Sou porque tu Es Pablo Neruda

Cerca de 125715 frases e pensamentos: Sou porque tu Es Pablo Neruda

⁠E naquela vasta noite fria dominada pelo azul semblante da lua, o espelho prateado que reflete o espírito taciturno dos melancólicos; ao céu estrelado, pintei-o de vermelho — a cor de minha alma, dita maculada pelos vermes impositores: os parasitas de uma inata frenesi da alma rasa. Pois agora, a vastidão do infinito forja um roxo resiliente aos céus; mas um vazio roxo para mim, que me guia em um vasto mar até a borda do universo, onde aceito a solidão da resignação lúdica da vida.

Inserida por Gesiel_Modesto

⁠Meu tempo
Talvez eu, Filipe, curta minha vida em bem menos tempo que a sua.
Quanto tempo leva? Essa é a pergunta que fazemos para quase tudo antes de começar, não é? Inclusive quando nos deparamos com um textão como este ou mesmo antes de ir, arrumar ou melhorar alguma coisa. A pergunta é sempre a mesma: será que vale o meu tempo?
E, sim, acredito que o tempo é apenas uma questão de contexto. Sua vida passa em um ritmo bem diferente do meu. Vou te explicar:
Quando falamos sobre tempo, podemos pensar em duas dimensões:
O primeiro você já conhece bem: é o tempo físico, o espaço-tempo. Ele é baseado no movimento da Terra em relação ao Sol e divide nossas vidas em horas, dias e anos. Apesar de parecer uma regra absoluta e inquebrável, não é tão linear assim. A física já mostrou que ele pode se curvar, desacelerar ou acelerar dependendo de fatores como gravidade e velocidade.
O segundo é o que faz meu tempo passar diferente do seu. Ele altera a velocidade de forma inconsciente, inconstante e, eu diria, fascinante.
Esse “tempo” diferente é mais sutil. Talvez nem devesse ser chamado de “tempo”, mas vamos chamá-lo de tempo subjetivo. Ele é baseado na percepção de cada pessoa, na forma como vivemos e sentimos os momentos.
Em uma competição, por exemplo, os segundos que antecedem a largada podem parecer intermináveis. Já em uma boa conversa, daquelas que não acontecem há muito tempo, o tempo simplesmente desaparece. Uma hora parece vinte minutos?
Esses dois tipos de tempo — o físico e o subjetivo — coexistem e se cruzam o tempo todo. Enquanto o tempo físico nos dá estrutura, o tempo subjetivo nos dá profundidade.
Ok, eu sei que você já percebeu isso em alguns momentos. Mas já se perguntou como seria se isso acontecesse o tempo todo? E se sua vida inteira fosse assim?
Deixe-me te alertar: ela já é.
Começa no trabalho, passa pelo tempo que você gasta no celular, no convívio com suas companhias, e até na criação deste texto aqui. Tudo isso acontece no tempo real, mas é vivido no tempo subjetivo.
Esse tempo subjetivo muda de pessoa para pessoa, de dia para dia. Ele é afetado pelo que vivemos, pelas nossas emoções e até pela repetição da rotina.
A qualidade do seu tempo e a forma como ele passa podem ser moldadas, podem ser aprimoradas. O segredo é criar um “algoritmo” orgânico na sua mente, que torne sua visão das coisas mais interessante e profunda.
A verdade é que viver é contextual. O tempo não é apenas uma contagem universal, mas também uma experiência única, que se molda ao significado que damos aos momentos.
No fim, não importa quanto tempo passou no relógio. Geralmente, a felicidade está inversamente ligada a isso.
E, se ao olhar para trás você sentir que a vida está passando rápido demais, talvez — só talvez — você esteja vivendo.

Inserida por FilipeBarCan

⁠"Transforme crises em oportunidades; os fortes crescem no caos."

Trecho do livro 81 Estratégias de Poder: Domine Tudo

Inserida por pedroestigarribia

⁠Quando sabemos que somos uma nova criatura? Basta olhar para o céu em um dia nublado, com nuvens escuras se aproximando. Se conseguir sentir paz e tranquilidade ao ponto de ver beleza na paisagem, saberás que estais pronto para o que virá.

Inserida por TH_Historiador

⁠Quando os teólogos cristãos assumiram o poder no quarto século, o foco mudou de “segue-me” para “estuda-me”. Teólogos eruditos afirmavam ter visão e entendimento especiais das Escrituras. Esperava-se que o restante da igreja ficasse assentado, aceitando o que os teólogos lhes diziam que as Escrituras significavam. Dar fruto do Reino não era mais tão importante. O essencial era aceitar as doutrinas “corretas”.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠"Viver o que se prega é como acender uma tocha: ilumina o caminho de quem segue e expulsa a escuridão ao redor."

Inserida por moreh_julianoandrade

⁠"El propósito de la vida no es solo sobrevivir, sino trascender, experimentar lo inimaginable y compartirlo."

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠"El caos es simplemente orden que no hemos entendido todavía."

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠"El silencio no es vacío; está lleno de respuestas."

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠"La realidad es una construcción social; nuestra tarea es deconstruirla y reconstruirla en términos más satisfactorios."

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠Ambivalência significa ter duas tendências ou inclinações opostas ao mesmo tempo. É como se você estivesse pendendo para dois lados diferentes, sem saber ao certo para qual lado se inclinar.

Exemplo 1: Imagine que você está em uma encruzilhada e tem duas opções: ir para a esquerda ou para a direita. Se você estiver ambivalente, você vai sentir uma atração por ambas as opções, sem saber ao certo qual é a melhor escolha.

Exemplo 2: Um exemplo real de "ambivalência" na sociedade brasileira pode ser observado na relação com a corrupção política. Muitos brasileiros condenam veementemente a corrupção e exigem punição para políticos corruptos. No entanto, essas mesmas pessoas podem, em situações cotidianas, praticar pequenos atos de corrupção, como furar filas, comprar produtos piratas ou tentar subornar um guarda de trânsito para evitar uma multa. Essa dualidade entre o discurso anti-corrupção e práticas individuais que perpetuam uma cultura de "jeitinho brasileiro" ilustra uma ambivalência moral e comportamental profundamente enraizada na sociedade. Tal contradição reflete valores conflitantes: o desejo por uma sociedade justa e ética versus a busca por vantagens pessoais imediatas, mesmo que à custa de normas sociais e legais.

Exemplo 3: Pedro declara lealdade a Jesus, mas o nega três vezes (Lc 22:31-34), Paulo e seu conflito interno entre seu desejo de fazer o bem e sua tendência de praticar o mal (Rm 7:19-24) e o "espinho na carne" (2Co 12:7-10), Rei Davi é descrito como "um homem segundo o coração de Deus" (At 13:22), mas também comete adultério e assassinato (2Sm 11).

Inserida por dominici01

⁠Se eu ainda estou de pé, por que eu deveria parar de lutar? devo evitar para que eu não me sinta esgotado? existe varios caminhos e varias batalhas para lutar, mas se eu parar agora por medo, ou por incerteza, eu vou deixar de viver, eu preciso me esgotar para que eu possa realmente dizer "EU FIZ, EU TENTEI, LUTEI E FUI REALMENTE ATÉ O FIM" agora só me basta o descanso, e um recomeço, onde as coisas agora serão diferentes...

Inserida por Natan_Fazbear

⁠A Felicidade Mora em Nós

Buscamos a felicidade como se fosse algo fora de nós, mas ela sempre esteve aqui. Entre um erro e um acerto, entre um tropeço e um recomeço, entre o que já passou e o que ainda virá. A felicidade não é um lugar — é um jeito de olhar para a vida.

Inserida por darcicley

⁠"A verdade não é uma realidade a que se chega fortuita ou involuntariamente, mas sim por um esforço intelectual contínuo e pelo ordenamento das paixões.

Ninguém chega à verdade por acaso ou sem querer".

Inserida por CarlaGP

⁠"Há quem olhe apenas a superfície, que rotula sem se abrir para conhecer de verdade. Mas eu escolho gente sem medo da vida, que entende que conexões humanas nunca são um prejuízo—são sempre um aprendizado."

Inserida por MichelleDomingos

⁠A verdadeira sabedoria não está em sempre estar certo, mas em ser capaz de reconhecer quando não está. Afinal, o maior erro não é argumentar de forma errada, mas insistir no erro apenas para não admitir que se enganou.

Inserida por mirandagomes

⁠O Tédio e o Labirinto

O tédio é um labirinto silencioso,
Onde o tempo se arrasta, lento e espesso
Nas paredes do vazio, ecoam passos
De uma alma que busca, inquieta, o repouso

É espelho que reflete a inquietude
A vacuidade que invade a quietude
Mas, no fundo do abismo, há uma luz
Um convite à transcendência, uma cruz

Pois o tédio, mestre disfarçado
Nos leva ao cerne do não revelado
Nas profundezas do existir
A epifania que desvela o véu do precipício

Inserida por samuelfortes

⁠Meu Deus, eu oro, clamo, te suplico, honre a minha fé, incessante fidelidade a Ti.

SENHOR, eu estou firme, forte, perseverando na fé que professo.
Eu estarei ao Teu lado, para sempre, durante toda a minha jornada, iminente eternidade. Amém.

Inserida por servamara

⁠Embora possamos nos perceber em posições antagônicas, essa oposição frequentemente não reside na essência do problema, mas na divergência dos meios para solucioná-lo. No entanto, ambos os lados compartilham um mesmo horizonte: reconhecem a existência do problema e a necessidade de sua resolução. Assim, a aparente dualidade dissolve-se na unidade do propósito.

Muitas vezes, ao nos posicionarmos em lados opostos, somos guiados mais pelo ego e pela emoção do que pela análise racional. Defendemos nossas ideias como quem defende um sentimento, em vez de buscar, de forma objetiva, a solução mais eficiente para o problema. No entanto, não seria a abordagem analítica a que traria os melhores resultados?

Quando priorizamos a solução em vez da disputa, conseguimos nos desprender de quem propôs a ideia, de quem é a vítima ou de quem acusa. Dessa forma, deixamos de lado a necessidade de defesa de um lado específico e focamos na união para resolver o que realmente importa.

Não podemos romantizar relacionamentos antigos apenas por sua longevidade, quando sabemos que muitos se sustentavam por meio de violência física, psicológica ou financeira contra as mulheres. Assim como não podemos relativizar a proteção das mulheres por questões ideológicas – seja ela a nora de um símbolo da esquerda ou a esposa de um ícone da direita, sua segurança e direitos devem ser inegociáveis.

Da mesma forma, em uma democracia, não podemos aceitar que o devido processo legal seja violado. Um juiz que ignora a Constituição, um advogado sem acesso aos autos do processo, uma mãe de criança presa por mais de um ano por escrever de batom em uma estátua, enquanto marginais condenados têm suas penas reduzidas ou anuladas. E, acima de tudo, jamais podemos permitir que vidas sejam tiradas por qualquer motivo – seja religião, classe social, sexualidade, política, bens materiais, raça ou feminicídio.

Enquanto alguns condenam o assistencialismo, mas defendem subsídios e privilégios para empresários e aliados, pregam a moral cristã sem praticá-la e valorizam a meritocracia enquanto usam nepotismo, outros se dizem contra regimes autoritários, mas idolatram ditaduras, condenam o consumismo enquanto ostentam marcas de luxo e pregam paz e diálogo, mas promovem cancelamentos seletivos. No fim, a verdadeira mudança não está na defesa cega de um lado, mas na coerência entre discurso e prática.

Inserida por nessaschappo

⁠Amor que o tempo não apaga

Dois meninos, tão pequenos,
se encontraram no olhar.
No pátio da escola, serenos,
já sabiam se amar.

Um protegia o outro,
como quem guarda um tesouro,
no frio das dores do mundo,
dividiam o mesmo ombro.

Os anos passaram ligeiros,
cresceram, mudaram também,
mas o amor permaneceu inteiro,
um segredo guardado além.

Um deles, porém, temia,
lutava contra o que sentia,
negava ao mundo e a si mesmo,
o amor que lhe pertencia.

A família impôs um muro,
o medo ergueu um abismo,
e o outro, sozinho no escuro,
caiu no próprio abismo.

Hoje ele chora calado,
abraça memórias em vão,
seu coração tão cansado
sangra em meio à solidão.

E aquele que amou escondido,
segue a vida sem olhar,
mas dentro do peito ferido,
sabe que sempre há de amar.

O amor não precisa de rótulos,
não precisa de aceitação,
mas sofre quando é proibido,
quando negam-lhe a razão.

Se ao menos pudessem ser livres,
se ao menos pudessem viver,
talvez o amor que resiste,
pudesse enfim florescer.

Morfeu uchiha

Inserida por MORFEUUCHIHA