Sinto me So no meio de Tanta Gente
Muitos são os esforços em favor do meio ambiente, e é justo que sejam feitos. Que se tratem da poluição (incluindo a sonoro), do reflorestamento, da preservação das espécies em extinção, e outros aspectos mais. Porém muito mais precisamos fazer em favor da preservação da boa moral: a extinção do lixo audiovisual produzido pelas indústrias fonográficas, cinematográficas, televisivas e radiofônicas; o combate sincero às drogas lícitas e ilícitas; a luta contra as modas devassas, que despem e não vestem; a guerra contra a corrupção em qualquer das suas formas e em todos os âmbitos da sociedade; e outras áreas mais.
Considerando a superioridade dos valores morais sobre os ambientais, vejo muita hipocrisia, frouxidão e coloio na sociedade atual quando declara “lutar” tanto pelas questões ambientais e pouco ou nada faz em favor das questões morais. Alías, temos testemunhado algo pior: os diversos poderes constituídos envidando esforços contra a boa moral. Que futuro teremos?
Estou vendo algumas pessoas se manifestarem de forma crítica com relação a ação dos ativistas do caso dos Beagles da Royal. Todo mundo agora deu pra se "preocupar" com os enfermos no SUS, na expectativa de surgirem ativistas em prol dos humanos desfavorecidos também, "salvando-os" do inferno que é viver no país da corrupção e da impunidade.
Acho digno! Porém uma coisa está ligada a outra, basta pensar um pouco...
Ser humano tem raciocínio e livre-arbítrio para usar, mas certas pessoas preferem deixar que outros decidam e vivam por elas, muitas vezes por pura preguiça de refletir na hora de votar, por exemplo. Preferem vender (trocar, negociar...) seus votos, por uma melhoria imediatista e pessoal, sem pensar a longo prazo e na comunidade. Nessa hora ninguém fica preocupado com os enfermos do SUS, não é mesmo?
Todo o caos que vivemos hoje na educação pública, saúde e segurança públicas é resultado de escolhas "nas coxas" feitas desde sempre, justamente porque desde sempre fomos treinados (ou manipulados) a preocuparmos-nos somente com nós mesmos, uma vez que vivemos numa sociedade capitalista, competitiva e individualista.
Não sabemos viver em comunidade, onde tudo é compartilhado com todos em partes iguais, sem distinção de pessoas, independente de raça, cor, religião, classe social, espécie, condição física e mental...
Chegamos num ponto do egoísmo humano que nos esquecemos de que TUDO é responsabilidade nossa, de TODOS sem exceção, responsabilidade essa que inclui o respeito e cuidado com o meio ambiente, do qual fazemos parte e "dividimos" com os animais.
Porém os animais não decidem, não votam, não escolhem seus destinos. E justamente por isso são explorados!
Se formos parar para pensar mesmo, fazendo um paralelo, nós brasileiros somos os "Beagles humanos" sendo explorados e manipulados pela "Royal" denominada Poder Político. Porém, com consentimento disso, já que pudemos um dia escolher e optamos por ser diariamente testados de forma sobre-humana, vendendo nossa alma por uma promessa de conforto e comodismo que nunca chega, pois não existe! Não para nós, meros mortais desalmados e enfraquecidos, cobaias escravizadas em tempos modernos, esquecidos (por pura opção), aguardando que a "Lei Áurea dos desfavorecidos" seja assinada por algum ativista super herói a nos salvar de nós mesmos. Afinal, estamos sempre esperando dos outros tais atitudes que temos preguiça de tomar, jogando a responsabilidade para os que tomam para si a responsabilidade que deveria ser nossa.
Daí é fácil criticar os que fazem a diferença, num mundo em que a autocrítica é quase nula, onde poucos se distinguem da massa que aguarda sentada o milagre acontecer...
Portanto, sejamos ativistas nas urnas! Isso é o mínimo que podemos fazer para que um dia possamos cobrar alguma coisa.
E quanto aos ativistas dos Beagles... Que sirva de exemplo para nós, espécie de animais racionais que pouco usa do melhor que tem em comparação aos animais irracionais - a capacidade de escolha - pois é somente essa a nossa diferença deles, e ainda assim saímos perdendo...
"As mudanças e viagens podem não ser o meio para chegar ao fim que nunca alcanço e sim o fim do que almejo." Leticia Gil
"A maior arma contra a destruição das Matas e do Meio Ambiente em geral,
é a conscientização pessoal,
que unida à coletividade,
resultará em benefícios que se sentirá no lar de cada um,
e atingirá o Planeta Terra que tanto clama por socorro!"
1º de Junho► início da Semana do Meio Ambiente 2014
Niva Aragues ► Integrante do Conselho do Meio Ambiente...
/Subprefeitura F.Ó/Brasilândia/São Paulo/SP/Brasil
#SOSParqueDaBrasilândia
feliz #SemanaDoMeioAmbiente
e... ► ♫ "...É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.!"♫ <3
<3 Planeta Azul ► Chitãozinho & Xororó
A ganância, a falta de sensibilidade e o preconceito, fazem que simples e lindos detalhes da natureza passem despercebidos aos olhos do homem.
Ações comerciais inteligentes e estratégicas proporcionam espaço de qualidade para todas as formas de vida.
Nunca prometa demais. É melhor que as pessoas tenham expectativas menores e se surpreendam com você, a terem expectativas maiores e terminarem por se decepcionar.
Vivemos num mundo com prazo de validade. Somos os detentores desta fugaz ampulheta, e somente nossas mãos são capazes de arredar ou não as areias do tempo. Devemos não apenas incorporar uma mentalidade esperançosa de futuro, com preservação e desenvolvimento ambiental, mas também passar o aprendizado adiante, estimulando esta sensibilidade às novas gerações.
O verde é a cor da esperança, o caminho para o futuro.
Acorda meio triste, meio alegre, carente ou meio revoltado é normal? Ou sera á vontade de esperar que alguém nos surpreenda, para que saibamos que não existe o meio mas sim o tudo.
Conversas Noturnas
De repente, uma luz no meio da noite,
uma estrela solitária, vagarosa, ó estrela.
talvez uma plêiade, nitente, incandescente,
que precipitou-se atrás das montanhas.
não sei, não sei, ela se foi …
cigarros, zéfiro gelado, mãos tremulas,
um olhar distante e nossas conversas.
uma cidade e milhões de luzes, milhões.
Lembranças de tantas coisas, de pessoas, de tempos,
e essa música que me faz tão bem, tão bem …
Desapegar...aceitar o curso natural da vida...aceitar que para tudo, sempre existe um começo...um meio...e um fim...se lembrar da impermanência...estamos por aqui, só de passagem mesmo...um dia chegamos...e um dia todos vamos partir...simples assim...
”Aprendizagem é a mudança do comportamento produzida pela experiência, é o conjunto de atividades e habilidades que animais e homens adquirem através do contato com seu meio”
- Relacionados
- Eu só quero ser feliz: frases para inspirar uma vida mais leve
- Um dia a gente aprende
- Não te Conheço mas Só Penso em Você
- A gente briga, mas se ama
- Sinto sua falta: textos para expressar sua saudade
- Eu só finjo mas não estou bem
- Frases sobre o meio ambiente de grandes filósofos e pensadores para conscientizar
