Professor Mestre
►Professor, Soldado & Mentor
O tanto que me mostrou
O tanto que já sacrificou
Me educou para ser, um dia, um homem feito
Tudo bem que ele tinha seu próprio jeito
Um pouco mal humorado, zangado e estressado
Mas sempre esteve do meu lado
Até mesmo quando me encontrava em péssimo estado
Estava comigo quando fiquei internado
Quando fui hospitalizado, ele ficou preocupado
Ele é uma das figuras que tento me espelhar
E, mesmo analfabeto, soube me ensinar
E, mesmo não muito ágil, nunca se mostrou frágil
Agora se encontra naquele tal estágio
Onde sua coluna doí a cada passo
Refletindo os anos acumulados
Torno-me então um tanto quanto alarmado
Ainda não estou preparado para dar-lhe adeus
Por isso aproveito enquanto possuo esses momentos meus.
Ele nunca teve condições de me presentear com objetos caros
Mas humildes ele me deu vários
Porém quando nos tornamos adultos, queremos é companhia
Pois de repente vivemos uma vida sozinha
Mas essa minha família é o presente que eu queria
Certo que ele perdeu sua filha, mas faz parte da vida
Não procurou uma saída alternativa
Sua cria mais nova ainda respira
E aqui hoje dedica, agradecendo essa grande dívida
E tornar-se um alguém exemplar transforma-se em uma sina
Objetivo é ser um pai presente, assim como ele foi comigo.
"Agradeço tanto
E falarei do senhor para o meu filho".
Ah, e aquela tal dívida citada acima
Que se iniciou no surgimento da semente pequenina
Foi ele quem me apontou a direção
Foi ele quem sempre segurou a minha mão
Também teve momentos que me levantou do chão
Preste bem atenção, poema feito pelo coração
E meu único desejo para com o senhor
É que eu não seja uma decepção
Que não valorize suas lições e sermões.
O "querer que sinta orgulho" eu possuo
Quem sabe vir me dizer que estou pronto para o mundo
Que eu conseguirei ultrapassar os espinhos
Que me olhe e diga, "-Este é meu filho"
E, quando este texto for lido, que seja compreendido
Infelizmente não sou tão bom para deixá-lo lindo
Mas isso tudo não imagino, eu sinto
E, à meia-noite estou escrevendo neste livro
Estou escrevendo este poeminha com apenas um pensamento
Separando este momento, aproveitando o tempo
Para dizer como sou grato
Ele está marcado, presente em várias fotos e retratos
Não sabes como que por mim és admirado
Idolatrado, não como herói, e sim como um soldado
Aqui deixo algumas palavras, obrigado por ter me ensinado
O que é certo e o que é errado
Pai dedicado, pai amado.
De um modo geral, os professores com duas ou mais mãos canhotas – cuja cartilha começa com greve e termina com invasão [ou ocupação, como preferem dizer] - não entendem que uma coisa é ser [ou imaginar-se] professor, outra bem diferente é ser visto e reconhecido como um.
Querer a primeira sem lavorar para edificar a segunda é um baita tiro no pé. Podemos até desgostar disso, mas, como dizem os tongos, essa é a mais pura verdade. Só não vê isso quem não quer.
As potestades estatais entenderam muito bem essa lição e a colocaram em prática com paciência e astúcia maquiavélica; já as facções sindicais não e, ao que tudo indica, não estão muito interessadas em aprender nada com essa amarga instrução que nos é oferecida pelas muvucas dos últimos anos para infelicidade geral daqueles que elas supostamente dizem representar.
Temos péssimos alunos ou não somos bons professores? Se vamos colocar em questão a qualidade de nossos alunos, que não nos esqueçamos de refletir sobre a nossa qualidade.
AO POETA IN LUZ D'OURO
Ah, nosso mestre Antonio Aleixo
Poeta trovador das mãos afinadas e
banhadas in luz d'ouro
Que por entre viagens
a caminhar nesse chão da terra
Desenhaste in seu legado infinito
O seu grito pelos pobres, carentes
e povo tão sofrido !
-
Estás presente aqui entre nós
Florescendo sóis vindouros
e a esperança de alvas manhãs
nos nossos versos in coro .
-
Vês ao longe ...
Nossas almas penduradas
n'um cordel azul de fé
Relembrando teus poemas vestidos
de sublime simplicidade ,
popularidade
e contornos louros
de tamanha humildade .
-
Quantas venturas
no teu bosque de pensamentos
cavalgaram despidas de vaidade e de luxo
e fazem encanto in nossas entranhas !
-
Quantas sonhos adormecidos
despertaste ao mundo
nas entrelinhas do teu versos
simples ,mas tão profundos !
-
Quantas estrelas tristonhas sorristes
Coloriste a mão com a tinta humilde
e embevecida dos teus lírios !
-
Quantos girassóis de almas aflitas
balançaram os cabelos
e cintilaram igualdade e humanidade
com teus poemas tão inteiros !
-
Vês!... Estamos todos aqui
de pé neste momento!
Elevando nossos corações e almas
Ao teu pedestal de poeta imortal e tão imenso !
-
Ah, mestre ... Mestre da nossa alma
e pátria Academia ...
O céu inteiro agora está in glória
e os anjos numa cúpula de paz
tocando in suas trombetas
cantos de amor e harmonia
Relembrando a tua
formosa história in Brava Poesia !
Todos os professores,
Todos msm, sem exceção.
Vcs senhoras e senhores,
São nossa inspiração.
Há aqueles q são chatos,
Alguns até irritantes.
Mas ao final de cada ato,
Aprendemos bastante.
A escola é uma grande cena,
A vida é um imenso teatro.
Com grandes emoções intensas,
Cada dia formando um ato.
A cada dia mais e mais,
Aprendemos novas coisas.
E devemos ser mais leais,
A algumas pessoas.
Pessoas essas q ensinam,
E devemos respeitar.
Pois se eles se irritam,
Da sala vão nos expulsar.
Brincadeiras à parte,
Meus caros professores.
Ensinar é arte,
Por isso agradeço tds os senhores.
Foi bom enquanto durou,
Foi legal está aqui.
Mas agora já acabou,
Eu tenho q partir.
Agora é minha vez,
De seguir minha rota.
Obrigado a todos vcs,
Q fizeram parte da minha história.
Passarei adiante,
Td q vcs me ensinaram.
Essa é uma despedida de amantes,
Pois sei q vcs tbm nos amaram!!
Maestro
O plano mestre
Um cotidiano
Inexpressivas variáveis
Que o tornam magnânimo
Um modo de sobrevivência artificial
Ao natural
Uma imagem refletida à todos
Num turbilhão de mensagens
Pra que a indagação afinal
Se estamos no plano mestre?
Amor é acreditar que tudo melhore, mas a vida é um suspiro para o grande mestre.
Serei apenas o amor.
As profissões mais importantes do mundo: Agricultor, que alimenta o corpo; e Professor, que alimenta a alma.
O PEDREIRO SEM MESTRE
9 de setembro
22:33
não vou dormir em casa
a tortura é diária
de um hipotético amor
restou o veneno
injetado homeopaticamente
em doses diárias
matando o respeito
lentamente
corrosivamente
com a sensibilidade artística
de um pedreiro sem mestre
num entulho de obra
de vidas em reforma
Escola : Brazilio
Data : 16/03/2017
Aluna (o) : Larissa Dias dos Santos
Professora : Renilda
Português
Em um campo, vivia um ratinho, que tinha seu apelido de "Ratinho do Campo". Ele pensava como é a cidade, pois nunca tinha visto uma cidade em sua vida. Certo dia, esse ratinho sendo o curioso que ele é, decidiu ir para a
cidade.
Mau ele sabia que a cidade era um lugar super movimentando, com carros rápidos, e tecnológias e coisas que ele nunca viu, ou ao menos ouviu falar.
Chegando lá, ele se surpreendeu, porque tinha muitos carros. Na frente dele, tem uma senhora, que provavemente têm medo de atravessar a rua. Ele percebe que ninguém ajuda ela, o rato atravessa a rua e ajuda a senho-
ra. Que fica muita grata por ter ajudado ela a atravessar a rua.
- Muito obrigado! Diz a senhora
- De nada, fala o rato sorrindo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O ratinho do campo, naquele mesmo dia, ficou muito triste com oque aconteceu. Ninguém quis parar para ajudar uma senhora. Eles estão precisando de mais educação, eles não estão tendo.
E naquele mesmo dia, ele voltou para onde vivia, no campo.
- Não aguento isso, fiquei apenas um dia aqui, e já estou vendo a situação. Poluição,barulho,destruiçaõ,falta de respeito e mais...Prefiro ficar no campo, onde a poluição é menor, e preocupação com o meio ambiente é
maior.
Moral : Precisamos cuidar do que temos, pois talvez aquilo pode não voltar mais. A natureza pode voltar, mas nos não.
( Não é a natureza que precisa de nos, somos nos que precisamos da natureza)
Dias,Larissa - Atual Quinto Ano
Fechamento do bimestre escolar, o aluno entra na fila para mostrar ao professor o caderno sem atividades prontas: Tentativa de suborno ou de enganar, Joãozinho sem braço não tem cabeça também.
- Relacionados
- Mestre
- Mestre e Discípulo
- Frases sobre superação que vão te motivar a seguir em frente
- 58 frases de dança que celebram o amor pelo movimento
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
