Reflexão sobre a Morte

Cerca de 18981 reflexão sobre a Morte

⁠É pela morte de pessoas boas que vejo o valor da vida eterna e é pela vida de pessoas más que percebo a importância do tormento eterno.

Inserida por ProfessorMarcos

Não há nada melhor que viver e estar consciente que qualquer dia a morte bate-lhe a porta 🙌

Inserida por Isaac_pela

⁠Reflexão sobre a Guerra

Guerra. Uma palavra pesada, que carrega em si ecos de morte, tristeza e a ausência da paz. Ela revela o pior do ser humano e deixa cicatrizes profundas por onde passa.

Desde os primórdios, conflitos fazem parte da nossa história como espécie. Mas quando se trata de guerras globais, o envolvimento de milhões transforma tudo em algo ainda mais devastador e aterrorizante.

Quem viveu aqueles dias sombrios jamais esqueceu. As lembranças ficaram registradas na mente e na alma. Já outros só conhecem a dor através da internet, de fotos, vídeos ou dos relatos de familiares que enfrentaram o horror de perto.

Hoje, memes, sátiras e risos muitas vezes surgem como válvula de escape, mas há uma linha tênue entre aliviar a tensão e zombar da dor alheia. Quando memes fazem piada com o sofrimento de países em conflito ou de quem já enfrentou a guerra, deixam de ser brincadeira e se tornam crueldade.

Isso mostra falta de compaixão, ausência de bom senso e maturidade. É fácil rir à distância, mas impossível sentir o peso real de quem sobrevive a bombas, sirenes, destruição e medo.

Vivemos tempos difíceis, em que nações ainda brigam por interesses egoístas como poder e dinheiro, os mesmos motivos que no passado acenderam as guerras.

E hoje, o perigo é ainda maior: as armas nucleares, biológicas e químicas são tão avançadas que, num único disparo, podem destruir tudo e todos.

O destino da humanidade está nas mãos do próprio homem. A guerra é terrível, mas a pós-guerra, com suas marcas, traumas e ódio perpetuado, é ainda pior.

Que possamos escolher o diálogo em vez da violência. Que aprendamos com o passado para não destruirmos o futuro.

Inserida por DhelsonPassos

⁠. A beleza da morte morte

A Morte sempre soube seu papel,
Chegava para todos, um final cruel.
Mas nunca parou para sentir o ar,
Até que a Vida, radiante, a fez sonhar.
Nos olhos da Vida, um brilho sem igual,
Tão magnífica, um amor sem par.
A Morte tentou, mas não pôde tocar,
Decidiu então, apenas acompanhar.
A cada passo, um novo encanto,
A Morte fascinada, em doce espanto.
Como a Vida era bela, sem disfarce,
Crueldade seria não se entregar a esse enlace.
Foi ali que a Morte se apaixonou,
Pela Vida, um amor que a transformou.
O mais puro que podia existir,
Vindo de algo sombrio, a Morte a sorrir.
Mas o dia chegou, o inevitável,
A Morte relutou, um nó apertado.
A Vida, sábia, compreendeu a dor,
Era o momento de cumprir o amor.
Num abraço final, o destino selado,
Nascemos sabendo o fim, predestinado.
Mesmo que doa, temos que aceitar,
Que aqueles que amamos, precisam partir, e nos deixar.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

⁠À Senhora da Última Viagem

Morte, de tantos nomes e em tantos versos,
Escrevo-te hoje, sem medos ou reversos.
Não como um lamento, nem com dor a chorar,
Mas com a curiosidade de quem quer desvendar.
Vens sem aviso, ou com sinais que ignoramos,
Levando de nós os elos que tanto amamos.
Em teu silêncio, resides a grande incerteza,
Do que há depois, da eterna beleza.
Muitos te temem, a ti, o inevitável fim,
A fronteira que corta a vida de mim.
Mas vejo em ti também um grande alívio,
O ponto final para o sofrer e o calvário.
Tu não distingues idade, riqueza ou poder,
Com tua foice justa, vens para colher.
És a igualdade que a vida não oferece,
A paz derradeira que o corpo envelhece.
Ensina-nos, Morte, a valorizar cada instante,
A amar sem reservas, com um amor radiante.
Pois ao sabermos que tua visita virá,
Damos mais valor ao tempo que nos resta.
E quando chegares, com teu véu a planar,
Espero encontrar a calma para te abraçar.
Que em teus braços, a alma possa repousar,
E o que foi vivido, eternamente brilhar.
Com respeito e, sim, um pouco de fascínio,
Um Ser Humano em seu caminho.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

O meu medo não é da morte e sim da vida,
a vida que não valorizei, a vida que me esquivei,
os momentos que não vivi, os erros que cometi,
as mágoas que carreguei, as críticas que me envolvi,
as atitudes que não tomei e os desafetos que provoquei.
Este sim é o meu medo mais profundo, de passar por tudo isso e ao final da existência perceber que faltou coragem, faltou vontade e fé para superar todos estes obstáculos.

Inserida por amarisa

NÃO HÁ CURA PARA A MORTE
(Bartolomeu Assis Souza)

Somente duas datas definem o homem.
Sua chegada ao mundo: nascimento.
Sua partida desse mundo: morte.

O que é a vida então?
Somente a jornada, a caminhada...
Esse é o nosso tempo: agora.

Não há cura para a morte...
Apenas o caminhar da estrada
de cada dia...
Viva a vida!
Viva a morte!

Inserida por bmdfbas

INTERVALO
(Bartolomeu Assis Souza)

Para o nascimento só há uma cura: viver.
Para a morte não há cura, nem remédio.
A vida é o intervalo entre ambas.

Inserida por bmdfbas

PALAVRAS...
(Bartolomeu Assis Souza)

Formas e misturas
Mais fortes que a morte...
Mais belas e lindas...
Mais tristes e harmônicas...
Mais sábias e eternas...

Sibilar...sibilar... sibilar...

No seu sibilar
Enlaçam como cobras...
Noturnas...Soturnas...
Mágicas em seu requebrar...

No amanhã, no agora, no obscuro...
De Deus e Satã...
Maçã, manhã, amanhã...
Flautas e serpentes...
No lado das coisas...
//////////////////////////////////////////////////////////////

Inserida por bmdfbas

⁠Sentimento e Consciência

A morte virá...
Ela virá...
Mas antes que venha...
Sempre é possível pensar de forma positiva e encontrar as melhores soluções e chegar aos melhores resultados...

Que a minha consciência se liberte cada vez mais...
Amém!!!

Inserida por bmdfbas

⁠F I M

finalidade intencional da morte

Inserida por bmdfbas

⁠MORRIA À NOITE...

Já não me queixo da sorte
Já não tenho medo da morte
A morte já está em mim mesmo
Envelheci, tive que morrer
A cal da sepultura
Agora sou como casa abandonada
Um vento frio gemendo
Como uma pantera feia
Morria à noite, morria de dia
Transitoriedade da matéria...
Sete chagas do martírio de Cristo
Sete passos que entristeceram o Cristo
Este sepulcro imenso que não fala!

Inserida por bmdfbas

ILUSÕES (B.A.S)

E como nada é garantido na vida,
a morte é a única certeza.
Tudo que contamos em vida, como:
riqueza, abundância, riso, fama, são coisas frágeis,
nada é garantido, de nada adianta, é garantia de nada.
Não podemos edificar nossas vidas, nas ilusões, não devemos vangloriarmos em nada.
Porque uma ventania derrubará tudo.
Opte por Deus e sua vida será bem sucedida.
Amém.

Inserida por bmdfbas

A Morte de Cada Dia (B.A.S)

O pão nosso de cada dia,
a morte nossa de cada dia...

Inserida por bmdfbas

PARTIR (B.A.S)

Ele partiu pra morte...
Ele partiu pra morte...
Ele partiu pra morte...
De óculos escuro e carro esporte
Ele partiu para o fim.

Ele partiu pra vida...
Ele partiu pra vida...
Ele partiu pra vida...
O operário partiu para luta
Numa jornada sofrida e obscura

Nem eu nem você
Sabe o destino, o fim desta estrada
Felicidade, fome, vida morte, guerra...
Importante fazer o meu melhor.

Inserida por bmdfbas

MAIS IMPORTANTE...(BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Mais importante do que a vida
é a morte...

Mais importante é o velório de um homem
do que seu nascimento...

Nascimentos e velórios...
Começos e velórios...
O começo e o fim...

No nascimento tudo inicia-se,
no velório um homem entra para história...

Inserida por bmdfbas

ACEITAR A MORTE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Só há um jeito de aceitar a vida,
é aceitar a morte...

Inserida por bmdfbas

DEPOIS DA MORTE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Até mesmo depois da morte,
os cabelos continuam a crescer...
Nem tudo acaba... Acabará....

Inserida por bmdfbas

FILOSOFIA DA MORTE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Cada hora do nosso passado
pertence à morte...
Com o fim da esperança
chega à morte...
Não é a esperança
a última a morrer,
mas a morte é a derradeira esperança...
A verdadeira e original filosofia do exisitr
é o estudo da morte...

Inserida por bmdfbas

MENSAGEM DA MORTE (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Talvez,
quem sabe,
quem saberá,
mas a morte tem mais segredos
a nos contar do que a vida...
Sua grande mensagem
é nos ensinar
a transitoriedade de tudo...
Tudo passa...

Inserida por bmdfbas