Retórica
Carregava na ponta da língua uma retórica que mais parecia uma navalha. Tornou-se um rolo compressor de terno, tamanco e perfume.
Como ninguém pratica a concentração do pensamento, todo mundo acha normal o uso da retórica dispersiva.
Vivemos a cultura da ignorância. Tratar intencionalmente de vários assuntos em um diálogo, sem aprofundar nenhum, é rejeitar o esclarecimento em favor da confusão.
Quem rejeita intencionalmente o esclarecimento e a compreensão não está sendo sincero em sua análise. Sofistas e eristas nunca deixarão de existir: eles são a voz da instintiva tendência humana de detestar a verdade. Se não tenho prova alguma de que um feto possua ou não consciência, como posso afirmar escancaradamente que ele nada sente?
Desde o momento da fecundação, começa a se gestar no feto os princípios de um sistema nervoso independente.
Desde o momento da fecundação,o feto começa a ter autonomia em relação à mãe, não sendo por isso um simples órgão do seu corpo. Alguns acreditam que tudo o que não provém do cristianismo provém do Diabo, outros crêem que tudo o que não é da esquerda provém da direita.
Acreditar que só existem direita e esquerda no mundo é algo análogo a crer que só existem Deus e o Diabo. Por que perder o tempo combatendo causas que detestamos se isso lhes dá força?
O fortalecimento de uma causa anula, por si só, a causa que lhe for incompatível.
Se detesto B e desejo A, sendo A e B duas causas contrárias, vale mais a pena direcionar esforços para a fortificação de A.
Normalmente, aqueles que combatem uma causa a fortificam, pois lhe fornecem involuntariamente um ponto de apoio.
Ocupe-se com o mal somente quando for estritamente necessário e realmente não houver outro jeito, mas faça-o minimamente.
Não alimente o mal dentro e nem fora de você.
Construa seu próprio mundo, se ocupando com aquilo que é interessante, sublime e elevado.
Aquilo que você não percebe e no que não pensa, não existe para você.
Você alimenta as emoções negativas que algo provoca ao manter aquilo vivo em sua percepção e em sua mente. Quanto mais pensar, pior ficará.
Para se libertar das influências emocionais nefastas de algo, aquilo não pode mais existir para você.
"Se caráter fosse definido por palavras ou discursos, político seria deus e a retórica, sua bíblia."
A oratória e a retórica são importantes ferramentas para mudar rapidamente o lado da mesa em que se apresenta a comunicação.
Prefiro aos atos às palavras. Prefiro as ações às dicções, pois com o domínio da arte da retórica posso fazê-la acreditar que a amo, mesmo odiando, ou convencê-la que a odeio, mesmo lhe amando.
A retórica é encantadora, nela silencia-se loucos, fanáticos e cães ferozes apenas afirmando: "concordo plenamente com você."
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dane; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitou, mas então com as mãos, e disse-lhe, – para dizer alguma cousa, – que era capaz de os pentear, se quisesse.
As pessoas que exortam outras de forma bruta
Por razões absolutas
Sem direito a retórica
Simplesmente porquê não sabem
E não amadureceram
Para lidar com as diferenças
Por ter medo do que foge ao seu entendimento
E que confundem sua razão
gerando sempre um tormento
Sempre Hove antagonismo entre a retórica e a realidade, nestes termos que nos preocupamos e encatemos com a realidade e não pelas palavras aliciantes".
Arnaldo Chinemero
"Poética, Retórica, Dialética e Analítica são quatro tipos de discurso, de pensamento discursivo, portanto também os nomes das ciências e técnicas respectivas. 'Estética' é o estudo de um universal abstrato, o 'Belo', e não de um tipo de discurso. Trocar Poética pela Estética é apenas um desejo arbitrário que destrói a coerência lógica da classificação aristotélica. Qualquer principiante tem a obrigação de perceber isso à primeira vista."
"[O império da retórica] começa naquele dia em que o primeiro retórico apostou na eficácia persuasiva do primeiro símile: 'Sereis como deuses…'. Não há como deixar de reconhecer um eco distante dessa proposta no momento em que o homem de marketing vem nos oferecer o livre mercado das idéias como uma proteção contra a 'tirania da verdade'. Pois toda idéia que não se submeta de bom grado a essa 'tirania' não vale nada: é pura retórica."
Entender a insistência retórica
do erro da pessoa
é o conteúdo necessário para a
sobrevivência do relacionamento.
Resumo de Parmênides, se é possível resumir algum pensamento ou ideia platônica de retórica: o Uno não existe, com isto Platão declara morte à metafísica, que outro criara, quando era menos sábio, ao produzir seus escritos anteriores a este.
Olhos de Ressaca
“Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios.”
(D.Casmurro,Machado de Assis)
Não sei dizer o que seus olhos dizem nem o que pretendem mais ela me hipnotiza quando me olha nos olhos consegue tudo o que quer seu desejo transborda, e quando me olha nos olhos não resisto caio nas suas garras,sereia que não canta mais sustenta seu olhar e faz com que sinta o desejo mais puro e ardente é como se eu fosse um vulcão adormecido e ela fizesse com que eu entre em erupção eu quero possuí-la seus olhos me dizem o que devo fazer , me orientam eu sei exatamente o ela quer...
Conheço sua tática espera o melhor momento fica longe de mim sorri e morde os lábios, depois me olha nos olhos e vai falando com voz manhosa e mansa pedindo pra que eu fique sei que não devo , sei que é errado mais ela faz com que eu esqueça isso com seus olhos de Capitu “essa menina vai acabar com minha vida penso” mais nada importa quando seus lábios tocam os meus quando sua língua dança em minha boca quando seus seios fartos se comprimem contra os meus e á quero mais e mais ai percebo que cai na magia de seus olhos não sei como parar e vou até o fim...
E quando vou embora lá estão seus olhos cheios de lagrimas pondo toda a sua imensidão pra fora... ela me encanta, me envolve e mesmo assim eu vou deixando ela mais ferida que antes sei que suas lagrimas nunca vão secar nunca vou conseguir controlar isso,minha menina com seus olhos de Capitu...
Se você soubesse o quanto queria me perder em seu mar, e naufragar nele até o fim de meus dias perdida em seus carinhos até que meus cabelos se tornassem grisalhos até que nossas crianças fossem adultas e nossos pais nos observassem do paraíso,sei que quando digo que te amo não acredita mais ,mas eu sempre a digo para mim mesmo como uma oração para nunca esquecer do meu amor por você que é tão despreocupado e livre, calmo e turbulento sempre quando penso que ele acabou lá esta a chama novamente uso de todas as minhas forças para não tombar diante dele e então me chama de “Covarde” mais saiba uso de toda a minha coragem para deixar você viver minha menina...
A retórica fica mais eloquente, o discurso muda, servência e protecionismo se refazem, mas, a essência do propósito é similar. Pagamos a conta, como sempre, e superamos
Na estória a doce loucura teórica
Confabulada em silenciosa retórica
De paixão, desilusão, recordação
Pois a vida passa... A alma não...
É no vazio das palavras ditas e mal faladas, que eu me refugio na retórica declarada do meu bom silêncio.
- Relacionados
- Epígrafe Falar Bem
- Falar Corretamente
