Poesias para um Futuro Papai
Nós… Um…
Por sermos, o mais esperto animal;
Que um dia, apareceu na natureza;
Vamos em nós provar, essa esperteza;
Com uma união, jamais tida em tal!
Vamos também, após essa união;
Por tantos desejada em nossa Terra;
Deixar, por nessa mesma, a tão má guerra;
Que tão pra ambos, só traz, destruição!
Mostremos, AO Grande Criador;
Que com: Uma Linda Alma, nos Brindou;
Que connosco, o Seu Tempo não Perdeu!...
Amostrando- LHE, o em nós tido, sabor:
Que nessa união, a gente, tão encontrou;
No unir: Das Tais, que a nós; Ofereceu.
Com esperança;
UM…
Se um dia, UM nos conseguirmos, UNIR;
Num ver, com UM tão só único: olhar;
Aí, em nós, iremos encontrar;
A nossa MELHOR razão, de existir!
Por ir ser EXISTIR, com UM sentir;
Tal como, com UM único: querer;
Irá tal unir-nos, em: UM só ter;
Pra nesse UM, podermos usufruir!
Que bom será, se um dia: UM se em nós der;
Que bom será, se um dia: UM exigirmos;
Que bom será, se um dia: UM em nós virmos!...
Que bom será, se em nós, esse UM couber;
Que bom será, tal UM sentir, sentirmos;
Que bom será, sermos UM, conseguirmos.
Com esperança de: UM, vir a ver em todos, dado que cá em casa, já ao tal: em UM tornar-nos, [havido até nos nossos tantos (desde os domésticos aos selvagens) bichinhos] conseguimos;
Um minuto !!
Só preciso de um minuto diante de ti, da tua presença e face, para aceitar o reverso que me é oferecido, e que muitas vezes é tão dificil aceitar.
Me reverêncio e te peço perdão pela minha pequenez.
Transformo o reverso em benção e gratidão, porque mesmo assim, o Senhor ainda destila sobre mim as petálas de entendimento e do seu infinito amor.
Acolhe - te na alma , no coração e em pensamento , e com o mais infinito amor te digo:
Gratidão Gratidão, Gratidão.
Simone Vercosa.
Porque por tudo e por nada, [para nosso “belo” proveito/jeito] transformamos conceitos em preconceitos; para meditar, aqui deixo este recitar:
Será a realidade, um preconceito?...
Quem transformar conceito em preconceito;
está a transformar realidade;
numa verdade que lhe dá mais jeito;
transformando-a em mentirosa verdade!
Julgar realidade, preconceito;
ou estarmos a negar nossas raízes;
é trocarmos verdade por defeito;
por nela não vermos nossas matrizes!
Por isso analisem, muito bem;
tal fazer político, à verdade;
por nele poder ter grande mentira…
Pois para ir apanhar o votar, de outrem;
Para ele o valer da realidade;
por preconceito; só no voto, gira!
Com carinho;
Um minuto de sua atenção
Opinião, diálogo, desabafo, entrevista, enfim, uma mensagem, uma prosa, uma crônica, minha bagagem, o peso da sociedade, a balança de cada mente, o oculto que o povo sente, no trocadilho popular, poesia, como queira falar, o mundo e tal, a ousadia crua, desatino do anseio estampado na cara nua, o constrangimento do poder, do dinheiro, da elite boçal, um mundo violento e inocente, galgado por uma natureza que o próprio ego não entende, agora, nesse exato momento eu um pregador, pitacos de alguém que nessa vida pastou, a quem, a nós, a mim a ti, pela bandeira que se defende, pelo medo que cada um sente, pela vontade e esperança, por cada pensar e almejar um extenso preâmbulo escondido da perseverança, onde o jogo se mistura concreto e abstrato, sofrer e amargura.
A sociedade controlada por parasitas violentos, o gosto pela vulgar maneira de estuprar, alienar, sucumbir os mais nobres preceitos de vida.
Eu sei que naquela cadeira despercebida da escola da vida está sentado uma luz, é o seu sonho, seu brio, é de você amigo e amiga, capaz e sagaz, preza na algema social fugaz, não se perca, não pereça e não se entrega, pois a maneira que o ciclo prega traz frustração, porém no berço da serenidade se guarda a possibilidade de vencer o não.
A desigualdade, a desestrutura, o elo da burguesia, que se impõe dia dia, não pode a ti calar, seja de qual forma ou de ns profissões, catando latinha, plantando vinha, nos palcos mais belos, nas salas mais organizadas ou nas ruas reveladas, faça se valer a sua condição, ainda que não goste de ler, de prosa, poesia, receba um abraço e obrigado pela atenção.
Giovane Silva Santos
Um doce de vó.
Minha vó morava perto do campo de futebol. Era comum, depois de brincarmos no campo que ficava no local onde é o colégio hoje, passar na casa dela. Uma vez, eu e mais um amigo, achamos uma bola de capotão furada e com o couro bem desgastado. Demoramos um tempão para arrumá-la e poder brincar. Fomos, então, até a casa da minha vó, onde existia um quintal bastante grande. Marcamos o gol com nossas camisetas e começamos a "chute em gol". Bate três e depois troca o batedor. Na troca de jogador, minha vó apareceu no nosso campinho com uma faca nas mãos, pegou a bola e furou umas dez vezes a coitadinha., sem antes dar uns cloques na minha cabeça com seus dedos duros. . Acabou com a festa. Passados uns dias eu encontrei a bola que ela havia"matado". Estava jogada debaixo do assoalho da casa dela. Ressuscitei aquele pedaço de couro..Chamei meu amigo, de "bater falta", fizemos um enxerto, agora com areia,e a colocávamos num ponto estratégico da rua, onde existia mais alguns meninos e fingíamos que estávamos jogando. Logo aparecia alguém querendo mostrar suas habilidades em "faltas" e chutava a bola. Aquilo era tudo que queríamos, nós e os outros meninos que já conheciam aquela brincadeira. Um dia, um menino bem maior do que nós, depois de quase torcer o pé, deus uns tapas nos menores, incluindo ali, eu e meu amigo batedor de faltas, pior, ainda levou nossa bola de areia embora. /i
- Aos que ficaram após minha partida.
Receita para prosseguir:
Chore muito ou um pouco,
De preferência acompanhado!
Os primeiros dias são os piores, não fique só!
Mas depois
Sorria em demasiado
Pra todo lado,( assim como eu fiz!)
Lembre de coisas boas... é mais fácil quando agimos assim.
Cante muito... mesmo com a voz de pato rouco,
Baixinho, ou bem alto, aproveita pra gritar é uma excelente hora para extravasar.
Não tenha medo de desagradar!
-Acredite em mim: vai aliviar!
Dance com a vassoura, abrace seu amor, beije seu filho, dedique tempo a família, sonhe, viva, resista, não desista.
Depois de umas semanas fique só e chore quando insistentemente te apertar a dor.
Seque os olhos e fique plena(o) novamente, tem muita gente contando com você. Inclusive eu.
Dedico esta publicação [meu poema nº 500, aqui na rede] À Alma da minha Santa MÃE, que partiu deste viver/morrer, por motivos de cancro; após ter sido tratada pela nora [minha Linda Esposa] durante mais de cinco anos, dois dos quais acamada; sem a ter deixado ganhar uma única chaga/escoriação, naquele pobre [por tão sofrido] corpinho!
Abandonar uma Mãe ou um Pai, num lar…
Ai de quem, abandone em tal seus pais;
Alegando pra tais não ter vagar;
Esquecendo dos tais tão dedicar;
Que cá, ninguém consegue, um contar mais!
Dedicar, neles tido, no criar;
Dos tão bons pais, que cá tais fizeram;
Pelos quais, de si, cá tanto deram;
Que cá ninguém consegue, um mais contar!
Porque um pagar tão igual, cá irão ter;
Naquela dor sentida de abandono;
Que a quem os criou, em tal, tão deixaram!...
Por neles ter havido, um esquecer;
Que em seu semear, haverá retorno;
Idêntico, ao que semearam.
Com o sentir [de quem teve SEMPRE na sua e deles casinha] A MÃE e o Pai, até de cá; terem partido.
A mulher sempre deve ter algo "escondido na manga",
para deixar um quê de mistério, para não se mostrar
totalmente...
Segredos da alma feminina...
UM QUÊ DE MISTÉRIO
Marcial Salaverry
É exatamente assim que te vejo,
e que me faz desejar teu beijo...
Um quê de mistério,
que não pode ser levado a sério...
O que aprecio numa mulher,
tem de ter sempre um quê de mistério,
que não pode ser levado a sério...
Até mesmo na prosaica função de dama do lar,
deve fazer-se conquistar...
A mistura de ingenuidade e malicia,
faz de sua companhia uma delicia...
Com inocencia e sensualidade,
faz-nos sentir na maior felicidade...
E assim, é que exerce toda a força de atração,
conquistando nosso coração...
E continue sempre sendo mulher,
que tem um quê de mistério,
que não pode ser levado a sério...
Basta saber decifrá-la,
e, claro, muito amá-la,
sem considerá-la a mala...
Marcial Salaverry
Um louco observa o mundo de uma janela pequena,e observa quer ele esta em processos de mudança, onde o que é banal acaba sendo normal o errado se torna certo, e que as pessoas dão mais valor para meios materiais do que para si mesmos.
E percebe que os loucos são eles, e que ele é normal, mas para não sofrer rejeição, ou discriminação ele finge ser louco, assim como eles vivendo, como eles, e escondendo sua verdadeira forma, sua verdadeira essência o sua identidade, assim se esquecendo de quem ele era afinal O SEU VERDADEIRO EU.
Se ...
Se te sobra um pouquinho de amor, manda-me
em uma carta,
em uma mala,
em um caminhão,
ou somente com o pensamento ...
Que importa como venha?
Porque eu o receberei alegre e o guardarei
em meu trenzinho estragado,
ou dentro do soldado desconhecido,
ou talvez o guarde debaixo de minha almofada ...
Porém não te preocupes que não o tirarei.
Porque sabes o que espero?
Só isso, um pouquinho de amor.
Para um poeta ser um poetaço,
tem que fazer um poemaço,
e de qualquer jeito eu traço,
e a rima não desfaço...
UM POEMAÇO
Marcial Salaverry
Sem muito embaraço,
a rima não desfaço,
e com um abraço,
peço aqui um espaço...
Deixo aqui meu traço,
feito sem cansaço...
Como um palhaço,
com o que faço,
com a mais pura cara de aço,
do problema me desembaraço,
e pergunto se estou aprovadaço...
E lá fora, está o mormaço,
que chega sem estardalhaço...
Assim uma rima eu caço,
e este poema eu traço...
Certo dia me peguei desesperada, a água do chuveiro caía sobre o rosto, mas desta vez não abafava as lágrimas de dor.
Bati forte no peito, queria abri-lo e arrancar aquela dor dali.
O coração estava quebrado, a dor era sufocante.
Talvez se eu batesse mais forte arrancaria do peito está dor.
Até que no auge do desespero um pensamento racional insistiu em minha mente.
Você perdeu um filho moça, não tem como concertar isso!
Esperar que isso se ajeite é uma ilusão teimosa e persistente.
Eu sinto muito, ninguém deveria dizer adeus assim.
Mas aceite isto e talvez você possa começar a viver de novo.
E esses pedacinhos aí em seu peito podem se tornar algo inspirador no origami desta vida.
Se não dá pra concertar, faça algo belo com o que restou, talvez você ainda seja especial na vida de alguém.
Mas se você desistir, nunca vai saber. Não é mesmo?
Quanto vale uma poesia
Diria que existe conteúdos de várias naturezas.
Um bilhão não pagaria algumas franquezas.
Mas também algumas vazias.
O sentimento não alcança, nada venha a ser.
Então eu diria que nem centavo venha valer.
Estou vendendo por um real.
Mas está gratuito nesse jornal.
Uma ideia que tive de estipular.
Queria ver quanto vale meu pensar.
Olha que é arriscado essa escadaria.
Pois se tem preço ninguém pagaria.
Mas não se trata do dinheiro e fama.
É que nas palavras envolve uma trama.
E o valor emana de uma pontaria.
Aponta se pela condição.
Da mente e coração.
Do sentir e agir.
Do ler e reagir.
De montar o pensar pela coesão.
Enfim dinheiro sim.
Hipocrisia não.
Queria saber o valor de um real e o valor de um milhão.
O que é a poesia? Uma fantasia ou vida ao coração.
Alimento da mente, nem toda alma sente, mas vale bilhão.
Pois aqui há franqueza, você pagando ou não.
Giovane Silva Santos
Um simples olhar seu
Suave e meiga, valente da Silva, da Veiga.
Não és puramente fêmea, não és efêmera.
Pode até ser inocente em algumas matérias leiga.
Tudo que eu queria era sua atenção.
Percebi que faz muito mais isso com maestria.
Cada ato, cada fato em toda ocasião.
Quando lava o prato.
Quando faxina o chão.
Quando esse coração sensato.
Tira vários retratos.
Da criança vagando esfarelando o pão.
Ela faz a refeição caprichada.
Leva a criança na escola.
Ela está sempre atarefada.
Quando estou triste me consola.
Eu diria que essa pintura não é fantasia.
Raridade é um prêmio almejado.
Essa é a amada minha.
Eu sou privilegiado.
Não exigiria, pois seria egoísmo meu.
Mas essa redação é uma pretensão.
Um simples olhar seu.
Giovane Silva Santos
Poucas pessoas gostam de andar com gente madura.
Pois elas são desafiadas a pensar, a amadurecer, a ter responsabilidades. Então a tendência é se unirem com quem não as desafia a crescer, mas simplesmente as distraem.
L.F.
As renúncias por Jesus não são auto-flagelo. As renúncias por Jesus são pela vida nova que recebemos.
Não tem uma finalidade religiosa, mas tem uma finalidade gloriosa.
Nascer denovo não é voltar a ter a natureza do primeiro Adão, nascer denovo é ser projetado para a natureza do segundo Adão (Cristo).
Por isso somos uma nova criação.
Não é um retorno para sermos o que deveríamos ser no princípio, é uma realidade superior em glória para sermos quem Deus sonhou em Cristo, o primogênito.
A fuga sempre inclui medo.
O enfrentamento inclui consciência.
Numa ação o medo cresce, na outra, a eficiência.
Podemos ser fortes nos ausentado da realidade?
Podemos ser fortes sem informações corretas?
Não.
Primeiro identifique, depois se posicione como solucionador, como um porta voz consciente.
Uma luz na escuridão, ilumina o caminho não apenas para si.
ADEUS até ao nosso reencontro [se ELE nos permitir] mi Hermanito Luis Emilio
Que triste eu tão fiquei, por descobrir;
Que tinhas PARTIDO, meu Lindo IRMÃO;
Deste nosso viver, com ténue chão;
Onde todos andamos, pra partir!
Oxalá que O de nós, Bom CRIADOR;
Tua ALMA Boa, Tenha Recolhido;
Num LUGAR, para ELA tão Merecido;
Dado: O Da MESMA, Tão LINDO Sabor.
Pois por cá, nesta rede social;
De TI, só assisti a UM Bom SEMEAR;
Do que em ELA tão TINHAS, com VALOR!...
Que foi, um AMARES todos, por igual;
Que foi, Um DESSA ALMINHA, tanto a nós dar;
Que foi, um a todos nós, DAR TANTO AMOR.
Com o CARINHO, que de mim MERECES, para TI;
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado