Professor Mestre
A educação e a instrução são conceitos profundamente distintos. A educação desenvolve as faculdades; a instrução dá conhecimentos. A educação eleva a alma; a instrução provê o espírito.
Quantos mártires serão necessários para mostrar ao povo que esse ódio bolsobrasinazista, precisa ser sufocado? Neste instante foi a morte de um mestre de capoeira, em breve poderá ser qualquer um... Reflita, respire fundo e ore!
Mestre Moa de Katênde - SSa,-Ba.
29/10/1954 + 08/10/2018
(...) Porque a educação vai muito além de quatro paredes, e o processo de ensinar, formar e construir conhecimentos tem em sua essência aspectos que deslumbram e proporcionam surpresas aos estudantes. Podendo então, todos os dias revelar coisas novas. Sim, sou professor e ouso dizer, que, feliz é aquele que aprende ensinando.
Ser Cristão é muito mais do que carregar uma Bíblia na mão ou uma cruz no peito, é enfrentar as lutas diárias na fé inabalável e seguir o exemplo de renúncia do Mestre.
O Futuro está no chão, rodeado pelo poder opressor, prestes a receber golpes. A Escola estará fechada, entrará em colapso e a culpa será nossa, porque não tivemos amor suficiente pela profissão.
Revendo um recorte da história e refletindo um pouco, percebi que a maior mentira já contada sobre a educação no Brasil é: 'Na ditadura é que as escolas eram boas. Para ser admitido em escolas, os estudantes precisavam passar por uma prova. O ensino público era de boa qualidade'.
Pois bem, o problema é que na verdade, as escolas estavam evoluindo nas décadas de 60 até o início da de 70, por causa dos 'avanços' anteriores a essa época. É ingenuidade (ou esperteza demais) pensar que em tão pouco tempo, todo o ensino mudou, porque a ditadura se instaurou. É muito mais lógico, acreditar que foi um crescimento alcançado por décadas de esforço. O que a ditadura fez, a mando dos EUA e com o aval da imprensa (e da elite) Brasileira, foi acabar com o avanço da qualidade do ensino. Os maiores brasileiros do século passado foram presos, torturados e os que não conseguiram exílio foram mortos. Não foi o aumento do número de vagas que diminuiu a qualidade, mas sim o plano do capitalismo, em manter o Brasil como subdesenvolvido. Se nossas escolas, nossos educadores, nossos políticos honestos não tivessem sucumbido aos 24 anos de atraso extremo, poderíamos até não estar lá nos 90%, mas com certeza estaríamos muito melhor.
Se para exercer os cargos mais importantes do país, basta o cidadão ser alfabetizado, para que eles querem professor valorizado?
Trabalhar as TDIC' s no ensino de história não é apenas reproduzir tal qual uma imagem num data show, mas é problematizar essa imagem levando o aluno a fazer conexões com o conhecimento já trazido de casa com a proposta de direcionamento do ensinar história proposto nos PCN's de história associado com a dinâmica metodológica do professor de história.
Fábrica governativa, de constante rotação, que produz advogados, médicos, farmacêuticos, engenheiros, professores. Esses animais domésticos, após devidamente envernizados de sapiência oficial, são registrados e selados e, em seguida, entregues à pátria, a qual (infeliz!), por sua vez, se entrega a eles.
O conhecimento só tem validade em dois momentos da vida, quando colocado em prática ou quando compartilhado.
Os CURSOS SUPERIORES alargam nossa visão de mundo. Apresentam "verdades", que norteiam os futuros docentes ou profissionais na sociedade, contudo percebemos um enorme distanciamento entre PROFESSORES da rede pública de ensino na rede básica com PROFESSORES universitários. As vezes, parece até mundos diferentes.
O discípulo de antigamente aprendia mais devido o interesse e o respeito pelo valor dos ensinos do professor.
Adoraria perceber que os cristãos valorizam tanto os ensinos de Jesus quanto valorizam Sua Pessoa e Sua obra salvífica. Tenho dificuldade em admitir que Ele é Salvador e Senhor de quem não seja também Mestre.
Em um filme que assisti há muito tempo, um faraó raivoso dizia assim: "Eu honro a meus pais e não a meus filhos". Se transportasse isso à relação mestre / discípulo isso nunca poderia ser uma verdade. Cada encontro de almas é único. O mestre toca o coração e mente do discípulo e o discípulo toca o coração e mente do mestre. Somos pessoas em só uma, pois esses encontros vão marcar para sempre as vidas dos dois. Depois de tocados, eles nunca serão a mesma pessoa, pois parte de um está no outro.
Nada mais inquietante que esta frase vicejada nos meios holísticos: "Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece". Está pronto para quê? Ouvir asneiras do tal mestre para depois espalhar como se fossem verdades incontestáveis? Quem está pronto para alguma coisa, a própria palavra já o resume: está pronto, portanto não precisa de mestres. A frase seria mais assim: "Cada um tem o mestre que merece"...
Natal Solidário? Não seria apenas uma forma de alimentar o próprio ego em vez de ajudar o próximo? Existe alteridade ou somos todos egoístas? Que bom seria se o Natal fosse todos os dias, e não apenas Jesus Nascesse em nossos corações, mas que conseguíssemos reconhecer Jesus Cristo no outro. Professores Humildes? Infelizmente é como se procurássemos uma agulha no palheiro.
Um educador não é só expositor de conteúdos: ele desperta a paixão pelo saber e nos faz pensar, para além da escola, nas motivações para nossa vida.
- Relacionados
- Mestre
- Sabedoria Mestre
- Frases do Mestre Masaharu Taniguchi
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
