Psicologia Organizacional

Cerca de 4865 frases e pensamentos: Psicologia Organizacional

Quão incoerente é a psicologia humana, desenvolvemos ojeriza pelo desconhecido, mas exaltamo-nos diante das relações enquanto novas; quando velhas, as deixamos.

Inserida por lipezmartins

Elaine M Braghirolli, Guy Paulo Bisi, Luiz Antonio Rizzon, Ugo Nicoletto / Psicologia Geral

Inserida por LucyaneSchneider

Gestalt

A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção (Britannica, 1992:226).

Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.

Surge como uma reação às teorias contemporâneas estabelecidas que se fundamentavam apenas na experiência individual e sensorial (Wundt). Parte do princípio de que o objeto sensível não é apenas um pacote de sensações para o ser humano, pois a percepção está além dos elementos fornecidos pelos orgãos sensoriais. Fundamentam-se nas afirmações de Kant de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações com o que conhecemos anteriormente.

Max Wertheimer (1880-1943) publica o primeiro trabalho considerado iniciador dos estudos da Gestalt em 1912, num estudo sobre a percepção visual, com seus colegas Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940). Os três são considerados iniciadores do movimento da Gestalt (Britannica 1992:227). Estes consideram os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna, que independem da percepção individual e que formulam leis próprias da percepção humana.

O filósofo norte-americano William James, foi um dos que influenciaram esta escola, ao considerar que as pessoas não vêem os objetos como pacotes formados por sensações, mas como uma unidade. A percepção do todo é maior que a soma das partes percebidas. Uma outra influência fundamental foi a fenomenologia de Edmund Husserl. A fenomenologia afirma que toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, volição, paixão, etc), com os quais visa algo.

Inserida por LucyaneSchneider

Faço biscuit,faço teatro,faço unha,faço cabelo,faço raiva nos outros.
Fiz Psicologia para entender porque Deus me deu tanto talento e tanta boca para outras pessoas falarem de mim sem conhecer onde pisei para chegar até aqui.

Inserida por lilianapsicologia

" A psicologia clássica ensina que o material da experiência compõe-se do real e do irreal, é que os homens são atormentados pelo irreal no real. Se assim fosse, seria inteiramente inútil termos esperanças de nos livrar disso, em razão de que a conquista freudiana nos ensina, por sua vez, que o inquietante é que, no irreal é o real que nos atormenta".

Inserida por berudi

Em psicologia, egoísmo é uma atitude ética ou social que parte do princípio de que o fundamento de todo pensamento ou ação é a defesa dos próprios interesses. Daí, vem os infelizes que nos vem de chamar de egoístas ou qualquer coisa que falemos contrário do que pensam, é ego. Se ego é defender seus próprios interesses (nesse caso, leia-se pensamento), o que dizer dos infelizes que defendem seu pensamento dizendo que os outros são egoicos? Uma briga de egos ou uma briga protagonizada por apenas pela visão de um dos egos envolvidos e que não aceita o que significa ego na outra pessoa? #prapensar

Inserida por swamipaatrashankara

O que sinto por você,
Ainda não foi batizado,
Pela psicologia, filosofia ou pela fé.

Inserida por michelfm

Psicologia. Nosso conhecimento é acumulativo, porém acumula a maior parte no incosciente, liberando espaço para novas informações ao consciente, a meditação é o melhor meio de interagir e inteirar o insconciente trazendo a consciência, de informações pessoal ou social absorvida pelos nossos sentidos, processadas e compreendidas pelo córtex especifico, ou seja, quanto mais pensamos e concluímos, intencionalmente, mais confusa é a compreensão natural, então, observe sem julgar e sem concluir, apenas destacando tudo de maneira neutra, depois uma boa noite de sono resolve todas e quaisquer informações.

Inserida por yuriollie

A psicologia do futebol é tão forte que conseguimos ser fiel com um time, não trocamos por nada!! seja o momento bom ou ruim que está, já os relacionamentos.... religião..., politica..

Inserida por PatriciaCassEickhoff

A PSICOLOGIA E A MITOLOGIA de diferentes culturas são muito similares. Um dos pontos que têm em comum é o mito da viagem que o herói empreende em busca de seu destino. Ele sempre encontra terríveis obstáculos em seu caminho, ritos de passagem e desafios que todo ser humano enfrenta ao procurar sua realização. (Escritor/jornalista EUGENIO SANTANA, FRC)

Inserida por DraJaneCostaRebello

Psicologia: just as fascinating as deadly!

Inserida por leovcastro

Consultas psicológicas, Psicoterapia e Psicanálise. Ex-professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e ex-professor do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia de Maceió - IPM (do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC). Mais de 30 (trinta) anos de experiência profissional como Psicólogo e Psicanalista.

Inserida por rjdsantana

EXCETO POESIA

Compara a poesia à tudo!
À filosofia
À psicologia
À teologia
À metafisica
E até à ginecologia
( leio muito disso por aqui)
Só não a compara à razão.
Poesia foge à qualquer tipo de razão
Tira os passarinhos dos versos
As borboletas dos jardins
O sol ou a ausência dele na janela da moçoila
e logo não haverá nada.
Não poderá haver nada
Ou melhor,
poderá haver tudo,
exceto
poesia.

Inserida por elisasallesflor

Acho errado pessoas que se formam em psicologia e usam a religião como instrumento de trabalho. Se os pacientes quisessem ouvir "Você precisa de Deus" eles iam à igreja e não ao psicólogo.

Inserida por thayna_coccinella

PALAVRAS DE PSICÓLOGO

Na Psicologia, como em outra profissão, é importante ter muita responsabilidade, mas também sentir muito amor pelo próximo!

Com a desenvoltura e uso da palavra ou até mesmo no próprio silêncio. No olhar, buscas por expressões, para utilizar quando possível em auxilio. Extraindo principalmente o que possuímos de melhor, para poder cuidar, compreender, aliviar dores, sofrimentos, fortalecendo o ser humano.

Poder tocar o que há de mais precioso, sagrado e complexo em um ser. Seus segredos, medos, alegrias, prazeres, inquietações, angústias. Ser Psicólogo é um lindo presente que se carrega a todos os instantes. É um grande privilégio e dádiva!

Por vezes trememos diante de desafios e constatações de que possuímos ferramentas com capacidades de tocar e favorecer para o bem ou para o mal, na construção ou destruição do ser humano. Por isso ser acima de tudo responsável com o nosso próximo!

Contudo, somos abençoados por termos chances e possibilidades através dessa linda profissão de entregar ao nosso próximo chaves que proporcionam abrir portas, para realizações de mais íntimos sonhos e libertações.

Inserida por STELAALVES_Psicologa

"Psicologia:
Existe Pra Nos Ajudar
Ou Pra Nos Afundar Ainda Mais?!"

A psicologia cognitivista se preocupa com o processo da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, por isto, se torna tão urgente e importante reflexões e novas técnicas educacionais.

Inserida por fernando_gluszczak

A Psicologia é de suma importância para o Ser Humano, tal ciência pode sanar e/ou amenizar momentos de crise; assim como entender, visualizar caminhos e captar recursos internos para tanto! UAU! Por isso, AMOOO

Inserida por eliana_guedes_1

A psicologia é contemporânea, o homem é primitivo

Inserida por rodrigo_orellana

Habitar sua cama é uma questão da Física, já habitar sua alma só é possível pela Psicologia. Sonhos e desejos não podem ser guardados embaixo do travesseiro.

Inserida por MarkCecon