Político
Quando um político deixa de honrar o povo que o elegeu, não comete apenas uma falha administrativa, mas um colapso ético que conduz a nação à decadência moral. Governar é, antes de tudo, respeitar o pacto entre a vontade coletiva e a responsabilidade individual. Furucuto, P. (2025)
Num País em que a educação reina no seio familiar, social, politico, econômico e cultural, faz com que a ditadura, a opressão e a injustiça não reine e muito menos prevaleça por muito e longos anos. O que originará o absolutismo na governação.
CONVERSA DE UM POLÍTICO COM UM FILOSOFO JAKURISTA
Certa vez um político conversando com um filósofo disse: transformei revolucionários em comediantes, críticos em bajus, opositores em seguidores e políticos em marionetes. Usando apenas a manipulação e retorica persuasiva nos meus discursos.
O FILÓSOFO perguntou-lhe: como conseguiste fazer isto?
O POLÍTICO, respondeu: eles ficaram excitado pela soma do valor da proposta, por isso acabaram por se renderem, porque a moral não satisfaz a fome e muito menos consegue oferecer casa e carro naqueles que a possuem. Dei a eles o que a moral nunca lhes deu... Risossssssssss.
O FILÓSOFO, retrucou dizendo: a moral não pode ser comparada com béns materiais e financeiros e muito menos com riquezas alcançadas neste mundo. Porque a moral ela faz parte da essência espíritual que liga o homem com o Divino. Ninguém pode julgar ninguém, mas estes homens acabaram por se corromperem, por não terem integridade e muito menos prestígio no que concerne ser: homens que não se vendem e nem se compram e nem se corromperem.
O POLÍTICO, disse outra vez: A vida é feita de escolha e oportunidades.
O FILÓSOFO, respondeu-lhe refutando da seguinte forma: Eu acredito em escolha e oportunidades, mas não aceito atitudes, escolhas e oportunidades que vêm para corromper os bons valores e a moral em prol de homens que não têm compromisso com a Pátria e a Nação. Apesar das dificuldades que passamos neste mundo.
Eu enquanto FILÓSOFO, acredito ainda que existem pessoas honestas e verdadeiras, que nunca aceitarão se venderem e muito menos se corromperem ou serem compradas o seu silêncio, porque continuarão a serem verdadeiras e leais com aqueles que lhes apoiam e acima de tudo com o povo que representam e a nação que defendem. Apesar de hoje o dinheiro comprar tudo a sua volta...
Banhar-se com ervas é um ato íntimo e político.
É afirmar que o cuidado não precisa ser caro, nem distante. É desfazer o preconceito que marginaliza os saberes populares como se fossem “coisas de crendice”. É reconhecer o poder que existe em uma folha que brota no quintal.
Não é sobre espiritualidade. É sobre saúde. É sobre presença. É sobre a dignidade de cuidar-se com o que se tem e com o que se sente.
"Se eu tenho um time, uma religião, um partido político, uma orientação sexual, gostar de uma cor ou ter uma ideologia; entrar em uma comunidade, eu sobrevirei?
Tenho medo dos Homens!"
Resgatar a memória coletiva é um ato político que educa, valoriza identidades e denuncia as estruturas econômicas excludentes.
É necessário um razoável letramento filosófico, sociológico, econômico e político, e também sofisticação cognitiva, para compreender a real dimensão da desgraça petista para o Brasil
Eu não acho que faço filmes políticos. Filme político se faz na prefeitura.
Quase todo o Político se considera o centro do universo. Ainda que possa haver algum pequeno remorso, tudo gira em torno de seu interesse. O povo é constituído por "fantasmas" cujo destino é servi-lo.
O Egoísmo e a Anarquia nas Instituições Brasileira.
Considerando o cenário político brasileiro atual, é preocupante notar que alguns políticos e ministros parecem estar agindo de maneira autoritária e interesseira, priorizando seus próprios interesses em detrimento do bem-estar da população.
Nesse contexto, é possível que a filosofia da Thelema, com sua ênfase no "Faze o que tu queres", esteja sendo usada como justificativa para essas ações.
No entanto, é importante destacar que a Thelema não é uma filosofia que promove a responsabilidade e a accountability, mas sim uma abordagem que pode ser interpretada como uma licença para agir de maneira egoísta e autoritária. O "Faze o que tu queres" pode ser visto como um mantra que alimenta o ego e promove a anarquia, em vez de promover a liberdade individual e a auto-realização de maneira responsável.
Se alguns políticos e ministros brasileiros estão sendo influenciados pela Thelema, isso pode ser um problema grave, pois pode levar a decisões que priorizam os interesses pessoais em detrimento do bem-estar da população e da estabilidade das instituições democráticas.
Nesse sentido, é fundamental que os políticos e líderes brasileiros sejam conscientes das implicações de suas ações e decisões, e que trabalhem para promover o bem-estar da população e a estabilidade das instituições democráticas, em vez de seguir uma filosofia que pode ser usada para justificar ações autoritárias e interesseiras e ignorar a Constituição.
X, 04 de Junho de 2025.
Qual é o poder que o poder tem?
Quando o político assume o poder,
não quer entregá-lo a ninguém.
Benê Morais
"Totalitarismo é um sistema político ou uma forma de governo que proíbe partidos de oposição, que restringe a oposição individual ao Estado e às suas alegações e que exerce um elevado grau de controle na vida pública e privada dos cidadãos. É considerado a forma mais extrema e completa de autoritarismo. Nos Estados totalitários, o poder político é geralmente detido por autocratas que recorrem a extensas campanhas de propaganda difundidas por meios de comunicação de massa detidos pelo Estado."
Jesus, um pregador ou um militante político?
Jesus foi primariamente um pregador, mas sua mensagem e ações tiveram implicações políticas significativas, o que o torna um líder religioso com forte impacto político. Ele não era um militante político no sentido de liderar um movimento revolucionário, mas suas pregações desafiavam estruturas de poder e propunham uma nova ordem social
Então você não deve se vincular a uma igreja com a ideia de que Jesus foi apenas um simples pregador
Mas um revolucionário com ideias ou ideologia de um reino igual e inclusivo
Se você é um igrejista que se fecha a um clube exclusivista então você se iguala a um fariseu hipócrita ou no mínimo idiota
As pregações de Jesus frequentemente criticavam a hipocrisia religiosa, a exploração social e a injustiça, o que o colocava em conflito com as autoridades religiosas e políticas da época
Sendo esta uma das razões que geram discussões entre religiosos e teólogos e ateus sobre a questão de instituições
Jesus refutou as religiões de sua época porque ele instituiria uma religião assim ele também seria um hipócrita, concorda?!
Veja Jesus era não só um pregador como muitos de sua época mas o Messias autoproclamado
Suas mensagens apontava para um reino expressou 122 vezes nos evangelhos
Nunca se referiu a uma instituição e se tivesse feito isso seria a de sua própria origem o judaísmo em vigor com vários partidos
Jesus não foi só um pregador errante mas um revolucionário de um reino dos céus...
O revolucionário
O fanatismo político é uma doença grave, que causa muitos danos, pois é um dos maiores separadores da humanidade, é a causa de muitas guerras e destruição, é um dos principais fatores da incitação ao ódio, e claro, uma das principais causas da destruição a paz.
A INTENÇÃO DE UM PROJETO NO CONTEXTO POLÍTICO E FILOSÓFICO
No contexto político, a principal intenção que se tem com um projeto é a aquisição de recursos, sobretudo financeiros!
Enquanto,
No contexto filosófico, a principal intenção que se tem com um projeto é o fim em si!
Portanto,
Se quer que se efective a meta de um projeto, eleja um filósofo!
É pura demagogia quando um político fala que os ricos são verdadeiramente responsáveis pela existência dos pobres.
