Sentimento de Culpa
A Culpa do Poeta -
Minha mãe eu sou poeta
num mundo sem sentido
a lágrima d'um Touro, (asceta)
que da manada está perdido ...
Não estou vivo nem estou morto!
Minha mãe que culpa tens?...
Não tens culpa deste aborto!
Diz-me ó morte quando vens!!...
Minha mãe de quem a culpa
se não é minha nem é tua?!
Quem me deu a triste luta
que m'enlouquece pela rua?!
Sou o grito d'um vulcão
que quer a terra prometida,
que mentira d'alcatrão
numa estrada à deriva!
Sou culpa e condenado,
assassino sem ter morto,
sou um preso não julgado
nas cadeias deste corpo.
E que culpa terei eu
de estar vivo num caixão?!
O destino quem mo deu
foi alguém sem coração ...
E que culpa tem a vida
deste gosto amargo e doce
que uma gente desconhecida
ao meu corpo sempre trouxe?!
Vou pegar o meu destino
como um touro em plena Praça!
Mas a Glória do bovino
é ser morto por ter raça!
Fecho os olhos, lembro a vida,
ai esquece-la quem me dera,
minha ânsia consumida
é só culpa do Poeta!
O inimigo nos culpa tanto ao ponto de nos sentirmos indignos de olhar para Cristo, já Jesus nos encoraja tanto ao ponto de não sentirmos vontade de olhar para outra direção.
E lembrarás que não sentiremos culpa, não inventaremos maneiras para permitir que uma saudade opaca fique entrecaminho dos nossos dias futuros. Não amenizaremos nenhum sorriso, nem deixaremos encolhido, cinza e distante qualquer lembrança daqueles dias de inverno, dos momentos que deixamos nos pertencer às solicitações de felicidade que chegava inteiro, consciente, todas as manhãs que você acordava em mim e o dia por si recusava-se a não estampar um céu claro e amarelo. Haverá tempo e os dias seguirão assim quando acordarmos de manhã, eu desenhando pingos de chuva e nuvens brancas enquanto você amontoa as estrelas.
Tentar justificar nossos erros, é tentar diminuir nosso sentimento de culpa, diminuindo os sentimentos alheios.
Feridas não se tratam com mais agressões, mas sim com carinho e atenção..
Até que ponto as religiões que dividem e impõem sentimentos de medo (ir ao inferno) e culpa (morte de inocente/ Jesus), podem levar alguém a vivenciar verdadeiramente o amor e o bem ao próximo?
Cansei de sentir-me culpado pelo Fracasso finalmente compreendi que relações são mútuos encontros
Laços de companheirismo
Até chegarem ao fim.
Das dores que somos sujeitos a sentir, as mais intensas, são, a perda a culpa e a rejeição de quem temos no coração
Promover nas pessoas um sentimento de culpa por si mesmo, é uma das maneiras de escravizá-las e de frear o próprio desenvolvimento delas.
O sentimento de culpa e o remorso podem trazer-nos esclarecimento, mas aplicado de forma inadequada, podem causar-nos ainda mais complicações ao que já não está fácil. A culpa pode ser saudável, ou igualmente destrutiva. Repensar os erros pode nos motivar e estimular uma reflexão mais completa daquilo que não aconteceu como desejávamos, é preciso aumentar a vigilância e cautela no futuro sim, mas sem nos tornarmos frustrados, tomar uma posição mais responsável e assim promover a melhoria na aceitação social e de estima. A permanência desse mal sentimento de culpa pode nos torná emocionalmente desequilibrados, transtornados, mínimos de auto-estima, destruir nossa esperança, fazer nos sentir estúpidos, estragando nossa vida e eventualmente a de outras pessoas significativas para nós. O sentimento de culpa pode ainda nos fincar agarrados ao passado, nos impossibilitando a conclusão de quê a vida segue, de que tudo passa e que se faz necessário dar o próximo passo e continuar a levar a vida adiante e a vivermos no presente, um dia de cada vez.
A boca fala do que está cheio o coração... Sentimento de culpa por ter impedido a felicidade do outro intervindo em seus planos. Intervenção impensada que hoje me causa dor e arrependimento.
"Não Podemos Culpar os Outros Pelo nossos erros, mas Também não podemos nos sentir culpados se eles não acreditam em nosso arrependimento"
Mateus 18:21-22.
(Pr. Cpl. Moacir J Laurentino)
Qual é minha culpa se teimo
em colocar em palavras o que sinto?
Não sei se é poema, texto ou frase!
Não me ocupo com estilo, rima, métrica...
Quero apenas retratar o que vai aqui dentro.
Cika Parolin
Infelizmente sou assim, carrego esse sentimento de culpa por tudo dar errado. Me fecho com todos esses sentimentos.
Carrego essa culpa de não conseguir fazer ninguém feliz e não fazer nada direito, de magoar todos em minha volta.
Prometi pra mim mesmo não sentir esse vazio mas não tem como, tudo me leva a isso!
Jamais devemos nos culpar por sentir. O cuidado que deve existir está em como manifestar esse sentimento para não transformá-lo em violência contra o próximo.
Deslumbrante sentido...
Luz que me faz morrer...
Sempre fui culpado...
Para o destino que escolhi...
Deparo com desejo de ser igual aos humanos.
Me lembro quando minha avó dizia humanos...
Nós abismos da minha mente apenas perturbações daquela época que cada dia era uma guerra...
A gente sofre nessa vida em nossa busca solitária pelos nossos sonhos. As vezes nos sentimos culpados e "adúlteros" com nós mesmos quando insistimos em virar a cara para os pensamentos que tentam nos desestimular diariamente. Parece que estamos mesmo sendo colocados à prova todos os dias. Sentimos, por vezes, uma barreira entre nós, face ao que fomos, somos ou ainda poderemos ser, e os outros. Por vezes somos vítimas de um efeito psicossomático que perturba essa busca que empreendemos - mais por vício de nos tornarmos alguma coisa do que por necessidade. Tentamos, inutilmente, afastar lembranças nessa busca, mas, o que conseguimos, muitas vezes, é uma satisfação incompleta. E, por isso, vamos vivendo desinteressados, ocos, indiferentes. Quase vazios de sentimentos, ante a maldade que o destino faz com a maioria de nós, pelo acaso. Muitas vezes, tudo o que queremos é não olhar, não ter que olhar para o futuro, viver sem precisar se abastecer de qualquer estímulo para tanto. Aí, quando chegamos nesse ponto, começamos a ruminar o passado e isto passa a constituir o nosso presente. Você espera em Deus, ou qualquer coisa ligada a alguma crença pessoal, que algo encontre por você. E passa a esperar. Essa busca, pressentimos, é muito difícil e sofrida, dada a nossa falta de fé, ou até mesmo ao excesso dela, que faz a gente insistir nas coisas. E aí, até esse dia chegar, sem saber se irá chegar, ficamos numa espécie de oração, rezando, ou como qualquer um pode chamar este processo, confiante em que essas orações cheguem até algum "Deus" - e o pior, sem que ele leve em conta os pecados que cada um de nós carrega nas costas. É a vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp