Quando ele Morreu
- E aquele nosso amigo em comum, como ele está?
- Morreu.
- Morreu? Mas o que aconteceu?
- Não sei. Uma doença estranha. Estava cada vez mais cheio. Cheio de dizerem para ele como deveria se comportar, o que dizer ou o que não dizer, das tramoias, das traições da luxúria, das mentiras, do egoísmo reinante, das invejas, das fofocas, das competições, dos falastrões, das cobiças em cima do que tinha, das avarezas, dos poucos casos com as vidas humanas, das negociatas, dos palpites de pessoas interesseiras e dos abertamente interesseiros também, das brigas e iras dentro da família, das caras feias quando ele queria ser somente ele, do mau humor dos outros, do pessimismo alheio, das preguiças das pessoas que nunca quiseram mudar em nada para ser feliz ao lado dele, da mesmice, principalmente das soberbias das pessoas e de algumas muitas coisas que não teve tempo de me contar. Não aguentou, encheu tanto a vida dele que explodiu o coitado!
- Nossa! Fiquei triste por ele agora...
- Não fique. Ele me confidenciou antes da morte que deveríamos ao máximo evitar o que ele passou. Me disse que morreríamos magrinhos e felizes. Resta descobrir o que ele não teve tempo para contar... mas já é um começo.
DO AUTOR
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Era descendente de escravos e filho de pais mestiços. O preconceito contra os negros foi um tema constante em suas obras. Leitor ávido, se destacou com a obra 'Recordações do Escrivão Isaias Caminha' em 1909. Dois anos depois, lança seu maior sucesso: Triste Fim de Policarpo Quaresma.
Além das dificuldades financeiras, sofria de crises de depressão e alcoolismo. Foi internado no hospício duas vezes. Morreu de ataque cardíaco aos 41 anos.
DA PEÇA
O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA revela uma visão crítica da vida política, social e cultural do Brasil, através de uma linguagem despojada e inconformista. Não deixa de expor o sofrimento dos mulatos, em oposição a recente libertação dos escravos, a submissão do país aos modelos europeus, o militarismo estreito e nocivo, a fragilidade da economia do país e até mesmo a condição da mulher naquele momento.
Todos esses temas, que parecem tão familiares ao Brasil de hoje, estão presentes no livro, revelando uma posição inovadora, que foge ao rigor formal característico de seu tempo.
O resultado é uma imensa crônica da vida brasileira do final do século XIX e início do século XX. E, de certo modo, do Brasil do século XXI.
A LIÇÃO DE VIOLÃO
Quando Policarpo entra em casa é a irmã quem o recebe, perguntando:
- Janta já?
-Ainda não, espere um pouco Ricardo que vem jantar conosco.
- Mano, você precisa tomar juízo. Um homem de idade e respeitável como você é, andar metido com esse seresteiro não é bonito! Ainda mais andar com instrumento de vadio!
-Mas você está muito enganada, Adelaide. É preconceito supor que todo homem que toca violão é um desclassificado. É muito importante não deixarmos morrer nossas tradições, as tradições genuinamente nacionais.
Contrariada, Adelaide retira-se para receber Sr. Ricardo coração dos outros. Tal era violonista e gozava da estima geral da alta sociedade suburbana, uma sociedade muito especial, mas que só era alta nos subúrbios. Policarpo Quaresma desejava ter aulas de violão e Ricardo era a pessoa perfeita para ensinar porque ficava encantado pelo instrumento desprezado. Já seu discípulo ficava extasiado pelo som do violão e também pela brasilidade que tudo aquilo representava.
DAS REFORMAS
A força de ideias e sentimentos contidos em Quaresma já havia surpreendido a muitos, mas nada tão absurdo quanto as reformas radicais.
[Eu, Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil, certo também de que tal empréstimo desvaloriza nossas raízes - usando do direito que confere a Constituição, venho pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani, como língua oficial e nacional do povo brasileiro.
Além, em minha casa de campo, Sossego, pude estar em contato com as terras férteis do nosso Brasil. Mas digo, caros compatriotas: é necessário ocupar. Há tanta terra produtiva desocupada que poderíamos produzir muito. A mudança está para acontecer, basta olhar para a Pátria amada e trabalhar a fim de torná-la a maior potência do mundo!]
As palavras de Quaresma foram recebidas de diferentes formas: uns indignados pelo despudor, outros riam-se a ponto de chorar, outros sequer davam ouvidos. Ricardo Coração dos Outros, vendo o fracasso do amigo, disse:
- É bom pensar, Quaresma, sonhar consola.
- Consola, talvez, mas faz também nos torna diferente dos outros; cava abismo entre os homens - disse, cabisbaixo.
DO FINAL
Em um dos seus últimos atos de patriotismo, Quaresma decidiu se alistar e lutar na Revolta da Armada. Ficar na pátria amada, morrer pelo Brasil, eis o lema do nosso herói. Seu desempenho foi até então pouco do que deseja fazer. Por isso, na primeira oportunidade que teve, decidiu relatar ao Marechal Floriano Peixoto suas pretensões.
- V. Exª como é fácil erguer este país! Desde que se cortem os erros e obstáculos de uma legislação defeituosa...
O marechal respondia pouco e olhava ao redor, revelando sua apatia. À proporção que falava, mais Quaresma se entusiasmava. Mas Floriano apresentava sinais de um aborrecimento mortal e disse:
- Você, Quaresma, é um visionário.
..
Não só de visionários que se faz o Brasil, por isso, pouco depois, Quaresma foi preso. Sozinho, abandonado por seus ideais, pensava "O que fiz da minha vida? Não me casei, não vivi, nem tive filhos." Mas teve fé, esperança em um país fadado ao domínio de despretensiosos. Amou o Brasil mais do que qualquer coisa e é assim que foi recompensado.
"Aos pragmáticos, o poder. Aos sonhadores, as balas! Eis o meu triste fim"
Quando o rei Davi morreu, a estrela de Davi apagou-se com ele, mas a estrela do rei Jesus brilha eternamente por que o rei vive eternamente.
"AOS QUE DIZEM QUE DEUS ESTÁ MORTO.
DEUS NUNCA MORREU E JAMAIS MORRERÁ!
ELE NOS CRIOU, ASSIM COMO A TUDO QUE EXISTE NESTE E MUITOS OUTROS UNIVERSOS.
ELE É SUPREMO E MAGNÂNIMO.
O GRANDE PROBLEMA É QUE ELE NA SUA MAIS INFINITA GRANDEZA DE UM DEUS LIBERTADOR...
PREFERIU CONTAR COM VOCÊ!
QUE DECEPÇÃO SER HUMANO!
SE ENXERGA ANTES DE DIZER ASNEIRICES!"
Judas Iscariotes morreu e deixou seu legado maldito. As pessoas vendem suas vidas e sua liberdade por 30 moedas de prata, por isso que existe tanta violência e miséria no Brasil e no mundo.
Hoje minha avó morreu
A verdade é que foi tudo tão rápido e automático que não pensei nela
Só conseguia pensar no meu pai.
Sei que é loucura mas não consigo imagina-la morta
Pra mim ela sempre vai estar na frente da casa sentada na cadeira de macarrão proseando com os vizinhos.
Já meu pai não,
Ele está aqui e vejo os anos pesando sobre seus ombros.
Eu vi ele chegar hoje andando devagar, eu vi a dor nos olhos dele
E eu vi lágrimas que não via há muito tempo
Talvez nunca tenha visto como aquelas.
E me doeu tanto
Doeu na alma ver (incapaz de reverter) alguém que amo tanto exalando aquela dor tão real, tão intensa.
Pai tudo o que eu queria era arrancar isso de você, mas seria egoísmo demais não deixar você viver o seu luto.
O tempo tudo cura, você só precisa saber que ela está nesse momento, sentada na cadeira de macarrão, com a caixa de fumo do lado, fazendo pacientemente o próprio cigarro. Ela vai pedir um café pra depois do cigarro e vai rir de tudo isso. Daquelas gargalhadas doidas que se seguiam de um beliscão que era a forma dela dizer Te amo.
Ela está melhor que nós.
Eu te amo demais.
Eu queria que você nunca esquecesse disso.
Você nasceu. Você viveu e morreu. E o que você viu no outro lado… a escuridão, a ausência de tudo… é horrível, não é mesmo? Eu também vi isso. Mais do que uma vez. E tudo o que quero nessa vida é nunca mais ver isso.
Muitos conhecem o Jesus menino, que nasceu, viveu, e morreu. Mas poucos conhecem o Jesus salvador, o Jesus amor, o Jesus que ,cura, perdoa. Esse Jesus, poucos tem esse privilégio de ter intimidade, e ser amiga dele...💓
Aqui estou: sorridente, mas com o coração amortecido. O que fui e o que me tornei. Morreu dentro de mim e vivo os dias de luto. Não sei explicar quando enterrei minha esperança. Só sei que um dia aconteceu.
Sorte daqueles cujo amor, pelo tempo ou rotina, morreu por si só. Porque que dor indizível é ter que matá-lo enquanto vivo!
"O amor morreu no momento em que as pessoas perderam a capacidade de enxergar almas ao invés de corpos."
Hoje eu vi e acredito e doeu muito isso em.mim
Morreu um pião de trecho diante de um menino e o menino pergunta ao seu pai:
- Quem é essa pessoa que morreu?
Não sei, filho. Disseram que era um pião de trecho.
O menor se aproxima de uma pessoa que estava vestida com uma roupa muito elegante ... era o Supervisor de Obras da empresa onde trabalhava o vendedor. O rapaz lhe pega a mão e pergunta:
Eu poderia saber o que é um pião de trecho.?
O Supervisor responde com a voz trêmula e seus olhos cheios de lágrimas
Um Pião de trecho ...
É uma pessoa que dorme menos do que muita gente pensa,passa frio, sol, chuva, fome...
Muitas vezes não está presente em momentos marcantes como os primeiros passos de um filho ... aniversário dos parentes e amigos ... reuniões e apresentações na escola ... pois passa boa parte de sua vida na estrada ...
Vive muito distante da sua família...
De seus filhos quando adoecem...
De sua esposa...
De seus pais e irmãos...
Recebe insultos e até golpes...
Chora... Sente... Sofre...
É sabe que nunca será reconhecido
Pelo seu esforço.
O chefe acha que ele não trabalha.
O Supervisor acha que ele faz corpo mole.
O cliente explora o máximo que pode.
Em função de não ter tempo, os amigos
Acham que ele ficou arrogante.
A esposa acha que ele tem amante na rua
Porque não dá mais atenção como antigamente.
Passa milhares de sustos ... como caminhões e carros que invadem sua pista e lhe obrigam a jogar o veículo pro barranco ou acostamento ...
E muitas coisas mais que se passa ... e que ninguém sabe ...
Para não deixar ninguém preocupado guarda
Tudo pra ele.
Geralmente está deprimido por dentro, mas
Sorri por fora.
quando sai para seus trabalho desde muito cedo, não sabe se vai voltar para casa bem...
Ou vai ter que ficar trabalhando por vários dias, ou pior ainda perder a vida...
.. Isso é parte daquilo que é um pião de trecho.
(de repente se ouve o som de um telefone que esta no bolso da calça do falecido...)
O Supervisor deixa a criança por um momento para pegar o celular, ao vê-lo se dá conta que é da casa do
Pião de trecho...
Vê que é uma mensagem e em voz muito baixa o lê:
(olá papai ❤, peguei o celular da minha mãe para escrever esta mensagem:
Que é para dar os parabéns pelo seu aniversário, estou ansioso para que vejas o teu presente porque depois de 2 dias que você não podia estar em casa para partir o bolo, hoje faremos juntos!!
Te amo Pai ... és o meu Super-herói...
Um grande beijo...
Te espero em casa. ❤)
Assim é a vida de um "pião de trecho" !!!
Parabéns a todos nos e as as pessoas em vez de criticar valorize o esforço de um ELETRICISTA, CALDEREIRO, SOLDADOR, MONTADOR AJUDANTE, ENFIM, TODOS...
Anderson Santtos
Existe um Áquila que não viveu. Alguém que ninguém conheceu. Ele era invisível. Infelizmente morreu.
A lembrança é a memória viva de algo, ou alguém que já morreu, mas vive dentro de nós, naquele cantinho chamado saudade.
nunca mais senti a vida, pois meu coração morreu
nunca mais vi a luz, pois meu olhos não viram mais nada,
meus sentimentos sumiram,
olho para o vazio intenso que existe no meu interior,
tento todos dias fazer algo para que vida tenha sentido,
embora só aja o vazio exclamado no coração,
que infeliz por não obter teu amor,
então olho para dentro do horizonte...
sinto meu corpo é tão pequeno...
diante daqueles que vivem tentando viver,
mas o vazio é muito profundo,
sob mar de tristeza...
fecho meus olhos e sinto teu coração bate.
por celso roberto nadilo
a morte de meus pensamento são parte do seu olhar frio,
sei que meu coração morreu nesse momento,
eu sou parte do céu cinza estou morrendo,
nada tem sentido, para ter um sentido?
se não tenho teu amor nada existe nesse mundo...
sem cor nada tem sentido apenas continuo...
nem sei o que é viver,
nada me surpreende apesar do frio do teu coração...
ainda estou vivo apesar do amor perdido
por celso roberto nadilo
- Relacionados
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Mensagem para Amigo que Morreu
- 51 mensagens de Dia das Mães para mãe que faleceu
- Saudades eternas de um amigo que morreu: mensagens sobre o luto
- Poemas de despedida para amigo que morreu
- Saudades de quem Morreu
- Mensagens de luto para marido falecido cheias de amor e saudade
