Princípio da Negligência
“A espiritualidade se substancializa quando o princípio inteligente que rege o todo se individualiza na consciência e comanda a vivência física do ser humano, individualmente e em sociedade”.
(Trecho do texto “Espiritualidade e vida terrena” – site Palavra Motriz)
Princípio
Há muito tempo atrás, antes dos sábios, dos magos e dos deuses, quando nem o nada ainda imaginava existir, uma ideia permeou pela primeira vez a realidade.
Não era luz ou muito menos forma, a ideia era apenas um sopro de sentido, uma ideia de consciência que acabara de tornar-se consciente.
Não abriu os olhos, pois não existia visão, nada foi ouvido, pois não existia som, nada foi dito, pois não existiam palavras, nada foi sentido, pois não existia existir, ainda.
Uma abstração tão pura de um único princípio primordial: existir.
Quando? No exato momento do primeiro questionamento que se incandesce!
Onde? Na presença de si, no interior de uma vasta necessidade de movimento que se expande na primeira oscilação de um refletir.
"Desejo criar!" - Bradou a silenciosa criação do desejo, inundando de intenção a existência que buscava existir.
Senciente informe e vazio, com um voraz desejo de preenchimento do não-eu.
Permear por si uma pele de possibilidades infinitas, criação e destruição, existência e não existência, eu e não-eu. E a cada imaginação uma imagem, seguida de uma ação, evolução e involução até a perfeita união de opostos que vibram ao se perceber. Ínfimo instante de percepção mútua.
Tudo e consequentemente: nada.
Nada individualmente existia, até que o ser ciente, senciente de si, de tudo e de nada, percebendo-se só, isolou-se de si como o primeiro ato de agir.
Expressar uma ação de desejo infinito, carregado de intenção e sentir-se como mergulhado em sensação, num puro êxtase de percepção da própria expansão infinita.
E como num ato reflexo, contrair-se de volta em si ao ponto de princípio do saber, pra então: ser.
Presente no tempo eterno de lugar nenhum.
Liberto em si mesmo e sem a possibilidade de prender-se a nada, buscou materializar-se até que sua intenção cristalizasse num sentimento, quase uma intuição, certeza, há luz.
Memória.
Fractais de experimentação da existência, um reflexo de si antes do agora.
Olhar para trás, também significa olhar pra frente e como numa infinita miríade de reflexos e reflexões, sem imagens, apenas o vazio imensurável sendo consumido pelo ardente desejo de se pôr em movimento e, munido da crença herdada para realização do que foi, imagina-se o que já era, uma densa abstração da luz imaginativa!
Vontade, pura e intensa vontade de realizar, de ir além do princípio.
Existe pessoas que não creem em Deus e a vida delas é uma benção, sabe por que ? por que elas tem princípio.
O homem que confunde o labor com a verdadeira obra, a realização da vontade, está fadado a confundir o sucesso com a efêmera fama, o status e o cargo, desviando-se do propósito.
"Nada existe a não ser momentaneamente;
em sua forma e cor presentes.
Uma coisa se transforma em outra e não pode ser detida."
Acredito que a autenticidade é um dos maiores presentes que podemos oferecer a nós mesmos e ao mundo. Ser verdadeiro e agir conforme nossos princípios é um ato de coragem que nos liberta das expectativas alheias.
A fraternidade e a igualdade são essenciais nessa jornada. Cultivar laços sinceros nos lembra que não estamos sozinhos, e isso nos fortalece. A fé em Deus também é uma âncora; saber que há uma força maior nos dá confiança para permanecer firmes.
Escolho viver com autenticidade, coragem, fraternidade, igualdade e liberdade, sempre em reverência a Deus. Essa é a verdadeira riqueza da vida: ser quem somos e respeitar nossos valores.
Relativismo ético produz dois extremos: libertinagem por um lado e ditadura por outro. Naquele, tudo pode; neste, só o que interessa a quem está no poder. Vê-se que há uma coisa em comum em ambos os extremos: o fator interesse dissociado de qualquer princípio ou valor universal que estabeleça regras justas nas relações pessoais e sociais.
O Diabo, ao tentar Adão e Eva, tendo estes caído na tentação, participou diretamente da destruição da relação de submissão entre o Criador e a criação, princípio fundamental para uma vida harmoniosa e feliz.
Que a força da nossa pele, das nossas cores,
Possa nos mostrar que não somos inferiores...
Que lembrem as nossas lutas históricas e suas dores,
E mudem para melhor, o nosso futuro e nossos princípios e valores...
A eficiência e a eficácia de um líder organizado é sempre superior aos líderes que desprezam o princípio da organização.
José Guaracir
Os líderes de sucesso conduzem outros líderes a um propósito. Os que subestimam esse princípio não são líderes, são fantasmas!
José Guaracir
A visão é um princípio essencial de uma liderança de sucesso. Moisés começou sua liderança tendo a visão da sarça, e terminou a sua liderança com a visão da terra prometida.
José Guaracir
O verdadeiro líder é aquele que tem cuidado de si mesmo, dos princípios de liderança que ensina, e dos seus liderados.
José Guaracir
O cuidado é um princípio de liderança e tem a ver com "se importar" com os liderados. Na medida que o líder pratica esse princípio, ele torna-se um líder inestimável.
José Guaracir
