Reflexão sobre a Morte

Cerca de 18986 reflexão sobre a Morte

Fugi da morte quatro vezes e ainda permaneço incrédulo em relação a Deus. Costumo expressar gratidão àqueles que vejo, sinto e ouço.

Eu vivi a morte de um poeta que não chegou a nascer.

Ei, já parou pra pensar que a vida e a morte não são inimigas, mas parceiras de dança? A gente vive correndo atrás de eternidade – academia, dieta, apps de meditação –, como se pudéssemos enganar o relógio. Mas olha só: sem a sombra da morte, a vida perde o brilho. É ela que dá urgência aos nossos amores, faz a gente rir alto num pôr do sol no Arpoador, ou escrever aquela poesia que queima no peito. A morte não é o fim cruel; é o que torna cada respiração preciosa. Argumento assim: se fôssemos imortais, procrastinaríamos pra sempre, desperdiçando o agora. Epicuro já dizia que a morte não nos diz respeito, porque enquanto existimos, ela não está aqui. Então, por que temer? Viva intensamente, abrace o efêmero. A vida ganha sentido justamente porque acaba.

A morte revela o fim do ego; vem tanto para humano como para inseto.

A morte me tira tudo que eu tenho na vida, mas não me tira nada que eu deixar na vida.

Ainda não vi águia herbivora ou pura, mais de todas, são fiéis e firmes até a morte, a coragem e a atitude são seus padrões mais altos...

Deus é a própria morte, o fim do início de tudo.

Alguns anos mais tarde a morte tornaria o objeto da minha contemplação constante, o pensamento a que eu dedicava todas as minhas forças do meu espírito que não eram absorvidas pelo Estado. E quem diz morte, diz também o mundo MISTERIOSO ao qual talvez tenhamos acesso através dela. Depois de tantas reflexões e experiências por vezes condenáveis, ignoro ainda o que se passa do outro lado dessa cortina NEGRA. Mas a noite Síria representa minha parte consciente de IMORTALIDADE.



(Trecho selecionado - "Memórias de Adriano" - copiado a punho)

A morte não rouba ninguém
Nildinha Freitas


Um dia, quem sabe, eu saiba mais um pouco sobre esse processo que leva a morte a me alcançar. Uma corrida insana que parece que eu nunca vou ganhar. Mas o que é vencer, afinal? O que é morrer, senão continuar depois e depois?
A vida, essa que tanto estimo e à qual me apego, é um caminho que começa e nunca termina. Só muda o cenário, feito filme. Mas quem continua, protagonista da própria história, sou eu.

A Morte é um mistério
Deixa Dor na despedida
O Corpo é do cemitério
E o Espírito, a Luz da Vida.

Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
04/01/2026

Faça a diferença enquanto é vivo, pois de indiferença, a morte já é mestre.

A morte me incentiva a viver.

⁠O medo flagelado,de um espírito torturado, , é mais forte que a morte.

Não tenho medo da morte, tenho medo dela não me levar!

Assisto como a um anjo caído
minha vida passar
controlo a morte em um sonho,
enquanto um anjo queima meu coração,
nessa luz que controla minha vida,
tudo é uma cena que já passou,
em um beijo que deixou para o além...

O que é a morte, se estou vivo?
Já me fiz essa mesma pergunta antes de nascer.

No meio de tudo o que muda, só a morte permanece certa.

Eu sou a fenda entre a vida e a morte. A linha tênue entre sopro e túmulo.⁠

Aqueles que têm fé demais na própria sorte um dia receberão a surpresa de um doce beijo da morte.🕊

⁠Trouxe flores para enfeitar o nosso fim.
Porque a morte de um amor bonito nem sempre precisa
parecer tão ruim.