Poesias Pais
Neste tempo
de escuridão
só consigo
me lembrar
do General
que queria
vez o país dele
reconciliado,
está há dois
anos preso
injustamente,
Porque ele
foi caluniado.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
Existe uma
hora na vida
que por mais
que a gente
não goste
do Comandante
do barco
é necessário
dar paz à ele
para que juntos
consigamos
atravessar
a tempestade,
Assim deve
ser por aqui
e por qualquer
lugar que necessite
de tranquilidade.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
O autoproclamado
não foi eleito
para o cargo
e não têm apoio
das tropas para
ter voz que o diga
que é o de fato,
E o FMI deveria
já ter enviado
o dinheiro
para o povo
receber cuidado.
O Presidente
da Venezuela
não é o tal
autoproclamado
Doa a quem
doer alguém
precisa dizer:
No meio de uma
pandemia mundial
criar ou alimentar
uma crise política
ou contenda
é chocar um ovo do Diabo.
O país não merece ser xingado e nem entre nós não nos devemos nos xingar
por causa de gente canalha que está no poder ou por causa de quem deseja alcançar o poder. Quem quer um futuro melhor para a Nação tem que mudar esse hábito horroroso.
Ninguém pode pisar
na Bandeira do meu País
cantando, dançando
e em nenhuma hipótese;
A Bandeira do meu País
e sagrada como a poesia
que a liberdade prega.
Defendo as tradições
da minha Pátria,
de muitas outras
e da nossa América Latina.
Em mim também
vive o Libertador
em cada reclamo pelo General,
pela tropa, pelo velho
tupamaro e por paisanos
que tenho feito com ardor.
O meu País não vai para frente cultivando valores antipatrióticos.
O meu nacionalismo não é razão para agredir a quem quer que seja, e a minha Pátria não deve ser tratada pelos meus compatriotas como lugar de passagem.
No meu País se recorda
orando nos cemitérios
em memória daqueles
que se foram deste mundo,
A morte em si para mim
não carrega mistérios;
A morte não é partir rumo
ao Paraíso ou ao Inferno:
A morte é a invasão de limites
e aceitar a colonização do outro.
Boa tarde, meu Brasil Brasileiro!
Não permita que ninguém
destrua o seu sentimento
de país e expresse o seu
amor pela nossa Nação
pelo mundo inteiro.
Se eu saí ou fiquei
ninguém tem
nada haver com isso,
O meu país está
a cada dia mais
vivo no coração,
Da Independência
não esqueci do Hino,
Eu nasci brasileira,
filha da gloriosa terra
do Sabiá-Laranjeira,
E para este Brasil
nascido libertado
entrego o meu amor
sempre declarado
num novo poema.
03/07
Lembre-se da hierarquia
das leis que existe
no país antes de aceitar
pactos que comprometam
a sua liberdade de respirar.
02/08
Se o seu país nada vale,
Você nada vale,
Se doutrine a não falar
mal do seu país se
você quer um bom
destino de verdade.
03/08
O país muda por fora
quando você se arruma
de verdade por dentro,
Busque melhorar o pensamento.
04/08
Você não convive num país
em guerra para cultivar
um pensamento conflituoso,
Mude este hábito perigoso.
Para você sempre
serei um país
estrangeiro a ser visitado,
o real sentido do inusitado,
uma mata fechada
a ser desbravada
e tudo aquilo que pede audácia.
16/07
Tenha orgulho das tuas origens,
da História do seu país
e do folclore das tuas gentes,
Só assim que as tuas
bases de vidas serão fortes.
19/07
Não permita
que seja feito
do nosso país
um ninho de ódio,
Seja mensageiro
de paz, harmonia
e contagie com alegria.
Audaz pavilhão é honra
De quem crê no futuro,
Na sua gente e no seu país.
Seduz gloriosa a honestidade
Do coração desta Nação;
Faz da exaltação à Pátria
Tão grata e fértil aragem.
Vivaz paixão é a virtude
De quem a carrega consigo;
Na semeadura não correrá
Nenhuma dúvida ou castigo.
Assaz entre todas as misturas,
O meu sangue verde e amarelo;
Azul e com o brilho dos astros
Publicados pelo seu decreto.
Reluz o clarão da honra
De quem a carrega com orgulho,
E reafirma esta diretriz.
O espectro de cores
do crepúsculo místico
do meu país está
a cada dia mais próximo,
e admito que venho
sofrendo por antecipação;
pois a minha voz pertence
aos desimportantes,
e ciente disso me distraio
com a Lua e o Universo.
Peço as escalas e instantes
que ninguém perca
a grandeza original
que nos fez chegar até aqui
em dias de chuva ou sol,
e por tudo aquilo que vivi
e o quê ando a perseguir:
Uma fórmula que faça
florescer a bondade
e a nossa generosidade,
que na vida jamais
podemos delas desistir,
pois devemos ter algo
para nos segurar
quando essa hora chegar
ou se porventura houver
outra circunstância ou acaso
que faça tudo ao redor cair,
Para que estejamos
fortalecidos quando
chegar a esperada
mais longa tempestade
talvez invisível,
que sei que muitos
ainda não estão preparados,...
Como silenciosa prece a espera
e canto sereno em preparação
para encontrar ou abrir
um caminho de fina resistência
para que no tempo ainda
exista um assentamento
que me faça entender
tudo isso e os ciclos
amorosos partidos,
fazendo que eu desista de desistir
todas as vezes que eu cansar
de por você esperar
até tudo isso passar,
não importando quanto tempo isso durar.
Neste país violentísismo para mulheres de todas as idades, precisamos ensinar as nossas meninas que para serem respeitadas não é preciso agir de maneira alterada, não é preciso falar alto e não usar palavras de baixo calão (mesmo que por ativismo na rede social e na vida).
A palavra tem um efeito muito poderoso, e mesmo que até por irreverência, ela tem que ser medida, porque a imagem das mulheres latino-americanas dentro dos nossos países e fora já está para lá de banalizada.
Não podemos nos acostumar sendo reiteradamente depreciadas e aceitar menos do que merecemos.
Como se desperta para um sonho:
temos que nos descobrir.
Como se voa para um país distante:
temos que nos seguir.
Sem nada a temer, e nada a dever;
Temos que nos entregar...
Os outros podem até nos condenar,
É preciso não perder tempo,
e escrever a poesia galante que
celebre o verão amante.
O amor tem um caminho próprio,
Ele se faz lar por duas pessoas,
O amor tem uma lógica própria,
Ele transforma notícias ruins em
notícias boas - e sem retórica,
Transforma o ébrio em sóbrio.
Como se voa ao ponto mais alto céu:
temos que nos amar.
Como se desperta para a vida:
temos que nos transformar em mel.
Sem nada a resistir, e nada excluir;
Temos que nos servir...
Numa servidão doce, mútua e terna,
É preciso não ter limites,
e traçar o destino (com devoção);
Para eternizá-lo em versos de paixão.
O sentimento que estou
carregando sobre estes
incêndios em nosso país
tem o mesmo peso
do meu primeiro
sentimento de luto
com o plus do sentimento
de horror profundo,
Quando não estou
chorando de fato,
eu ando chorando por dentro.
Um anoitecer bonito
nos últimos tempos
não anda acontecendo
para muitos neste país,
Por ele eu agradeço
neste princípio de Primavera
na Cidade de Rodeio
no nosso Médio Vale do Itajaí,
porque eu amo viver aqui.
- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)
- Frases para o Dia dos Pais: expresse seu amor em poucas palavras
- Mensagens para reunião de pais
- Homenagens aos pais: 27 palavras de admiração por sua grandeza e importância
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
