Sonetos de Saudade
Saudade é uma porção do amor que se manifesta com as boas lembranças que iremos carregar por toda a vida.
"Ao perceber dia a dia que tudo em você me causava saudade, compreendi que nunca chegou a existir de verdade; apaixonei-me por uma miragem criada pela minha própria mente."
Que saudade de tudo como era antes. Aprendemos a mostrar o que somos capazes de fazer por amor. Mas, é ano de pandemia e necessário se faz demonstrar o que somos hábeis a deixar de fazer por esse mesmo amor. Aquela mesa de bar repleta de amigos...a academia transpirando vida...dentre tantas outras coisas...Nada disso fará tanta falta quanto o cuidado com nós mesmos e consequentemente a preservação daqueles que amamos. A reflexão é: Nosso futuro não pode esperar um pouco mais das ações do nosso presente e assim esse vírus se tornar apenas um capítulo do nosso passado?
Se um velho amor foi embora, para seu lugar não convide a saudade. Ela machuca, maltrata e faz sofrer. Deixe a memória administrar a situação. Ela tem o condão de entrar na sua história, descartar o lixo sentimental, resgatar o que valeu a pena, drenar a ingratidão, oxigenar sua alma e extrair dos erros e acertos, a fórmula apropriada (ou a mais indicada) para que você possa encontrar uma nova paixão, ou um amor que não envelheça e seja eterno em seu coração.
A saudade só deixa marcas irreversíveis no coração de quem viveu muitos momentos inesqueciveis, por isso se torna um privilégio ou um premio, nunca um castigo.
Apelidei meus dias ruins de “saudade sua”, pois todos os dias longos e pensativos são pensando em você, e com a extrema da saudade, eu fico por horas olhando o calendário para chegar o dia de vê-la, e vigiando o relógio quando estou perto para não correr tão depressa quando estou junto de ti. Ele é covarde, quando queremos que sua agilidade e velocidade façam seu trabalho de passar depressa e tirar essa agonia de ter sua companhia, mas ele insiste em me maltratar.
Todas as vezes que eu sentia uma saudade insuportável eu te encontrava em meus pensamentos e te abraçava forte.
Eu pensei: pensei tantas coisas, inclusive que morreria por não mais te ver, eu pensei na saudade que você deixou, eu pensei no vazio que ficou, eu pensei nas lágrimas que correram pela minha face; enfim, eu pensei em você e vi pelo retrovisor da saudade um amor ficando pelo meio do caminho e cheguei a conclusão de que mesmo sofrendo valeu a pena amar você. Valeu a pena amar quem me fez muito feliz, enfim, eu cheguei a conclusão de que não vale a pena te esquecer, a única razão para eu não te esquecer é porque ainda estou vivo, a não ser que eu morra, só assim não pensarei mais em você!
Não quero usar a separação como pretexto para te julgar, mas quero usar a saudade para nunca te esquecer,quero usar a esperança para esperar por alguém que me fez sonhar,quero usar o sonho para te trazer de novo para a minha realidade.Quero usar o passado,para te trazer para o meu presente, quero usar tudo aquilo que me faz lembrar de você.Se eu usar tudo aquilo que vivi com você, estarei preservando na minha memoria a certeza de que valeu a pena te amar,ainda que as lembranças me machucam,não quero esquecer o grande amor da minha vida!
