Sombras

Cerca de 2009 frases e pensamentos: Sombras

⁠"Nós estávamos no silêncio do medo."

Do Livro Um Amor entre as Sombras

Inserida por eunicecereja

⁠"Quando você dá nome às suas sombras você as tira do escuro."

Inserida por eunicecereja

⁠Luzes;
sombras;
obra material;
obra natural;
o contraste que
resume —
a vida e a busca
por manter-se…
Pela existência,
por ser visto — notado.
Perceber então,
por mais simples
que se faça o ato,
um desafio —
intricado.

Inserida por ReSampaio

⁠Nas sombras de 2003, a verdade nunca foi enterrada; hoje, meu saber transforma-se em risco, e uma cruz, que não é divina, busca calar o que jamais se apagará.

Inserida por Diocese

"A perversidade humana é um espelho distorcido que reflete as sombras da alma."

Inserida por bispo_joao_xavier

Sombras do passado

⁠Aos dezesseis anos, um amor profundo,
Roubado pela morte, um destino cruel.
Perdi a fé, o amor, a confiança,
Me larguei no mundo, sem direção.

Me tornei o que odiei, um assassino fardado,
Largado pela corporação, sem apoio.
Encontrei-me na saúde mental, um refúgio,
Onde vozes, ansiedade, e carinho, eram o remédio.

Pensei que me curei, mas errei novamente,
Confiei em amigos, que se tornaram inimigos.
No enterro, palavras de ódio, um aviso,
"O próximo será você", a dor retornou.

Erros se acumulam, a terapia me chama,
Choro, esvazio, mas a dor permanece.
Em um coração quase curado, a sensação,
De falta de pertencimento, uma ferida que não cicatriza.

A dor assombra, um fantasma do passado,
Um lembrete de erros, de amor e perda.
Mas ainda há esperança, uma luz no fim,
Um caminho para a cura, um novo começo.

Inserida por caio_vinicius_3

⁠Tudo o que não tenho procurado tem me seguido pelas sombras do meu passado...

Inserida por literaturanacional

⁠O segredo, embora escondido nas sombras, cobra um preço alto: quem o carrega, invariavelmente, paga com o peso da alma, sentindo na pele o silêncio de sua própria verdade."

Inserida por celso_augusto_soares

🌿E assim ele marcha, entre sombras e luzes,
Com passos que ecoam no vazio do ser.
Um lunático poeta, de rimas e cruzes,
A escrever o que ninguém pode entender.

Pois a loucura é a chave do infinito,
E a lua, a guardiã dos portais sem fim.
No caos do poeta, o universo está contido,
E o poema nunca termina assim.🌿

Inserida por eddyLorrySilva

⁠Em noites de luar, ele vagueia,
Um poeta lunático, mente que passeia.
Nas sombras da noite, sua voz ressoa,
Versos de amor, que a lua entoa.
Caminha sozinho, alma perdida,
Em cada palavra, encontra a vida.
Rimas soltas, como folhas ao vento,
Poeta lunático, em eterno tormento.
Olhos que brilham com a luz das estrelas,
Versos de sonhos, tentam revelá-las.
Na loucura do amor, sua alma flutua,
Um poeta lunático, sob a luz da lua

Inserida por eddyLorrySilva

⁠"Nas sombras da saudade, o silêncio ecoa, memórias desbotadas e lagrimas a toa, no peito um vazio... A solidão, persiste... Versos tristes dançam, assim a melancolia existe."

Inserida por Duarte10

⁠Brasil, um país em sombras

Nojo e lodo em ampla estrada,
Onde a corrupção se instala,
Um mal que sangra a esperança,
E o sonho do povo avassala.

Uma doença sem remédio,
Que apodrece o coração,
Corrói, destrói, sem piedade,
A fibra viva da nação.

O poder, manchado e sujo,
No chapabranco se desfaz,
Um jogo vil de cartas marcadas,
Que protege quem rouba mais.

Na UTI da pátria enferma,
A morte é lenta e cruel,
Putrefação de altos tronos,
Que ergueram impunidade ao céu.

Mas a caneta, se honesta,
Pode ser luz na escuridão,
Se tingida com a verdade,
E com a tinta da razão.

Que venha, enfim, a consciência,
Uma revolta contra a dor,
Que o povo grite e não se cale,
E sepulte o corruptor!

Inserida por JBP2023

⁠Não desperdiço energia brigando com as sombras; prefiro seguir brilhando sobre elas, até que se dissolvam e revelem o que sempre esteve oculto.

Inserida por evermondo

⁠A Farra do Dinheiro Público

Nas sombras do trono, num falso ideal,
Erguem-se líderes sem moral,
Fazem banquetes com o ouro alheio,
Juram servir, mas roubam sem freio.

De terno e gravata, na pose erguida,
São lobos vorazes, traição erguida,
Discursam virtudes, mentem em praça,
Enquanto o povo na dor desgraça.

Esbanjam a vida com fartos festins,
Brindam champanhes nos altos jardins,
Forjam recibos, viajam em farsa,
No luxo eterno sua honra esgarça.

Paladinos da hipocrisia,
Arautos da vil patifaria,
Tomam dos pobres sem hesitação,
E riem da dor da população.

Saltam nos blocos do falso enredo,
Pulam com o povo, mas sem degredo,
Vestem a máscara da honestidade,
Mas são demônios da iniquidade.

Sanguessugas de nossa pátria,
Roubam os sonhos de gente árdua,
Assassinos da esperança,
Dizem justiça, mas sem confiança.

Pois são da seita da corrupção,
O crime é sua religião,
Fazem do erário um vil tesouro,
Para seu gozo, seu próprio gozo.

Mas um dia, por fim, cairão,
Sob o peso da maldição,
Que clama o povo de rosto erguido,
Contra o ladrão, contra o bandido!

Inserida por JBP2023

⁠E tem aqueles que dizem pertencer à Ordem, entretanto, comportam-se às sombras, como abutres oportunistas, dissimulando caráteres e propósitos, sem o mínimo de sensatez ou postura ética...manchando a honra desta milenar instituição e daqueles que são literalmente J e P.

Pensamentos e Reflexões

Inserida por AyrtonRodrigues

⁠São tantas em uma: sombras e luzes, reflexos e fatos, imaginação e realidade. Às vezes me perco e, por muitas, me encontro. Sinto-me presa, sinto-me livre, viro e reviro memórias, volto ao lugar e sigo. Onde está a presença? Onde está o imaginário? Onde estou eu? Onde está você? Você está em mim, eu em você, nós estamos em todos... Pensamentos aleatórios de uma poesia desconstruída, sem querer chegar, apenas deixando as palavras rolarem soltas pelas letras que fluem no teclado, tentando assimilar pensamentos com sentimentos que, muitas vezes, é impossível racionalizar... Percebo que criar espaço ao corpo para processar e acessar verdades não ditas, as fugas do coração ou os medos dos medos... sei não! Volto a me perceber, respiro e sei que preciso levantar para continuar. A rotina me espera e, ao encontrá-la, descubro a beleza de simplesmente observar que o que é de fato tão rotineiro aos olhos pode ser o que de fato é real, sem fantasias mentais, dando espaço para fluir e liberar o que precisa ir e o que precisa ficar... Ah, janeiro... Da poesia que vem tarde, mas com a permissão de se falar e explorar apenas quando a sinceridade vem, sem a presença do fazer, na conexão e integração do que se foi e do soltar o que virá.

Karina Megiato
_KM_


04/02/2025

Inserida por karina_megiato

⁠Caminhos e Sombras
Eu tentei, mas talvez não fui bom,
não como meu pai, não como sonhei.
Entre risos e passos perdidos na noite,
desbravei o mundo, mas o que deixei?
Duas filhas, dois olhares distintos,
dois corações que batem por mim,
mas às vezes me vejo em um espelho trincado,
e a dúvida sussurra: “fiz certo, enfim?”
Na época do meu pai, tudo era mais simples,
a rua, os amigos, o tempo sem pressa.
Os pais, mesmo duros, eram heróis,
e a vida fluía sem tanta promessa.
Mas hoje, no ruído do mundo veloz,
onde tudo se perde na tela fria,
será que falhei, será que me viram,
ou fui só um nome na ventania?
Eu fui menino, cedo homem e pai,
aos doze na luta, aos dezessete com medo,
sem tempo de ser jovem, de errar sem peso,
tive que ser forte, e nisso me perco.
E agora, na sombra do que construí,
sinto que falta um pedaço de mim.
Algo ficou entre as noites e os anos,
algo que grita no peito, sem fim.
Mas que um dia, no tempo que resta,
me vejam além do que pude ser.
Que o amor, mesmo em falhas e brechas,
me redima, me faça renascer.
E se não fui um pai como queria,
talvez no futuro, em um riso novo,
nas mãos pequenas de um neto qualquer,
eu possa, enfim, ser um bom avô.

Inserida por andre_manhaes

⁠Bons Tempos



Lembro o caminho e as sombras...
O desejo de crescer...
O brilhar do sol ao entardecer...
A vontade que o dia não acabe...
O olhar sem saber...
Mas querer saber ao que sabe...
Humildade de criança...
Olho grande e esperança...
Penso longe lá longe...
Onde o futuro não se alcança...
Cresci e vivi entre muitos...
E agora já velho...
Sem réstia de esperança...
Para te sentir de novo...
Só voltar a ser,essa mesma criança..

Inserida por sabiolindo58

Certa vez, enquanto caminhava
pelo vale das sombras, apenas a
o silêncio e a escuridão reinavam
Porém, você chegou e iluminou
o caminho.

Me fez perceber que
não é tão ruim ficar na luz.
Entretanto, o destino conspirava
nosso amor, e em um golpe cer-
teiro nos derrubou.

Discutimos sob o reflexo de sua
sombra. Por um motivo fútil, me
arrependo de ter aberto minha
boca.

Minha maior confidente havia ido
embora, agora às únicas coisas que
restam é um coração partido que
busca conforto em memórias.

Inserida por naufragio

⁠A amizade é a luz que dissipa as sombras da solidão. É na presença de um amigo que descobrimos que a vida, por mais desafiadora que seja, nunca precisa ser vivida sozinha.

Inserida por OSMANFREITAS