Poesias

Cerca de 7184 poesias

⁠Compreendendo a vida.

Alguém me disse que a vida era uma estrada. Então, eu segui pelos melhores caminhos.

Depois, me disseram que a vida era como uma planta. Eu plantei as melhores sementes.

Em seguida, me disseram que a vida era como um rio. Eu segui as correntezas para ver os obstáculos que as águas enfrentavam até chegarem ao mar.

Me disseram que a vida era como um fio. Então, eu fui desenrolando os nós um por um, do começo ao fim.

Depois, me disseram que a vida era como um pássaro. Então, eu voei em busca de conhecer os melhores ares do universo.

Foi quando me disseram que a vida era como um oceano. Às vezes, maré baixa, às vezes, maré alta.

Nesse momento, olhei para dentro de mim e percebi que não bastava suportar as tempestades, o certo seria saber por quais motivos elas acontecem.

Inserida por Eraldosilva123

⁠DESVIO DE ROTA.

Quando pego no meu celular e não vejo mensagem sua, sinto-me do mesmo jeito que quando chego em casa e não te encontro, ainda mas sabendo que ontem a noite a gente descutiu.

Já hoje quando acordo vejo somente uma mensagem sua desejando-me bom dia, mas como posso ter um bom dia, se ontem a noite a gente acabou brigando.

Apesar de hoje a gente já ter se falado. Mesmo assim eu não estou bem. Você sabe que a gente nunca tinha brigado.

Para terminar ontem a noite foi um pesadelo não conseguir pegar no sono, já tava quase dormindo quando o carro da empresa chegou buzinando, tiver que sair as presas, o trabalho estava me esperando.

No trabalho ninguém que saber se dormir bem. Eles querem e que faço o que vir fazer.

Poxa de vida, o trabalho só ver isso, será que não olharam meus olhos saindo lágrimas, hoje infelizmente não vou produzir nada, eu não estou bem, já são meio dia, hora do almoço, e a única coisa que fiz foi pensar em você.

Daqui umas horas o carro volta para mim levar para sua casa, e você sabe quanto eu que a gente precisa conversar, não tô nem ai para quem reclamar dizendo que tô fazendo desvio de rota.

Podem falarem o que quiser de mim, só não vou da o gosto de ninguém destruir nosso amor. Eles podem me dizer que a obrigação da empresa seria me leva pra casa.

Só que o desvio de rota para mim seria deixar o nosso amor chegar ao fim, por isso eu vir saber. Por que você desistiu tão fácil de mim.

Inserida por Eraldosilva123

METAMORFOSE.

Em uma manhã de domingo, o avô levou o neto ao jardim para ver as flores e também as borboletas. Ao ver as borboletas voando pelo ar e cheirando o néctar das flores a criança disse ao avô que quando crescer queria voar como as borboletas.

No caminho de volta para casa, o avô encontrou um ninho com ovos de borboleta. Três dias depois depois o avô chamou o neto e voltaram ao ninho, onde os ovos já haviam se transformado em larvas.

Voltaram para casa e o avô não disse nada ao neto, no quinto dia, o avô levou novamente o menino para ver o ninho, e as larvas haviam se transformado em pequenas lagartas.

Curioso perguntou ao avô por que ele os havia trazido várias vezes apenas para mostrar o que estava dentro do ninho e depois ir embora.

O avô respondeu calmamente ao neto: "Sabe aquele dia em que fomos ao jardim e você disse que queria voar como aquelas borboletas?"

"Sim", respondeu o neto ao avô. Então o avô disse: "Não é tão fácil voar, você terá que enfrentar várias transformações. Aquelas borboletas não nasceram voando, elas foram obrigadas a enfrentar várias metamorfoses para se tornarem borboletas".

Assim é a vida, às vezes queremos que as coisas aconteçam de uma hora para outra, mas o essencial é viver o processo de cada momento. A vida é única e cada momento será único em sua vida.

Inserida por Eraldosilva123

⁠TROQUEI OS ABISMO PELAS PONTES.

Eu venho de muito longe, atravessei centenas de encruzilhadas para chegar até aqui, foi nescessário deixar muitas estradas para trás, algumas por vontade própria, outras por que não ter tempo de volta a trás.
A maioria por não valer a pena procurar.

No meio do caminho encontrei a solidão sozinha, por uns dias ela foi minha companhia, conversamos por pouco tempo, lembro dela me dizendo que estava de passagem, enquanto eu estava indo embora.

Das coisas que não valia a pena voltar para buscar estavam a tristeza, a saudade. Deixei para trás o que não cabia na mala, coloquei meu chapéu na cabeça e seguir a vida, seguir a lida.

Segui o meu caminho, mas a mesma estrada de terra que estava à minha frente era do mesmo tamanho que eu olhava para trás. Só que lá atrás guardei as coisas que me fizeram chegar até aqui.

A única coisa que eu trouxe foi a esperança de dias melhores, sem esquecer dos dias sombrios que vivi. Foram eles que me tornaram mais forte, mais resistente.

Voltar ao passado não é o meu caso, mais hoje sei que aquilo que não couber no peito eu trouxe na mala, o que não coube na mala vou levando no peito.

Estive no fundo do poço, fui jogado no abismo, foi lá que me vi mais forte, foi lá que encontrei a morte me dando mais alguns anos de vida, foi justamente nessa fase da vida que comecei a cuidar mais de mim, foi lá que aprendi da valor às pequenas conquistas ao longo do caminho.

Hoje consigo carregar na memória tudo o que vivi.

Peguei a estrada e seguir, peguei a mala vazia nas mãos e enchi, peguei o trem na estação a frente, e a vida tomou outro rumo, outro destino.

E assim fiz com que os abismos se transformassem em pontes.

Eraldo silva.

Inserida por Eraldosilva123

DESCOBRINDO A POESIA
(14.08.2018).

Descubro-te poesia em meio ao silêncio que invade todas as minhas noites. A face a surgir é a do tempo, quando resgata o melhor de mim.

Inserida por ricardo_oliveira_1

EMANANDO LUZ!
(15.08.2018).

Inquietante este seu jeito
De contemplar os sonhos...
E neles viver com intensa
Aventura as belas formas

De amar a vida em sua
Natureza e essência.
Não posso negar,
O fato de emanares luz!

Inserida por ricardo_oliveira_1

A MASSA
(15.08.2018).

Transborda meu espírito
Com suas informações,
E penetra o meu peito
De maneira tão terna,

Que constrói em mim
A mais nobre virtude:
"A pureza" de quem
Ouve a Massa no silêncio.

Inserida por ricardo_oliveira_1

ARTE, ALMA E AMOR
(17.08.2018).

Misturo minha arte com a sua alma, e dela faço com que o tempo possa caminhar em seu mistério, luz , essência. É um privilégio sentir o respirar de um amor que, mesmo sendo imperfeito, se torna belo na natureza.

Inserida por ricardo_oliveira_1

ESTRELAS DO CÉU
(17.08.2018).

Estrelas do céu vão iluminar a sua face, trazendo paz constante e um serenidade no ato de amar. Como também, o sentido do olhar, no qual procura contemplar os versos do tempo, seguido de variados cantos.

Inserida por ricardo_oliveira_1

SER HARMÔNICO
(23.08.2018).

O espírito se enche de alegria,
Quando a mente se esvazia
De si para contemplar a luz
Que dá vida as coisas.

Uma onde de tranquilidade
Invade o ser pequeno que
Tenho, dando um pouco
De meditação, e plena harmonia.

Inserida por ricardo_oliveira_1

MANHÃ DA MASSA
(26/08/2018).

Vejo na janela o amanhecer,
Que traz na sua essência
As boas-vindas ao som
Da harpa dentro de mim.

É a Manhã da Massa,
Invadindo todo o meu ser,
Com esplendor e versos
A nascer como o próprio sol.

Inserida por ricardo_oliveira_1

AMOR QUE SE REVELA
(05.08.2018).

Não sou poeta
Que esconde os sentimentos,
Nem escreve o que não vem
A sentir dentro de si.
Sou aquele a encher-se
Dos traços do dia a dia,
Dos encantos de um amor
Penetrante e que se revela.

Inserida por ricardo_oliveira_1

O AMANHECER E O ANOITECER
(18.10.2018).

Por tantas alegrias, me sentir
Como se o manhã fosse apenas
A ponte para os meus momentos
De estrema sintonia com a alma.

Contudo, percebo ser mais que ponte,
E sim, um encontro com meu EU!
Então, não é somente o amanhecer,
Mas o anoitecer a me encharcar da prosa.

Inserida por ricardo_oliveira_1

FILOSOFIA DO POETA
(23.11.2018).

Na liberdade dos traços que alma deixa,
Vejo um céu transmitindo sua beleza,
Assim como as límpidas águas do mar,
Cujo sentimento anseio em banhar.

Será que eu tenho sonhado?
Qual será a essência da filosofia do poeta?
Quanto mistério existencial do amor,
Abrindo todas as janelas para o jardim.

Inserida por ricardo_oliveira_1

O VALOR DA VIDA
(25.11.2018).

Meu coração aberto se encontra!
Querendo manifestar a sua inocência.
E demostrar com toda a liberdade,
O quanto amar ainda vale a pena.

Talvez o mundo não saiba,
Que em meu universo íntimo,
Um tesouro permanece guardado:
"O valor incontestável da própria vida".

Inserida por ricardo_oliveira_1

TEMPLO DA ALMA
(26.11.2018).

Sim, por certo que observo o tempo...
E suas lindas manifestações em mim.
Já passo a vida com mais alegria,
Tendo meu ser como templo da alma.

Converso com as ideias,
Que sutilmente surgem,
Para trazer o aroma das rosas,
Enquanto me absorvo do silêncio.

Nisso, a musicalidade toma conta,
Os versos revelam as palavras sublimes,
Na hora de iniciar a fase de escrever!
Verdade! Sou um poeta a andar no mundo.

Entretanto, me convenço não ser do mundo,
Mas de uma intensidade de energia,
Cuja espiritualização humana,
Carrega consigo a sua essência.

Inserida por ricardo_oliveira_1

O trabalhador e a sua poesia

Dia e noite
Vem o sol e a chuva,
Anda-se na lida com coração,
Para na mesa pôr o pão.

Sim, é o trabalhador da vida!
Com sonhos e suas conquistas.
Sobrevivendo com sua luta incansável,
Transformando o suor em poesia.

Inserida por ricardo_oliveira_1

A PRESENÇA DA BRISA
(28.11.2018).

Conto com a presença constante da brisa,
Que o mar deixa em minha alma,
Pois com ela posso sentir a face pura,
E sem pensar em qualquer problema.

Sempre sendo acolhido pelo tempo...
Misturando-me ao espaço existente,
Como se não houvesse outro dia,
Por estar em uma dimensão: MINHA VIDA!

Então, em mim posso enxergar,
O repouso das página do livro...
Andorinhas voando e fazendo ninho,
Desconstruindo todos os seus medos.

Desbravo-me no silêncio que me surpreende,
Guiando meus passos até a entrada principal. Entrada? Principal?
Sim! O encontro com meu verdadeiro EU.

Inserida por ricardo_oliveira_1

COMO ANDORINHA
(30.11.2018)

Como a andorinha, quero voar alto,
E tendo a liberdade como amiga,
Os sonhos sendo minha meta,
O coração trazendo a humildade.

Existem maneias de não complicar a vida,
Sendo em si, a alegria de amar sem demora,
As pequenas flores a se abrirem,
No caminhar da plenitude e da esperança!

Inserida por ricardo_oliveira_1

MANEIRAS DE SER POETA
(01.12.2018).

Ah leve amor escondido,
Que me surpreendes em meus sonhos,
Levando-me para as belezas de Veneza,
No qual a imaginação completa o romantismo.

Não tão distante dos meus olhos,
Procuro em mim as boas causas,
Para viver em sintonia com a alma,
Fonte de quem realmente sou!

Estou numa gôndola…
Seguindo meu caminho…
Desejando estar constantemente,
Inspirado pelas águas a cercar meu tempo.

Por tanta alegria em meu peito,
Contemplo o espaço do criador,
Consumindo-me das maravilhas,
Entregando-me a maneira de ser poeta.

Inserida por ricardo_oliveira_1

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp