Poesias sobre os Cinco Sentidos
É incrível como a correria do dia a dia nos desumaniza, nos rouba os sentidos sem que nos demos conta. Passamos pelo mesmo local todo dia, olhamos para a mesma coisa incontáveis vezes e por incrível que pareça nos desviamos dela sem enxergar, sem ouvir, sem sentir. Não escutamos o aviso, o apelo silencioso da natureza nos convindando a uma reflexão. Até o dia em que o inevitável acontece, que a cobrança chega e com juros. Só então, percebemos que os sinais estavam todos ali na nossa cara, mas nós não enxergamos, não ouvimos e não sentimos nada.
*O SEXTO SENTIDO* Vivemos no mundo dos sentidos; mas no curso da vida não percebemos o enigma sensorial da existência. Na comiseração dos afetos e afeições, nos agarramos nas materialidades e nos abstraímos da finalidade da vida como apostolado que é. Os próprios sentidos seriam as respostas que precisamos, se os conhecessemos; se os utilizassemos corretamente. Mas, comumente os sorvemos pela consciência tátil; e identificando-os como olfato, paladar, visão, audição e o tato fundamental, nos locupletamos apenas materialmente. Vivemos, portanto, no limite primário das experiências sensoriais que os sentidos proporcionam. E a cada dia que sorvemos a vida, na materialidade sensorial dos sentidos, nos afastamos da plenitude da própria existencia. E assim vivendo, não vemos nada adiante, senão aquilo que nos toca; aquilo que nossas paixões doidivanas estão sorvendo. - Deus: o que é que estamos fazendo com o arbítrio e a inteligência criativa que recebemos da tua criação? (Victor Antunes)
Não há atalhos no caminho espiritual. Sentir com a alma e todos os sentidos nos faz caminhar presentes e conscientes.
Nós somos escravos da percepção: nossos sentidos, a mão-de-obra; nossa realidade, o resultado da manufatura!
Relacionamento, em todos os seus sentidos, representa troca, escambo, permuta ou reciprocidade, como uma construção diária, que exige esforço comum.
Razão do meu sorriso, aaaaaah esse sorriso que mexe comigo, me faz perder os sentidos, mesmo longe de você quando lembro do seu sorriso, admito que minha felicidade e viver contigo, admito e insisto o quão lindo é esse teu sorriso.
Sou uma pessoa abnegada dos sentidos, por isso, tendo ao máximo ser desnexo a uma realidade redutivelmente material. Algo que invariavelmente torna mais trabalhoso para mim se contentar apenas com que está à minha vista. Preciso, quase na maioria das vezes, encontrar um sentido além-do-visto para ter um maravilhamento com que vejo ou sinto. Por isso, a leitura é única coisa que pode me dá o luxo desse estado de contemplação e prazer pela vida. Além da graça de estar vivo, claro.
No mais profundo dos meus sentimentos, nas extremidades de meus impulsos e sentidos. Me levam a reconhecer a minha dependência e todas as fragilidades existenciais que somente o Senhor, és o meu tudo e o único capaz de me preencher.
Sentimentos não sentidos na hora, se transformam em acúmulos e ocupam espaços desnecessários dentro do peito.
Só acreditamos nos nossos 5 sentidos, que são a visão, audição, paladar, olfato e o tato, exigimos que uma pessoa que nasceu cega, acredite em nós, já pensou como é difícil para uma pessoa que tem 6 ou mais sentidos?
Tem coisas que não dependem da gente e não podemos controlar. Assim é o tempo com seus sentidos de espaço e de ser. O passado se foi, enquanto o fruto da árvore poderá não estar no momento de nossas fome.
Somos escravos dos sentidos. Desejo o que está além da reprodução do inconsciente. quero rasgar o véu que separa o mortal do eterno. Separar céu de inferno antes de vestir o último terno.
A gratidão é uma luz poderosa que permeia os nossos sentidos e nos torna aptos a ver as bênçãos que desfrutamos. Quanto mais a cultivamos dentro de nós, mais capacitados a enxergar com gratidão o que já temos nos tornarmos e menos importante aos nossos olhos se torna o que nos falta.
Seguimos e acreditamos no que os sentidos registram, mas não nos preocupamos com o real sentido de estarmos vivos: estabelecer uma conexão com o invisível.
"Lembre-se, a razão não é baseada em sentidos físicos ou em emoções , mas a razão vai além de emoções "
Nossa transformação pessoal é um trabalho lento e recompensador. Começa num despertar dos sentidos. Permanece durante a vida toda, nos impulsionando à frente e à evolução.
Hoje, quero te levar a um mundo onde os sentidos se entrelaçam, onde as cores têm sabor e a música tem forma. Feche os olhos e permita-se sentir.
Não é atoa que o olfato é um dos sentidos mais importantes que temos. O olfato serve para identificar cheiros e os cheiros estão diretamente ligados às nossas emoções e pode interferir de forma positiva ou negativa na nossa percepção e no nosso emocional. Por isso acordar com cheirinho de café e a sensação de aconchego que ele nos causa é uma ótima forma de iniciar o dia.
Através da escrita podemos revelar os maiores sentimentos já sentidos, é através de cada linha que é expressado a emoção sentida em tempo real, é libertador cada palavra que é criada pelos pensamentos mais profundos da alma, as palavras ganham som, som de um amor, som de algo triste que te destroe, som de alegrias, energias, escrever é arte.
