Proverbios sobre a Mulher
Ajudar ou Ser Ajudado: Eis a questão...
“Máscaras cairão automaticamente sobre os seus assentos, coloque-as sobre o nariz e a boca, coloque-as sobre o nariz e a boca e respire normalmente e depois auxilie a pessoa ao seu lado."
A gente ouve atento a orientação dos comissários de bordo em caso de despressurização da cabine de uma aeronave, evita pensar como seria "na real" e o ano de 2020 nos entregou uma situação tão similar.
Confinados, com todo o aparado tecnológico, tentamos ajudar o próximo enquanto seguramos a nossa própria onda de sanidade física e mental.
No início da pandemia, era um aviso, que nem a tripulação de uma aeronave faz, porém, já estávamos em uma situação de pane, ou melhor, pânico: vírus, isolamento social, pessoas autônomas sem renda, pessoas com renda mas com problemas psicológicos e físicos, escassez de recursos preventivos (alcool, alcool em gel e máscaras), uma briga de braço entre os Governos Federais e os Governos locais (estaduais e municipais), pessoas questionando o isolamento, pessoas em pânico e meio a este cenário, pessoas aplicando contravenções sociais, econômicas, familiares, sociais e políticas. Não posso deixar de observar, em separado, a parte religiosa, que dividida, uns calados e outros mais eloquentes, não conseguiram ser o "fiel da balança".
Não há mente que resista!
E você, individualmente, oferece ajuda a alguns ou é convocado a ajudar outros, compulsoriamente! Em alguns casos não é escolha ou voluntariado: a vida simplesmente joga situações em seu colo, porque, não se sabe como, você terá que descobrir as chaves daquelas situações, cada uma mais cabeluda que a outra.
Pagamento? Gratidão? Reconhecimento? "não, obrigado". Às vezes, não se recebe nem o tradicional "muito obrigado" e outras vezes, os atentos aflitos esperam a olha do seu "vacilo humano" para despedir-se com uma bela chinelada no bumbum ou um sonoro tapa na cara!
Yes! Mal agradecidos e ingratos, TEMOS SIM! Por todos os lados e talvez em algum momento, nós mesmos exercemos isso dentro do arbítrio.
Sobre ajudar, levei algum tempo para descobrir que a ideia de “missão” espiritual no planeta não é dar para receber, mas, simplesmente, como um bom jardineiro, regar e limpar as folhagens e as pétalas dos insetos, e deixa-las livres para o movimento dos ventos, e se você fica ali, no meio, sentirá na pele os espinhos das lindas roseiras.
É isso! Limpar o ambiente ao seu redor, sanar problemas e inquietações para melhorar o seu ambiente particular e sair “imediatamente” da posição de ajudador sem esperar gratidões expressas e voltar para a pista, caminhar, atravessar, até surgir a próxima oportunidade altruísta.
Hoje acordei me sentindo em uma zona de conflito.
Em plena quarentena ao final de 2020, estamos no final do mês de novembro: em meio a muitos problemas a humanidade parece não estar bem e quase ninguém "está puro". Nem eu!
Acordei vendo na TV, o brilho jogado em Maradona em lindas crônicas, um dia após a morte do craque argentino, que recebeu carinhosas manifestações, enquanto ser vivente na terra, era sempre mostrado como forte opositor à cena esportiva brasileira, acentuando uma rivalidade com argentinos no esporte.
Maradona se tornara um “belo” em tudo, elegante, socialmente consciente etc. E etecetera, e etecetera.
Como diz a minha filha adolescente: “auge”!
Ao telefone, pessoas do outro lado suspiram, querendo conversar. Suspiros de socorro, gritos de desespero, risadas, conversas “moles” e outras que “jogam verde para colher madura”.
Confesso, a minha carga energética precisa de reforço às vezes e o faço de acordo com a oportunidade!
Às vezes um não bem dito pode ser o tempo necessário para me refazer. E mesmo sentindo o peso das reações, já que as pessoas não estão prontas para serem contrariadas, opto por mim, pela minha sanidade e reequilíbrio.
Se tem uma coisa que a gente precisa é de equilíbrio, mesmo ao cruzar com alguém desconhecido na rua e receber um mero cumprimento.
É necessário antes de sair da cama, preparar-se para encarar as diversas formas que um “bom dia” pode se manifestar à sua frente.
É necessário estar focado em manter o equilíbrio e não revidar, mas semear o sorriso e a luz e não o “foda-se!”, que às vezes vem à ponta da língua.
Não estrague o seu dia por falta de poesia, já diz o poeta piauiense Cineas Santos.
A todo momento, a mensagem das tripulações de aeronaves precisa estar clara em nosso consciente: ajustemos o nosso equilíbrio antes de levantar da cama, antes de entrar no elevador, ao sair da garagem ou entrar no transporte coletivo, antes da arrancada do semáforo verde, antes da chegada ao trabalho, antes do retorno para casa, antes de dar boa noite e ir dormir.
Ajuste o seu equilíbrio ao se aproximar de alguém é pouco: ajuste o seu equilíbrio ao conversar com a sua “segunda voz”, com você mesmo, com os seus fantasmas, medos e coragens.
Afinal, as pessoas à sua frente não estão participando desse diálogo necessário e temeroso, que desiste ou decide em coisas que por vezes os envolve.
O equilíbrio é a luz do farol para enxergar soluções.
Ajude! Em equilíbrio ajude, mesmo precisando de ajuda, se estiver equilibrado, siga ajudando.
Muitas vezes, enquanto ajuda alguém, encontra formas de autoajuda.
Porém, ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.
É na ajuda que precisamos usar boa parte da energia que acumulamos, mas sempre estar alertas à nova carga, à manutenção do corpo e da alma.
Boas leituras, poemas, música, banho de mar, cuidar da casa, rever memórias, um bom drinque, comer um doce, caminhar com o vento batendo no rosto, sentir a areia nos pés, viajar: com alguns desses itens podemos nos reequilibrar, mas podemos inovar...
Limitações pandêmicas à parte, causadas pelo isolamento social, precisamos ser criativos e persistentes para seguir nessa guerra de humores e amores, por vezes cambaleando, outras assistindo a troca mútua de chutes e pontapés entre as pessoas e por que não falar que algumas vezes também entramos na roda, claro!, seja por coadjuvância, seja por protagonismo, faz parte da cena na vida humana!
Arre! Estou farto de semideuses, já disse Fernando Pessoa!
Ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.
... e lendo Gibran, o Profeta.
Falou-se e comentou-se sobre o Amor!
E, em seguida sobre os humanos.
E tão relevante como o Amor é também o ser humano.
Pois se não existirmos onde entraria o Amor?!
... e percebendo está magnitude entendi que é preciso, e se faz nescessário a congruência de ambos pra que de fato exerçamos oque ele afirmou de Humanismo.
Salvê Khalil Gibran
"Expert em vida planejada"
Como você pode ser especialista em algo sobre a qual, em teoria, não é possível? Você ainda não viveu toda sua vida "planejadamente", com ela seguindo todas as diretrizes do
que você planejou que seria. Ou seja, por definição, a própria definição da suposta habilidade, está errada.
Em resumo, é como uma nutricionista gorda :)
Concentre-se no silêncio dentro de ti e mergulhe no mais profundo da tua alma. Reflita sobre teus pensamentos e acharás respostas para o que aflige. O Espírito sem falar ou fazer algo, tem poder de modificar os fatos para melhor!!!
Apenas ouça o silêncio...
Beijo
Vai além do toque, é viagem no intenso balé do encontro das almas, feito tornado sobre o solo fértil do amor.
Quando aprendemos sobre falácias, discurso e maneiras de construirmos uma narrativa, aprendemos principalmente como nos preservar do abuso do outro e a questionar a saúde das nossas relações.
MEUS DEDOS, HÁ MEUS DEDOS.🤦🏼♂
PORQUÊ SALTAM SEM CESSAR...?
Deslizo meus dedos sobre teclas.
Escrevendo sem ao menos saber o rumo certo onde chegar.
Até parece que vai nadando rumo a um oceano sem fim.
Vai saltando de tecla em tecla,
Como golfinhos em alto mar.
Vai percorrendo a procura do néctar.
Assim como as abelhas procuram as flores.
Eles percorrem...deslizam...
Sei que vai chegar...Mas onde..?
Eu não sei...!
No sugar desse nectar ,será fabricado o mel.
Preparado por eles,
E adocicado pelas mâos.
Esses nervos que os movimentam,
Dentro,
Existe um prazer em alimenta-los
E vâo saltando
Devagarinho,
Pulando pra cá,
Pulando pra lá,
Escrevendo,
Descobrindo novas flores.
Pelos teclas, onde saltando se vâo,
Assim,eles vâo fabricando favos.
E quando se cansam...!
É porquê chegou num horizonte.
Após navegar e saltar em cima de letras.
Desse banquete ,querem degustar.
Autor :Ricardo Melo
O nosso maior defeito, é sempre querer o impossível. Andamos sobre o chão, mas com o mesma vontade sempre, de querer alcançar as estrelas. ⭐️
Sempre mencionei naquilo que escrevi sobre o "choque do futuro" nome de um livro renomado e altamente indispensável para que saibamos que se não cuidarmos do amanhã, tudo poderá ocorrer - é necessário nos preparamo-nos para quando o dia seguinte chegar, que sempre chega inesperadamente!
Há algo sobre a total incerteza da vida que provoca uma ansiedade sem fim. Mas há outra parte que causa uma espécie de liberação das pressões que você costumava sentir.
Não é sobre a pandemia, é sobre o que acontece com um artista quando se está passando por uma pandemia. Você começa a sonhar.
A vida é, até certo ponto, um longo diálogo com seu eu futuro sobre como você vai se decepcionar nos próximos anos.
A neve pôs uma toalha calada sobre tudo.
Não se sente senão o que se passa dentro de casa.
Embrulho-me num cobertor e não penso sequer em pensar.
Sinto um gozo de animal e vagamente penso,
E adormeço sem menos utilidade que todas as acções do mundo.
Por algum tempo sonhei com alguns idealistas. Sobre os homens que ascendem ao poder.
Mas por esses tempos percebi que estes mesmos, teem em seu ãmago, inflado o super ego inferior, os quais tornam-se escravos de si mesmos ao escravizar o outrem...
Li uma crônica de Martha Medeiros hoje sobre a felicidade de uma criança e parei um tempo para refletir sobre isso. Essa escritora realmente parece profetizar alguns momentos da minha vida.
Viva Martha, que sempre me arranca lágrimas no canto do olho ou gracejos quando me ensina coisas sobre as mulheres, sobre a vida, sobre a humanidade, sobre a alma humana.
Logo eu, que já convivi com tantas pessoas sem alma, que fizeram dos filhos seres estranhos ou objetivos cumpridos de um "projeto de vida" mal rebuscado.
Observei de perto pessoas que "faziam filhos", semelhantes aos conceitos de "a fábrica - de Flusser" ou "ter filhos", modo aquisitivo de vida discorridos por Erich From em Novo Homem e Nova Sociedade.
Filho não pode ser projeto. Filho não é um objeto. Filho é "fruto" que sai de dentro, foi a união de duas sementes, de duas almas...
Aquele filho será terá sempre uma unidade com os outros dois corpos que o semearam, mesmo que se distanciem, seja por consenso, seja por desavença.
Deveria ser hediondo o crime de um genitor que tenta afastar o filho do outro, deveria cumprir pena todo aquele que faz alienação parental, que causa mais sofrimento à criança do que ao alvo que pretende atingir.
Porque o mundo ainda não descobriu o valor do amor? Que amor lançado é semente que germina facilmente, e o coração da criança será sempre uma terra fértil.
Os pais que amam os filhos relevam as barreiras existentes entre si e constroem pontes de amor, que os levam ao coração dos seus filhos. Mesmo que entre si não haja manifestações de amor aparente, quando amam os filhos com atitudes, já exercitam o amor mútuo entre si, inclusive! O amor é o elo invisível, acima das palavras...
🍀 As vezes as pessoas afirmam sobre eu estar supostamente apaixonado, eu então às respondo. Apenas escrevo aquilo que eu desejaria para min e prós outros 🍀
Da silente cruz à cintilante vida.
Do Cristo traspassado,
Que sobre meu coração reina com seu amor fiel.
Qual luz divina sobre o orvalho da manhã,
Ilumina minha escuridão.
Não tenho mais medo!
Quando a brisa toca-me o rosto, bem sei,
É como um beijo apaixonado.
Ninguém é solitário em teu abraço.
Ao desligar o ventilador das minhas preocupações,
As tempestades dentro de mim, cessaram.
Estás ali a dizer-me, sem palavras… por ti, sou cuidado.
No silêncio do teu olhar, Deus, encontrei o amor.
Não era digno! Mesmo assim, agora, ao mundo posso dizer:
Ele me amou.
#argeuribeiro
A única coisa que as pessoas tem que entender sobre mim, é que eu não sou mais quem eu era, não me importo como já me importei, já não gosto do que um dia gostei, eu mudei, depois de um fatídico dia em que eu morri, vivi por muito tempo como um zumbí, esperando a hora de voltar a viver, hoje eu digo, não sou o mesmo que um dia já fui, e jamais voltarei a ser, afinal se eu voltar, apenas estarei sendo alguém que no fim, já está morto.
Sobre Tuas Estrelas
Neste dia estava um céu rabiscado por um sol que habitava em universos
O denso e formoso ar que eu suspirava naquela manhã
percorria como espirais em meus olhos tão distantes
Desloquei-me para o nosso antigo rancho de cavalos brancos
E decaiu-me memórias doces e incrivelmente cômicas
Momentos com você
Tão lindos quanto o teu sorriso exposto ao luar
Memórias rabiscadas ao por do sol como avistei naquele dia
Com você tão distante
Contigo inconstante e longe
Levada pela noite fria em minhas memórias
Saudade define os teus detalhes
Devido ao brilho que me causou a sua boca levemente avermelhada
Delicada e refinada como teus olhos cor safira
Naquele dia
Em que você me aguardou dobrar a esquina para lhe ver
A nossa esquina
O primeiro dia de minha vida que deparei-me com teu perfume doce
Essência adocicada pelo amor em que lhe presenteei
Pelos nossos melhores dias passados
Por ti tão equivocada em me odiar
Escondendo um universo inteiro sobre o teu coração
E pelas incontáveis estrelas do seu amor por mim.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
