Sofrido
PROPÓSITO DO SOFRIMENTO
Enquanto visitava um amigo que havia sofrido um acidente e tinha de ficar acamado por longo tempo, 'Abdu'l-Bahá contou esta história sobre o propósito do sofrimento.
Era uma vez um rei que queria nomear um de seus súditos para um alto cargo. Mas, ao invés de dar-lhe a colocação, ordenou que o homem fosse jogado na prisão. O homem ficou muito surpreso, pois tinha a expectativa de receber privilégios. O rei ordenou, a seguir, que o homem fosse retirado da prisão e espancado com bastões. Novamente, o homem não conseguia entender, pois ele achava que o rei gostava dele. Depois disso, foi pendurado pelo pescoço, até que ficou quase morto. Quando o homem estava bem, de novo, perguntou ao rei:
- Se vós gostais de mim, porque fazeis todas estas coisas a mim?
E o rei respondeu:
- Eu quero nomeá-lo meu primeiro ministro. Tendo passado por todos estes sofrimentos você agora está melhor qualificado para o cargo. Eu queria que, sentindo em si próprio, soubesse como é ser punido. Então, quando você for forçado a punir os outros dessas formas, saberá como é, pois passou por elas. Por te amar, eu quero que se torne perfeito.
[Do livro O poder transformador de 'Abdu'l-Bahá]
Hoje eu te vi passar com ele. Já tinha sofrido a dor de te perder, mas isso... isso fez eu sentir como se meu coração estivesse se contraindo até desaparecer. Respirar e andar era uma tarefa quase impossível diante da minha situação. E como uma brincadeira da minha mente, lembrei da sua risada, da maneira que você me olhava, da sua mão correndo pelo meu corpo, do seu jeito meio desengonçado, e percebi que agora era ele quem tinha tudo isso. Era ele quem seria o dono das suas risadas, era ele que atrairia seus mais profundos olhares, era ele quem sentiria sua mão correr pelo corpo e quem admiraria seu jeito. Era ele... ele, não eu.
Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir a igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela.
Às vezes tem que ser sofrido, demorado, incerto...
Nem sempre é como esperamos, mas acontece, ainda que já não acreditemos.
Diversas vezes, a esperança quase nos abandona, mas é necessário que a nossa fé prevaleça!
Crer não é uma tarefa fácil, embora, em determinados momentos, essa seja a nossa única opção.
Se conservamos a nossa crença e fé em Deus, como uma solução para todas as coisas, um dia confiaremos, e já não duvidaremos, que todas as nossas fraquezas foram as maiores causadoras dos nossos problemas.
Por isso que, às vezes tem que ser sofrido, demorado, incerto, para que possamos valorizar cada momento, e lembrar de quem esteve todo o tempo ao nosso lado, segurando a nossa mão e solucionando cada problema: UM DEUS FORTE QUE NOS FORTALECE.
Israel
O povo que mais tem sofrido neste mundo, sem dúvida é o povo semita Hebreu que incui neste caso os judeus. E preciso ver que este povo, desde o primeiros tempos da história, teve um papel muito importante na história da humanidade. Não é por acaso, que Abraão teve uma chamada de Deus, para sair de Aram, deixar sua família e vir para a terra de Canaã. Esta chamada era uma tarefa muito importante, era um modo de Deus falar ao mundo! Era um modo de Deus dizer às nações, que os deuses das nações eram falsos e que só havia um Deus, " O Deus Criador dos céus e da terra" afinal era este o Deus de Adão, Sete e Noé. Este Deus é o verdadeiro e os deuses dos povos estão errados e não passam de demônios, que enganam as pessoas. Deste Abraão veio uma nação, que tinha esta missão, que era anunciar a verdade ao mundo. Deste povo vinha o Messias, o salvador do mundo. Como e evidente Lúcifer, nunca esteve contente com este povo! Por isso sempre tentou fazer que o mesmo, não cumprisse a sua missão. Desde cedo os filhos de Jacó venderam José para o Egito! Os filhos de Jacó depois por 430 anos estiveram no Egito, onde foram nos últimos anos da sua estadia escravizados pelo Rei do Egito. Depois foram tentados a se desviarem de Deus! Assim foram levados para a Assíria e para Babilónia.Depois ficaram debaixo dos impérios Persa, Grego e Romano !No ano 70 deixaram de existir como nação, ao serem destruídos pelos Romanos! Foram mais uma vez espalhados por todo o mundo! Em todas as nações havia judeus. Nestes 1900 anos em que estavam por entre as nações sempre foram perseguidos. Os católicos romanos nos vários países perseguiram os judeus, matando muitos com " a Santa inquisição" Tribunal diabólico! No século XX Hitler tentou acabar com os judeus matando cerca de 6 milhões. Mas em 1948 voltaram a existir como nação! Deus tem permitido muitos males sobre este povo, mas não os abandonou! Deus vai ser sempre com o povo de Israel até à vinda do reino de Deus.
"... Quem, tendo sofrido as dores que sofri, provado do amargo que provei, tendo tragado o fel da desilusão e do abandono, quem, ainda assim, seria capaz de continuar amando?..."
(Fragmentos do livro "O diário tardio de Lígia Castelli')
EMOÇÃO COM ASAS ...
Hei de versar, agora e para a frente
Venturas, não mais o poetar sofrido
Pois sempre aperto me tem trazido
Cada soneto, penoso e descontente
Toda a felicidade traz na semente
Ilusão, qual forma for. Tão valido!
Cheio de motivo e variado sentido
Basta ter olhar no olhar da gente
Todo o acaso tem aquela tenção
Aquele coração aflitivo, travesso
Mas cheio de afeto e de sensação
Vale uma razão ardendo em brasas
Esperança, desejos, assim confesso:
- Como é bom a emoção com asas! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/03/2021, 08’18” – Araguari, MG
SÓ ESCOMBROS (P)
O choro
lavando
meu rosto
do desgosto
vivido
e sofrido
no coração
que causou
no meu mundo
forte emoção
e desmoronou
meus castelos
erguidos
com sentimentos
vividos.
Agora ficaram
só escombros
cá dentro...
Sednan Moura
Uma pessoa pode mudar por três motivos:
Há aprendido demais;
Há sofrido demais;
Ou há cansado do mesmo!
Meu querido
Se um dia te sentires deprimido,
Infeliz e sofrido sorri e pensa...
Ainda Há momentos de felicidade que conheço.
Quando os bosques, mares e flores encantam
Quando o canto das aves fascinam o dia
E as estrelas dão resplendor ás noites de lua.
Ainda há momentos de felicidade que conheço.
Quando uma Mãe dá um grito e se ouve o vagido de uma criança.
Quando a velhice passa de braço dado com a juventude.
Quando os homens abandonam o igoísmo e se dão as mãos.
12-2-87
Volta logo, volta sim, estou tão sofrido, jeito de menino despido, sentindo que o mundo me deixou sem sentido, sentindo o gosto do desgosto sal do desejo, jeito de solidão.
Aprendi a amar as pessoas certas , depois de ter sofrido muitas vezes por pessoas que não me amavam.
Do chão sofrido, com a poeira batendo no rosto, eu lembrava cada gemido do velho pau de arara. Era sede e dor, fome e desespero, e mesmo assim, no meio de tudo — um sorriso teimava em durar quase o dia inteiro.
Cê loco
Paixão para quê?
Na ausência: um sofrido
Na presença: um entorpecido
Paixão é uma invenção,
Do capitalismo com certeza
Feita para comprar, gastar e entregar
Chocolate, presente e coração
É caro: custa a paz, o sono, e a vida
Não tem tratamento
Quando não mata
Fica a vida toda
Por isso se proteja,
Pois quando acontecer
(E vai acontecer)
Vai doer, vai durar , vai matar
E com certeza vai ficar
E você ainda vai ter um sorriso
Bobo o resto da vida
Beira-mar (Poema-canção)
Ah, sofrido beira-mar,
Quem vem sem o eu
Pra amar, se faz o desfaz sem reluz.
Ah, pare de queimar
O meu amor pra me desligar.
Vem do aomirante andar,
Sobre as águas, largar...
Ah, sofrido beira-mar,
Vem de novo me achar,
Pra poder lhe esquecer.
Vai, seguindo aomigrante,
E a lua minguante,
De tanto aguardar...
Você.
Impossível lhe esquecer,
Por mais que tento,
Não dar pra tentar.
Vem, noite brilhante,
Que passou no instante
De cada amor...
Parapararaparaapararararapara
Parapararaparaapararararapara
---
Vem, balançar na minha rede,
Que me mata de sede;
E que é lua minguante,
Dá de ver todo o mundo de cá.
Volta, meu amor, me amar...
Quase todo dia, estou a esperar
Mudes minutos pra mim,
Notas que sou assim,
Pra não ficar.
Amor, ao balançar-me contigo,
Contudo dispostas
A me separar... voltes amiga, colega —
Amiga, poeta, poesia que está no meu coração,
O que falta: a noção do tempo
Que estou sem você...
Hebreus
Os Israelenses têm sofrido demais, desde a saída do Egito. Não há povo tão sofrido desde há milhares de anos, como o povo de Israel. Dizem alguns "terá sido por seu pecado" ! E eu pergunto? Qual povo sofreu tanto como este Povo? Os Gentios não são pecadores? Não terá sido demais o sofrimento dos Hebreus! Que nação Gentílica foi perseguida por ser religiosamente fiel à sua religião? Por um sistema inquisidor? Por uma perseguição de Hitler? E por ser judeu em si? Quem matou Jesus Cristo? Foram os Judeus todos? Ou só alguns? Não fomos nós, de todo o mundo que matamos Jesus? Não foram os Romanos?
Deus vai julgar as nações! Então cada um vai receber segundo as suas obras! Vai haver vários juízos! No fim vai ser o juízo final! Então será feita justiça ao povo de Israel! Oremos por Israel! Deixemos de antissemitismos. Ainda hoje nos nossos dias, acabemos com juízos injustos!
Do chão sofrido, a poeira batendo na cara, eu lembro de cada gemido do velho pau de arara.
Era sede e dor, fome e desespero, em meio a tudo um sorriso, que durava quase o dia inteiro.
Se Eu Soubesse Que Deus Estava Me Livrando e Protegendo...Eu Teria Sofrido Menos Na Minha Adolescência.
- Relacionados
- Frases de Amor Sofrido
