Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
O pensamento e a nossa mente funcionam como o céu e as nuvens. Tendo em vista que o céu trata-se da mente e o que recebe nossa atenção, e as nuvens são os pensamentos e emoções passageiras.
O céu é fixo, estável, permanente, assim como a nossa mente. O pensamento é mutável, impermanente e instável, como os nossos pensamentos e emoções. As nuvens no céu desempenham o papel dos nossos pensamentos negativos, ansiosos e tempestades e adversidades da vida. Ora as nuvens estão no céu deixando o céu carregado de nuvens em excesso e devido as mesmas pode-se fazer até chover, ora são só algumas nuvens de baixa densidade que não prejudicam na visualização do céu.
O que importa é entender que independente do quão forte for a tempestade o céu vai ficar azul, limpo e brilhante novamente, mas deve-se entender que as tempestades fazem parte do processo do céu/mente. Ou seja, aceite suas emoções, todas elas são necessárias. Saiba fazer chover, mas saiba também quando ser céu azul.
Escrevi como um canal para todos que já passaram por um momento de chuva intensa, a tempestade não vai durar pra sempre e o céu vai voltar a ser azul. Não deixa os pensamentos e situações temporárias acabarem com o que há de melhor em cada um.
"O caos se instalou pouco a pouco, então, pouco a pouco será também o seu desmonte. Comece por você. Reveja seus erros. Faça melhor. Só por hoje. Um passo de cada vez...".
"Sentia-se só.
Ele havia ido embora.
Percebeu-se, finalmente, ali.
Percebeu sua própria companhia.
Nunca mais sentiu solidão...".
"Liberdade é poder dizer um 'sim' ou um 'não' sem medo, sem consciência pesada, sem me deixar para trás".
"Qualidades e defeitos não existem, você é um ser humano perfeito.
Um erro, está no que a sociedade considera como certo, o outro em você tentando se encaixar."
Criar uma garota será uma das coisas mais irritantes, prazerosas, exaustivas e gratificantes que você fará. Às vezes, tudo no mesmo dia.
"O apego é a necessária parte do amor terrestre, mas o respeito pela liberdade alheia precisa ser maior."
Quando eu entro em contato com as minhas emoções, afetos e sentimentos, fica mais fácil para eu compreender o outro, para tocar o mundo do outro com delicadeza. É como se, aos poucos, a seara fosse inundando intempestivamente o meu peito cheio de sentimentos soterrados, e que sempre estiveram ali. Quando me permito, deixo transbordar o melhor que há em mim, eu posso ser o que genuinamente sou: um ser humano. Sou feito de afetos e emoções, por vezes, emudeço e silencio-os, mas não por muito tempo. Eles gritam! e, vêm sorrateiramente bradando em meu peito o desejo de voar. De criar conexões. De abrir janelas. De pular muros. De viver intensamente cada emoção. O frio gélido que muito se demonstra, vai se transformando numa labareda cada vez mais quente e presente, diria que afetuosa. Quando entro em contato comigo, me permito viver, me permito sentir, me permito tocar-me para além da imaginação. É coisa de louco! E é dessa loucura que precisamos para nos tornarmos mais humanos: ser congruente com as nossas emoções!
Se eu fosse indicar para você...
Eu indicaria que você cuide da sua Saúde Mental. Dela depende tudo em sua vida.
E é impossível cuidar dela, sem ter um contato REAL com Deus!
O preparo consigo mesmo é uma das melhores ferramentas contra a ansiedade. Um dos maiores problemas do ansioso é querer controlar o futuro, e não a si próprio, e o futuro é incontrolável.
É preciso uma tremenda energia para continuar funcionando enquanto carregamos a memória do terror e a vergonha da fraqueza e vulnerabilidade absolutas.
ENCONTRE SEU SOL
Aceitar a realidade
COMEÇO
Fazer boas escolhas
SABEDORIA
Trabalhar pelo equilíbrio
REALIZAÇÃO
