Poesias sobre Preconceito Racial

Cerca de 1878 poesias sobre Preconceito Racial

Em um mundo onde impera a intolerância racial, religiosa e econômica, cada vez mais prefiro adimirar o belo desenho do seu capacete, a diversidade no ronco dos nossos motores e a forma harmônica que dividimos a beleza das estradas.
É quando esquecemos a cor da nossa pele, acreditamos no mesmo Ser divino e dividimos a gasolina que permite viajarmos juntos.
Prefiro o zuar do vento, que é igual para todos mesmo em intensidade diferente que o choro solitario dos desvalidos, chicoteados pela ignorância humana.
Prometo, em cada parada, apertar a manete da minha moto, como um grito de repúdio a teu sofrimento.
Fique bem, Irmão!

Ivan Madeira

Inserida por marciacristtiane

Vim por este
Ser mais um deste
Que denúncia a injustiça social
Até a racial
Cara que cai a venda nao é normal
Olhar meu maior vilao e ainda ser chamado de lado mal
Ainda falam em meritocracia
Num país que ainda acreditam em democracia

Do alto do morro querem meu progresso
Do alto do ap meu regresso
Minha mae sonha q eu esteja na federal
Ja eu que meu povo seja considerado normal
E que esta desigualdade social
Não seja mais real

Ainda falam " meu pai estudou para isso"
Nao quero mais ser considerado como submisso
Até na minha casa querem aplicar comisso
Meu pai, não nasci para isso

Vocês tem dinheiro para conhecer a torre de pizza ,
Mas preferem que a droga te pisem .
Posso admitir que também gosto de uma ponta,
Que se fazer um esforço vai que este fedorento da uma onda

Nao me julguem deste jeito,
Peço apenas respeito
E que apenas reflita
A vida aqui não é a msm fita

Inserida por matheus_luis_ribeiro

⁠Em uma sociedade marcada pela discriminação racial, é desafiador discernir quem é negro. Enquanto discriminar é fácil, implementar políticas compensatórias é difícil.

Não obstante, a prerrogativa de assumir a afiliação étnico-racial negra a fim de beneficiar-se de políticas de ações afirmativas constitui um direito inalienável do cidadão.

Aqueles que questionam a autodeclaração de ascendência mestiça por parte de um postulante a tais políticas devem ser capazes de fundamentar suas objeções de maneira inequívoca e substancial.

Inserida por I004145959

⁠O racismo é uma ideologia que sustenta a crença na superioridade de um grupo racial sobre outros, resultando em tratamento diferenciado e injusto. Pode ser manifestado em níveis individual, institucional e estrutural, afetando diversas esferas da vida, como educação, emprego, habitação e acesso a serviços.
É fundamental compreender que o racismo não apenas perpetua a desigualdade, mas também tem implicações profundas no desenvolvimento social e econômico de indivíduos e comunidades. A luta contra o racismo envolve a conscientização, a educação, a promoção da igualdade e a implementação de políticas que visem eliminar as disparidades raciais e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Inserida por Douglasabreupestana

⁠Tudo junto.
O que era igualdade racial virou miscigenação.
O que era liberdade de gênero virou pluralização.

Inserida por MarcosTatsuoAIHARA

⁠BRASIL, um país onde opera a desigualdade racial – social - gênero.
As mulheres muitas vezes enfrentam disparidades salariais, falta de representação em cargos de liderança, violência de gênero e restrições em suas escolhas pessoais e profissionais.

Inserida por SERGIOFURQUIM

⁠quando se fala de superioridade racial no Brasil ou América, já se imagina um branco com alguma descendência, usufruindo/torrando a herança do seu bisavô, rodeado de pardos, negros indígenas....
Quando na verdade aqueles que se dizer ser superiores, e que talvez de fato sejam superiores ,fizeram algo que daria um império , mas vendo os malefícios deram de graça sem cobrar taxas para aqueles , que eles acham ser inferiores
Cocaína: químico alemão
Heróina: químico britânico
ETC

Inserida por DAVID97ARAUJO

O racismo e a injúria racial são assim:

São marcas produzidas por dedos que não possuem grandes unhas; ou seja, são marcas que não se vêm com os olhos físicos, e sim, com olhar endo.

Isto porque, as marcas produzidas pelas unhas marcam a carne.
E as pelos dedos que não as possuem, marcar uma alma.

Acredito que você captou a conotação da ideia.

Inserida por Samuelblessedoficial

Um encontro global de igualdade racial? Ou seria... étnica?
O fim do mundo, claro. Ninguém será esquecido. Ninguém...

Inserida por LLSantos

⁠Os homens ou são cheios de arrogância, ou de estupidez. Se são amáveis, não tem opinião própria.

Orgulho e Preconceito

Nota: A frase pertence ao filme de 2005.

⁠A discriminação racial é a cicatriz da ignorância, que só pode ser curada pela luz da educação, empatia e respeito mútuo, para que possamos construir um mundo onde a diversidade seja celebrada e não motivo de divisão.

Inserida por lirioreluzente

O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.

A invisibilidade da mulher negra dentro da pauta feminista faz com que ela não tenha seus problemas nem ao menos nomeados. E não se pensa em saídas emancipatórias para problemas que nem sequer foram ditos.

Há algo no biquíni que faz com as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo, não tem? Então veste um e manda a ver!

Só confie numa testemunha quando ela fala de questões em que não se acham envolvidos nem o seu interesse próprio, nem as suas paixões, nem os seus preconceitos, nem o amor pelo maravilhoso.

Temos uma favela marginalizada que nem sempre é aceita no mercado de trabalho. Para muitos o negro ou a negra que luta pelo seu direito, tem de calar a boca, logo o difama de “vitimista”. São tão marginalizados, que não podem muitas das vezes montar uma guia e sair vendendo, que a prefeitura prende, nem sempre pelo fato de ser negro ou negra, mas por ser de menos condições de vida e pertencer a uma classe menos favorecida.

É muito mais fácil condenar a vítima do que o opressor, porque nem todos querem se colocar no corpo da vítima. Logo faz da vítima de “vitimista”, como uma pessoa que se esconde por detrás do que muitos veem como um fracasso, ou seja, “ninguém mandou nascer com o cabelo duro, com a pele preta, na favela, como muitos dizem ninguém mandou ser ‘favelado'”. O ser gosta de pisar no outro, principalmente quando ela percebe que o outro se encontra no chão, logo nasce as separações e exclusões sociais.

Não crie preconceitos em relação as pessoas com as quais você se relaciona, deixe as coisas acontecerem naturalmente, assim você vai descobrir que conceitos pré concebidos são sempre equivocados.

Seja de direita, esquerda, centro, de cima, debaixo. Só não seja: machista, LGBTfóbico, racista, xenófobo, misógino ou intolerante religioso!

Talvez as gordas, as mancas, ou as gengivudas e dentuças não costumem vencer concursos de beleza. Talvez não seja a norma, mas o único jeito de mudar isso é marcando presença. Porque ninguém vai nos dar nada de bandeja.