Situação
Quando a situação é difícil, não adianta muito ficar refletindo sobre o problema. O melhor a fazer é reunir as forças na oração e enfrentar o desafio.
Tudo é possível, não importa o quão triste a situação, com as habilidades certas e com os desejos para lutar uns pelos outros, com certeza podemos mudar o final.
" A dificuldade faz nos traçarmos um caminho melhor do que se tivessemos em uma situaçao favoravel " .....
Um dia você entende que cada situação adversa contribui para o seu crescimento, para o seu amadurecimento, e sobretudo para que você se torne não apenas mais forte, mas também mais humilde. Você percebe que não é superior ou inferior por cometer erros diferentes. E compreende a importância de não permanecer prostrado diante de um problema, pois a vida não vai ficar mais fácil, cabendo a cada um de nós reconhecer a necessidade do recomeço inclusive em meio aos momentos mais difíceis. O tempo não para para que a gente cure as nossas feridas, as pessoas cuidam de nós por um tempo mas depois precisam seguir seus rumos, então é mesmo responsabilidade nossa já se preparar para levantar quando cair. Já começar a enxugar as lágrimas quando esta for inevitável e a esperar que amanhã seja melhor que hoje - e sem esperar muito dos outros... Se muitas coisas tivessem sido diferentes, talvez você não fosse quem é hoje. Talvez você não tivesse aquela palavra para ajudar quem precisa agora, e talvez não tivesse o bom senso de não julgar ninguém simplesmente por saber que pelo menos "até agora" você não fez aquilo que tanto abomina no próximo, mas que isso não significa que você nunca poderá fazer. A vida nos surpreende. O mundo dá muitas voltas... Ou a gente cresce ou desaba com cada voltinha mais agitada.
Quando vemos alguém passando por algum tipo de situação difícil, como reagimos?
Temos uma sensação de sofrimento como a tristeza, a injustiça, temos as vezes a vontade de ajudar e muitas vezes ficamos com a sensação de impotência quando não podemos fazer nada, ou dependendo de quem seja essa pessoa, sentimos dó (pena) ou compaixão?
O que é sentir dó de alguém? Ou compaixão? Será que é a mesma coisa?
Já vi, li e achei muitas definições até em dicionário e algumas até dizem que é a mesma coisa.
Bom, no meu entendimento, nós geralmente confundimos a pena com a compaixão, no sentido de expô-la, aplica-la, são dois sentimentos diferentes na compreensão e na execução, ainda que sentimos as mesmas sensação, ambas tem um sentimento de tristeza ou dor em relação a algo ou alguém, mas tem finalidade diferentes enquanto postura que nós adotamos mediante as situações de sofrimento com os outros.
A pena faz com que as pessoas se confundem achando que, quando alguém sofre, têm que sofrer junto para não sentir culpa... e o mesmo ocorre quando estão sofrendo e esperam que o outro sofra para mostrar que gosta da pessoa, queremos que sintam pena de nós. Ficamos na posição de vítimas e enxergamos outros também como vítimas diante das apresentações de sofrimentos.
A pena é um sentimento egoísta se não sofremos junto com o outro? Somos frios e insensíveis se não sofremos e choramos junto com quem está sofrendo ao nosso lado?
Acredito nos foi ensinado a sofrermos com os outros porque se não sofremos junto, somos egoístas ou as pessoas vão nos ver como egoístas e para que isso não ocorra, nós sofremos junto e com esse sofrimento não temos condições de ajudar a ninguém. Incutiram ou nós mesmo aceitamos em nossas mentes que esse sofrimento, nos dá a sensação de que somos bons e que os outros também nos veem como pessoas boas... nos sentimos úteis e necessários na vida daquelas pessoas.
A pena demostra falta de confiança, acreditando que outro é incapaz de resolver o problema... inclusive costumamos dizer “coitado” quando vemos alguém sofrendo.
No sentido afetivo pessoal e familiar quando somos responsáveis pelos exemplos de conduta o sentimento da pena são muitos perniciosos ligados a culpa, as pessoas somente sentem dó é porque o outro é um reflexo de algum aspecto seu. As pessoas não estão interessado na dor ou pena do outro, simplesmente querem somente se livrar do problema que gera conflitos para si e para todos do meio, porque o sofrimento do outro está lhe incomodando ou revelando algo que você tem medo que seja exposto.
O outro está espelhando o próprio sofrimento criado por ele e sentimos culpa por isso, quando não devemos e sim procurar as soluções para resolver os conflitos, isso é compaixão.
A compaixão é sentir que o outro sofre, mas confiar em sua capacidade de solucionar o próprio problema, mostrando alguns caminhos, sendo ele, quem vai realmente resolver o problema, e não eu. Com a compaixão, temos confiança e equilíbrio e não sofrer com o outro e sim ajuda-lo a enxergar um caminho que ele, estando dentro da dor, não consegue ver.
Se nós acompanhamos o outro no sofrimento sentindo pena dele e sofrendo com ele, vamos retardar o processo dele de aprender e de ser forte. Com a compaixão nós não sentimos pena, não sofremos junto, somos solidários ao sofrimento do outro, mas vemos tudo do lado de fora, sem nos envolvermos.
Assim podemos ver com mais clareza o que ele não vê e lhe mostramos caminhos para que ele possa escolher o melhor e solucionar a sua dor.
Nossa melhor ajuda é estar ao seu lado, dando apoio, carinho e amor, mas nunca sofrendo com ele, nunca sentindo pena e acreditando que ele é um coitado.
Todos temos a capacidade de resolver nossos próprios problemas.
A situação complica quando você ouve uma palavra e a sente em seus pensamentos sendo pronunciada pela voz da pessoa.
Nunca me senti menos homem quando os meus olhos se viram na situação de chorarem, mas já vi muitos homens que se fizeram menos homem ao se depararem com o choro de um inocente;
Às vezes sou um pouco introspectiva.
Gosto de me olhar por dentro me sentindo dona da situação.
Fico tentando domar o corpo, a alma e o coração.
As vezes consigo, as vezes não.
Se em algum momento sentiu-se fracassado, não é o único nesta situação. Raros são os que não viram seus planos ruírem. Os grandes homens se destacaram na história depois de lutar e ser perseverantes e sobretudo, por ter a coragem de cair e levantar.
Tenho medo de descobrir a verdadeira essência do Ser e continuar a viver na mesma situação atual.
Ohh dúvida cruel...
Querido Harry. Entendo a sua situação, mas só não peça para desistir de você. Por muito tempo me fez acreditar que eu tinha feito tudo de errado e agora que o clarão se alastrou por minha mente eu não quero que vá e nem me deixe desamparada tal como aquela fase terrível de escuridão. Se você for eu não sei se sou capaz de conseguir viver novamente. Não como eu quero. Amarras vão se conduzir a mim para conseguir esmagar o resto de amor que fica enquanto você carrega a maior parte dele com você. Mas mesmo longe sei que nossa conexão vai mais do que qualquer coisa. Eu sinto ainda aquela ponte entre nós. Ainda há tempo. E como diz aquela musica: Serei os teus olhos quando a dor te cegar te pego em meu colo se teu passo falhar. Eu te amo. De sua eterna Kate.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp