Rico
O que tem de rico mendigando felicidade e de pobre esbanjando felicidade, não está escrito. Felicidade não é o que você tem, é o que você é.
"Se olhar a sua volta, sempre terá alguém mais rico, mais forte ou mais bonito. Mas eu duvido que encontre tão facilmente alguém com um coração como o meu"
Não é defícil ser famoso, defícil é manter a fama.
Não é defícil ser rico, defícil é manter a riqueza.
Não é defícil ser bom, defícil é manter a bondade.
Não é defícil amar, defícil é manter o amor.
Não é defícil casar, defícil é manter o Casamento...
Nada é defícil! Defícil é continuar fazendo o que não é defícil...
A difícil relação do pobre com o rico:
"Pode, por acaso, a panela de barro se juntar com a panela de ferro? Haverá um choque, e a primeira se quebrará.  O rico comete injustiça, e ainda faz ameaça; o pobre é injustiçado, e ainda precisa pedir desculpas.  Enquanto você for útil, o rico o explorará, mas quando você precisar, ele o abandonará.  Se você possuir bens, ele viverá com você, e o explorará sem remorso.  Enquanto ele precisar, enganará você, sorrirá e lhe dará esperanças. Dirá coisas bonitas e perguntará: «Do que você precisa?»  Fará você ficar envergonhado nos banquetes dele, até despojá-lo por duas ou três vezes. Por fim, vendo você, passará adiante e sacudirá contra você a cabeça". 
(Eclesiástico 13, 2-7)
Adulação e aprovação para o rico, desprezo e condenação para o pobre:
"Os leões caçam os asnos selvagens, e os ricos caçam os pobres.  Para o orgulhoso a humildade é humilhação, e para o rico o pobre é detestável.  Quando o rico tropeça, seus amigos o sustentam; quando o pobre cai, seus amigos o rejeitam.  Quando o rico comete um erro, muitos o defendem; e se ele diz tolices, os outros o aprovam. Quando o pobre erra, todos o condenam; e quando fala com bom senso, ninguém o escuta.  Quando o rico fala, todos se calam e elevam até às nuvens o seu talento; quando o pobre fala, as pessoas perguntam: «Quem é esse fulano?» E quando tropeça, o ajudam a cair".
(Eclesiástico 13, 19-23)
O rico e o pobre têm consciência diferente sobre si e sobre a vida. O autor adverte os pobres, mostrando que a convivência com os ricos só é possível quando estes exploram os pobres. Na realidade, só o pobre sabe ser gratuito na relação. 
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
O rico explora o pobre, e o poderoso não perde a chance de oprimir e humilhar os fracos. É preciso ser muito prudente com pessoas que exercem o poder, a fim de não ser dominado por elas
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
O autor descreve os preconceitos de uma sociedade desigual. O rico é sempre considerado bom, educado, culto e digno de respeito; o pobre é sempre tido como preguiçoso, sem valor, imoral, um peso que não merece ser levado a sério. Quem se dá ao trabalho de conferir tais preconceitos, acaba descobrindo que as coisas são exatamente o contrário. É no confronto social que ricos e pobres podem compreender o porquê de sua própria situação.
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
"Antes de se casar seja feliz
Antes de namorar seja feliz
Antes de ser rico seja feliz
Antes de trabalhar seja feliz
Antes de chorar seja feliz
Antes de viver seja feliz"
Sou rico, sim, mas não de dinheiro, e sim de amigo. Agradeço a Deus por ter colocado amigos de verdade lado a lado comigo.
Havendo algum rico no mundo que dê seu lucro empresarial para os pobres, este é mais rico do que muito empresários e abençoado por Deus.
O rico verdadeiro possui bens e nobreza de espírito.
O falso rico possui bens, mas não possui nobreza de espírito.
O falso pobre não possui bens, mas possui nobreza de espírito
O pobre verdadeiro não possui bens, nem tampouco nobreza de espírito.
O contraste da vida consiste em aceitarmos os conceitos opostos das coisas. Feio-bonito; rico-pobre, macho-fêmea; ganhar-perder.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp 
 
 
 
 
 
