Reflexão Auto Conhecimento
Se queres saber a verdade, então você mesmo deverá buscá-la; porque eles sempre contarão as versões que eles querem.
Antes de buscar as respostas, as justificativas e os conhecimentos no mundo inteiro. Inicie a viagem para saber a direção, dentro de si mesmo.
"É fácil entender a mente, conhecer uma pessoa, saber o que ela quer e aonde quer chegar, mas é difícil se próprio conhecer. Porque ver outros é fácil, basta vermos o “Quadro Todo”: as ações, opiniões e suas reações. Quando se trata de nós mesmos, sabemos que podemos estar fingindo sentimentos, sabemos que mentiríamos para nós mesmos para que sentíssemos melhor e acreditar que somos “Pessoas Boas”. No fundo, todos se enganariam pra se sentir bem consigo mesmo, essa é a verdade."
“O grande problema é que as pessoas estão predispostas a SENTIR, quando na verdade deveriam estar predispostas a ouvir a Palavra; O anjo do senhor apareceu a Cornélio e disse, vai procurar Pedro e ao encontrar-lo vocês vão aprender sobre a palavra! Enquanto Esperam o espiritual, o mesmo se manifesta e diz vai ouvir a palavra”.
"Be reshit" no princípio, já havia e estava, o evangelho de João começa com a afirmação de que Jesus é o "Lógos" de Deus, isso nos diz que no princípio Jesus que é o Verbo já existia, já era e estava.
Existem trilhões de bytes em arquivos na nuvem e milhões de livros nas bibliotecas, mas nem tudo isso define o que é o ser humano. Conhecemos quase tudo, mas sabemos muito pouco.
“A verdadeira pregação consiste em manifestar no púlpito aquilo que se recebe no altar de adoração, estabeleceu-se através dos estudos da Palavra, e foi santificado em oração a Deus”.
Gregório de Nissa (331 - 394)
Gregório de Nissa foi o primeiro sintetizador dos dogmas cristãos.
Ele diferenciava fé e conhecimento e o conhecimento tem perante a fé uma posição secundária. A fé tem por fundamento a manifestação pela qual Deus se fez conhecer e essa manifestação não precisa ter por fundamento a lógica para sua comprovação. Essa fé é o parâmetro de comparação para estabelecermos as medidas da verdade e do saber. Cabe à ciência tornar disponível para a fé o conhecimento que irá facilitar o entendimento da própria fé. Entre esses conhecimentos que a ciência deve disponibilizar está o de tornar evidente a existência de Deus.
Nos estudos teológicos o filósofo preocupou-se em assentar o fato de Deus ser único, pois nesse fato baseia-se a perfeição de Deus também enquanto trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Em sua explicação para a unicidade e a trindade divina Gregório diz que pelo nome falamos sim de três pessoas e falamos de três divindades, mas se o nome de Deus significar essência então existe a unicidade de Deus, porque em essência os três nomes são um só, pois tem a mesma natureza e a mesma substância.
Gregório explica que Deus, uma substância única, imaterial e permanente, criou o mundo formado por diversos elementos materiais inconstantes da mesma forma que o corpo é formado pelo resultado da soma de todas as suas partes. O corpo tem elementos como grandeza, cor, qualidade, quantidade e figura, mas esses elementos por si só não formam um corpo. Deus é o responsável por juntar todos esses elementos em uma única coisa, o corpo. Dessa forma Deus criou o mundo através de uma atitude, de uma ação de amor, pois o mundo não poderia ficar sem um propósito que lhe fosse peculiar. O mundo dessa forma participa também do bem que vem de Deus. É a imagem de Deus.
Mas o homem foi criado livre e o que lhe confere a liberdade é a razão, pois através da razão é que os seres humanos vão poder diferenciar o bem do mal e fazer as suas escolhas. Se não existisse liberdade não existiria também pecado e a virtude, pois para que ambos existam é necessário que exista a capacidade e a liberdade de fazer as escolhas certas.
Mesmo o homem sendo pecador, ele vai voltar a viver um dia no seio de Deus. Como todas as coisas vieram de Deus, um dia também elas voltarão a Deus. O homem um dia vai voltar às suas origens, ou seja, vai voltar a Deus. Mesmo os pecadores e maus, após padecerem sacrifícios para expiar seus pecados, retornarão a Deus. A essa teoria Gregório chama de apocatástase, segundo ela as purgações e sofrimentos no inferno não podem ser eternos e o objetivo é tão somente a expiação dos pecados. Quando os tempos tiverem fim Deus vai restabelecer e tirar do pecado todos os homens e esse vai ser o término da história da salvação.
Gregório acredita ainda que o homem é um microcosmo do universo, nele encontramos correspondência entre o corpo humano e o universo. Mas o homem não é a imagem do universo, mas a representação de deus e como tal está situado acima de todas as outras criaturas do mundo.
E é justamente por sermos representações à semelhança de Deus que poderemos conhecê-lo praticando a virtude. Se formos virtuosos estaremos imediatamente no céu, pois ele não é um lugar físico, mas espiritual.
Aprendi com tudo que vi;
que o ser humano mente com um belo sorriso;
trapaceia pra conseguir um objetivo;
esquece quem o apoiou e tudo que for preciso.
Nara Nubia A Queiroz
@narinha.164
Polos Opostos
Pois não deve ser coincidência
Delas estarem assim tão próximas
Mas ao mesmo tempo tão afastadas
E ainda assim se mostrarem presentes em minha alma
Como dois polos opostos
Mas que fazem parte do mesmo conjunto
Visões que se complementam
E dão sentido ao mundo
Hei de conseguir expressá-las
Através de meu estudo
E de imaginá-las
Com o que em mim é profundo
Pois com ambas eu sei:
É possível mudar o mundo.
E caso seja difícil
Crio outro em meu imaginário
Utilizando da poesia e da filosofia
Já tenho pronto o meu cenário
Me vejo em uma constante batalha interna, e por mais que a humanidade tenha evoluído ao ponto de recebermos o conhecimento mastigado - ao ponto de não precisarmos raciocinar -, não consigo me contentar com isso. O momento que a filosofia nasce, é o momento em que começamos a nos questionar. Concordo com quem disse que a dúvida é o que nos torna racionais.
"Alguns conhecimentos científicos diversificados, evoluíram a humanidade em algo surpreendente, graças a contribuição de grandes mentes científicas, formando uma civilização moderna, que está na luta contínua em busca do saber, embora as crenças irracionais e sem significado atrapalhem este processo de evolução mental e futurista, no final venceremos os mitos fantasiosos graças, a racionalidade filosófica e científica".
Só porque é complicado, só porque não há como saber tudo sobre outra pessoa, não quer dizer que não se possa tentar.
Quanto mais conhecer minha força, menos temerei os obstáculos da vida; e isso só é possível concretizar-se no encontro consigo mesmo!
"Se houver buracos no seu caminho, lembre-se que até mesmo aquelas estradas em péssimas condições, ligam pontos importantes. Lute por essa vitória na corrida da sua história".
