Poesias de Tristeza
'Ser diferente!'
A tristeza divina produz arrependimento que leva à salvação. - 2 Coríntios 7:10
Lloyd Ogilvie, capelão do Senado dos EUA, conta sobre uma época em que estava almoçando com um empresário de destaque. Uma mulher, que reconheceu o executivo, foi até a mesa e o cumprimentou com um tapa forte nas costas, fazendo com que derramasse café no terno. Então, com um gesto extravagante, ela jogou a estola de pele por cima do ombro, acariciando o dr. Ogilvie. "Oh, me desculpe", ela se desculpou. O executivo olhou-a nos olhos e disse: "Senhora, não se desculpe, seja diferente!"
Quando pecamos, o Senhor não está interessado em apenas um rápido pedido de desculpas. Ele procura uma atitude diferente e uma mudança de comportamento. As escrituras chamam essa tristeza divina que leva ao arrependimento (2 Cor. 7: 9-10).
Paulo viu essa tristeza nos crentes de Corinto, que resultaram da resposta a uma carta de repreensão que ele havia escrito (1 Cor. 5: 1-8). A princípio, incomodou-o o fato de tê-los feito tristes (2 Cor. 7: 8), mas quando a tristeza deles levou a uma genuína mudança de coração, o apóstolo se alegrou (vv.9-11).
A tristeza pelo pecado pode ser boa ou ruim. No entanto, somente quando leva a uma intenção de mudar é que ele liberta a culpa e a renovada alegria de nossa salvação.
Para Estudo Adicional
Segundo Coríntios 7:11 apresenta sete características
do verdadeiro arrependimento. O que eles são?
Repita-os com suas próprias palavras.
Arrependimento: um coração partido pelo pecado e pelo pecado. Dennis J. DeHaan
Se querem futuro, não o destrua
O fogo que queima a floresta
é triste, injusta e não presta.
Por que destruir o mato verde,
se sem ele tudo se acaba e perde?
O mundo sem arvores e sem mato
se transformará num seco deserto.
E no deserto a extinção da espécie
onde não haverá nada que se aprecie!
Não haverá a flora nem a fauna
até o ser humano poderá se extinguir
pois, o universo será uma " sauna "!
Se querem futuro, não destrua nada,
não cacem animais, nem mate a floresta,
cessem essas prática de fazer queimada!
Ontem, hoje e o amanhã.
Meu ontem foi de tristeza, foi um passado porem dolorido.
O hoje ainda esta ocorrendo, mas nao como deseamanha, sabe a pessoa em que mais amei? Entao, eu me despedi dela, disse que quando ela precisar eu estaria aqui, meu coraçao partiu com tal decisão que eu tomei.
Ah meu amanha, meu amanha só a Deus pertence, apenas ele sabe o que irá acontecer comigo, meu amanha é uma charada indecifravel. Minha vontade é de que eu nao acorde, a vida é um sopro, tudo se passa rapidamente. O meu amanha pode ser o mais alegre ou talvez o mais triste possivel, ainda nao se sabe o que irá acontecer ao se passar 2 segundos ainda mais saber o que acontecerá amanha. Que meu amanha nao seja de sofrimento, nao seja de dor e nem de desavenças. Viverais o hoje por que o amanha só a Deus pertence e o ontem foi passado e quem vive de passado é museu.
Um lugar para tristezas
Ele suportou nossas dores e carregou nossas tristezas. - Isaías 53: 4
O Memorial dos Veteranos do Vietnã foi dedicado em 1982. Nos primeiros 15 anos, 54.000 itens foram deixados no Muro. Ainda leva quase uma hora todas as noites, e muito mais no Memorial Day, para coletar as lembranças - um ursinho de pelúcia, uma foto do neto de um soldado, uma carta de uma filha que nunca conheceu o pai.
Cada item é rotulado e levado para um armazém. Ninguém sabe muito bem como lidar com tudo. "Ninguém esperava que isso acontecesse", diz um guarda florestal. “É tão pessoal. Pegou todos de surpresa.
A perda chega a todos nós, e muitas vezes carregamos nossa dor por muitos anos. Lutamos com nossas emoções. Existe um lugar onde possamos deixar nossas dores e encontrar cura para as feridas da vida?
Isaías 53 fala do Messias como Aquele que “sofreu nossas tristezas e carregou nossas tristezas. . . . Pelas suas pisaduras somos curados ”(vv.4-5). Quando recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador do pecado, também o conhecemos como Aquele que pode tirar o peso da tristeza de nossos ombros.
Podemos trazer nossa tristeza para o homem de dores. Existe ajuda, cura e fechamento na cruz para a dor mais profunda de nossos corações.
Quando provações vierem, e tempestades surgirem,
Quando tempestades escurecerem a terra e os céus
E tudo o que meu espírito tentar,
eu me esconderei em Jesus. - Anon.
Deixe suas tristezas com o "Homem das Dores". David C. McCasland
Uma criança como Peter
Pedro ficou triste porque lhe disse pela terceira vez: "Você me ama?" - João 21:17
Você tem um filho que parece ouvi-lo apenas quando ele quer? Ele não ouve você na primeira vez que você pede que ele traga seu livro de matemática para casa, para que você possa ajudá-lo. Ele também não parece ouvi-lo na segunda vez que você mencionou. Você tem que contar a ele três vezes.
O apóstolo Pedro era assim. Lembra-se da conversa após o café da manhã com Jesus no mar da Galiléia? Enquanto conversavam, Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele O amava. Três vezes Ele disse que, se Pedro realmente o amava, ele alimentaria Suas ovelhas (João 21: 15-17).
Em outra ocasião, Deus repetiu uma mensagem importante para Pedro três vezes (Atos 10). Foi-lhe mostrada a visão de um lençol descendo do céu. No lençol havia animais que ele considerara impuros. No entanto, uma voz lhe disse: “Levanta-te, Pedro; matar e comer ”(v.13). Nem uma vez, nem duas, mas três vezes (v.16).
Pelo que sabemos de Peter, ele era um homem difícil de convencer. A paciência de Deus com ele pode nos encorajar a sofrer tanto com os outros, especialmente com nossos filhos. Se temos um filho como Peter, precisamos ser persistentes - nunca cansando de instruí-lo nas coisas necessárias. Afinal, Peter ficou bem, você não acha?
Você tem sido tão paciente conosco, Senhor,
embora demoremos a ouvir;
Nos dê a graça de mostrar tanto amor
Àqueles que consideramos tão queridos. -K. De Haan
Seja tão paciente com seus filhos quanto Deus é com você. Dave Branon
Deixar de lado a dor
A tristeza e sofrimento
Cultivar o amor
Não o romântico
Mas o verdadeiro e intenso
Aquele que não é apenas
Visto em um curto período de tempo
ORTOTANÁSIA
Se eu disser pra você que hoje eu acordei triste, que foi dificil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões, trabalhar... se eu disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que levantei hoje devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer "te anima" e me recomendar um antidepressivo ou só vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma musica revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste, nem mesmo com uma suave melancolia, pois sou eu e isso é normal. Por que ficar triste é comum, ter crises de ansiedade pode acontecer com alguém como eu, isso é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, emoções, que ora gargalha em grupo, ora busca o silencio e a solidão. Nem sempre estar triste é estar deprimido, outras vezes estar triste é viver numa profunda depressão. A depressão não é um estado passivo, letárgico. É um estado ativo de dor lancinante da ponta do cabelo aos dedos dos pés.
Engana-se quem diz que sou sozinho,
está errado quem pensa que sou triste;
não sabem que conheço o caminho
da felicidade, que só em você existe.
A ingenuidade… ignorância…
Mesmo a burrice, nada ter em tal;
É triste o seu sentir, quando em nós tido;
Por culpar, da grande variedade;
Do tanto aprender que existe escondido.
Não é vergonha alguma, quando vista;
Por sábio da gente pra a tal, olhar!
Por tal, ser para todos boa pista;
Pra o dela em nós, por cá tanto encontrar!
Por isso jamais caias nessa asneira;
Que tantas vezes, te faz até rir;
Quando a encontras mui vista noutro ser!...
Ou também irás cair, na ratoeira;
Que por a tal em ti, tanto existir;
Provoca, esse pobre em ti; a tal não ver!
Com prudência;
Ignorante, é o que julga;
Que esse tal, é O que não sabe;
Por tanto a tal ter, como a pulga;
Que em todos nós, cá tanto cabe!
A tod@s dedico este recitar.
Vivemos tempos soturnos.
Tempos tristes...
Tempos rudes!
Tempos de louvação à morte.
Teremos tempo de ver mais humanos tempos?
Onde estão minhas tristezas?
Eles moram em mim, mas ... se eu pudesse eu os manteria em um espaço no meio do nada ...
dia de vitorias e tristezas...
transcendendo as emoções,
tais como ultima vez que vivi,
dentro de um universo de liberdade,
as palavras são vetadas e comprimidas a crime,
de ter verdade que nos consola...
pois o que somos além simples momentos
numa alça temporal,
seus discursos parecem teoremas no caos
que tanto reluz num estagio momentâneo,
dessas vias que mundo perde a vida da floresta,
as tentativas de encobrir a verdade vendida...
em despedida o temos natureza.
agora o que será feito na tristeza da humanidade.
o caos ambiental parece amenizado quando
se tem o desejo que a vida continuem num espaço vazio.
Quando eu estiver triste..
Nao precisa dizer nada...
Apenas me segure..me envolva em seus bracos bem forte...e nao..nao me solte..
Me deixa ali quietinha... Me abrigando onde me sinto segura... Onde me sinto protegida..
Estarei contigo alegre ou triste, saudável ou doente, rico ou pobre, te amarei e te respeitarei e serei fiel todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe
Ass: seu cachorro auau
É triste mesmo. Saber que entramos naquela droga de média, sei lá! De que o casal pode se separar. Infelizmente isso também chegou para nós.
Eu não sinto mais falta de você. Eu sinto falta daquela magia toda que vivemos. Você é só uma figura agora pra que eu lembre dos momentos.
Se bem que... isso me volta a você. Talvez com outra pessoa nada disso teria acontecido. Não dessa forma. Da forma que me fez gostar tanto de tudo isso.
Nem sei o motivo da gente ter se afastado pra te falar a verdade. Mas eu sei o motivo pelo qual nos amamos. Pelo qual eu sempre te amei. Esse motivo sempre foi você.
"A gente tem medo...
porque o mundo está louco;
porque as pessoas andam tristes;
porque os planos dão, quase sempre, errado.
Mas, esquece que o mundo é feito por cada um/a de nós, e que a gente precisa cuidar da gente... e do/a outro/a... e que louco mesmo é não acreditar que pode ser diferente... porque a gente pode ser feliz...
porque "o dar errado" pode ser uma oportunidade para outro plano, ainda melhor, dar muito certo...
Viver é perspectiva.".
SE TE CONTO POR ONDE ANDEI
Se te conto por onde andei saberias o motivo da minha tristeza e alegria
Saberias o por que desse meu descontentamento com quem rouba, dessa minha indignação com quem mata.
Se souberes por onde andei, saberias talvez o porquê do meu silêncio repentino em meio a discórdia, desse meu desalinho ao ver uma tragédia. É como um poeta sem inspiração ou um palhaço sem graça, sem rumo.
Saberias o por que da minha preocupação com o incerto
Saberias o por que da minha surpresa com o errado
O por que .....
Poisou o acaso em mim
deixou-me sorriso triste
tentando desviar-me assim
por caminho que não existe
e por becos apertados
sujeita a tropeçar,
nestes poemas calados
com tristeza a soçobrar.
Eu chorei, fiquei triste e ninguém percebeu!
Quando comecei a sorrir, perceberam e ainda me perguntaram qual seria o motivo da minha felicidade?
Então respondi com um sorriso no rosto: Jesus enxugou minhas lágrimas e por isso estou feliz.
A pior solidão é a que se vive em grupo.
A pior tristeza é a que imputados a nossa alma e o maior erro é não entender que somos carrascos e o libertadores de nós mesmos.
