Poesias Pais

Cerca de 5527 poesias Pais

Da série Morte da Razão:

No País das Armadilhas, existiu um rato marqueteiro que se travestia de leão

Inserida por michelfm

Menina foi pro parque ao meio dia,
Condessa no País das Armadilhas,
Autopsia um tanto inconclusiva,
Inerte, jazendo em mesa frígida.

Inserida por michelfm

⁠falta de ar

É mais um dia
comum neste
pais

falta comida
falta água
falta luz
falta ar

e mesmo
assim seu
povo se
levanta
as seis

sedentos
por viver
um dia
melhor
que o
outro.

Inserida por Ancelmobento


O país do carnaval

No brasil real
o riso sempre vem
acompanhado da dor
de ter passado por algo
que não devia ter passado.

Inserida por Ancelmobento

⁠Em mim não deixo
morrer o nosso país,
Canto para seguir
a vida sendo feliz,
Vendo você e os homens
cruzando em zigue-zague
o pátio da aldeia,
Esperei por isso
a semana inteira,
Esperando na taba
você para dançar
a Dança do Tamanduá,
Quando vi você ali
como queria poder
pedir para o tempo parar,
e contigo para sempre ficar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Moramos no mais belo país

No país da poesia tudo pode

Só o nosso amor nos sacode

A poesia é um país de gente feliz

Você é um sonho que eu sempre quis



No país em que a freira se perde

Em meio a estação invernal

E depois se encontra feliz

No país onde a santa vira meretriz

Só para te endoidecer e te ver feliz



No país da poesia, estamos a sorrir

Estamos à espera do lindo porvir

Somos habitantes do país da poesia

No país da poesia a espera é alegria

É desculpa para escrever versos e poesias



No nosso país da poesia

O caminho da perdição é um prazer

Incito com as minhas palavras

Escrevo sobre nós para você não se esquecer

Que viver no país da poesia só cabe eu e você



No país da poesia tudo é normal

Tudo pode, até devaneio

Até prazer carnal no meio da perdição

Acaba virando celestial

Somos parte de um todo angelical



No país da poesia não há traição

Somos um do outro, verso e dedicação

Sonhos cheios de imaginação

Somos eu e você, um projeto e um só coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando não se tem paz

numa região ou num país

seja por insegurança pública,

por conflito político,

por guerra ou ocorre uma eclosão

de um processo gritante

de desumanização na sociedade,

para quem sabe observar

são sinais que nestes lugares

há algo precioso

e forças externas

desejam varrer todo o povo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nada pode morrer
em mim porque tudo
em mim é amazônico:
o meu país, a fé e o rio.

Fui buscar Jarina
para fazer colar,
pulseira, brinco
e anel para me enfeitar.

Agora, tudo é mais vivo
do que nunca porque
o amor e a poesia não
conhecem mais separação.

Tudo irá melhorar,
vamos nos encontrar
e que por mim você
a vida toda irá se encantar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não tenho nada
a ver com isso,
Sou estrofe
do país vizinho,
Eles não me veem,
mas estou presente
em meio ao lamento
de cada amigo,
E não é de hoje
que sigo comentando
repetidamente,
Não há mais como
achar que anda
tudo normal,
a história é comovente.

Prenderam um General
injustificadamente,
e até agora não
houve acesso ao devido
processo legal
e nem direito a ventilação.

Um militar se queixou
na fronteira com
a Colômbia porque
está insatifeito
com a carreira,
E houveram exercícios
sem a presença do Ministro.

É venezuelano o Esequibo,
e não é de hoje que
venho insistindo nisso;
há tempos acabou
o período colonial!...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Bandeirante

Doçura do Meio Oeste
que tem como símbolo
o Ipê que une o país inteiro,
És um rincão precioso
do meu Brasil Brasileiro.

O teu povo alemão e italiano
fez deste solo a Pátria infinita
lutando na lavoura e fixando
bandeiras onde buscou viver
unidos com os irmãos gaúchos.

Semeando Tradições
vai mostrando nas danças
que o teu sangue e o peito
seguem nos ritmos do tempo.

Bem próxima da Argentina,
filha dos tempos doces
e de conversa macia,
Eu amo a tua gente guerreira
e me orgulho de ser brasileira.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Todo o dia saio
pela sua
consciência,
Sem autorização
dos velhos pais
E de quem
quer que seja;
É porque estou
em busca
do General
que foi preso;
indevidamente
e está
desaparecido,
Só Deus
sabe se ele
continua vivo.

As minhas não
são palavras
inventadas,
elas são
reais e estão
por todos
os jornais;
E agora nada
mais tenho
a fazer,
Só apenas
ficar tentando
entender
que anda tudo
muito estranho:
a Alta Comissariada
veio e nada mudou;
Levaram brutalmente
os velhos pais
do sargento
metropolitano.
Um almirante
que ninguém
sabe onde está,
Falam de generais
de uma nova
conspiração
ainda sem prova:
Apenas falam,
porém nada
me dizem até
que me provem
o contrário(...)

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Foi proibida de sair
do país assim denunciou
a autoproclamada;
Dessa história ninguém
aguenta mais nada.

O mundo parece
que empacou nessa
história amalucada.

O Uruguay se retirou
porque não reconheceu
o autoproclamado,
Dessa história dá
vontade de cruzar
o oceano a nado.

O bloqueio só fez
o andamento do
país ser prejudicado.

Há dois meses
o General está
incomunicado,
E o maltrato vem
se repetindo com
quem também
não deveria ter
sido aprisionado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O meu país
retirou da lista
de credenciais
a embaixadora
nomeada pelo
autoproclamado,
Um rock 'n' roll
que ninguém
dançará mais.

O General é
inocente
e você sabe
bem que sim,
Está na hora
do penar
dele ter fim;
Onde ele
está nesse
instante agora?

Sinal de paz
vindoura
e duradoura,
Sonho parar
de reclamar,
Podem falar
que é utopia,
que ninguém
me fará deixar.

Não vi mais
sequer uma
imagem nova
do General,
Não saber
de mais nada
tem me feito
muito mal,
Não quero
nunca mais
ver situação
tão frágil
quão um cristal.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Esse excesso de campanha sobre a violência contra a mulher não tirou o Brasil da 5a posição dos países mais violentos para as mulheres viverem.

É preciso de uma revolução cultural para fazer com que homens e mulheres fiquem mais calmos e mais engajados para superar pontos de vista diferentes para não chegarem ao extremo que nos afasta um dos outros.

A violência contra a mulher ela é mais ampla do que uma simples convivência afetiva ou social, ela também é praticada todas as vezes que o Poder Público (mesmo de maneira legal) priva uma mulher de ter o acesso a tudo o quê é essencial para a inclusão social.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Um pensamento, uma palavra e uma atitude carinhosa por dia para o nosso país e para o
continente têm a capacidade de mudar os nossos destinos

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Após Júpiter e Saturno
de nós se despedirem,
o céu dourado da tarde
desceu sobre o país,
e tenho cantado baixinho
para tentar ser mais feliz.

Sob este mesmo céu
juro esperar sempre
pelo teu amor que há
de nos encontrar além
da terra, do mar e do ar,
Porque adentro de ti
é o meu cativo lugar.

Ideais como perseidas
não param de circular,
Marte e Mercúrio darão
voltas até a conjunção,
e no mesmo lugar estão:
o senso e a Humanidade.

Nos braços dos ventos
que levem longe daqui,
segura ao derredor de ti,
e para viver do fragante
amor feito de gerbera,
Tenho vivido arquitetando
a beleza desta espera.

Desta existência austral,
História no canto dos trilhos
e luar místico se equilibrando
ouvindo o som do qarmon
distante tocando na estação
atemporal do teu coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Oficiais superiores que se permitem acatar um Governo para invadir outro país são a pior estirpe do planeta Terra e merecem ser humilhados por onde passarem.

É o quê penso de todos os oficiais do mundo que se permitiram obedecer e praticar barbaridades contra vários países.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eu não sei,
Você não sabe,
Um país inteiro nada sabe
e o continente também não;
Eu e tantos queremos a verdade
que outros fingem não saber
o quê aconteceu com o Professor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Um país que não era
uma zona de guerra
sendo virado do avesso
pela truculência
de uma parte do povo
que não consegue
conviver com nenhum
tipo de diferença,
(((Tudo isso me dá muito medo!!!)))

Não sei o rumo
que tomaremos,
só sei que não está diferente
por todo o nosso continente,...

Onde tiranos seguem livres
e os heróis da justa revolta
no Chile continuam presos,
(((Tudo isso me dá muito medo!!!)))

Não sei o rumo
que tomaremos,
só sei que estamos sozinhos
e isolados em nossos caminhos,...

Tão sós quanto o General
preso injustamente,
sem devido processo legal
e isolado totalmente,
(((Tudo isso me dá muito medo!!!)))

Só sei que o ideal seria,
se houvesse perdão, reconciliação
(((sem implicar em impunidade)))
e união contra o ódio e o ressentimento
em conformidade com a mensagem
deixada pelo General há mais de três anos,
O triste rumo de todos mudaria,
(((E uma nova história nasceria!!!)))

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É honra da qual
me orgulho ter
nascido num país
que tem um Exército
que nunca
entrou em conflito
com nenhuma
outra Nação mesmo
que tal feito não
seja celebrado pelos jornais,

Mais valem homens
empenhados pela paz
nas fronteiras do que
deslumbrados pela guerra,

Às vezes faço eco
de reclamações
sobre quem tem
o poder de fazer,
Não para desafiar,
em sim para alertar:

E às vezes dar
até oxigênio para continuar,

Pois sei o quão
é difícil governar
quando cercado
de gênios difíceis
e o Império está
a desestabilizar,

O quê eu quero
mesmo desta vida
é só o heroísmo
poético de abrir
as portas da mente
para libertar quem
pensa diferente
que como o General
está preso injustamente;

Por isso de forma
íntegra e de cabeça
erguida que cada letra
íntegra que vem sendo
escrita são da minha total
responsabilidade
seja para falar dele,
da nossa América Latina
e recontar quantos
bolivianos foram
abandonados em Pisiga
(pouco mais de oito centenas),
E juntos chorar nossas penas
rezar rosários para dissipar
as nossas desgraças
e existenciais sentenças.

Inserida por anna_flavia_schmitt