Retrato de Velho
PERFORMANCE
Eduardo B. Penteado
Bebia o velho poeta num canto de bar
Sozinho, esperando um metafórico apagar de luzes
Melancólico
Equilibrista
De lados opostos de seu bastão de cristal
Um cigarro seca o copo
Um gole apaga a chama
"Estou livre do verso, estou livre da trama!"
Jovens sóbrios caçoam do velho
O garçom ébrio reclama
Então, à meia-noite,
Voa longe a tampa do tempo
No canto escuro do barzinho sisudo
Nasce um personagem absurdo
"Sou o bêbado, sou o vagabundo,
sou o maior equilibrista do mundo!"
"Silêncio," bradou uma voz lá do fundo
E o poeta, moleque, fez-se de surdo,
"Sou seu beatnik, sou seu punk, sou o que há de mais imundo!"
Calou-se a platéia de incrédulos debutantes
Um garçom sóbrio, inexplicável
No qual ninguém havia reparado
Trouxe um candelabro de ossos
Uma a uma, as lâmpadas se apagaram
E se pôs a funcionar o gramofone quebrado
O futuro passou com escândalo
Silenciosamente, fez-se presente
E fugiu pelo espelho da contradição,
Deixando o poeta no meio do salão:
"Sim, vivi a vida, talvez
Como poucos coçaram a ferida
Como poucos comeram-na viva
Não sei, é claro
O que virá em seguida
Um sol hepático
Uma lua enfisemática
Uma aurora boreal sifilítica
Mais um dia
Homem, sorria!
Nunca olhei horizontes
Pois cada curva me dispersa
Eu olhava o que eu seria
E via o que eu não queria
O tempo passa, e a vida, devassa,
Escancara aos abutres a minha carcaça
A fonte da vida!
A chama da vida!
A fonte apaga a chama
Que a água vaporiza...
Venham, abutres!"
E todos nós fomos.
Não vá nessa de que amanha é um novo horizonte não. Sendo assim, escolha o velho e aproveite o dia de hoje.
Novo dia
Hoje um novo sonho começa
Hoje um velho sonho termina
O que se foi fica apenas em pensamentos
O que vira guardaremos em nossos corações.
Lembranças nunca se apagarão e
nem deverão se apagar
apenas nos darão mais forças
para vencer.
Hoje é um novo começo
quero guardar o dia de ontem
como uma faze não muito boa
uma grande experiencia.
Hoje não vou deixar o destino fazer
minha história
mais sim a minha história
fazer o meu destino
Hoje um velho dia se acaba
Hoje um novo dia se inicia.
Feliz ano velho.
É amigos quase como um piscar de olhos mais um ano se passou, será que o tempo esta passando mais rápido, será que temos muitas coisas a fazer que não nos sobra tempo ou será que não estamos sabendo administrar o tempo que temos, enfim.
Temos que olhar para este tempo que passou e guardar o máximo possível de informações que tivemos durante essas 8760 horas, devemos lembrar-nos de tudo das coisas boas e das coisas ruins.
As coisas boas devemos guardar para nós como um lembrança de carinho que um dia pode até virar historia seja ela para se gabar perto dos amigos, para contar em uma reunião de família, contar para os filhos, sobrinhos, netos, bisnetos, trinetos, escrever uma biografia ou simplesmente para pensar em tudo que aconteceu e dizer: “ ISSO FOI DEMAIS”.
As coisas ruins devemos guardar elas como um experiência de vida, coisas que aconteceram para nos mostrar o caminho a solução de algo que estava acontecendo naquele momento, talvez esta foi a maneira mais fácil para enxergar onde estávamos errando e sem querer fazemos alguma “merda” para poder consertar e enxergar o caminho que devemos seguir.
Estes atos não acontecem para podermos desistir do que estamos vivendo, são momentos que nos obriga a ter força para poder apanhar e bater também, momentos feitos para superar todos nossos limites seja eles físicos ou emocionais, a vida nos prega peças para que possamos aprender a viver e se não participamos deste teatro da vida vivemos escondido, vivemos pela metade.
Então aproveite esta nova passagem de ano para poder se alto avaliar e fazer de você uma pessoa diferente neste novo ano, faça suas simpatias, tenha suas superstições aproveite as festas, de um abraço, um beijo, pule, grite, ande, corra, viva mais não se esqueça de guardar suas historias mesmo que não sejam uteis agora muitas pessoas pode gostar de ouvi-las muito em breve.
Feliz ano novo para todos....
TA AII ANO NOVO CHEGOU ..serioo?
AINDA É NOVO MAIS VAI FIKAR VELHO
E AII VAI VIR OUTRO .. ano novo
E DE NOVO E DE NOVO
JA TA BOM OU VAII PEDIR MAIS ?
CORRER ATRAZ DO QUE DEIXOU PRA TRAZ... ?
NADA COMO UMA PALAVRA SINCERA .. é grande!!!
A VIDA DA PRA GENTE O QUE A GENTE DA PRA ELA ..
AMANTE DA VERDADE EU SOU E SEREI .. sempre questionando
EU JA ERREI E VOU CONTINUAR ERRANDO
POR QUE CADA DIA É UM DIA NOVO ..isso tem sentido
POR QUE O NOVO SEMPRE SERÁ DESCONHECIDO
ASSIM NUNCA SABEREMOS O FUTURO .. que nunca é distante
MAIS PODEMOS FAZER O PRESENTE ..
AUSENTE OU ATUANTE ..
O PASADO JA FOI ... aii revide
NÃO PODEMOS MUDAR O PRINCIPIO
MAIS NO FINAL A GENTE DECIDE
ASSIM PODEMOS REVER O QUE JA CONQUISTAMOS
SÃO AS NOSSAS ESCOLHAS , MAIS DO que AS NOSSAS CAPACIDADES
QUE MOSTRAM QUEM SOMOS.
O que restou de nós? Entre nós restou aquele velho silêncio, aquela velha distância e aquela velha saudade.
Beba o velho barco
bêbado de violinos
Até que naufrague
Afunde na cabeça
E te enlouqueça
Beba o céu de abril
Beba o céu de abril.
Meu cavalo encilhado
embranqueceu a noite
Morto de cansado
Perseguiu estrelas
doidas borboletas
E depois dormiu
Na cama
em que se acaba
o mundo
Termina o caminhar do giz
Se sonha um sonho de menino
Se morre morto de feliz.
Um velho monge se deparou na beira de um lago, quando em meditação, com um jovem guerreiro que se desgarrara de seu pelotão.
Olhar vidrado, roupas em desalinho, movimentos bruscos e ansiosos. Bebia água sofregamente.
Enquanto enxugava o suor da fronte com a manga da tosca indumentária, se deu conta da presença discreta do velho monge.
Olhou desconfiado para os lados e caminhou em sua direção, com a expressão crispada e raivosa de quem acabara de sair de uma batalha ferrenha.
- Olha ai velho que estás ai parado, inutilmente, a beira do lago. O que tens para comer? Tenho fome e pressa.
O monge, acostumado à sobriedade e a vida comedida, vendo aquele guerreiro afoito, com a mão direita no sabre, se aproximando, disse:
- Porque a pressa, meu jovem? Sente-se e descanse. Sacie a sede com calma, e prometo lhe arranjar o que comer.
- Não tenho sua sorte, velho. Tempo é o que me falta. Tenho que voltar para a batalha. Matar nossos inimigos.
Respondeu o monge:
- Alguns minutos a mais não farão diferença para seu propósito. Após o repouso você estará com a força redobrada e a cabeça mais lúcida para a batalha.
- Como você é ingênuo, velho. Não posso parar. Se derem por minha falta no campo de batalha posso ser condenado por deserção.
- Não vejo aqui nenhum inimigo a te acossar e nenhum comandante para te cobrar empenho.
- Não vê, mas eles estão por aí, em toda parte. Não me dão sossego, Não me deixam descansar.
O Monge fez ao jovem guerreiro uma proposta:
- Sente-se ao meu lado e medite comigo. Prometo-te que depois, te levo até meu templo e te dou toda a comida que puder carregar.
Diante da proposta o jovem guerreiro cedeu e sentou-se ao lado do monge, que o foi conduzindo em sua meditação.
Depois de um tempo o guerreiro, exausto, adormeceu. O velho monge ficou ao seu lado o tempo todo, e passadas algumas horas o guerreiro acordou, espreguiçou e ainda sonolento disse que não dormia a muitas e muitas noites.
Lembrou-se que precisava voltar para a batalha, ao que o monge respondeu:
- Não precisa mais. A batalha se foi. Ela estava apenas na sua cabeça.
Só então o guerreiro se deu conta que estivera aquele tempo todo prisioneiro de sua batalha pessoal. Há anos que a paz já se instalara no Reino. Ele estivera então perseguido apenas pelas sombras do passado. Acordava finalmente, dos seus pesadelos para o sonho da vida real.
Aqui Sem Vcê
Centenas de dias me fizeram mais velho
Desde a última vez que vi seu lindo rosto
Milhares de mentiras me fizeram mais frio
E eu não acho que possa olhar para isto do mesmo jeito
Mas todas as milhas que nos separam
Elas desaparecem agora enquanto estou sonhando com seu rosto.
Estou aqui sem você amor
Mas você continua em minha mente solitária
Eu penso em você querida
E sonho com você o tempo todo
Estou aqui sem você
Mas você continua comigo nos meus sonhos
E esta noite, somos só você e eu.
A distância continua aumentando
Enquanto as pessoas seguem seu caminho dizendo olá
Dizem que esta vida está sobrecarregada
Mas espero que isso melhore enquanto continuamos
Tudo que eu sei, e qualquer lugar aonde eu vá
Isso se torna mais difícil, mas eu não vou desistir do meu amor
E quando o último cair, e quando tudo estiver dito e feito
Isso se tornará mais difícil, mas eu não vou desistir do meu amor ♥
Marinheiro do Farol
Um velho marinheiro
em sua última viagem,
Sem nenhum dinheiro,
rico em camaradagem,
Juntou as suas tralhas
pra desembarcar,
No convés a residência
que devia abandonar.
O mercado a direita
e a taberna à esquerda,
Foram sua família
na época das cheias,
E encostada num barril
estava á jóia mais cara,
A conquista de um pirata,
a mulher que ele amara.
Saindo da labuta,
No abrigo marítimo,
Ele ditaria
serenamente seu ritmo.
O amor é tão lindo,
Que fez aquele velho,
Se sentir um menino.
O amor no farol,
Fez aquele marinheiro
se orientar melhor.
O amor no farol,
Fez daquele marinheiro
um homem melhor.
Sou convicto que o acaso é de certo o ponto de partida de uma visão para um novo e velho mundo, pois como o passado nunca se passa por inteiro o presente é conecto e constante em nossas vidas, viver o acaso é dispertar aos detalhes de nosso cotidiano, então resumidamente digo: Nada é por acaso!
Como dizia o velho guerreiro Chacrinha, aqui nada se cria, tudo se copia! Eu digo que tudo se transforma! Já no twitter, não se copia, nem se transforma, usa-se Retwittear (risos)... Isso é a modernização... Isso é transformação!
Velho Tema... (Homenagem a Vicente Augusto de Carvalho)
E essa tal felicidade...
Está sempre onde a pomos,
Mas nunca a pomos onde estamos...
