfeitas não existem. A capacidade de observarmos as próprias dores e emoções e mantê-las sob controle é cíclica, varia, tem altos e baixos. Por isso, as relações possuem altos e baixos. Quando se ama verdadeiramente, se encara o relacionamento como a construção de um grande edifício, e para que ele seja forte, são necessários alicerces fortes(diálogo, amizade), é necessário estratégias para resolver os problemas(que sempre haverão) com o melhor humor possível, doar-se em compaixão, sem esperar nada em troca.
Amor verdadeiro se escolhe pela química, pelo cheiro da pele, pela forma que essa pessoa te olha ou a forma engraçada que ela olha no espelho quando ninguém está olhando. Pela sensação que se dá quando as peles se encontram, de verdade, é ter a capacidade de enxergar o outro acima da superficialidade. Nossos olhares apressados nos impedem de ver a beleza escondida atrás das imperfeições. A incompreensão e a intolerância endurecem o relacionamento. Qualquer atitude rígida com relação ao comportamento humano dificulta a passagem do carinho e do afeto. O amor pode modificar as pessoas. Torná-las mais sensíveis e humanas. Vemos a pessoa amada como um espelho, admirando as qualidades que, por muitas vezes, gostaríamos de ter em nós mesmos. Ninguém consegue amar se primeiro não se humanizar, colocar-se no lugar do outro e fazer para ele aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. O verdadeiro amor só sobrevive onde há compreensão; a condenação é o meio mais fácil de impedir o seu crescimento.
Alimente sua essência de bons pensamentos e evite a superficialidade e efusividade, principalmente quando se trata de vida amorosa.

Beatriz Citro
Inserida por beatrizcitro
1 compartilhamento

Uma mente aberta recebe sabedoria. Um coração aberto recebe amor. O resto é superficial...

André Luizz
Inserida por AndreLuizz

Quase sempre estou caindo
Porque não aprendi a ser superficial, amor
E nem abaixo do meu limite eu me contento com pouco
Porque eu vou te amar acima do que eu posso ser
Isso quase sempre parte meu coração
Porque sou inteira
Mas você não é muito diferente, não é?
Não lhe prometo muito
Nem vou dizer que vou fazer tudo direito
Porque nem sempre eu sigo as regras
Mas eu vou te amar acima do que eu posso ser
Isso não vai durar para sempre
Você entende que isso tudo é apenas uma ilusão?
Mas se eu estou sorrindo agora
É porque você despertou o amor dentro do meu peito
Não lhe prometo muito
Mas eu vou te amar acima do que eu posso ser...

Caroline Costa Reis
Inserida por CCR

Quem pensa que o amor deve ser
superficial e se contentar com sobras,
com metades, com ilusões...
Anda muito louco!
O amor é vastidão
Não se pede, não se perde e nem se implora.
Precisa saber chegar manso,
por si próprio e permanecer profundo.
O amor é o hoje, o amanhã e o outrora.
O amor é muito puro e é o sentimento
mais lindo do mundo!
Não pode ser tratado com desdém
e muito menos vestir-se de vaidade.
O amor é eternidade!

Paula Monteiro
Inserida por Paulamonteiro