Poetas Famosos
Na nossa encantadora
cidade de Rodeio
existem artistas, artesãos,
escritores, músicos e poetas
que se inspiram nas cores
e na beleza das festas
que até as flores do tempo
faz sobre o Médio Vale do Itajaí,
nós temos razões de sobra
para seguir amando morar aqui.
Não te falei nada que te vi
indo para a Festa de São Vigílio,
e um pouco antes que resolvi
sair foi com grande espírito
festivo por nós dois escrevi
um poema lindo que cedo
ou tarde por você há de ser lido.
Você ainda nem sabe que daqui
eu também sou poetisa,
e lado a lado em muitas missas
sentei ao seu lado sem
que você tivesse reparado,
sigo discreta com esse
amor que um dia será revelado.
É noite no Balneário dos poetas,
aqui cruzam as estrelas nas letras.
Os nossos dias são cheios de poesia,
daqui nascem cantos de revolução.
Balneário onde as poesias pousam
- como tranquilas gaivotas -
A vida deu mais do que mil provas:
o destino segue o curso do coração.
É noite no Balneário dos poetas,
[Balneário de intensos poemas!...
Os dias regam as doces palavras
que hão de ser para sempre lembradas.
É noite no Balneário dos poetas,
noite repleta de claridade...
Noite para dizer o suficiente:
- Deixe-me viver em liberdade!-
É noite no Balneário dos poetas,
para saudar o girar dos astros.
Tenha-me em sua lembrança,
mas não siga os meus passos.
É noite no Balneário dos poetas,
para dizer que: - Eu escrevo por arte.
Leia-me por inteira...,
não me procure, e não me queira.
É noite no Balneário dos poetas,
para dizer que: - Eu te amei por um triz!
O Universo não nos quis,
aceite o traçado do destino, este é o caminho!
A minha poesia arderá para sempre,
porque sou movida à paixão.
A vida já deu mil mostras...,
que Ele escreve certo por linhas tortas;
Deixe-me no Balneário dos poetas,
a perder-me nas ondas do mar,
escrevendo livre nas areias:
poesias feitas de renda - e inteiras!
Vamos colocar os poetas para fora já que estamos em 'quarentena'? Que tal todo mundo começar a escrever poesias, poemas, micropoemas, microcontos e prosas colocando os seus posts no modo público?
Sugestão de hashstag:
#PoesiasDeAmorPeloBrasil
Os músicos distraem
os nossos corações,
Os poetas são sempre
aqueles que derrubam
os tiranos e libertam as Nações.
Os poetas do mundo
em algum momento
da vida declararam
que gostariam de ser
o café de um alguém,
mas não da maneira
que desejo ser inteira
para você que é dono
deste charme fogoso.
Um não se ausenta
do coração do outro,
guardo as tuas fotos
como o meu tesouro
revisitado a cada hora,
do nosso segredo
sou a flor amorosa.
Em nós está o afã
pelo jogo poderoso
onde nós sabemos
que os dois lados
serão vencedores;
e que quebraremos
todas as barreiras
do autoritarismo
e seus cúmplices.
Nem mais as luas
de Júpiter duvidam
que sou a sensual
Lua no teu caminho,
a canção de amor,
e a peça mais bem
pregada pelo destino.
Uma dica fácil e rápida para os poetas ganharem uma certa visibilidade:
exaltem a Natureza e a Cultura Nacional.
Parem com essa mania feia de chamar escritores e poetas de amadores. Não amamos dores. Nos respeitem. Somos escritores e poetas, e ponto final.
A rima que se pedala
as palavras dos poetas
nas estrofes é aquela
que se chama bicicleta,
Ela é só para quem sabe ler
sem ver a alma secreta
das coisas e das pessoas
sem oferecer garupa e acerta.
Enquanto o olhar apreciar
a Palma Real de duas terras,
estarei em busca de novos
poetas para o amor recordar
O amor precisa de zeladores
para manter a fé nele viva,
Porque sem fé fica difícil
até para ele seguir em frente.
Que o amor precisa da gente
não tem como mais fingir,
somos a nossa rota a seguir.
Agora é só a gente se acertar
e permitir que o amor venha
envolver e com ele nos levar.
Só haverá poesia genuína
da minha parte se for
possível fazer novos poetas
e através dela conseguir te trazer
Para juntos na magnífica Aruba
que é uma ilha bem situada
nos entreter com a dança
que o vento leva cada Watapana
Não posso esconder que te amo
do jeito que as areias amam
o mar azul com todas as potências
Como um exército sem resistências
tu haverá de ser absoluta rendição
da mente, do corpo e do teu coração.
Eu não sei escrever
poesia bonita
Como as fazem os poetas
Mas a minha é sincera
Tão fingida
e mais mentirosa
Que as deles
Do jeito que se espera
Quando se lê poesia
Um pouco de versos
Um dedo de prosa
E inverdades
Das quais lanço mão
No formato de poesia
Deixo-as aqui
Pra não usá-las
no meu dia-a-dia
Diferente dessa gente
Que traz na ponta
da língua comprida
E não tem paz na vida
Se não conta.
Edson Ricardo Paiva.
Escritores, poetas, compositores, tentam explicar o amor...
Explicar pra que? Melhor vive-lo, e bem vivido, seja perto,
ou distantes, sentindo-se juntos...
COMO EXPLICAR O AMOR
Marcial Salaverry
Como explicar um sentimento
que é quase um lamento...
Apenas tangível por um coração sensível...
Como explicar sua existência,
se não tem aparência...
Nasce no mais fundo interior...
Surge não se sabe como...
É o Amor.
Como dizer o que é,
se só existe no sentir...
Nunca se sabe quando vai surgir.
Como definir o que é apenas etéreo,
Sentimento cheio de mistério...
Nunca se sabe quando
nem a quem se vai amar...
Basta um toque...
Um beijo... Um olhar...
Por vezes
apenas algumas palavras sussurradas,
ou mesmo apenas escritas,
Deixam as estruturas abaladas,
prontas para alegrias ou desditas...
Ama-se estando ao lado, abraçado,
ou mesmo estando distante... afastado.
Ama-se no beijo dado,
colado, ou mesmo
no beijo sugerido, enviado...
Felizes estando juntos e também afastados...
Existindo o amor,
sente-se do amado o calor...
Descobri como definir o amor...
O Amor...É o Amor...
Sempre o amor,
seja ele como for...
Um vez existido,
há que ser bem vivido...
Assim meio lua, com cara de quem não quer ir, lá vai a moça se desfazendo de flores de chita.
Canta versos dos poetas e os seus que tira do bolso e oferece ao vento.
O problema da paixão é que nos torna extremamente dependente de outrem, estar apaixonado é estar preso, em uma prisão de sentimentos efêmeros.
