Poesias sobre Preconceito Racial
Tenha em mente que nem sempre as pessoas vão te julgar pelo que você é, mas, sim, pelo que você aparenta ser.
Muitas das vezes pessoas preconceituosas enxergam os outros como se fossem espelhos, vendo neles o reflexo do que elas são ou o que odeiam em si mesmas.
Mais que vitórias, busquemos a humildade, busquemos externar o amor, busquemos manter o respeito, exilemos o preconceito.
Estou de luto, luto pelo pensamento livre da sociedade, luto por um cidadania corrompida que acham que só pelo que eu visto sou taxado de drogado que anda de skate, só por uso pulseira sigo uma religião, que me deixou tão indignado com suas falas que a sociedade coloca a frente da vista humana, não me julgue pelo o que sou, não me julgue pela cor, cabelo, estilo ou do jeito que falo, pois não sou quem pensa nem quem te falam
O racismo está além da raça ou da espécie.Naturalmente os seres vivos possuem mais afinidade com os mais aparentemente similares.
Minha bandeira não te cor, meu hino soa no silêncio cortes intenso que viraliza com textos sem contextos difamados e romantizados pelos olhares de quem lucra fantasiando ideas solidárias solitárias minha tribo cabe no mundo e o mundo cabe nela
A inclusão das pessoas com deficiência não depende exclusivamente de leis,códigos ou decretos.Ela depende de brotar em um coração a verdadeira semente da transformação de vidas.Nesse sentido precisaremos ler o coração e praticar nossa total capacidade de entender como nosso próximo precisa de um ombro amigo.Desse modo ficará mais fácil sobreviver aos caos deste sistema preconceituoso e discriminatório.
Dois acontecimentos na vida importam: nascer e morrer. O que acontece no percurso de um para o outro deve ser considerado férias.
Será que a deficiência não está em nós por não sabermos nos relacionar com o ser humano com a deficiência? O preconceito nada mais é do que o conhecimento superficial sobre um assunto: "nunca convivi", "me é estranho", medo do novo, da mudança, do desafio de termos que ser testados em nosso amor, nossa perseverança, paciência. Falta-nos uma energia receptiva. Uma energia de responsabilidade e comprometimento. Olhar de empatia e alinhamento. E então, chamamos o outro de deficiente. Os nossos conceitos não conseguem modificar e evoluir. Então o ser humano com a deficiência precisa travar uma "luta". Já não chega a luta diária? Com a ciência conseguimos conhecer e entender as deficiências. Mas entendemos e conhecemos a pessoa com deficiência? .
Bom já que hoje você não percebe que no espelho nada mais se vê se não o retrato paralisado da sua alma, procure enchergar além; quebre os paradigmas as crenças, quebre o receio, quebre os preconceitos e quebre aquele seu velho deboche, quebre as barreiras que te impedem de amar de sorrir e achar graça da coisa mais simples, quebre sua desconfiança aquela que quando alguém vem lhe agradar você fica com o pé atrás; Acima de tudo quebre o silêncio ele não vai te levar a lugar algum.
O "ser" Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais unica e exclusivamente por agir com racionalidade, por pensar. Possui grande capacidade mental e alguns habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. E ai me chega determinado animal e diz; Ah! mas ele é negro, é gay, é gordo,....Em que isso difere pessoas com essas características ou condições do restante dos animais não pensantes. Acho um absurdo no mundo de hoje alguém usar a cor, a condição o estado de alguém antes do Humano. Ora quem for melhor que atire a primeira pedra, e quem gosta de mim não venha com esse tipo de conversa pois não aceito sequer discutir. Ele é negro, mas eu adoro, ele é gordo mas é meu amigo, ele é gay e dai... o que as pessoas fazem entre quatro paredes, o quanto comem e dão formas a seus corpo, a cor com que cada um nasceu não limita o conhecimento, cultura,inteligência, caráter, sentimentos e todo o resto. Por favor não me insultem com sua ignorância e me POUPEM.
A discriminação é a conduta de transgredir os preceitos legais de uma pessoa, baseando-se em um raciocínio sem o conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-o injusto e infundado.
Se julgar é uma atitude involuntária e automática, condenar não. Para condenar alguém é necessário conduta volitiva, ou seja, vontade consciente que objetiva tal fim.
Livrei-me das belas roupas que nunca tive. Das orações cristãs que nunca proferi. Dos preconceitos imbuídos e nunca declarados. E da solidão incontida, presa a um coração amargurado
Se as pessoas soubessem ou fizessem ideia do quanto são insignificantes na vastidão do Universo, com questão e curiosidades que influenciariam em nossas vidas, elas não perderiam o seu tempo com preconceitos e descriminações futeis e leis ridículas. Se cada um tivesse consciência do que é a vida e seu habitat, perderiam menos seu tempo com coisas pequenas.
Dificuldade que algumas pessoas demonstram ter, em entenderem e aceitarem que não ser igual...não ser comum...é só isso mesmo...não ser igual...nem ser comum...Nem mais...nem menos...
O que nos detém? Os outros seguem sua vida sem exitar...só precisamos seguir em frente e fingir que não existe preconceito nem maledicência.
No plano espiritual não existe diferença entre homens e mulheres, ricos e pobres, negros ou brancos. Todos são iguais e assumem a aparência que melhor se adequar a seus estigmas e preferências. Homens amam homens, que amam mulheres, que amam outras mulheres, que amam crianças e velhos. Não existe preconceito, pois todos já se desprenderam das limitações e cobiças da matéria.
"Não precisamos provar nada para ninguém através da nossa aparência. Aquele que conhece nosso coração não está na terra e sim no céu, Deus!"
A distorção da família criada e idealizada por Deus está sendo velozmente propagada por essa "onda" de liberalismo e defendida pelo "não preconceito" que as pessoas dizem ter para se enquadrar nesse "novo senso comum de aceitação" daquilo que na verdade ninguém almeja para si.
