Pratica Timao sem Leme
ESCREVER, OFÍCIO SAGRADO QUE REQUER RESPONSABILIDADE
Escrever é um ofício de artesão, a prática é que aperfeiçoa o texto e a obra final, portanto, por fazer deste ato um exercício diário, não raro cometemos equívocos; às vezes por falta de experiência no manuseio da palavra, em outras por descuido ou falta de compromisso ou concentração.
“Deve-se escrever da mesma maneira com que as lavadeiras lá de Alagoas fazem em seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.”
Graciliano Ramos sobre o ato de escrever
Linhas Tortas (1962)
Desta forma penso que ao escrever, todos nós abraçamos uma grande responsabilidade, seja no ato de comunicar, instruir ou entreter. Devemos buscar a cada dia resolver questões complexas relacionadas com a nossa língua, procurar desvendar alguns mistérios que são desconhecidos do senso comum e de pessoas que não têm como hábito o sagrado ofício da escritura.
Portanto, se houver dúvidas quanto a uma sentença, sobre um verbo e sua temporalidade, ou ainda sobre a bendita crase: por exemplo: se em " ofereço a Deus" usamos crase. Se há dúvida é porque não dominamos o assunto perfeitamente, busque as respostas antes de publicar.
Isto que escrevo não é um desincentivo ao ato de escrever, é, ao contrário, um incentivo para que mais pessoas atinjam a excelência em se comunicar através da palavra escrita.
Ninguém é obrigado estar de bom humor todo dia. Mas ser educado é prática a ser cumprida 24 horas por dia.
Que todos se tornem conhecedores do mal, não para pratica-lo, mas para entender a melhor forma de como se livrar dele.
CORRUPÇÃO
A prática da corrupção semeia-se (inicia-se) no pensamento, através da auto-corrupção; tendo essa os seus traços esboçados quando o indivíduo se perde em justificativas
e distorções anestésicas para fraudar o próprio entendimento do que é certo e errado em nome do que considera imprescindível(necessário) no momento.
Popularmente definido pela expressão ''mentir pra si mesmo''.
Algumas pessoas por incrível que pareça têm PREGUIÇA até para ESCREVER, e é uma prática que não necessita de força bruta. Imaginem o tamanho da PREGUIÇA para TRABALHAR...
A gente cresce integralmente com a experiência prática na vida social. Sempre fazendo contribuição e evitando discrepância. Pensar sem privar, lutar sem parar, amar sem julgar e sobretudo, sonhar sem limite!
Nos deram o livre arbítrio para os ESPÍRITOS fazer o que quiserem, tanto para a prática do bem quanto para a prática do mal. Faça as coisas certas pois tudo o que fizermos de errado será cobrado e NADA ESCAPA OS OLHOS DE DEUS.
A clareza das direções contêm em seu apogeu a nutrição necessária, que ocorre sem a prática ordenada dos vigilantes, a inversão é consoante fatal.
"Quem pratica a verdade se aproxima da luz" (Jo 3,21). Denúncias precisam ser apuradas. Denunciados devem ser julgados. Os julgados e condenados devem cumprir a justa pena. Assim será recuperada a credibilidade das instituições e a justiça será restabelecida.
"O que sustenta e equilibra nossa humanidade diante das intempéries da vida é a prática do bem, com ela encontramos saúde e conforto emocional... Graças aos iluminados, com seus exemplos reais, de que o bem triunfa o mal, ainda conservamos um pouco de fé e esperança no futuro dos homens."
Nunca pensei que ser bom fosse tão difícil! Afinal, a pratica da bondade confronta violentamente minha consciência que em sua natureza é egocentrista.
o que mais me irrita nas pessoas, é que elas tendem a complicar o que na prática deveria ser simples...
Não basta apenas ter sonhos, temos que colocar em prática aquilo em que acreditamos e nunca duvidar de si, mesmo tendo vários desafios a serem superados.
O ser humano obtém experiência no uso e na prática de seus poderes e capacidades somente por meio da tentativa diária de revelá-los e obtê-los.
Toda força é o resultado da manifestação pratica de alguma energia que resulta de uma inteligência fundamentalmente primitiva.
