Sobre Responsabilidade
Educação Parte 3
Analisando o aspecto educação propriamente dito, podemos já de inicio observar que embora praticamente todos os países do mundo pratiquem a seqüência 8+4, ou seja 8 anos de educação fundamental e 4 anos de educação de nível médio, o país resolveu adotar o regime de 9+3, e pior do que isto, o nono ano de ensino fundamental foi criado no inicio do curso. Ou seja a criança inicia seu curso fundamental um ano antes quando realiza-se a comparação com os demais países.
O problema existente era justamente no final do ensino médio, que formava os adolescentes um ano antes, resultando em jovens que não tinham maturidade para realizar sua escolha de carreira para o ensino superior. E pior liberando os jovens que não prosseguiam em seus estudos das obrigações escolares, sem capacidade de entrarem no mercado de trabalho.
Isto ocorreu por que o aumento de um ano no ensino médio oneraria os cofres dos Estados, enquanto o aumento de um ano no ensino fundamental oneraria os cofres dos municípios. Além disto iniciando um ano antes, liberaria vagas nas creches que também eram providas pelos municípios, ou seja não haveria aumentos de gastos, talvez até diminuição, pois uma vaga em creche é mais custosa que uma vaga no ensino fundamental.
Como os governadores possuem maior influência no Congresso e no Ministério de Educação, assim foi feito.
Deste modo as escolas fundamentais recebem crianças com necessidades didáticas e de supervisão muito maiores em uma estrutura não preparada para esta faixa etária.
E o problema dos adolescentes sem maturidade para escolher uma carreira universitária ou preparados para entrar no mercado de trabalho continua.
Outro fator que prejudica o bom desempenho do sistema educacional é a falta do fator meritocrático. Ou seja as crianças são aprovados de um ano para o seguinte sem avaliações com notas de corte. Este comportamento do sistema tira o estresse inerente ao processo educacional, que é necessário para gerar o esforço necessário para a aprendizagem. Por outro lado também tira o fator motivacional, que os bons resultados proporcionam, para aqueles que estão com maior interesse no aprendizado.
Obviamente que o fator cultural tratado no item anterior também prejudica pois a assiduidade, pontualidade, respeito ao ambiente e aos professores estão em falta.
O método didático, incluindo aqui a distribuição dos conteúdos ao longo dos vários anos, necessita ser completamente reformulado.
Com exceção de alguns bons estabelecimentos de ensino em geral suportados por alguma entidade religiosa que possuem, talvez por que nunca mudaram um bom método didático, os demais estabelecimentos de ensino seguem um método didático que necessita ser totalmente modificado.
Neste ponto pergunta-se porque os livros didáticos não podem ser sempre os mesmos ano após ano, afinal a criança na mesma sala no ano seguinte não é a mesma criança do ano anterior. Por que temos que trocar e manter uma quantidade imensa de livros didáticos, a maioria de qualidade duvidosa e com conteúdos errôneos na sua seqüência de aprendizado?
Se você tem um amigo ou um familiar que passou por algum problema grave de saúde e está em processo de recuperação, fique alerta, o próximo passo é a depressão e isto só não vai ocorrer se você ou alguém dedicar apoio integral ao mesmo, sem impor cobranças e responsabilidades. Acredite, isso é uma realidade.
Não sou meus desejos, sou a razão que os entende, os sentimentos que nele se encontram, os motivos que os acompanham e a responsabilidade com que os assumo.
Nunca fuja de suas responsabilidades, pois elas sempre vão estar com você! Mesmo que você corra, fuja, ou até mesmo se esconda, elas te acham.
Quero por perto as pessoas inteiras, que equilibram-se bem entre cérebro, coração e alma. Que estão em comunhão com o universo e partilham a vida. Que sentem no ar que não estão no mesmo barco por acaso ou a passeio. E são cúmplices de uma ideologia altruísta muito além da superfície terrestre.
Você pode até ser novo em idade,mas... Nunca é cedo d+ para um pouco de compromisso e responsabilidade.
Sou mais uma hipócrita nesse mundo de tiranos,
Sou mais uma idiota que acha bonito enganar,
Sou mais uma entre outras que não entende a responsabilidade de votar.
Mas a única que quer mudar,
Sou a única que sabe escrever,
Pois nesse mundo há muitos analfabetos que sabem ler.
Mais não conseguem compreender as entrelinhas da tirania.
Você está tão estranho, sei que a culpa é minha, errar é tão bom né, o difícil é as consequências. Ruim, chato e como, ainda mais quando a confiança é quebrada.
Gosto tanto de você, que pena, pois você era completamente apaixonado por mim e eu não era. Aliás, sempre gostei muito de você, só que acho que na minha cabeça você era meu e me aceitaria de qualquer jeito, quando eu lhe perdi, nos primeiros dias não eu não quis ir atrás, mas foi passando os dias foi batendo uma saudade, mas não queria lhe procurar ainda mais quando fiquei sabendo sobre o cartório ai que não quis ir mesmo. Mas comecei a sentir tanta falta que doía muito, ate que quebrei o orgulho e fui atrás de ti, sei que hoje não é a mesma coisa isso é tão chato quero pode um dia lhe ter novamente por completo.
Quero-me da a ti por completo, pois somos o encaixe perfeito só tenho que te ter por inteiro novamente. Aném sinto saudades de você mesmo junto de mim.
Quero-te para mim e quero ser sua. Confia em mim.
Construímos asas para voar, mas ainda as forjamos com o mesmo aço da espada da guerra. Precisam ficar mais leves, menos tensas. Precisam nos aproximar.
O tempo e a atitude têm obrigações diferentes.
Dê ao tempo o que é dele, mas não esqueça da atitude, quando a responsabilidade for dela
Pior notícia não há
Do que um acidente relatado
Quando é do trabalho então
Deixa a todos desolados
Ora, a perplexidade é patente
Por muito temos falado
Acidentes não aparecem de repente
São frutos de ações indiligentes
Inúmeros são os avisos
Vários são os Pareceres
Abundantes são as determinações
Sem, no entanto, quaisquer soluções
Culpar a quem, digam-me
Ao laborista acidentado
Ao telhado mal acabado
Ou ao gestor desorientado
Àquele que se cala
Àquele que não se abala
Àquele que não obriga
Àquele......ora, deixem pra lá
Desculpe-me o desabafo
Falo aqui como homem, pessoa
Falo aqui além do profissional
Assim como fez o gestor de RH
Falou bem dito gestor
Falou além do profissional
Falou como homem de família
Pensando, também, naquela família
Complemento sua fala....
Devemos antes de remediar
Antes de lamentar
Devemos nos preparar
Seja “terceiro ou empregado”
O que não se quer
O que não se pode
É permitir evidente descaso
Descaso com a segurança
Descaso com as normas
Descaso com o patrimônio da empresa
E pior, com a vida de outrem!!
Quem quer que seja o profissional
Não é este ou aquele
Não estamos aqui para apontar
Estamos aqui para compartilhar
Compartilhar soluções
Compartilhar emoções
Compartilhar conhecimentos
E, principalmente, o apreço à vida de outrem
Últimas palavras
Uma última vontade
Se importem mais
Cuidem um do outro!!!
Consciência humana é a epifania que ocorre no instante em que descobrimos se amamos o mundo o suficiente para assumirmos a responsabilidade de lutarmos para que nele exista equidade. É o momento em que este amor coagula o sangue, dá um nó na garganta e nos certifica que somente a luta mudará a vida dos oprimidos.
Quando entendermos que nossos comportamentos ao longo da vida é que podem provocar a vitória suprema ou a derrota devastadora, e com isso pararmos de responsabilizar os outros pelas nossas insatisfações, começaremos a ganhar mais do que perder.
não LAVE AS MÃOS
Há pouco tempo, eu diria
Dei mais peso a uma palavra.
Me cutucava todo dia
Em toda parte a encontrava.
Fui obrigada assim
A refletir mais profundo,
Porque aprender não tem fim
Então passei a olhar pra mim
E não para todo mundo.
Que palavra é essa
Que hoje muito interessa
Àquele que não foge
De crescer, evoluir?
RESPONSABILIDADE!
Palavra grande e de peso
Dela não se sai ileso.
Todos têm o rabo preso.
Não adianta querer fugir.
Nem adianta lavar as mãos.
O tempo todo, todo tempo.
Somos todos vilãos
Tudo é muito nojento.
Então trago pra mim
O que é meu dever,
Onde está meu poder,
O que devo fazer
Com todo meu talento.
E assim vou Abraçando
Tudo aquilo que me cabe
Por onde eu for andando
Antes que tudo desabe:
Ser feliz por mim mesma,
Cuidar do meu coração,
Estar disponível a um irmão,
Andar, criando união
Antes que o mundo acabe.
Mirian Rebeca Lalli
(depois que cansei de lavar as mãos)
" Viver sem informar se sobre as coisas a sua volta e muito perigoso pois te obriga a acreditar em tudo que falam, e pior ainda em ser um multiplicador de uma realidade alternativa que so existe na mente de quem as criou."
Você traz um convite consciencial de superaro autoengano de acreditar que asua vida não é fruto de suas escolhas para assumir definitivamente a superação dos desafios, que somente dizem respeito a você, cuja libertação é de sua inteira responsabilidade.
“Na vida temos grandes oportunidades, mais nem todas nos convêm, vivemos a consequência de nossas escolhas e presos aos nossos objetivos”.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp