Seria
O QUE SERIA
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Poderias me ver com outros olhos
ou quem sabe me achar com outra lupa,
sem a culpa secreta que atormenta;
sem o medo que aumenta o que já é...
Vejo a tua distância bem de perto,
foges tanto e deságuas no meu sonho;
infinito e deserto se misturam
nas areias do próprio logo ali...
Poderíamos ter o nosso mundo,
nossas leis e vontades pessoais,
nossas mais permitidas emoções...
Mas te cercas de sombras e verdades
que podemos mudar a qualquer hora;
teu olhar joga fora o que seria...
CONSTATAÇÃO GENIOSA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Se eu fosse um gênio (se fosse!),
seria um gênio transgressor...
Tenho muitos anos,
milhões de sonhos e planos,
mais alívio do que dor...
além do mais,
não corto minhas orelhas
e ainda me dou ao luxo
de certos lixos culturais...
VITALÍCIO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Seria o mundo vital;
justiça; paz entre o povo;
o sonho certeiro...
Ah, se fosse natal
de natal a natal...
também fosse ano novo
o ano inteiro!
NUDEZ
Demétrio Sena - Magé
Temos corpo; não tê-lo é que seria
uma coisa imoral; despudorada;
todo dia nos vemos como somos
(não há nada profano à flor da pele)...
Tudo bem; nossas roupas nos adornam,
mas a nossa beleza rompe as tendas;
os recortes nos mostram sob os panos,
pelas fendas de zíperes; botões...
Somos corpos que os braços insinuam
(nossos rostos, as mãos e os joelhos
são espelhos do quanto renegamos)...
Nosso espírito é corpo da fachada;
a nudez é sagrada; sacrossanta
e o corpo é o espírito carnal...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
FALSAS POLÊMICAS
Demétrio Sena - Magé
Seria perfeito, se ninguém tentasse polemizar com futilidades como fofocas de vidas pessoais, agressões públicas gratuitas a seja lá quem ou o que for, para mostrar valentia. Muito menos com perseguições a pessoas comuns... talvez até conhecidas em suas comunidades, porém comuns. Polêmica, mesmo, a gente faz com instituições duvidosas de qualquer segmento e com figuras públicas, em assuntos de amplo interesse nacional ou pelo menos regional, quando tais figuras cometem algo danoso à coletividade. A polêmica verdadeira critica e denuncia o que fere ou subtrai os interesses coletivos, a dignidade social, e o seu objetivo é o bem estar de todos. Ou seja; o interesse de quem polemiza de boa fé não é exatamente polemizar. É contribuir para uma sociedade mais humana e cidadã. O resto são picuinhas. Pequenices de quem quer aparecer, de maneiras forjadas e inconsequentes.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
SOBRE MIM E MAIS NINGUÉM
Demétrio Sena - Magé
Dizer que tenho amor pela vida seria exagero. Tenho simpatia pela vida. Sou capaz de alguns esforços para viver, mas não de todos os expedientes para sobreviver. Para mim, seguir a qualquer custo é desrespeitar os limites da vida; renegar a soberania da morte.
Afirmar que me amo, também seria exagero. Sou simpático à minha pessoa. Sobretudo, acho que ser amado pelo outro é muito melhor do que por mim mesmo. Priorizo amar minhas filhas, minha esposa, os meus irmãos, parentes queridos e os amigos reais. Essa é uma bela forma natural de ser amado; se não por todos, por uma boa parcela. Receber o amor sem apelação, que vem do outro em forma de resposta espontânea. Como agradável colheita existencial.
Aceito as pessoas como elas são. Não a vida. Só Aceito a vida "vivível"... plausível, mesmo dura. Viável, mesmo difícil. Com luz visível no fim, quando se apresenta como túnel. Sem esperança, não acho justo viver. E Aceito as pessoas com os defeitos e virtudes que têm. Não a mim. Tenho mil defeitos e todos os dias me deploro por isso. E deixo que as pessoas me aceitem como sou. Essa troca é o que me corrige no dia a dia. Eu não saberia mudar a mim mesmo.
Vou me levando e a vida vai na carona. Simpático a mim, troco gentilezas com ela, por quem tenho simpatia. Não sendo amor, meu sentimento pode acabar de repente, sem a mínima resposta esperada... e no fim das contas, acho a morte bastante sedutora.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Não confunda o mais fácil com o mais simples, porque se o simples fosse fácil, sua vida não seria tão complicada!
Você seria incapaz de entender a imensidão desse sentimento,dessa necessidade, é que sua mente é pequena demais, não caberia sequer metade desse entendimento .....
Seria incrível se pudéssemos mudar um ciclo como o da vida. Pra mim já é maçante a ideia de nascer, crescer, reproduzir e morrer. Na prática não é tão simples assim, os intervalos entre esses momentos são assustadoramente complexos. Algo que me sufoca, além de me deixar com uma sensação de incapacidade, é ouvir que a vida é breve. Mas é fato, então vamos simplificar - sugiro tornarmo-nos ainda mais limitados. Já que não se pode ter mais de uma vida, vamos dividir os dias em vidas. O sol me inspira a fazer isso. Vou dar-me a chance de nascer, crescer, brilhar, diminuir e morrer todos os dias. Se assim fizer, a pureza e a inocência sempre me acompanharão. Se assim fizer, descobrirei coisas novas todos os dias. Se assim fizer, serei sempre o melhor, o maior. Se assim fizer, nunca deixarei de notar o brilho dos outros. Se assim fizer, colocarei todos os dias, a sete palmos da terra, as coisas que não me fazem bem. Nunca vi o sol “triste” por ter morrido no dia anterior. Às vezes ele até se esconde atrás das nuvens, mas está sempre lá, vivo um dia após ter morrido. Nunca percebi a soberba do sol por estar acima de todos – talvez porque ele já tenha experimentado estar por baixo. E ele não permite que essa “instabilidade” atrapalhe o seu brilho-de-cada-dia. Parece que temos muito que aprender com o sol.
Tão sutil e simplório é o amor que seria capaz de passar despercebido até pelos corações mais amáveis.
Se Deus tivesse um nome
Qual seria? E você o diria diante dEle
Se estivesse cara a cara com Ele em toda a Sua glória?
O que você perguntaria, se pudesse fazer só uma pergunta?
