Proverbios de Sono
No salão da madrugada,
a insônia e o meu sono começam
a dançar
uma dança de paços precisos
e envolventes
que os fazem ignorar o passar do do tempo,
ficam tão focados um no outro
que nem se importam se estou presente,
observando tudo forçadamente
e que enquanto não param,
eu não durmo.
Portanto, são inconvenientes
só querem ficar juntos,
espero que parem logo
para que assim
eu poça finalmente dormir.
Trago uma rica sobriedade
em certas ocasiões que pra mim
são claramente necessárias
com a sonoridade da emoção
que se propaga através de uma bela voz
de uma alma intensamente emocionada.
Logo, um som agradável
vai adentrando os meus ouvidos
e afangando a minha mente,
trazendo conforto, entusiasmo
ou um ponto de equilíbrio
que faz sentir-me avivado
e, muitas vezes, compreendido.
Um conversa sonora e sadia
entre um ouvir atento
e um belo canto ou melodia,
quando as palavras estão afinadas
com os sentimentos numa rara sintonia,
causando um distinto contentamento.
Que tenhas agora um sono tranquilo e durma profundamente para que teu corpo seja prontamente renovado, também o teu espírito num momento indispensável, já que ainda que seja breve, será muito aprazível e se provará necessário.
Durante esta pausa momentânea, que venhas a sonhar com um sonho deleitante, simples e realista, desfrutando alguns momentos emocionantes, daqueles que trazem vida e acendem o semblante.
Pouco tempo após o teu despertar, tua beleza estará mais vívida, ficará mais em evidência, com um entusiasmo fascinante que instiga através do calor restaurado da tua essência, sendo assim, está claro que precisas dormir.
Aproveitando a quietude da noite e o teu sono profundo, pretendo visitar a tua mente, ser pertencente dos teus sonhos, onde estarei contigo em vários ambientes de um mundo distinto que permitirá o recíproco ficar evidente, assim, um estará usufruindo da companhia do outro até o despertar inconveniente.
Quando despertares, espero francamente que possas pensar em mim, pois será a prova de que não sonhei sozinho, que a reciprocidade entre nós é um fato e que, então, visitei a tua psique por ter sido convidado por tua vontade de também de estar comigo, unificando as nossas realidades.
Meus pensamentos ficam aguardando ansiosamente depois do anoitecer até se aproximar a hora de dormir para começarem a conversar sobre o teu existir precioso com uma atenção mais expressiva como se os meus sentimentos pudessem falar, logo, és atraída e em breve, contigo, irei sonhar.
Sonho interessante que não precisa do sono para ser vivenciado ao ser atraído pela ousadia existente nos teus olhos, tão contundente quanto a que o sol demonstra quando seus raios reluzentes adentram a nuvens de um céu acinzentado, és de fato, bela, doce, atraente num tom amável, um coração quente, que me traz um deleite nítido por eu estar acordado, pois é evidente que cada traço teu é lindo e remete a um âmago ousado, um espírito persistente de um viver muito abençoado de quem vive veementemente.
Brevemente, eu relaxo enquanto admiro o sono calmo de um lindo ser, um belo sonho adormecido, um incetivo demasiado para se manter a fé, uma das estrelas do amor divino, pequena princesa que tem mostrado a cada dia o que é amar de uma maneira inconfundível, assim, uma dádiva do Senhor, o seu valor é imensurável, uma vida que tem resistido bravamente, uma força que alegra a alma e que faz querer viver o agora verdadeiramente.
O meu sono decide ficar ausente, então, a minha mente aproveita a oportunidade para se transformar em um cenário diferente a cada uma de suas ausências, sendo um lugar profusamente movimentado por cenas envolventes, sentimentos acalorados, momentos surpreendentes, um divertimento para o meu imaginário, que considera esta movimentação bastante pertinente, enquanto isso, fico acordado, acompanhado da minha solitude e da minha insônia e o vislumbre de parte do que ocorre coloco em alguns versos como estes de agora, uma forma de não desperdiçar o tempo que o meu sono estiver fora.
O sono mais uma vez está atrasado, então, aproveito o silêncio e a insônia no meio da madrugada e abro uma fenda na realidadee a atravesso direto para uma espécie de santuário,
um lugar reservado para os meus pensamentos intensos, verdadeiros, expressivos, poéticos, que desconhecem o cansaço e o decorrer do tempo, os quais muitas vezes te recebem bem intencionados
por apreciarem demasiadamente a tua presença, que com uma certa facilidade me deixa inspirado, sempre com detalhes veementes bastante realistascomo se estivesses aqui de fato, linda e sorridente
Na extensão da noite,a minha mente está inquieta,o meu sono está distante,os meus pensamentos não param,estão numa agitação intensa,
instigando uma inspiração pulsante
que desperta com eficácia alguns versos que são significantes por serem avivados por um tom de audácia, por palavras calorosas e sentimentos sinceros,apenas um poema a partir do silêncioe da insônia de um poeta.
Amor próprio que tinha adormecido, caído em um sono profundo, provocado pela falta do recíproco, por não ter a maturidade que tem hoje, por ter aceitado menos do que lhe é devido, pela ansiedade que havia ficado mais forte, porém, um mal necessário para o seu eu ser intensamente fortalecido, mente, corpo e espírito.
Graças ao Senhor, durante este período, foi muito preservado, estava apenas dormindo, mas foi atacado constantemente, um desafio árduo diante de choros, angústias, sofrimentos frequentes, poucos momentos de felicidades, desgastes para se tornar resiliente, Deus sempre cuidando de cada detalhe, um zelo evidente, obviamente, indispensável.
Por mais que pareça ter demorado, graças ao Senhor, acordou no momento certo, está mais grata a Deus, o seu sorriso bobo voltou a se apresentar, amante da natureza, atrapalhada, inteligente, mais determinada do que antes, engraçada, persistente, confiante, caindo e se erguendo com mais força, uma bênção de muitas camadas, que merece ser amada reciprocamente.
Sono profundo e tranquilo de uma criança amada sobre um colo que passa muita confiança,
cujo coração serve como um abrigo que é cheio de amor e uma abundância imprescindível de carinho, respeito, consolo e bons sentimentos,
uma prova do zelo do Senhor desde um simples momento que com certeza ficará guardado na mente,
parte de um mútuo contentamento, um laço singular que ficará cada vez mais forte com passar do tempo.
Envolvente encanto do avançar das horas, capaz de afugentar o sono, quando o ambiente se torna mais acolhedor, incomparável, inspirador, deixando a intensidade ou a quietude tomar conta,
a mente em bastante atividade, ocupada gerando pensamentos agradáveis, perturbadores, instáveis com cores e formas, reflexos da realidade, dos sonhos de outrora, complexos, repletos de simplicidade,
lembrando de bons momentos vivenciados, enquanto que outros permanecem no desejo de serem verdade, usufruindo todo o tempo necessário sem desperdiçar nenhum segundo, ciente de que tudo é temporário.
Os dias passam relâmpagos quase não observamos a velocidade, a noite entrelaça o sono despertar olha para o céu vai confortar as estrelas brilhando é um teatro no céu, ficou tão encantado a noite passou o dia amanheceu não observou o brilho da lua.
O Sol que adormeceu em Blumenau.
Nasce o sol em Blumenau, com brilho dourado.. da cor do sono, do aconchego, da preguiça do levantar.
Levanta novamente Larissa, cheia de alegria, como o dia Alegre que te espera. Alegria de criança, alegria de menina, alegria no falar, alegria no olhar, alegria no viver.
Forte como ursos eles acordam, cada um no seu cantinho, com alegria, alegria de criança, alegria de menino, alegria tão contagiante, contagiando o brilho reluzente do sol. Acordam os Bernardos, reluzentes como o dia de sol.
Como um príncipe, Enzo se fez presente, na presença do sol, com um sorriso de menino feliz, acorda, acorda O sol, acorda a vida, governando como um pequeno gigante O seu dia de alegria, dia de brilho, brilho dourado.
...E o Sol adormece mais cedo, adormecem o Sol, arrancam do Sol o brilho que deu vida ao dia, que deu alegria ao Pequeno gigante, que deu luz aos fortes ursos e a Alegre menina Alegre.
Silenciaram a infância, arrancaram a vida tão plena na tenra idade que respiravam vida em abundância.
Silenciaram a vida, emudeceram Blumenau...
Rosane Souza 04/04/23
Tem coisas que não quero mais pra minha vida...
Uma delas é perder noite de sono com algo que eu deveria ter resolvido antes...
O cansaço da alma…
Não há horas de sono de amenize,
Nem descanso que seja suficiente,
Não há remédio que cure,
Nem energético que fortaleça,
O cansaço da alma é o espírito oprimido,
recordando sua origem, que implora por retornar.
Noites insones induzem a poetar...
a devanear... a sonhar...
Para que dormir?
Se o sono teima em fugir,
deixemo-lo ir,
e vamos poetar...
É o Dia do Poeta...
SE INSONE É A NOITE
Marcial Salaverry
Se insone é tua noite,
é porque sentes o açoite
de teus pensamentos a vagar,
e te pões a divagar...
Feche os olhos em profunda reflexão,
e direcione teu coração
para pensamentos iluminados,
lembrando momentos apaixonados...
Lembrando em como é bela a Natureza,
e lembre da vida toda a beleza
de momentos já vividos,
ao lado de amores ainda não esquecidos...
Este poetar pela madrugada afora,
parece levar embora
certas dores resistentes,
que com suas agulhadas insistentes
não querem teu espírito em paz deixar...
Poete, poeta, porque em teu poetar
tua alma irá se libertar,
e novas alegrias poderá descortinar...
Poete, poeta, pois poetando tua poesia,
de luz iluminará o novo dia,
e renascerá tua alegria.
Sua poesia, será como um beijo em teu coração,
trazendo para a vida uma nova e forte razão...
Marcial Salaverry
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
