Psicologia Organizacional
A falta de comunicação pode machucar MUITO.
Ás vezes criamos algo na nossa cabeça que nem é verdade por falta de comunicação.
Por isso eu digo: falem, expliquem, conversem!
A comunicação é o principal pilar de qualquer tipo de relação.
Não ignore sua intuição.
Ela é um mecanismo para tentar te alertar.
Se a tua intuição diz que algo não está certo sobre uma pessoa ou situação, confie nela.
Deixe sorrisos;
Deixe lembranças;
Deixe história;
Deixe rastros;
Deixe marco;
Deixe legados...
Só não deixe ser esquecido!
A maior parte das competências que são necessárias a um bom mentor estão alicerçadas nos seus valores e são soft skills. Empatia, simplicidade, congruência, saber ouvir, generosidade, estão muito mais ligadas a quem você é do que ao que você sabe.
“Quando você promove uma postura adulta e comprometida dos envolvidos, os conflitos aumentam as possibilidades e a qualidade dos resultados.”
Não basta que tenhamos boas ideias, mas é preciso que cuidemos delas para que se desenvolvam e, ao se tornarem reais, proporcionem bons resultados.
As estratégias e fundamentos do conhecimento humano, faz com que seus projetos aconteçam de forma clara e objetiva.
Francisco de Assis
A administração do tempo é um dos requisitos do bom gestor. Para ele, torna-se imprescindível ser organizado para utilizar os segundos e os minutos inovando e agindo. Jamais deve ser prolixo, pois o tempo é dinheiro e gera custos.
O papel maior do mentor é auxiliar e acelerar o desenvolvimento do mentorado através da sua experiência tácita e empírica, sendo qualquer metodologia proposta, com seus princípios, orientações, ferramentas e técnicas uma forma de ampliar as chances de sucesso desta parceria entre mentor e mentorado.
“Para sobreviver a organização precisa ser competitiva, e isso só vai acontecer de forma continuada se seus procedimentos e práticas tiverem identidade, ao serem associados ou respeitarem seus valores e aspectos culturais, em processos internos de aprendizagem própria e customizada.”
“Nas organizações não é suficiente ter conhecimento e tecnologia e utilizá-los apenas para automatizar tarefas ou processos convencionais, que muitas vezes levam a ganhos não significativos diante da atual visão organizacional, além de incutir na organização uma visão superficial e equivocada de modernidade.”
“A renovação e o desenvolvimento nas organizações têm como alicerce a criação de novos processos e técnicas administrativas e produtivas com base nos valores internos e tendo como norte os objetivos e metas organizacionais.”
“Os tempos mudaram! Idéias ou procedimentos vitais para o sucesso, definidos em um passado recente, dificilmente se adaptam hoje à nova realidade organizacional e de mercado. É preciso adaptar-se aos novos tempos.”
“Nas organizações, cada vez mais, a essência do processo mudança e suas diretrizes devem ter como suporte os valores e a cultura organizacional.”
“A cultura de uma organização é composta são ações, que em primeiro lugar, e antes de tudo, são vividas por pessoas. É a partir da observação destas ações que se pode inferir a existência da cultura e traçar-lhe o contorno.”
“O grau de formalização das maneiras de pensar, de sentir e de agir pode ser variável, indo desde o mais formal (código de lei, fórmulas, conhecimentos científicos, protocolos, teologia, outros), até o menos formal (artes, direito consuetudinário, relações interpessoais, regras de educação, outros).”
