Poesias sobre Preconceito Racial

Cerca de 1670 poesias sobre Preconceito Racial


... Jesus amado, ele é praticamente um branco, tão bom é seu caráter. Para mim, ele é a prova viva de que um homem pode ser preto de pele e branco de alma. O fato de ser negro não significa o fim, basta se esforçar para ser um branco em suas atitudes, e é nisto que reside a esperança de um homem de cor.
... Alimento a fé de que mesmo um preto pode receber o perdão divino - com ressalvas, claro -, e quem sabe, até herdar o paraíso, isso, se de coração sincero, desejar ardentemente embranquecer a alma. Afinal, para o Senhor mais vale um injusto arrependido que dois justos que não necessitam de perdão.

Inserida por William-Shakespeare

" O pior preconceito racial não é aquele em que os brancos tem com os negros. Mas sim, o que os negros tem com eles mesmos. Se sentem inferiores aos próprios olhos. E por um pouco de dinheiro, uma simples cargo no trabalho, chega ao ponto de renegar suas origens. Tenho orgulho de ser quem eu sou, mesmo que o mundo diga que eu sou ninguém. Quem renega o que é não chamado de alguém, e sim de zé ninguém."

Concluí que o preconceito racial e social em uma pessoa é inversamente proporcional à sua capacidade de corrigir os próprios erros.

Enquanto houver, desiguadade racial, preconceito e descriminação, jamais poderá haver a tão infatizada globalização.

Toda forma de preconceito é burra, porém o preconceito racial é uma das mais abrangentes. Distinguir pessoas pelo tom da pele é mais do que burrice, é ser beócio (ver: habitantes da Beócia).

Inserida por brunodelimaoficial

As pessoas não deixarão o preconceito racial de lado quando olharem com os olhos do coração, se o mesmo for mau... Seria tolice aceitar que minha pele branca me separe de outras etnias em vida, sendo que um encontro multirracial no pó da terra faz parte do ciclo da vida. Mas o amor que livra nossos corações do mal e anula as diferenças: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Inserida por edusoares

O único preconceito racial que tenho,⁠ é sanguíneo. Fujo de toda vida que não tenha o sangue vermelho.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Homofobia, preconceito racial, seja qual for o tipo de discriminação, afronta os ensinamentos de Jesus: "amar o próximo como a si mesmo", consequentemente, incompatível com qualquer religião cristã.

Inserida por Valdecir

Você negro, eu branca
E ainda tem o pardo, amarelo, índio
Você homem e eu mulher
E ainda tem o trans, o gay e a lésbica
Você doméstica e eu escritora
E ainda tem os médicos, professores e dona de casa
Você com depressão e eu com ansiedade
E ainda tem os bipolares e esquizofrênicos
Você mãe e eu filha
E ainda tem os irmãos, primos e pais
Você de aparelho e eu de óculos
E ainda tem os cegos, surdos e paralíticos
Independente de quem somos, todos fazemos parte de uma mesma sociedade.

Preconceitos, intolerância racial e social = estupidez!
Só o que nos difere é o "caráter"!

⁠Não luto por um mundo de igualdade racial, isso porque tenho a certeza da impossibilidade.
Luto por um mundo onde o amor e o respeito sejam prioridades. Assim nossos direitos entrarão em vigor e os problemas de desigualdade serão resolvidos!
Não se trata de igualdade, mas sim de não ser descriminado ou menosprezado por minha etnia.
Iguais não somos mesmo, mas perante ao Criador, feitos a imagem dEle, PERFEITOS.

(V.2)

Um encontro global de igualdade racial? Ou seria... étnica?
O fim do mundo, claro. Ninguém será esquecido. Ninguém...

Inserida por LLSantos

21 de Março
Dia Internacional contra a Discriminação Racial

SOMOS PERFEITOS!
Você duvida? então diga isso a Deus
pois somos feitos por ele à sua semelhança.
São nossas atitudes que não são perfeitas,
então tenha atitude e acabe com essa
Discriminação Racial pois Deus não faz nada
imperfeito.

Inserida por neimarmagewiski

Em um mundo onde impera a intolerância racial, religiosa e econômica, cada vez mais prefiro adimirar o belo desenho do seu capacete, a diversidade no ronco dos nossos motores e a forma harmônica que dividimos a beleza das estradas.
É quando esquecemos a cor da nossa pele, acreditamos no mesmo Ser divino e dividimos a gasolina que permite viajarmos juntos.
Prefiro o zuar do vento, que é igual para todos mesmo em intensidade diferente que o choro solitario dos desvalidos, chicoteados pela ignorância humana.
Prometo, em cada parada, apertar a manete da minha moto, como um grito de repúdio a teu sofrimento.
Fique bem, Irmão!

Ivan Madeira

Inserida por marciacristtiane

Todo racista que já conheci era de esquerda. Nunca vi tanta discriminação racial quanto num grupinho de progressistas. Há um cuidado, uma cautela, para com o amigo negro, e um medo de tropeçar em seu racismo amordaçado, de tal modo que o tratam sem nenhuma naturalidade, com um zelo forçoso e calculado, mascarando de "dívida histórica", a dívida que ele tem (e esconde) de si próprio.
O sujeito livre de todo e qualquer racismo, passado ou presente, convive naturalmente, e do mesmo modo, com gente de qualquer cor de pele, sem ponderar palavras ou gestos por... cor de pele. Isso é tão óbvio, tão lógico, que dizê-lo, em tempos relativistas, soa absurdo.

Inserida por profvaler14

O racismo e a injúria racial são assim:

São marcas produzidas por dedos que não possuem grandes unhas; ou seja, são marcas que não se vêm com os olhos físicos, e sim, com olhar endo.

Isto porque, as marcas produzidas pelas unhas marcam a carne.
E as pelos dedos que não as possuem, marcar uma alma.

Acredito que você captou a conotação da ideia.

Inserida por Samuelblessedoficial

Vim por este
Ser mais um deste
Que denúncia a injustiça social
Até a racial
Cara que cai a venda nao é normal
Olhar meu maior vilao e ainda ser chamado de lado mal
Ainda falam em meritocracia
Num país que ainda acreditam em democracia

Do alto do morro querem meu progresso
Do alto do ap meu regresso
Minha mae sonha q eu esteja na federal
Ja eu que meu povo seja considerado normal
E que esta desigualdade social
Não seja mais real

Ainda falam " meu pai estudou para isso"
Nao quero mais ser considerado como submisso
Até na minha casa querem aplicar comisso
Meu pai, não nasci para isso

Vocês tem dinheiro para conhecer a torre de pizza ,
Mas preferem que a droga te pisem .
Posso admitir que também gosto de uma ponta,
Que se fazer um esforço vai que este fedorento da uma onda

Nao me julguem deste jeito,
Peço apenas respeito
E que apenas reflita
A vida aqui não é a msm fita

Inserida por matheus_luis_ribeiro

⁠O racismo é uma ideologia que sustenta a crença na superioridade de um grupo racial sobre outros, resultando em tratamento diferenciado e injusto. Pode ser manifestado em níveis individual, institucional e estrutural, afetando diversas esferas da vida, como educação, emprego, habitação e acesso a serviços.
É fundamental compreender que o racismo não apenas perpetua a desigualdade, mas também tem implicações profundas no desenvolvimento social e econômico de indivíduos e comunidades. A luta contra o racismo envolve a conscientização, a educação, a promoção da igualdade e a implementação de políticas que visem eliminar as disparidades raciais e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Inserida por Douglasabreupestana

"O Brasil com toda a sua diversidade racial está completamente fraturado como nação, onde as pessoas não se dão umas com as outras e sempre que possível se separam e se segregam". A afirmação acima foi feita por Brenton Tarrant, defensor da extrema-direita e autor do massacre da Nova Zelândia, mas poderia ser proferida por qualquer pessoa, independentemente da orientação política. Ela nos trás a reflexão sobre a necessidade de mudar o modo como lidamos com a diversidade de pensamento, substituindo o conflito pela debate, a violência pela empatia.
O que mais vejo na timeline são pessoas replicando posts que apenas sustentam um pensamento que já possuem, algumas vezes preconceituoso e geralmente com uma linguagem muito mais agressiva ou depreciativa do que utilizariam fora da máscara que usam nessa bolha chamada rede social.
Por sinal, sabem o que Columbine, Realengo, Oslo/Utøya, Suzano e Christchurch têm em comum? Em todos os casos os assassinos tinham fetiche por arma e defendiam discurso de ódio. Todos também eram fundamentalistas ou vítima de bullying.
Questiono se tomariam o mesmo caminho se tivessem vivido num ambiente de tolerância e respeito, em que o contato humano vale mais que a participação em grupos virtuais que se isolam para retroalimentar o próprio ponto de vista. Pode até ser que sim, mas parece-me que, quanto mais nos esforçarmos em ouvir e respeitar as diferenças, principalmente aquelas que estão ao nosso lado, menor será a chance de vermos algo do gênero se repetir.
Que tal fazer a sua parte e, só por hoje, tentar compreender, em vez de ofender o coleguinha ao lado? Lembre-se de que toda jornada começa com o primeiro passo e cabe a nós decidir se tomaremos o caminho da segregação ou o da união.

Inserida por matlima

⁠Os homens ou são cheios de arrogância, ou de estupidez. Se são amáveis, não tem opinião própria.

Orgulho e Preconceito

Nota: A frase pertence ao filme de 2005.