Saudade Presenca do Ausente
Pai, você não foi ausente, foi sempre presente dentro de mim. Poucos momentos, poucas palavras, representam muito para quem sabe sentir a importância da vida.
Nos contratempos, estou ausente...
nos eventuais sentimentos,
os preservo no intuito de desejar,
mas em todos poréns estou basicamente
num sonho de uma legião,
um monstro acordou quando perdeu a luz...
Maridos, nos dias em que o reconhecimento de suas esposas parecer ausente, não deixem que sua entrega seja moldada pelo merecimento. Antes, entreguem-se como quem busca apenas o sorriso do Senhor, pois Ele vê o que é invisível e honra aqueles que amam com o coração inteiro (Efésios 5:25; Colossenses 3:23-24).
Esposas, vocês são poderosas, capazes de transformar uma casa inacabada em um doce lar. Dediquem essa mesma obra a seus maridos, não por obrigação, mas porque o teu Sogro Celestial vê e recompensará. Procurem atraí-los sutilmente de suas várias distrações e orem para que o Senhor nos desperte (Provérbios 14:1; 1 Pedro 3:1-4).
Sentimentos
Uso sentimentos falsos para substituir a felicidade, sendo que esta está ausente.
Os sentimentos verdadeiros acabam por serem reprimidos.
Os sentimentos comunicam connosco a todo o instante, quando algo de triste acontece, a tristeza fala mais alto, quando algo de feliz acontece, a felicidade fala mais alto, e assim em diante.
Cada vez a voz da intuição e do meu ser, parecem estar mais longe e mais fracas, deixando o sentimento de não deixar sentir-me vivo, consumir-me.
A origem deste problema deve-se ao expressar um sentimento obtenho uma resposta negativa, e assim a minha consciência pressupõe que o certo é reprimi-lo.
Deixar os sentimentos falarem dentro de ti, ao invés de serem expostos livremente, é um erro! Os sentimentos são algo natural e tudo o que é natural, não pode ser reprimido. Como por exemplo, numa situação física, se reprimirmos um espirro, acabaremos por acumular uma pressão nos órgãos internos, que poderá vir a originar uma doença grave. É idêntico em situações psicológicas, a única diferença é que a doença grave é cognitiva.
Na verdade não existem sentimentos negativos e sentimentos positivos, nós é que lhes atribuímos o significado que as tais vozes nos transmitem.
Tanto posso sentir que chorar de tristeza pode fazer-me bem, em questões de construção emocional, como posso sentir que rir de felicidade pode fazer-me mal, ou por a situação não ter assim tanta piada, como por exemplo pessoas que fazem bullying a outros, e acham “piada, ou simplesmente por achar que o que expresso na minha expressão facial, não corresponde ao que sinto no meu coração. Mas nem tudo é preto ou branco, há muito cinzento no meio, ou seja, existem muitos sentimentos envolvidos para além da tristeza e da felicidade.
Ao falar em “rir”, uma curiosidade. O sorriso que conhecemos, é algo muito recente. Nos nossos antepassados, a vida era tão difícil, que nem era vida, era sobrevivência, não havia motivo para sorrir. O sorriso existe desde sempre, mesmo dos primeiros primatas, mas o sorriso era usado de forma agressiva, sendo possível produzir sons com maior volume, mostrávamos os dentes e isso era uma forma de dizer “eu tenho dentes e posso morder-te”, o que afugentaria outros animais.
Hoje em dia sorrir é um uma das expressões faciais, até mesmo principal, mais fácil de comunicar. Isso justifica o facto de quando alguém ri sozinho, nós associamos logo a que ele está a rir-se de nós, ou porque tem algum problema na cabeça, e perguntamos logo “estás-te a rir do quê?”, ou “qual é a piada?”.
Querendo com isto dizer que devemos dar graças por o sorriso ter recebido este significado, e usá-lo da melhor maneira, da forma mais pura e sincera.
Todos os sentimentos são parte do propósito da vida, e a vida é composta por fases, umas mais tristes outras mias alegres, mas se assim não fosse, o que seria viver?
Se vivêssemos sem desgostos e sem preocupações, qual seria a piada?
Este é um dos motivos para eu não ser muito virado para a religião. Na maioria das religiões, falam-nos de um paraíso, em que “a vida seria perfeita”. Uma vida perfeita, não teria desafios, e os desafios dão o carisma à vida. Os desafios tornam-te protagonista da tua história.
Hoje em dia existe muito a necessidade de mostrar aos outros tudo! O que fazemos, que temos uma roupa nova, telemóvel novo. Vivemos numa sociedade que é feita de “novidades”, não no sentido de notícia, mas sim no sentido de novo.
Já não há a preocupação das pessoas interessarem-se em construírem a sua história de vida, e um dia morrer consciente do que fez e viveu. Mais parece que preferem um dia morrer e serem reconhecidas, que cada pessoa saiba parte da sua história, ao invés de juntar todas essas peças, e ficar com o puzzle para si. Considero muito mais gratificante morrer a ter consciência dos tais desafios que ultrapassei, sozinho ou acompanhado, não interessa! Ultrapassei! Alguns até fizeram-me uma pessoa melhor!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que o ontem é passado, o amanhã é futuro e hoje é uma dádiva. Vivam a vida, deixando as fases acontecerem, mas nunca desistindo de as ultrapassar.
Deixem a fase triste passar, sintam-na como entenderem, e assim que sentirem-se prontos para a próxima, então que assim seja.
Eu farei o mesmo, obrigado texto, obrigado tempo, por terem-me aberto os olhos.
Próxima fase, vemos-nos em breve...
“Escrever é uma maneira de pensar que não se consegue pelo pensamento apenas. Todos os constrangimentos sintáticos e gramaticais da escrita, em vez de nos reprimirem, levam-nos a encontrar frases que não existiam antes de serem escritas, que não podiam existir de outra forma”.
Chamada de classe:
N°1 ,presente no amor,ausente na respostas, por isso fica difícil, um amor ser recíproco. (TRISTE)
Agora não é o presente!
Amanhã estarei ausente!
Futuramente estarei contente!
Por que estarei pensando na gente!
Ando tão ausente desse mundo
e tão presente nos meus silêncios ...
Que nem tenho mais tempo de enxergar
a maldade lá fora e seu caos .
E sempre que saio de mim ... juro
Mais vontade tenho voltar aos meus
profundos quintais
Morar pra sempre no meu casulo de paz.
Todo esse tempo ausente eu pensei na gente
Pra seguir em frente, eu tenho que mudar
Na nossa separação cheguei à conclusão
Que o seu coração é o melhor lugar
Te perdi, me perdi, mas dá pra voltar
Quando as riquezas do mundo tentam me deslumbrar,
E toda a sua fartura vêm fazer-se ausente em minha vida,
Tomando para si como que uma necessidade plena e urgente de se satisfazerem,
Deus me lembra da sua promessa,
E de tudo o que espera aqueles que amam a Ele,
Glória incorruptível, indelével, e inefável.
Só assim meu ser se conforma:
Na certeza de que nem olhos viram,
Nem ouvidos ouviram,
Nem mente nenhuma imaginou
A ti, que estive ausente,
Com palavras lhe peço perdão,
Por ter deixado de lado o presente,
E me concentrado em minha solidão.
A mente abarrotada de desafios,
E a alma ferida em sua dor,
Necessitava de cuidados e alívios,
Para encontrar em mim o meu amor.
No isolamento, eu encontrei a minha voz,
Um espaço para curar as minhas feridas.
E mesmo que essa escolha tenha nos causado a voz,
O perdão ainda pode ser concedido.
Porque a vida é uma jornada complexa,
E cada um carrega sua própria carga.
E mesmo que a conexão se torne perplexa,
Ainda podemos encontrar uma saída.
Assim, lhe peço perdão por minha ausência,
E por não ter escutado o seu chamado.
Mas agora retorno com a minha presença,
Com o coração aberto e o amor renovado.
Tem gente na vida da gente que vai ficando tão ausente, tão ausente .. que a gente pega esse vazio todo e preenche com outra pessoa ...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp